[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Fala pessoal, alguem sabe me ajudar como ver a temperatura do ssd no openwrt? Coloquei ssd no mini pc e queria averiguar isso. Ja instalei o lm-sensors e dei o comando sensors que so mostraram temp de cores
Se for ssd ou hd use o pacote smartmontools.
smartctl -a /dev/xxxxx xxxxx=nome do device ( sda, sdb,sdc, nvme0n1 etc )

precisa tirar a porta que será usada como WANB da "bridge" , pois no padrao está configurado a porta WAN em eth0 e a br-lan está com eth1 e eth2
Tirei a ETH1 da "bridge da "LAN",
Criei WAN e WAN2,
WAN usando ETH0
WAN2 usando ETH1
e o bridge usando a ETH2 (seria o LAN)

E agora da esse erro aqui

parte-9.jpg

parte-10.jpg

Lembrando defini 10 e 20 nas WAN e WAN2

Não sei mais o que fazer.

Tirei a ETH1 da "bridge da "LAN",
Criei WAN e WAN2,
WAN usando ETH0
WAN2 usando ETH1
e o bridge usando a ETH2 (seria o LAN)

E agora da esse erro aqui

parte-9.jpg

parte-10.jpg

Lembrando defini 10 e 20 nas WAN e WAN2

Não sei mais o que fazer.
Precisa ter o nome da interface igual além de configurar o metric para que apareça no mwan. (maiúsculo e minúsculo contam)
Quanto ao terminal, precisa usar um programa de texto pra editar o arquivo network, use vim, nano...
IqaOiMP.png

eu gosto de usar o mcedit pra editar no terminal, acho mais completo
pra instalar: opkg install mc
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mirror do openwrt está diferente:
Código:
https://mirrors.cloud.tencent.com/openwrt/releases/22.03.2/packages/aarch64_generic/

Última edição:
Obrigado a todos, consegui fazer esse Demonho funcionar, da próxima vez compro um TP-Link mesmo com interface facilitada kkkk
Obrigado mesmo vocês me salvaram.

banner-2560-scaled.jpg

Quantos rins sera q vai custar essa beleuzura? Ryzen v3000 = ryzen 6000 de notebruik

Liberaram 10Gbps na minha regiao mas as operadoras so usam PPPOE por aqui... dai nem rola com um roteador x86 (sem aceleracao por hardware).

Quase comprei um tp link TL-ER7206 só para testar
Um que testei aqui em casa foi o udm pro, me deu vontade de ter um aqui em casa, é muito bom mesmo o openwrt tendo vários recursos, mais a experiência é outra

Quase comprei um tp link TL-ER7206 só para testar
Um que testei aqui em casa foi o udm pro, me deu vontade de ter um aqui em casa, é muito bom mesmo o openwrt tendo vários recursos, mais a experiência é outra
Ubiquiti parece ter deixado o udm-pro de lado, enquanto o udm-se tem recebido grandes atualizações. Recentemente o substitui pelo SE e tenho a sensação de que ele é um pouco mais performático e polido que o seu irmão mais velho.

Última edição:
Que região é essa? Vou me mudar praí, haha.

E qual o problema com PPPoE?
Todos o problemas conhecidos e mais alguns.
- Baixa a eficiência do transporte no link ( gasta banda no controle do ppp sem serventia para o cliente final )
- A maioria das implementações do ppp/pppoe usa apenas um core, o que leva a limitações de performance mesmo tendo cpu sobrando. Não conheço offload/aceleração por hardware que beneficie o ppp.
- A cada término de seção, ou interrupção por qualquer causa, o ip dinâmico é alterado
- É inutil na forma como foi implementado nas operadoras, pois não existe controle por usuário ( usuário normalmente padrão, igual para todos )
- MTU normalmente ( 99% ) limitado em 1492, o que além de diminuir a eficiência, atrapalha alguns serviços e protocolos que esperam usar frames de 1500 bytes

A sorte é que a CLARO/NET e a Oi já usam IPoE, sendo muito transparente para a maioria das aplicações.

banner-2560-scaled.jpg

Quantos rins sera q vai custar essa beleuzura? Ryzen v3000 = ryzen 6000 de notebruik

Liberaram 10Gbps na minha regiao mas as operadoras so usam PPPOE por aqui... dai nem rola com um roteador x86 (sem aceleracao por hardware).
O Loko, 8 núcleos, quad channel, memória ECC, SFP+. Imagina brincar try hard com esse brinquedo aí. Kkkkk

Pessoal, to com mais um probleminha, no OpenWRT, como consigo tirar o tempo de expiração da conexão WAN? a ETH0 é a CLARO que está em bridge, distribui o IP ela mesmo, usa IP dinamico "DHCP", porem ali diz que expira em 24 horas, gostaria de deixar sem tempo para renovação de IP, não consegui achar essa opção, de resto tudo certo, obrigado pessoal.

dhcp.jpg

Pessoal, to com mais um probleminha, no OpenWRT, como consigo tirar o tempo de expiração da conexão WAN? a ETH0 é a CLARO que está em bridge, distribui o IP ela mesmo, usa IP dinamico "DHCP", porem ali diz que expira em 24 horas, gostaria de deixar sem tempo para renovação de IP, não consegui achar essa opção, de resto tudo certo, obrigado pessoal.

dhcp.jpg
Sem sustos.
O "tempo de empréstimo" do ip da NET/Claro é o tempo máximo antes de liberar o ip ou ser renovado.
Existe também o tempo desejado de renovação do ip , sendo normalmente a metade do tempo de empréstimo.
Diferente do maldito pppoe, a renovação do ip no IPoE não causa queda, nem interrupção nas conexões, nem troca do ip. Normalmente precisa ficar todo o tempo de empréstimo com o modem desligado para forçar troca de ip ( ou trocar o MAC se estiver em modo bridge ).
Logo não há nada para se preocupar.

dhcp.jpg
Só a Claro pode alterar esse tempo, que por sinal é bem alto comparado ao da BOI (1 hora).
rE1yJuA.png

Aqui na Claro HFC é 24h também e, mesmo reiniciando o modem diariamente na madrugada, estou com o mesmo IP há um mês.
Tirou minha dúvida por completo, obrigado, é que no TP-Link que eu tinha antes como roteador, ele aparecia UPTIME de vários dias com a mesma conexão, por isso tinha achado estranho, mas agora vocês me explicaram, ele reinicia mas mantém o mesmo IP
Valeu.

Consumo do Nanopi R5S fazendo download a 940 Mbps: 3,9 W
Com SSD NVME foi pra 4,7W
Quase nada, a temperatura do seu fica em média quanto? O meu entre 37 a 39 °c

Vi que ele tá trabalhando com a cpu em modo conservador de 600 a 800 mhz cada núcleo, to rodando o openwrt com 2 links, uns 60 devices (ips), e agora vou instalar no docker o HomeAssistant, acredito que vá ficar no modo conservador a cpu mesmo, pois usando meus 500mbps em carga full no primeiro link , com múltiplas conexões em torrent, não passou de 28 a 35% de uso da CPU e a RAM 500 a 600mb .

Então fica sobrando tranquilo.

Você tá usando a fonte de 5v 3a que veio junto?

Quase nada, a temperatura do seu fica em média quanto? O meu entre 37 a 39 °c

Vi que ele tá trabalhando com a cpu em modo conservador de 600 a 800 mhz cada núcleo, to rodando o openwrt com 2 links, uns 60 devices (ips), e agora vou instalar no docker o HomeAssistant, acredito que vá ficar no modo conservador a cpu mesmo, pois usando meus 500mbps em carga full no primeiro link , com múltiplas conexões em torrent, não passou de 28 a 35% de uso da CPU e a RAM 500 a 600mb .

Então fica sobrando tranquilo.

Você tá usando a fonte de 5v 3a que veio junto?
Temperatura depende muito do que está consumindo cpu. Aqui fica entre 38 e 45C.
Fonte de energia uso uma que eu já tinha.

Ubiquiti parece ter deixado o udm-pro de lado, enquanto o udm-se tem recebido grandes atualizações. Recentemente o substitui pelo SE e tenho a sensação de que ele é um pouco mais performático e polido que o seu irmão mais velho.
Quando eu teste foi quando chegou no Brasil e não fiquei muito tempo como o udm
Agora fiquei com udm pro por um mês e com as atualizações achei bem melhor
Queria pega udm se mais o valor não tá legal

Se for ssd ou hd use o pacote smartmontools.
smartctl -a /dev/xxxxx xxxxx=nome do device ( sda, sdb,sdc, nvme0n1 etc )
=== START OF SMART DATA SECTION ===
SMART overall-health self-assessment test result: PASSED

SMART/Health Information (NVMe Log 0x02)
Critical Warning: 0x00
Temperature: 41 Celsius
Available Spare: 100%
Available Spare Threshold: 5%
Percentage Used: 0%
Data Units Read: 2,372,428 [1.21 TB]
Data Units Written: 7,282,407 [3.72 TB]
Host Read Commands: 32,444,188
Host Write Commands: 87,562,245
Controller Busy Time: 107
Power Cycles: 119
Power On Hours: 202
Unsafe Shutdowns: 17
Media and Data Integrity Errors: 0
Error Information Log Entries: 458
Warning Comp. Temperature Time: 0
Critical Comp. Temperature Time: 0
Temperature Sensor 1: 49 Celsius

Error Information (NVMe Log 0x01, 16 of 16 entries)
No Errors Logged

Esta bom assim ou tenho q procurar dissipador

=== START OF SMART DATA SECTION ===
SMART overall-health self-assessment test result: PASSED

SMART/Health Information (NVMe Log 0x02)
Critical Warning: 0x00
Temperature: 41 Celsius
Available Spare: 100%
Available Spare Threshold: 5%
Percentage Used: 0%
Data Units Read: 2,372,428 [1.21 TB]
Data Units Written: 7,282,407 [3.72 TB]
Host Read Commands: 32,444,188
Host Write Commands: 87,562,245
Controller Busy Time: 107
Power Cycles: 119
Power On Hours: 202
Unsafe Shutdowns: 17
Media and Data Integrity Errors: 0
Error Information Log Entries: 458
Warning Comp. Temperature Time: 0
Critical Comp. Temperature Time: 0
Temperature Sensor 1: 49 Celsius

Error Information (NVMe Log 0x01, 16 of 16 entries)
No Errors Logged

Esta bom assim ou tenho q procurar dissipador
41ºC/49ºC não é nada preocupante. Mas deve verificar a temperatura quando estiver fazendo uma longa gravação, pois esta situação de maior aquecimento no NVME.
Qual o modelo do NVME ?

Users who are viewing this thread

Voltar