[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Qual switch pegou no preço?

Acabei de comprar um R5S no Ali e peguei este switch TP-Link no ML - vendido pela própria loja oficial do ML, por R$139, com frete grátis full e desconto de Black Friday.

Eu preciso de mais que 5 portas, e optei por um case de metal (alumínio). Já tenho um switch TP-Link que funciona muito bem, nada a reclamar dos produtos da marca.

Se você só precisa de 5 portas e não liga pro material do case, tem este, de plástico, por R$76,99, no mesmo esquema: vendido pela loja oficial do ML, com frete grátis full e desconto de Black Friday.

Acabei de comprar um R5S no Ali e peguei este switch TP-Link no ML - vendido pela própria loja oficial do ML, por R$139, com frete grátis full e desconto de Black Friday.

Eu preciso de mais que 5 portas, e optei por um case de metal (alumínio). Já tenho um switch TP-Link que funciona muito bem, nada a reclamar dos produtos da marca.

Se você só precisa de 5 portas e não liga pro material do case, tem este, de plástico, por R$76,99, no mesmo esquema: vendido pela loja oficial do ML, com frete grátis full e desconto de Black Friday.
Peguei esse mesmo de metal 8Portas da TP-Link paguei 200tão kkkk

• Curtir
Reações: EeK
Se te atende, não gaste a toa

sim, é só querendo um brinquedo novo

No edge router eu uso ainda aceleração de hardware ativada no openwrt, que da uns 800mbps tranquilo de roteamento, já que SQM QoS tá quebrado acima de 100mbps.

Pessoal, boa tarde. Comprei um box desses da cwwk, n5105 v5, coloquei um ssd kingspec de 256 e 16gb de ram crucial. Instalei o proxmox 7.2-3 e uma vm (2 cores, 50gb disco, 4gb ram) para rodar um pfsense e tentar fazer ele ser o meu roteador (no lugar de um tplink que eu pretendo usar como AP). Bom, adianto que eu entendo muito pouco de redes.

Estou tendo dificuldades para conseguir fazer o pfsense ter um ip junto ao meu provedor, que usa o protocolo PPPoE. Tenho o login e senha, que funciona perfeitamente no meu tplink e no meu laptop, se ligar o cabo direto e configurar o acesso.

No proxmox, criei 2 bridges e indiquei cada uma para uma entrada no box, eth0 e eth1 para wan e lan, respectivamente. Passei essas bridges vmbr1 e vmbr2 para o pfsense e consigo o ip local pela lan para acessar o pfsense pelo navegador.

no console do proxmox rodei um ip link e verifiquei que os endereços mac de cada porta rj45 estão linkados corretamente às portas enp#s0.

proxmox1.png
proxmox-vm-pfsense.png

Testei tanto o tipo Intel quando Paravirtualizado, não consegui em nenhuma.

No pfsense, fiz as seguintes configurações:

pfsense-wan.png

pfsense-ppp.png

pfsense-interfaces.png

Mas não consigo um ip na WAN de jeito nenhum.

pfsense-status.png

Pesquisei na net e só achei instruções para provedores DHCP ou com o pfsense no baremetal, mas eu comprei esse box pensando em rodar o pfsense virtualizado, pois quero rodar outras vms neste box.

Alguém sabe como devo configurar para conseguir esse acesso? Obrigado!

Última edição:
Fala pessoal, alguem sabe me ajudar como ver a temperatura do ssd no openwrt? Coloquei ssd no mini pc e queria averiguar isso. Ja instalei o lm-sensors e dei o comando sensors que so mostraram temp de cores

Pessoal, boa noite, tudo bem?
Gostaria de uma ajuda de vocês.
Chegou meu roteador x86 e tenho interesse em rodar ele como router principal, com adblock e DNS, além de servir como Plex Server e torrent box.
Pelo que pesquisei, o OpenWRT é o sistema mais amigável para o meu propósito, mas vejo muitos falando sobre o pfsense.
Qual sistema sugerem para o meu uso? E o que consigo mais fazer?
Eu sou bem noob em rede, sei somente o básico. Investi nesse router mais pela curiosidade e pelas imensas vantagens que vocês falam no tópico
Poderiam me indicar algum tutorial para instalação bem explicado de um dos sistemas?

(às vezes vejo as postagens de vocês e fico voando kkkkkkkk)
Alguma alma caridosa rs?

Alguma alma caridosa rs?
Pfsense é apenas router e firewall. Você tem 2 opções
1 virtualiza um proxmox (talvez instável?),Esxi 8 ou Windows Server com Hyper-V e instala 2 Máqunias Virtuais, uma para router/firewall e outra para ubuntu com plex e etc.
2 Instala openwrt direto no SSD/pen drive e tenta instalar essas coisas dentro dele

Dentro do pfSense não. Mas instalei numa VM separada rodando o Ubuntu Server 22
Inclusive, se tiver recursos, até recomendo fazer desta forma, pois um problema qualquer não iria parar tudo.
Temos até o CasaOS, que é um sistema bacana e que tem uma interface gráfica para gerenciar essas instalações Docker (tu pode colocar o unifi controller dentro de um Docker, pra ficar ainda mais leve a instalação)
Minha controladora Unifi funciona lindamente.
Não entendo muito de linux mas gostaria de instalar o unifi controller em um raspberry que tenho aqui, sempre que tento instalar o .deb disponível no site da ubiquiti ele diz que tem um monte de dependências que não consigo resolver. Já tentei alguns tutoriais que encontrei pela internet, o único que deu certo foi rodando os scripts desse site https://glennr.nl/s/unifi-network-controller. Gostaria de instalar usando o arquivo direto lá do site da ubiquiti ao invés de ficar rodando esses scripts, será que não teria como vc me dar uma forcinha?
Uso o Raspberry Pi OS sem interface gráfica no raspberry, só tenho um pi-hole rodando nele.

Não entendo muito de linux mas gostaria de instalar o unifi controller em um raspberry que tenho aqui, sempre que tento instalar o .deb disponível no site da ubiquiti ele diz que tem um monte de dependências que não consigo resolver. Já tentei alguns tutoriais que encontrei pela internet, o único que deu certo foi rodando os scripts desse site https://glennr.nl/s/unifi-network-controller. Gostaria de instalar usando o arquivo direto lá do site da ubiquiti ao invés de ficar rodando esses scripts, será que não teria como vc me dar uma forcinha?
Uso o Raspberry Pi OS sem interface gráfica no raspberry, só tenho um pi-hole rodando nele.
tenta ai

Salve! Beleza man?
Tu pode usar esse tutorial: https://community.ui.com/questions/...headless/e8a24143-bfb8-4a61-973d-0b55320101dc

É bem simples, o ideal é você usar o usuário root ao rodar os comandos.
Qualquer coisa, me chama no privado que te ajudo.

Boa tarde pessoal, preciso de uma ajuda de vocês, estou batendo a cabeça aqui...

Estou com um NanoPI R5S, rodando OpenWrt 22.03.2.

Tenho 2 Links (Claro e Obvious) , sendo que o Modem da claro está em BRIDGE, e o da Obvious em Router
O Da claro fornece diretamente um IP externo (179.217......) e o da Obvious um IP interno (192.168.1.3).
Até ai tudo bem, tentei configurar diversas vezes, baixei os pacotes mwan3, coloquei os cabos de rede (Claro na WAN do nanopi) (Obvious LAN 1 nanopi)
Desativei IPV6, tentei seguir diversos tutoriais no Youtube, porem sem sucesso, ele fica apenas uma conexão online, a outra aparece sempre offline, configurei as portas ETH0 e ETH1 para usar como WAN, e deixar a ETH2 como LAN, mas sem sucesso...., minha ideia é fazer Failover quando a Claro cai, entra a Obvious...
Se alguém conseguir me dar uma mão, agradeço do fundo do coração , vou postar umas prints

parte-1.jpg

parte-2.jpg

parte-3.jpg

parte-4.jpg

parte-5.jpg

parte-6.jpg

parte-7.jpg

parte-8.jpg

Obrigado a todos.

Boa tarde pessoal, preciso de uma ajuda de vocês, estou batendo a cabeça aqui...

Estou com um NanoPI R5S, rodando OpenWrt 22.03.2.

Tenho 2 Links (Claro e Obvious) , sendo que o Modem da claro está em BRIDGE, e o da Obvious em Router
O Da claro fornece diretamente um IP externo (179.217......) e o da Obvious um IP interno (192.168.1.3).
Até ai tudo bem, tentei configurar diversas vezes, baixei os pacotes mwan3, coloquei os cabos de rede (Claro na WAN do nanopi) (Obvious LAN 1 nanopi)
Desativei IPV6, tentei seguir diversos tutoriais no Youtube, porem sem sucesso, ele fica apenas uma conexão online, a outra aparece sempre offline, configurei as portas ETH0 e ETH1 para usar como WAN, e deixar a ETH2 como LAN, mas sem sucesso...., minha ideia é fazer Failover quando a Claro cai, entra a Obvious...
Se alguém conseguir me dar uma mão, agradeço do fundo do coração , vou postar umas prints

parte-1.jpg

parte-2.jpg

parte-3.jpg

parte-4.jpg

parte-5.jpg

parte-6.jpg

parte-7.jpg

parte-8.jpg

Obrigado a todos.
Você está querendo usar como load balance ou failover?
A Oi Fibra/Obvious está com Gateway default ativado?

Última edição:
Você está querendo usar como load balance ou failover?
A Oi Fibra/Obvious está com Gateway default ativado?
Failover
A Oi fibra será o Link secundário, não o Default (principal)
O primário será o WAN que é a Claro

Precisa ativar essa opção em ambos para o que o mwan gerencie, tanto que você deve ver um alerta com essa mensagem
0sSaYqS.png
Certo, só não entendi, muito bem a parte de configurar as portas de Lan para Wan, se está certo do jeito que fiz, pois nos tutorial, tinha uma aba chamada SWITCH na versão do OpenWRT dos tutoriais, que no meu não tem, é um pouco diferente, existe a necessidade de criar uma VLAN ? não consegui entender muito bem isso.

Certo, só não entendi, muito bem a parte de configurar as portas de Lan para Wan, se está certo do jeito que fiz, pois nos tutorial, tinha uma aba chamada SWITCH na versão do OpenWRT dos tutoriais, que no meu não tem, é um pouco diferente, existe a necessidade de criar uma VLAN ? não consegui entender muito bem isso.
Precisa não, pra alterar a porta LAN pra WAN é só mudar o eth* da interface.

Users who are viewing this thread

Voltar