[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Opa, esse é um upgrade bom em relação ao R4S? O R5S não me animou pela CPU ser um pouco inferior (CPU bruta, sem considerar o NPU).

R6S é um belo upgrade, e custa o dobro em relação ao R4S e R5S.
se comparado ao R5S, que é o mesmo propósito (ser um router com portas 2,5G), infelizmente o R6S não tem M2 para usar NVME, o que eu acho que foi uma economia sem sentido.

Estou com um R5S 4GB RAM e 16GB EMMC com case (R$ 478,00) na função de router, com um NVME da WALRAM de 512GB (R$ 140,00) e ainda:
- Docker com alguns containers, entre eles o transmission com openvpn (este atinge no máximo 140 Mbps de download e a cpu vai no topo, conforme se pode ver nos gráficos).
-adguard + unbound;
-samba server com alguns backups escrevendo no R5S,
- Vpn policy routing com dois links de internet com regras de rotas para determinados ASNs e portas;

Considero um bom CxB até R$ 500,00
edit: e gastando 5 a 7 W no pico com escrita no nvme.

abaixo uns prints do sistema.

Última edição:
alguém pode me ajuda
ja tentei, mais toda vez que entro aparece isto posso fica horas e aparece isto, não sei mais oque fazer
tprtCuc.png

Senhores quem tem o Ryzen pode me dizer que temperatura ele roda ai?

O bixo é forte mas o meu aqui tá fritando, estou pensando em trocar a pasta térmica pra ver se ajuda, alguma recomendação?

Fora o PBO tem mais algo que faz o clock subir? Desbilitei o PBO na bios o o clock ainda tá batendo 4.5GHz.

O bixo é forte mas o meu aqui tá fritando, estou pensando em trocar a pasta térmica pra ver se ajuda, alguma recomendação?

Fora o PBO tem mais algo que faz o clock subir? Desbilitei o PBO na bios o o clock ainda tá batendo 4.5GHz.
5825u o modelo cpu? se for 4.5GHz é o clock maximo dele sem pbo envolvido, então é normal ele chegar nessa faixa.

cara, vindo do ryzen desktop(3400g, 3700x e 5800x3d) e do notebook(5700u que é praticamente o mesmo do 5825u com 200MHz a menos clock) que tenho, que recomendo é vc fazer um undervolt, descer coisa de 0.2v max no vcore e deixar o pbo ligado pro próprio cpu fazer os ajustes de clock.

da pasta térmica não sei, o @Snk B que tem minipc com ryzen, ele que vai ti dizer melhor se rola trocar ou não.

só falo vou ti dizer uma coisa, que tb falei pro snk no privado, cavalo que anda é cavado que bebe, não adianta querer ter uma bazuca e achar ruim que esquema e consome energia a mais :limo: :limo: :limo: :limo: :limo:

Última edição:

Cara, aqui eu tenho a versão 5825u e em full load ele realmente esquenta.
O meu aqui, durante o uso que ele é destinado, não passa de 65°C (que pra plataforma dele, eu considero frio, vendo que meu 11800H do Alienware chega aos 75°C FÁCIL.
Eu recomendaria trocar a pasta dele por uma Kryonaut ou aquela Honeywell ptm 7950... Que é o que pretendo fazer mais pra frente.
Mas, qual a necessidade de deixar ele batendo frequência alta 24/7? kkkkk

Cara, aqui eu tenho a versão 5825u e em full load ele realmente esquenta.
O meu aqui, durante o uso que ele é destinado, não passa de 65°C (que pra plataforma dele, eu considero frio, vendo que meu 11800H do Alienware chega aos 75°C FÁCIL.
Eu recomendaria trocar a pasta dele por uma Kryonaut ou aquela Honeywell ptm 7950... Que é o que pretendo fazer mais pra frente.
Mas, qual a necessidade de deixar ele batendo frequência alta 24/7? kkkkk

Então é justamente o contrário, quero abaixar o máximo que der da frequência dele pra deixar rodando tranquilo em 24/7 mesmo com o PBO desligado aqui tá batendo 4.5GHz e fritando, passa fácil dos 80 C sem precisar de altas cargas e cheguei a pegar ele batendo 99.8 C, em idle está entre 55-60 sem rodar praticamente nada, acho que tem algo errado mesmo que ele seja quente não é pra tanto.

Vou dar uma olhada nessa Kryonaut, é tranquilo pra se usar direto no die? Vi que para processadores sem IHS é recomendado uma pasta com alta viscosidade pra evitar efeitos de pump out ai tinha pensado numa NT-H2.

Então é justamente o contrário, quero abaixar o máximo que der da frequência dele pra deixar rodando tranquilo em 24/7 mesmo com o PBO desligado aqui tá batendo 4.5GHz e fritando, passa fácil dos 80 C sem precisar de altas cargas e cheguei a pegar ele batendo 99.8 C, em idle está entre 55-60 sem rodar praticamente nada, acho que tem algo errado mesmo que ele seja quente não é pra tanto.

Vou dar uma olhada nessa Kryonaut, é tranquilo pra se usar direto no die? Vi que para processadores sem IHS é recomendado uma pasta com alta viscosidade pra evitar efeitos de pump out ai tinha pensado numa NT-H2.

Segredo do ryzen para rodar gelado eh setar frequencia e voltagem fixa (nao sei se ryzen mobile consegue-se setar a frequencia).
Meu ryzen 5800x por exemplo roda a 1.15v, 4500Mhz, faz 75c no stress test do Aida64, isso pq meu ryzen eh bem quente msm (primeiro batch) e uso esse cooler nanico que esta londe de ser recomendado prum ryzen 5800x:
noctua_nh_l9a_am4_1_2.jpg

Estranho... Pois o meu não fica em frequência full o tempo todo não.
Somente quando a VM demanda mais processamento, e depois retorna estado de baixo consumo.
Tu atualizou a BIOS para a última versão disponível no site da CWWK?

Estranho... Pois o meu não fica em frequência full o tempo todo não.
Somente quando a VM demanda mais processamento, e depois retorna estado de baixo consumo.
Tu atualizou a BIOS para a última versão disponível no site da CWWK?

Ele já veio com a última versão da BIOS mas também dei reflash pra ver se não tinha nenhum bug e continuou do mesmo jeito, comprei uma Hydronaut e to aguardando chegar, vou trocar pra ver se melhora porque usar ele nessa temperatura é complicado e pra usar por hora limitei o TDP dele em 10W, deu uma segurada nas temperaturas mas nenhuma melhora tão grande.

Fora esse problema com a temperatura eu gostei bastante dele, bem ágil e com uma construção muito boa mas fiquei triste que não deu pra fazer o GPU passthrough no Proxmox e o ESXi não reconheceu o SSD.

Meu R5S chegou ontem, mas ainda não tive tempo de mexer. Essa semana vou ver se consigo importar a maioria das configs do meu tp-link atual, testar estabilidade, passar tudo pra ele e aposentar o tp-link guerreiro.

O meu veio com um pedaço de fita pequena 3M, alguém usou pra prender na parede? Segurou bem?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já que estou com dois links de internet, pedi outra probe da RIPE pra colocar na TIM.
OvZl6d2.png

Última edição:
Ele já veio com a última versão da BIOS mas também dei reflash pra ver se não tinha nenhum bug e continuou do mesmo jeito, comprei uma Hydronaut e to aguardando chegar, vou trocar pra ver se melhora porque usar ele nessa temperatura é complicado e pra usar por hora limitei o TDP dele em 10W, deu uma segurada nas temperaturas mas nenhuma melhora tão grande.

Fora esse problema com a temperatura eu gostei bastante dele, bem ágil e com uma construção muito boa mas fiquei triste que não deu pra fazer o GPU passthrough no Proxmox e o ESXi não reconheceu o SSD.
Muito estranho... Estou usando o Windows Server 2022 + Hyper-V e tá tudo funcionando maravilhosamente bem.
Em relação ao GPU passthrogh tem um tutorial no fórum da CWWK usando o proxmox que funciona 100%
Na minha unidade, o ESXi funcionou tranquilamente também.

Muito estranho... Estou usando o Windows Server 2022 + Hyper-V e tá tudo funcionando maravilhosamente bem.
Em relação ao GPU passthrogh tem um tutorial no fórum da CWWK usando o proxmox que funciona 100%
Na minha unidade, o ESXi funcionou tranquilamente também.

Tem o link desse tutorial ou do forum da CWWK?
Quanto ao ESXi você instalou algum driver na imagem pra reconhecer o SSD?

Pra agregar, função GPU-P no hyperv pra passar gpu pra vm.
https://forum.level1techs.com/t/2-g...ning-finally-made-possible-with-hyperv/172234

Testei ncom host win11 e server 2022 e funciona de boa com rtx 3060 com o driver game ready nvidia.
Teste que fiz foi passando pra 2 vms windows uma win10 e outra win11, do seguir a risca o link a cima e o host ainda tb tem acesso a gpu simultâneamente.

Não fiz teste pra vm Linux, mas pela lógica teria que na parte de configurar a vm instalar os drivers da nvidia manualmente só que pra versão Linux claro.

Uma img do meu teste
IMG-20221212-135935-034.png

Última edição:
Li comentários que as builds do FriendlyWrt para o R5S e R6S tem muita vulnerabilidade, isso procede?

Pessoal, sei que nao é o foco do grupo mas esses dias um cara fez uma analise da minha energia... ele disse que deu uma tal de ruido de harmonica na minha rede e que isso dificulta funcionamento de eletronicos e processamento de dados dos mesmos, mau funcionamento e aquecimento dos mesmos... alguem usa algum filtro pra combater isso? segundo ele nao e qualquer filtro que corrige isso

Pessoal, sei que nao é o foco do grupo mas esses dias um cara fez uma analise da minha energia... ele disse que deu uma tal de ruido de harmonica na minha rede e que isso dificulta funcionamento de eletronicos e processamento de dados dos mesmos, mau funcionamento e aquecimento dos mesmos... alguem usa algum filtro pra combater isso? segundo ele nao e qualquer filtro que corrige isso
Rapaz, até onde sei isso tem impacto maior em motores (geladeira, máquina de lavar ou coisas do tipo), maioria dos eletrônicos com transformadores no pior do caso só vai reduzir um pouco a eficiência da conversão AC/DC, mas não acho que seja algo relevante pra uso doméstico. Eu não me preocuparia com isso se fosse vc.

Pessoal, qual tem sido a melhor opção de roteador (vou deixar a ONT da operadora em Bridge), e comprar algum equipamento pra gerenciar tudo...

Estou procurando algo custo benefício, que tenha a opção de DNS criptografado embutido e um bom gerenciamento da rede, para não sofrer com bufferbloat.

Minha casa tem 420m², creio que roteador nenhum cobre a área toda né? O ideal seria uma rede mesh?

Porém como ficaria a configuração? Não queria abrir mão do dns criptografado...

Alguém poderia me dar uma opinião por favor?

Pessoal, qual tem sido a melhor opção de roteador (vou deixar a ONT da operadora em Bridge), e comprar algum equipamento pra gerenciar tudo...

Estou procurando algo custo benefício, que tenha a opção de DNS criptografado embutido e um bom gerenciamento da rede, para não sofrer com bufferbloat.

Minha casa tem 420m², creio que roteador nenhum cobre a área toda né? O ideal seria uma rede mesh?

Porém como ficaria a configuração? Não queria abrir mão do dns criptografado...

Alguém poderia me dar uma opinião por favor?

Tô feliz com meu NanoPi R4S 4GB.

Rodando OpenWrt 22 com uptime de mais de 27 dias.

Tenho Vivo Fibra 600 Mega (300 de upload) com SQM e DNS over HTTPS.

Qual o desempenho e uso do cpu usando Openvpn ou Wireguard?
Gostaria de saber com a transferência de arquivos, se possível é claro.

Users who are viewing this thread

Voltar