[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, estou com um R4S 4GB encostado aqui. Não vou usar ele e gostaria de passar pra frente a preço de custo. Estou simplesmente encantado com o setup do x86 + OpenWRT.

Alguém do tópico teria interesse? Me manda DM.

Será que, dependendo da operadora, se consegue substituir o ONT deles por esse R86S? Pq certamente há autenticação do aparelho seja via MAC, S/N. Se der é uma boa pra ter total controle da sua rede.

Será que, dependendo da operadora, se consegue substituir o ONT deles por esse R86S? Pq certamente há autenticação do aparelho seja via MAC, S/N. Se der é uma boa pra ter total controle da sua rede.
Acho que sim né?

Como troquei a HGU da Vivo por um Gpon da Tp-Link apenas mudando o GPON SN.

Aqui na empresa tenho dois switch Mikrotik com entradas SFP+ 10gb.
Talvez poderia testar, mas até onde sei precisa de um transceiver específico GPON e pelo que vi custa por volta de R$250 na China, aí complica.

De qualquer forma não usaria esses switches como router.
O ideal mesmo seria um router já com entrada SFP/SFP+.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, estou com um R4S 4GB encostado aqui. Não vou usar ele e gostaria de passar pra frente a preço de custo. Estou simplesmente encantado com o setup do x86 + OpenWRT.

Alguém do tópico teria interesse? Me manda DM.
Qual a diferença de usar o Openwrt no ARM e no x86?

Última edição:
O ideal mesmo seria um router já com entrada SFP/SFP+
Você pode utilizar o switch sim e na porta sfp+ você iria receber a vlan da operadora e mandar para o router para realizar a autenticação.
Ai o switch ficaria somente como switch mesmo

Você pode utilizar o switch sim e na porta sfp+ você iria receber a vlan da operadora e mandar para o router para realizar a autenticação.
Ai o switch ficaria somente como switch mesmo
Bom saber.
Obrigado pela dica.

O ideal no meu caso seria aquele router que postaram páginas atrás que tem duas portas SFP+.
Uma entraria a fibra da operadora e a outra iria para o switch MK.

Mas claro que na verdade isso seria sem necessidade né? hahaha
Quando tiver velocidades acima de 1gb mais popularizado é de se pensar.

Acho que sim né?

Talvez poderia testar, mas até onde sei precisa de um transceiver específico GPON e pelo que vi custa por volta de R$250 na China, aí complica.

Falo do próprio R86S que tem duas gbic msm!

Ao menos com ele vc tem total autoridade de controlar sua rede, além de ter praticamente tudo em um. ONT (caso a autenticação dê certo) + Router + Switch + Firewall + Server. Para uma rede caseira é um sonho kkkk

Bom saber.
Obrigado pela dica.

O ideal no meu caso seria aquele router que postaram páginas atrás que tem duas portas SFP+.
Uma entraria a fibra da operadora e a outra iria para o switch MK.

Mas claro que na verdade isso seria sem necessidade né? hahaha
Quando tiver velocidades acima de 1gb mais popularizado é de se pensar.
Ter uplink de 10Gb entre o switch e o router é bom caso você tenha algum NAS e precisa de velocidade constante alta constantemente.
por exemplo: se você utilizar 1Gb constante entre um pc e o NAS, o uplink ficaria saturado e com isso os demais equipamentos no switch ficaria saturado mas tendo 10Gb de uplink no switch mesmo utilizando 1Gb constante não iria ter saturação de banda.

Força de processamento mesmo. O Nanopi R4S não aguentaria o que eu queria fazer aqui. Com QoS ele fica limitado a ~800Mb/s enquanto o x86 consegue fazer bem mais (não sei o limite) + rodar Docker e outras coisas de boa.

Vocês ficam dando ideia aí me dá vontade :nerd:de testar o link da Vivo direto no switch MK.

Maaas não vai dar pra desembolsar quase 300 conto num transceiver GPON.
Se funcionasse em um transceiver "normal" eu já testava essa semana.

Ter uplink de 10Gb entre o switch e o router é bom caso você tenha algum NAS e precisa de velocidade constante alta constantemente.
por exemplo: se você utilizar 1Gb constante entre um pc e o NAS, o uplink ficaria saturado e com isso os demais equipamentos no switch ficaria saturado mas tendo 10Gb de uplink no switch mesmo utilizando 1Gb constante não iria ter saturação de banda.
Mas isso vc tá assumindo que o PC e o NAS não estão no mesmo switch, né? Pq se estivessem, mesmo usando 1gbit o o throughput agregado da grande maioria dos switches aguenta bem mais que isso.

Acho que sim né?

Dá uma olhada neste post:

Ele fez o que estávamos debatendo aqui ontem.

Eu poderia fazer isso mas o preço do transceiver GPON é um roubo!
Fosse até 100 conto tranquilo, mas pagar quase 300 achei caro demais...
E ainda é "apenas" 1.25g. Fosse o 10gb para estar preparado para futuras velocidades acima de 1gb.

Se alguém achar um mais em conta avisa aí.

Última edição:
Ele fez o que estávamos debatendo aqui ontem.

Eu poderia fazer isso mas o preço do transceiver GPON é um roubo!
Fosse até 100 conto tranquilo, mas pagar quase 300 achei caro demais...
E ainda é "apenas" 1.25g. Fosse o 10gb para estar preparado para futuras velocidades acima de 1gb.

Se alguém achar um mais em conta avisa aí.
Então, 300 reais é caro mas esse tipo de equipamento é essa faixa mesmo, caro mesmo é um roteador compatível com SFP 2.5G.
E não é 1.25G na pratica, mas sim 1G devido a negociação do modulo SFP e o roteador/switch.
Para a grande maioria das pessoas, especialmente aquelas que tem menos de 1G não deve fazer diferença mesmo, mas quem tem 1G ou quer diminuir um equipamento na sua instalação é bem util.

E esqueça isso de ficar preparado para acima de 1G, fora exceções não dá na pratica para oferecer muito além de 1G via GPON, normalmente quem oferece acima disso usa XGPON ou XGSPON que não é compatível com esses módulos de toda forma.
Até porque o limite máximo da rede GPON compartilhados entre todos que tão na mesma fibra é cerca de 2.2G de download na pratica, colocar 1G já é complexo imagina dá mais que isso para vários clientes.
Já XGPON ou XGSPON começam com download em 10G na fibra compartilhada, permitindo então ter 1G de forma confortável e ir até além sem atrapalhar tantos os demais usuários da porta PON.

Pessoal, conhecem este modelo aqui? https://store.gl-inet.com/products/...nwrt-adguard-home?_pos=1&_sid=35ca92945&_ss=r
Captura-de-tela-de-2022-12-24-17-35-27.png

Não consegui encontrar informação de quanto de armazenamento ele tem disponível pra ver o que dá pra instalar, ou se daria pra usar armazenamento em cache para resoluções de DNS... Mas me pareceu um equipamento interessante, o que acham?

Última edição:
Pessoal, conhecem este modelo aqui? https://store.gl-inet.com/products/...nwrt-adguard-home?_pos=1&_sid=35ca92945&_ss=r

Não consegui encontrar informação de quanto de armazenamento ele tem disponível pra ver o que dá pra instalar, ou se daria pra usar armazenamento em cache para resoluções de DNS... Mas me pareceu um equipamento interessante, o que acham?

Esses dias atrás lembro de uma postagem de um usuário bem completa desse modelo de roteador, procurei aqui mas não encontrei ela

Encomendei um Banana Pi R3 do aliexpress.
O preço é bom ( R$ 802,00 já com o cupom da loja e o frete ) pelo que oferece. Vamos ver se funciona direito.
Comprei o kit com tudo ( R3, dissipador, caixa , antenas e fonte ).
Escolheu este modelo pelo suporte a módulos sfp ?

Escolheu este modelo pelo suporte a módulos sfp ?
Também ... especialmente por suportar módulos 2.5Gb/s mesmo não sendo sfp+ .
É uma placa protótipo ( desenvolvimento ) e já vem com vários tipos de memória e slots.
Wifi 6E é brinde mas meu smartphone suporta.

Users who are viewing this thread

Voltar