[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
E ai meus queridos mestres, me adentrei nesse famigerado mundo apos descobrir esse tópico e ser experimentado com o cake do nanopi r4s com openwrt que naquela ocasião me fez descobrir a então terra prometida. usava p/ jogos e nunca vi um algoritmo trabalhar tão bem em pró do meu sério joguinho. algoritmo brabo. dps que comprei o minipc, vers baremetal e instalei 2x8gb crucial e ssd 500gb crucial, testei o pfsense mas pro joguinho q jogo, no caso, fifa, n rodou como no cake do openwrt ou sei la se é fruto da minha cabeça de maluco psicótico que só falta dar um tiro no minipc. Decidi voltar o openwrt e ligar o cake dele mas sei la se meu provedor é o vilão da vez que ta fazendo com que as coisas não funcionem mas bem como antes em relação a minha atividade especial, principal e unica que é o fifa no PC, que recentemente descobri que tem usado servidores da google. Queria saber dos mestres se tem alguma config que possa fazer e me ajudarem porque vcs são mt brabos. to usando só o cake sqm td no padrão com exceção a setar ethernet with overhead e 44

Dei uma pesquisada aqui, e existem dois modelos: o R4S e o R4SE. A única diferença entre eles é que só o R4SE possui memória interna (32GB) - mas nenhum dos dois oferece suporte a NVMe, e as portas são gigabit. Também não contam com saída HDMI, o que dificulta na hora de configurar.

O processador do R4S/E é tão melhor assim? Os preços são bem parecidos com os do R5S, e, em alguns casos, até maiores (considerando "extras", como o case, fonte, etc.). O R4S/E também roda um pouco mais quente que o R5S (coisa de 7-8C).

Outro problema, segundo a FriendlyElec, é que devido à escassez do chip com endereço MAC único, eles não oferecem mais esse modelo para revendedores - só diretamente com eles, comprando um mínimo de 100 unidades e por 20 dólares a mais.

No Ali, a maioria dos anúncios sequer menciona a questão do MAC, e os poucos que mencionam, listam o produto como "sem chip de endereço MAC".

P.S.: A página de produto oficial do R4SE não fala nada sobre o chip com endereço MAC. Nas fotos com o layout da PCB, não dá pra localizá-lo, então, imagino que não tenha o tal chip por padrão.

P.P.S.: Também não encontro menção a esse chip (ou fotos em que apareça na PCB) tanto no R56 como no R6S. Alguém sabe se esses modelos realmente não têm endereços MAC únicos?
O que é Mac? Em que ele atrapalha o roteador?

OpenWrt gera os endereços MAC no primeiro boot se não tiver um real, se quiser trocar pra um único clonando do seu roteador Asus, é só configurar em Interfaces > Devices.

O que é o mais recomendado?

Lembro de ter lido aqui no tópico o relato de um colega que teve uma série de problemas clonando e "desclonando" o MAC do roteador antigo dele (Asus também), mas não sei se tinha a ver com Nanopi.

Aproveitando, talvez eu venha a usar esse roteador Asus como AP em outro cômodo, no futuro. MAC clonado em outro aparelho pode dar alguma zica?

Achei um "mini pc / mini roteador" com duas portas SFP+ (10G) + tres portas 2.5Gbe. Preco razoavel ja q vem com RAM e disco.

Outro dia tinha achado um q tinha slot ocp mas nao estou conseguindo encontra-lo novamente :/
Preco era bem em conta tb... e o bom desse com slot ocp eh q da para utilizar as placas de rede de servidor (muito barato no mercado de usado)

Achei um "mini pc / mini roteador" com duas portas SFP+ (10G) + tres portas 2.5Gbe. Preco razoavel ja q vem com RAM e disco.

Outro dia tinha achado um q tinha slot ocp mas nao estou conseguindo encontra-lo novamente :/
Preco era bem em conta tb... e o bom desse com slot ocp eh q da para utilizar as placas de rede de servidor (muito barato no mercado de usado)
e o melhor, quiser trocar o nic tu só troca a placa e não o minipc todo

Esse é forte o suficiente para ser melhor que essses nano que vcs recomendam?

falo no openwrt, qual versão vcs estão utilizando?
como vcs verificam a temp no minipc?
Ahhh, ai tem que aguardar o pessoal que usa... No X86 o pessoal prefere usar ou o pfSense ou OPNsense.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com certeza amigo.
O processador utilizado por ele (5105 e 6005) são bem superiores ao nanopi.

Com certeza amigo.
O processador utilizado por ele (5105 e 6005) são bem superiores ao nanopi.
Mas aí vc está comparando uma coisa de R$450 pronto pra uso com uma de R$ 1700 que ainda precisa de memória e disco, passando fácil de R$2 mil.
:mesa:

São produtos completamente diferentes.
Se vc tem R$ 2mil pra investir nem deve olhar esses SBCs que são para um público que geralmente quer economizar energia e dinheiro.
Servidores x86 tem muito mais possibilidades de uso e personalização pois usam cpus de desktop e notebook, que são muito mais populares.

Mas aí vc está comparando uma coisa de R$450 pronto pra uso com uma de R$ 1700 que ainda precisa de memória e disco, passando fácil de R$2 mil.
:mesa:

São produtos completamente diferentes.
Se vc tem R$ 2mil pra investir nem deve olhar esses SBCs que são para um público que geralmente quer economizar energia e dinheiro.
Servidores x86 tem muito mais possibilidades de uso e personalização pois usam cpus de desktop e notebook, que são muito mais populares.
Mas, eu respondi a pergunta dele em ser mais forte ou não kkkkk
Esse equipamento que ele mandou, já vem com memória e disco integrados... Mesmo assim, não acho que valha o custo.
Meu ryzen, no final saiu por quase 3.3k kkkkkk

Mas a questão é poder fazer tudo com esse aparelho, gerencia a rede, servidor de mídia, receber a fibra dispensando uma ont ou onu do provedor.
Se for por esse lado, ele dá conta sim. Porém... Paga-se o preço maior hehe

Análise do Ryzen hehe

Mas isso vale pra todos? Meu provedor deixou bem claro que vou ser sempre obrigado a usar a ONU deles, mesmo comprando um aparelho à parte. =/

O máximo que permitem, como já faço, é usar em bridge.
Remover a ONT do provedor e usar um transceiver spf+ para plugar a fibra do provedor direto em um roteador com porta SPF+ é possível! Agora é fácil? Não! Tem um tutorial prontinho que é só seguir? Não!

É preciso bastante conhecimento técnico, tem que escolher os equipamentos certos, é necessário juntar informações sobre a infra do provedor(OLT) e a autenticação da ONT e por fim é preciso replicar os dados que a ONT usa para se autenticar na OLT no transceiver SPF+.

Users who are viewing this thread

• Voltar