[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Fiquei interessado nessa parada da caixa dágua aí.
Qual sensor comprar para exibir essa estatística?
Então amigo, existem várias formas de fazer, você pode comprar sensores (boia) de nível lateral magnéticos (tão na faixa de 20 a 25 reais cada sensor), colocar em 5 pontos da caixa da água e trabalhar com 0 % 25 % 50 % 75 % e 100 %, eles ligados a um Arduino WIFI.

Existe também já pronto, que ai é só colocar num cano da PVC e instalar, já sincroniza na plataforma TUYA, linka com alexa/home assistant
Sensor de água Tuya Aliexpress

Ai sobre a capacidade de litros da caixa, você configura no app da Home Assistant na hora de programas , sobre o abastecimento também geralmente é colocado um Sensor de posição no cano que vem da rua que entra na caixa de água e quando a boia aciona ele, ele fica na posição "aberta" ai configura no home assistant que ele está "enchendo"

Basicamente isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Legal!
Quando tiver tempo eu testo de novo.
você poderia me listar quais equipamentos você comprou pra mostrar essas temperaturas, tomadas inteligentes e etc?

Então, são sensores de Umidade e temperatura juntos
Eu comprei esses no Ali, (wifi), mas aconselho a comprar os Zigbee que duram mais a bateria, mas ambos da pra configurar no Home Assistant
Sensor de temp ambiente.

Tomadas Inteligentes, peguei tudo da AVATTO na época, Tuya e conectividade WIFI, elas Medem o Consumo do equipamento ligado em Watts e Amperagem
Mas isso qualquer uma praticamente faz isso hoje, e elas sincronizam com o Home Assistant

3 Marcas que eu recomendo para equipamentos IoT como Tomadas, Interruptores, Reles etc
1 - Zemismart
2 - Sonoff
3 - Avatto

Aliexpress tem todas essas marcas, se você for iniciar um projeto de casa inteligente, sugiro ir pra plataforma ZIGBEE desde início. e usar essas 3 marcas acima, não vai ter erro.

Porra, do caralho!
Q app faz isso ?
Obg.
Home Assistant

Última edição:
Então amigo, existem várias formas de fazer, você pode comprar sensores (boia) de nível lateral magnéticos (tão na faixa de 20 a 25 reais cada sensor), colocar em 5 pontos da caixa da água e trabalhar com 0 % 25 % 50 % 75 % e 100 %, eles ligados a um Arduino WIFI.

Existe também já pronto, que ai é só colocar num cano da PVC e instalar, já sincroniza na plataforma TUYA, linka com alexa/home assistant

Ai sobre a capacidade de litros da caixa, você configura no app da Home Assistant na hora de programas , sobre o abastecimento também geralmente é colocado um Sensor de posição no cano que vem da rua que entra na caixa de água e quando a boia aciona ele, ele fica na posição "aberta" ai configura no home assistant que ele está "enchendo"

Basicamente isso.

Eu comprei esses no Ali, (wifi), mas aconselho a comprar os Zigbee que duram mais a bateria, mas ambos da pra configurar no Home Assistant
Sensor de temp ambiente.

Tomadas Inteligentes, peguei tudo da AVATTO na época, Tuya e conectividade WIFI, elas Medem o Consumo do equipamento ligado em Watts e Amperagem
Mas isso qualquer uma praticamente faz isso hoje, e elas sincronizam com o Home Assistant

3 Marcas que eu recomendo para equipamentos IoT como Tomadas, Interruptores, Reles etc
1 - Zemismart
2 - Sonoff
3 - Avatto

Aliexpress tem todas essas marcas, se você for iniciar um projeto de casa inteligente, sugiro ir pra plataforma ZIGBEE desde início. e usar essas 3 marcas acima, não vai ter erro.

Home Assistant

No caso de ter tudo zigbee, oq vc usa de gateaway pra receber os dados deles? Um módulo zigbee numa rasp mesmo?

Basicamente isso.

Sensor de temp ambiente.

1 - Zemismart
2 - Sonoff
3 - Avatto

Home Assistant

Dura quanto tempo mais ou menos essa bateria do termometro wifi?

Aqui todos meus IOT são via wifi tuya e sonoff e não tenho problemas. Daria muito trabalho começar a mexer com zigbee agora

No caso de ter tudo zigbee, oq vc usa de gateaway pra receber os dados deles? Um módulo zigbee numa rasp mesmo?

Na verdade tu tem que usar um Gateway para receber os dados dos dispositivos Zigbee , geralmente esses hubs suportam mais de 100 dispositivos facilmente

O Raspeberry na verdade é pra rodar o Home Assistant , um servidor que você tem que configurar todo ele para ter teus dispositivos nessa plataforma....

Dura quanto tempo mais ou menos essa bateria do termometro wifi?

Aqui todos meus IOT são via wifi tuya e sonoff e não tenho problemas. Daria muito trabalho começar a mexer com zigbee agora

Bastante, tenho termometro Wifi também Tuya, que usa 3 pilhas palitos, coloquei 3 duracell acho que já estão a quase 8 meses e ainda mostra carga cheia.

Na verdade tu tem que usar um Gateway para receber os dados dos dispositivos Zigbee , geralmente esses hubs suportam mais de 100 dispositivos facilmente

O Raspeberry na verdade é pra rodar o Home Assistant , um servidor que você tem que configurar todo ele para ter teus dispositivos nessa plataforma....

Bastante, tenho termometro Wifi também Tuya, que usa 3 pilhas palitos, coloquei 3 duracell acho que já estão a quase 8 meses e ainda mostra carga cheia.
po entao dura muito, tem gente naquele anuncio que vc mandou dizendo que dura só 1 semana

É exatamente o mesmo modelo do seu?

Minha dúvida era justamente oq tu tava usando como gateway, tá usando um daqueles da Tuya já prontos?
Eu mencionei o rasp pq, se fosse fazer algo assim, provavelmente usaria uma SBC com um módulo zigbee pra atuar como gateway e rodar outros serviços.

Comprei essa joia ai... , Vocês sabem me dizer se o Friendlywrt já vem instalado , ou vou precisar de um cartão SD pra instalar ele?
Outra coisa, será que da pra rodar um servidor de Home Assistant junto com o friendlywrt ?
Sou bem amador nessas coisas, espero não me f***** tanto pra configurar 🤣 🤣
Minha ideia é colocar 2 links (Claro 500mb e Boi 400mb) em failover , configurar IPs fixo atrelados a mac, acho que é basicamente isso que vou usar...

mjfTUQ.jpg

Comprei essa joia ai... , Vocês sabem me dizer se o Friendlywrt já vem instalado , ou vou precisar de um cartão SD pra instalar ele?
Outra coisa, será que da pra rodar um servidor de Home Assistant junto com o friendlywrt ?
Sou bem amador nessas coisas, espero não me f***** tanto pra configurar 🤣 🤣
Minha ideia é colocar 2 links (Claro 500mb e Boi 400mb) em failover , configurar IPs fixo atrelados a mac, acho que é basicamente isso que vou usar...

mjfTUQ.jpg

O R5S com 4GB de memória tem 16 de armazenamento interno eMMC, portanto vc tanto pode instalar o sistema nesse armazenamento dele ou no cartão SD! A escolha é sua...

Para instalar é só seguir a wiki:

Ai mostra como instalar tanto no armazenamento interno como no cartão SD.

Quanto a rodar Home Assistant é só instalar a imagem do friendlywrt que vem com docker e instalar o Home Assistant no docker como um container.

Última edição:
Caramba mano, esse Home Assistant é muito daora, vi que dá até pra subir a aplicação num hipervisor como Proxmox ou VMware...

Caramba mano, esse Home Assistant é muito daora, vi que dá até pra subir a aplicação num hipervisor como Proxmox ou VMware...
Da sim, eu tenho uma VM aqui no hyper-v do windows server. O @Snk B tem também

Da sim, eu tenho uma VM aqui no hyper-v do windows server. O @Snk B tem também
Já até tô aproveitando o fds pra configurar minhas coisas aqui hehe
Tá liso agora.

Atualização do N5105 no Promox:
-Instalado o Kernel 5.19-pve
-Instalado a última versão do microcode

Ele fica estável por cerca de 1 dia depois começa tudo de novo.
Dai desativei o C-States, mas continuou na mesma.

Agora estou no Hyper-V Server 2019 e até o momento está estável.
Rodando o Mikrotik CHR e uma VM Windows 10.

Hyper-V Server 2019 = Basicamente um Windows Server 2019 sem GUI e apenas com o Hyper-V habilitado e gratuito.

Última edição:

Hyper-V Server 2019 = Basicamente um Windows Server 2019 sem GUI e apenas com o Hyper-V habilitado e gratuito.
Windows Server 2022 + Hyper-V lá em casa tá lindo demais.
Completamente estável, não cheguei a testar o proxmox no Ryzen pois já fiquei com o pé atrás depois da experiência que tive com o 5105 e 6005 kkkkkk

Opa blz? então cara minha primeira msg aqui nesse tópico, mas tenho duvida sobre uma coisa. esse versão do mikrotik virtualizada, está usando como "router" principal ou é só para testes/aprendizado? Nunca mexi com promox, acompanho o tópico a tempos e me interessei em aprender mais. Tipo minha rede é +- assim, via pppoe modem do provedor em bridge e faço a conexão via uma rb 760igs meu link é 800mb só que a RB é cansada ta com fasttrack ativo. Digamos que eu compre um desses router x86, instalo um promox virtualizo o sistema da mikrotik, conseguiria usar de boa para substituição da minha rb 760igs ou seria melhor usar um openwrt etc... fora a rb ainda tenho um raspberry 4 com plex media server, servidor de torrent e mais umas coisas. seria possivel agregar tudo em um desses routers x86?

Oq vcs recomendam/usam pra link aggregation de forma simples e eficiente no OpenWRT? mwan3 mesmo, ou alguma outra solução?

Oq vcs recomendam/usam pra link aggregation de forma simples e eficiente no OpenWRT? mwan3 mesmo, ou alguma outra solução?
Pelo que eu sei só tem o mwan3 mesmo, a não ser que tu for no github e achar um pacote\implementação de terceiros que não seja oficial e etc.

Eu não usei ainda, mais olhando a documentação do mwan3, o mesmo parece ser bem completo... Tem algo faltando para vc nesse caso?

Pelo que eu sei só tem o mwan3 mesmo, a não ser que tu for no github e achar um pacote\implementação de terceiros que não seja oficial e etc.

Eu não usei ainda, mais olhando a documentação do mwan3, o mesmo parece ser bem completo... Tem algo faltando para vc nesse caso?
Só queria saber mesmo qual era o padrão/recomendado antes de começar a meter a mão na massa haha
Vou correr urgentemente pra pegar um segundo link de internet aqui e configurar ele no meu WDR4300 guerreiro (nem sei se vai rolar direito pq tem 1 porta wan e 1 switch), e depois migro pro R5S quando comprar/chegar.

Falando nisso, vcs tem algum jeito fácil de fazer backups automáticos das configs no OpenWRT para casos de migração ou restore? Usam só a opção de backup do luci mesmo?

Usam só a opção de backup do luci mesmo?
Sim. Aqui eu não faço atualizações e testes tão frequentes assim para necessitar uma rotina de manutenção das configs.
Geralmente faço uma antes de começar a fazer os testes e uma após com as configs estáveis.

Galera montar uma Netflix pessoal, mas isso consome muita banda de rede local? Falo assim, ao ponto de atrapalhar uma jogatina de outra pessoa na rede apesar de a Netflix pessoal não usar a conexao da internet.

Galera montar uma Netflix pessoal, mas isso consome muita banda de rede local? Falo assim, ao ponto de atrapalhar uma jogatina de outra pessoa na rede apesar de a Netflix pessoal não usar a conexao da internet.
Streaming local de vídeos não consome muita banda da rede e não vai te atrapalhar no resto.
O detalhe é se você vai rodar em TV via wifi e se esse Wifi é de qualidade.

Vai usar algo tipo plex ou emby? De toda forma, só vai atrapalhar caso todos estejam pelo wifi e vc esteja fazendo stream de coisas 4k, fora isso não imagino a rede ficando saturada (assumindo que vc tem rede gbit local).

Streaming local de vídeos não consome muita banda da rede e não vai te atrapalhar no resto.
O detalhe é se você vai rodar em TV via wifi e se esse Wifi é de qualidade.

A Tv aqui são tudo pelo Wi-Fi, o que seria Wi-Fi de qualidade? Velocidade?

Vai usar algo tipo plex ou emby? De toda forma, só vai atrapalhar caso todos estejam pelo wifi e vc esteja fazendo stream de coisas 4k, fora isso não imagino a rede ficando saturada (assumindo que vc tem rede gbit local).

Não sei qual usar, pois eu não entendo nada (só vejo uns vídeos no YouTube e da vontade de ter uma). Aqui seria o consumo seria 100% em FULL HD. Ainda não vi a necessidade de ter Tv 4K.

Esses aparelhos nano pi que vcs dizem da para ser roteador e ser um servidor multimidia sem ter engasgo na internet ou oscilação do Ping?

A Tv aqui são tudo pelo Wi-Fi, o que seria Wi-Fi de qualidade? Velocidade?

Não sei qual usar, pois eu não entendo nada (só vejo uns vídeos no YouTube e da vontade de ter uma). Aqui seria o consumo seria 100% em FULL HD. Ainda não vi a necessidade de ter Tv 4K.

Esses aparelhos nano pi que vcs dizem da para ser roteador e ser um servidor multimidia sem ter engasgo na internet ou oscilação do Ping?
Sua tv está conectada na rede 2.4ghz ou 5ghz?
Para que você faça um streaming via wifi sem aqueles carregamentos na tela é ideal que esteja utilizando um Wifi 5ghz e que o dispositivo cliente (Tv/notebook/celular) também tenha wifi 5ghz.
A quantidade de Pontos de Acesso wifi na vizinhança, a distância do Ponto de Acesso e a localização dele são fatores fundamentais na entrega da melhor experiência wifi na sua residência.

Existem vários routers chineses da Xiaomi no Aliexpress que você pode comprar e usar apenas como ponto de acesso para wifi, se desejar.

Sua tv está conectada na rede 2.4ghz ou 5ghz?
Para que você faça um streaming via wifi sem aqueles carregamentos na tela é ideal que esteja utilizando um Wifi 5ghz e que o dispositivo cliente (Tv/notebook/celular) também tenha wifi 5ghz.
A quantidade de Pontos de Acesso wifi na vizinhança, a distância do Ponto de Acesso e a localização dele são fatores fundamentais na entrega da melhor experiência wifi na sua residência.

Existem vários routers chineses da Xiaomi no Aliexpress que você pode comprar e usar apenas como ponto de acesso para wifi, se desejar.
Aqui são 2.4GHz. Mas da para usar esses nano como roteador e servidor ao mesmo tempo?

Aqui são 2.4GHz. Mas da para usar esses nano como roteador e servidor ao mesmo tempo?
2.4ghz sofre bastante pra fornecer alta taxa de transferência via wifi.
Você pode sim usar o nano com um HD externo via USB como compartilhamento de arquivos. Pode instalar o docker e container Plex server pra fazer sua biblioteca de vídeos. O que ele não vai conseguir fazer bem é transcodificação de vídeo e áudio. Mas desde que sua TV aceite nativamente o arquivo a ser exibido, não haverá necessidade de transcodificação.

Users who are viewing this thread

Voltar