[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vocês são foda véi... Eu achava que Mikrotik era o suprassumo da parada até ler aqui no tópico sobre o X86 :full:
Hoje, não abro mão mais...
6bExTsF.jpg

O meu chegou esses dias atras, não consigo usar ele porque a operadora local não coloca a ONU em modo bridge para fazer autenticação do PPoE no pfsense ... Por um acaso eu não falo com voce no telegram? haha

Até o Mikrotik, considerado o "melhor" sistema do mundo (até ontem) já não dá prazer pra esse usuário.
:bwahaha:
Pois é mano, até ontem estava com um Mikrotik também mas ja vendi e estou namorando esse Ryzen do senhor Snk B.

Aproveitando, pretendo comprar ele sem nada, a memoria DDR4 no caso precisa ser daquelas para notebook né?

Pois é mano, até ontem estava com um Mikrotik também mas ja vendi e estou namorando esse Ryzen do senhor Snk B.

Aproveitando, pretendo comprar ele sem nada, a memoria DDR4 no caso precisa ser daquelas para notebook né?
Seria essas de notebook mesmo, eu comprei as da Kingston e estão saindo promoção quase que direto delas.

R$ 108,92 40%de desconto | 32GB 16GB DDR4 8GB Memoria RAM 3200MHz 2666 2400 2133 MHz Memória Portátil SODIMM 260Pin PC4-19200 21300 17000 DDR4 Memória Notebook

Seria essas de notebook mesmo, eu comprei as da Kingston e estão saindo promoção quase que direto delas.

R$ 108,92 40%de desconto | 32GB 16GB DDR4 8GB Memoria RAM 3200MHz 2666 2400 2133 MHz Memória Portátil SODIMM 260Pin PC4-19200 21300 17000 DDR4 Memória Notebook
Top, muito obrigado, agora vou precisar garimpar uns SSD NVMe heheh, esses da KingSpec parecem bons né? Famoso bom e barato kk

Uma outra dúvida, quando vocês comprar no Ali, voces escolhem o plug EU ou EUA?

Última edição:
NanoPi R6S - Lançado!

pundX9N.png

R6S_en_01.jpg

NanoPi_R6S_Layout.jpg

Specs:

94dJesr.png

Página no site do fabricante -> https://www.friendlyelec.com/index.php?route=product/product&path=69&product_id=289

Wiki -> https://wiki.friendlyelec.com/wiki/index.php/NanoPi_R6S

Agora é aguardar para ver por quanto R$ que vai sair no aliexpress.
Pq não colocaram as duas portas LANs em 2.5Gib? Acho que tmb poderiam deixar uma entrada M.2 NVMe pra pessoa se decidir sobre a escolha do armazenamento.
Pelo menos esse modelo é perfeito pra fazer uma agregação de link/load balance pra quem fica reclamando da falta de uns 50mb (ou mais no caso da claro).

Pedindo ajuda, tenho em casa Fibra Oi (G-1425G-A) 400/200 com bufferbloat C, mas com o QoS em um Xiaomi Mi Router 4A Gigabit Edition bufferbloat A+, porem só consegui 190/190 com o QoS habilitado, eu comprando o NanoPi R4S consigo resolver o bufferbloat C ou por não conseguir por o modem em bridge não fará diferença?

Pedindo ajuda, tenho em casa Fibra Oi (G-1425G-A) 400/200 com bufferbloat C, mas com o QoS em um Xiaomi Mi Router 4A Gigabit Edition bufferbloat A+, porem só consegui 190/190 com o QoS habilitado, eu comprando o NanoPi R4S consigo resolver o bufferbloat C ou por não conseguir por o modem em bridge não fará diferença?

Posso estar errado... mas até onde eu sei se deixar o Aparelho da OI em modo Router, ele vai continuar usando o hardware dele para fazer o roteamento, autenticar, distribuir DHCP , processar pacotes etc... então eu acho que não vai ser tão eficaz, quanto colocar ele em BRIDGE.

Agora desculpa a pergunta, mas porque não da pra por em bridge?

O roteador da Oi é bloqueado para bridge, somente o modelo G2425 que por hack conseguiram desbloquear, só que esse modelo está ruim de arrumar e não posso agora pagar 300 reais no ML.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Posso estar errado... mas até onde eu sei se deixar o Aparelho da OI em modo Router, ele vai continuar usando o hardware dele para fazer o roteamento, autenticar, distribuir DHCP , processar pacotes etc... então eu acho que não vai ser tão eficaz, quanto colocar ele em BRIDGE.

Agora desculpa a pergunta, mas porque não da pra por em bridge?
O roteador da oi é bloqueado.

Última edição:
Como hypervisor: Windows Server 2022 Datacenter
Como VM: pfSense, Unifi Controller (Ubuntu Server), Zabbix e Grafana (Ubuntu Server) e Home Assistant.

Pelo menos por enquanto hehe
Peguei um x86 com Intel n5105... Virtualizei com proxmox mas ficou muito instável, instalei o routeros chr e ele reiniciava de forma aleatória após umas horas, desisti e tô rodando o pfsense no bare metal agr... Pensando em virtualizar com o Hyper-V e testar o chr/pfsense por la

Peguei um x86 com Intel n5105... Virtualizei com proxmox mas ficou muito instável, instalei o routeros chr e ele reiniciava de forma aleatória após umas horas, desisti e tô rodando o pfsense no bare metal agr... Pensando em virtualizar com o Hyper-V e testar o chr/pfsense por la
Eu tive versões 5105 e 6005, realmente elas não se dão bem com o Proxmox, devido à um bug com os C-States do processador.
Tenho um amigo que roda 100% estável no Hyper-V com o 5105, @Arris .
Como tive uma péssima experiência com proxmox, mesmo no Ryzen eu preferi usar o Windows Server 2022 + Hyper-V, até o momento está rock solid hehe

Tem gente que usou o edgekernel + atualizou microcode da intel + algumas coisas a + e ficou estável no promox... Deu uma olhada na no tópico do forum do promox?

Vi sim, kernel 5.19-x
Mas nem todo mundo ficou estável
Sim, mais tem gente que como eu falei, não tentou só o edge kernel como também mexeram com o intel microcode(atualizaram principalmente) e etc.

Por tanto o edgekernel é só um possível passo e existem outros.

Sim, mais tem gente que como eu falei, não tentou só o edge kernel como também mexeram com o intel microcode(atualizaram principalmente) e etc.

Por tanto o edgekernel é só um possível passo e existem outros.
Vi sim, mas mesmo fazendo isso ainda estão com freezer aleatório... Pode ser a bios tb, são tantas versões...

Última edição:
@Snk B está aguardando os novos threadrippers pra vender o minipc atual

Mas sem zoeira, eu só não uso o 3700x que tenho aqui sobrando como server porque gasta muita energia, senão já tava usando...
Eu fui ver o quão baixo conseguia deixar o consumo do fx6300 que tenho aqui, acabei deixando a ideia pra lá depois que descobri rs

Mudando de assunto, tava querendo pegar alguma plaquinha dessas pra fazer uma NAS só com SSDs, aí pegaria alguma SBC baratinha com um slot M2 e jogaria um adaptador desses aqui:

E também tava querendo um roteador novo pra poder poder pegar outro link de internet e fazer link aggregation, a internet aqui de casa tá bem instável ultimamente e confiar nela pra reuniões tá sendo um saco. Como não há provedor que seja realmente bom na região, iria colocar dois meia boca e rezar pra que não caiam na mesma hora.

Vcs acham melhor usar a mesma placa pra isso, ou pegar duas separadas? Penso que separada seria melhor pq poderia brincar à vontade com k8s na plaquinha que serviria como NAS e deixar o OpenWRT quieto no roteador sem muita arte. Tava pensando em pegar duas R5S no 11.11 agora. Acho o hw em si do R5S meio overkill pra ideia de link aggregation, mas pra poder brincar de SQM acho que não tem nenhuma opção mais barata com 3 portas. O R6S também parece interessante mas acho que não vai ser lançado a tempo no Ali pra aproveitar esse 11.11.

Quanto à placa pra NAS, se tiverem sugstão de algo mais barato com slot M2 seria bem vindo.
Eu não tenho interesse nas x86 pq acho elas bem sem graça (além de serem mais caras), é basicamente usar como qualquer desktop x86 comum, não tem a emoção de ser uma ISA diferente kkkkk

Vi sim, mas mesmo fazendo isso ainda estão com freezer aleatório...
Então tem alguma zica satânica no promox com jasper lake...

O engraçado é que alguns reportam 100% estável depois desses pontos que eu comentei :shrug:

Eu fui ver o quão baixo conseguia deixar o consumo do fx6300 que tenho aqui, acabei deixando a ideia pra lá depois que descobri rs

Mudando de assunto, tava querendo pegar alguma plaquinha dessas pra fazer uma NAS só com SSDs, aí pegaria alguma SBC baratinha com um slot M2 e jogaria um adaptador desses aqui:

E também tava querendo um roteador novo pra poder poder pegar outro link de internet e fazer link aggregation, a internet aqui de casa tá bem instável ultimamente e confiar nela pra reuniões tá sendo um saco. Como não há provedor que seja realmente bom na região, iria colocar dois meia boca e rezar pra que não caiam na mesma hora.

Vcs acham melhor usar a mesma placa pra isso, ou pegar duas separadas? Penso que separada seria melhor pq poderia brincar à vontade com k8s na plaquinha que serviria como NAS e deixar o OpenWRT quieto no roteador sem muita arte. Tava pensando em pegar duas R5S no 11.11 agora. Acho o hw em si do R5S meio overkill pra ideia de link aggregation, mas pra poder brincar de SQM acho que não tem nenhuma opção mais barata com 3 portas. O R6S também parece interessante mas acho que não vai ser lançado a tempo no Ali pra aproveitar esse 11.11.

Quanto à placa pra NAS, se tiverem sugstão de algo mais barato com slot M2 seria bem vindo.
Eu não tenho interesse nas x86 pq acho elas bem sem graça (além de serem mais caras), é basicamente usar como qualquer desktop x86 comum, não tem a emoção de ser uma ISA diferente kkkkk
Eu acho que se vc que ficar brincando com k8s, então é melhor separar as coisas a fim de evitar problemas que possam causar downtime na tua internet.

Quanto ao R6S, o mesmo já está a venda no ali, porém, está na faixa do 1k.

Se for apenas para acessar arquivos sem transcode e etc, acho que um r5s dá conta tranquilo.
Mas se vc quiser evitar problemas é melhor separar os dispositivos.

Aqui eu ainda sonho em ter um nas de verdade, mas até esse dia chegar continuo usando o SAMBA na VM do ubuntu server...

Então tem alguma zica satânica no promox com jasper lake...

O engraçado é que alguns reportam 100% estável depois desses pontos que eu comentei :shrug:

Eu acho que se vc que ficar brincando com k8s, então é melhor separar as coisas a fim de evitar problemas que possam causar downtime na tua internet.

Quanto ao R6S, o mesmo já está a venda no ali, porém, está na faixa do 1k.
Isso, mas tb vi alguns falando que tava instavel ainda. Não resisti e instalei ele de novo com o kernel e o micro-code... Esperar pra ver no que dá, não consigo sair do RouterOS kk

porém, está na faixa do 1k.
R6S? Nunca ouvi falar dele :haha:

Se for apenas para acessar arquivos sem transcode e etc, acho que um r5s dá conta tranquilo.
Mas se vc quiser evitar problemas é melhor separar os dispositivos.

Aqui eu ainda sonho em ter um nas de verdade, mas até esse dia chegar continuo usando o SAMBA na VM do ubuntu server...
Sim, seria só como NAS com uns SSDs de 2.5" no BTRFS e o MinIO por cima. Até me pergunto se não tem alguma plaquinha clone da rasp mais barata com porta gbit e slot m2 que seja mais barata que o r5s.

Pra minha felicidade recebi $500 de brinde da empresa em forma de cartão virtual, então serei obrigado a gastar já que não posso juntar, só esperar o 11.11 agora :limo:

Users who are viewing this thread

Voltar