[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
eu vi desses adaptores q usa cabo sata para alimentacao mas sem "case". Ja encontrou algum com case?

Como to precisando dum servidor aqui (q consuma so um tikim de energia), to ate pensando em pegar um notebruik com um ryzen 5800u e usar um desses m.2 4x para 16x com uma plaqueta 2x SFP+ + 2x ethernet tipo essa:

84686-MT09V_38160_base.jpg

Dai usaria esse notebruik como servidor e roteador. Dai tb trocaria um chip uaifai por algum suportado pelo openwrt (AP bem pequeno, entao qlqr merda consegue cobrir e entregar 50Mbps).

Se eh pra fazer uma gambi, bora fazer direito... montando um frankeinstain uuheuheuhueh

Vantagem de usar o notebook ao inves desses minipc eh q se amanha eu precisar vender, vendo facil e perco pouco valor :)
Bem pensado.

E quanto a valores, um note assim tem preço parecido ao mini PC?

Bem pensado.

E quanto a valores, um note assim tem preço parecido ao mini PC?

Depende... aqui na zoropa da pra achar notebook semi novo qse com msm preco (5800u + 16giba ram + 512 ssd)
To vendo se pego um 6800u ou 6800h.. pq dai da pra jogar ums joguin caso o desktop morra :challenge:

Mas o q deve sair um pouco caro seria essa adaptacao toda.. deve ir pelo menos uns 150 euros... Fora o sfp gpon... (to qrendo remover essa desgraca de modem da vodafone. nao tem modo bridge e em modo router essa merda tem problema com o switch. SSH/RDP/VNC impossivel de utilizar se os 2 dispositivos estiverem conectados na LAN do modem)

Última edição:
Pessoal, boa tarde! Sou novo aqui no forum, e adquiri um x86 n5105 versao 5 já com os i226v.
Dei uma lida na maiorias dos posts e pelo que encontrei de informação o Hyper-v parece ser um virtualizador esta rodando bem nessas caixas, segui nessa linha então, instalei ele mas nao reconheceu as interfaces de rede, ja procurei no site da Intel e não dei muita sorte.
Poderiam me dar uma orientação de como consigo e instalo o driver do i226v no Hyper-v Server 2019, ou se tiverem outras sugentões sou todo ouvidos.

Obrigado!!

Galera estou com um problema, eu peguei um unifi e o dono esqueceu a senha para acessar o painel adm dele. Clico para recuperar a senha, preencho e-mail. Mas não recebo o e-mail de recuperação da senha. Como proceder nesse caso?

Comprei este adaptador
e para minha felicidade funcionou de primeira no meu appliance antigo ( J1900 8GB de RAM e ssd de 64GB ) conectando no slot mpci que em princípio seria para um modem 3G/4G.
Agora tem 2x1Gb/s intel i211 e 2x2.5Gb/s Realtek 8125b .
Código:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series SoC Transaction Register (rev 11)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display (rev 11)
00:13.0 SATA controller: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series SATA AHCI Controller (rev 11)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx, Celeron N2000 Series USB xHCI (rev 11)
00:1a.0 Encryption controller: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Trusted Execution Engine (rev 11)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series High Definition Audio Controller (rev 11)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series PCI Express Root Port 1 (rev 11)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series PCI Express Root Port 2 (rev 11)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series PCI Express Root Port 3 (rev 11)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series PCI Express Root Port 4 (rev 11)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Power Control Unit (rev 11)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation Atom Processor E3800/CE2700 Series SMBus Controller (rev 11)
01:00.0 Ethernet controller: Intel Corporation I211 Gigabit Network Connection (rev 03)
02:00.0 Ethernet controller: Intel Corporation I211 Gigabit Network Connection (rev 03)
03:00.0 PCI bridge: ASMedia Technology Inc. ASM1182e 2-Port PCIe x1 Gen2 Packet Switch
04:03.0 PCI bridge: ASMedia Technology Inc. ASM1182e 2-Port PCIe x1 Gen2 Packet Switch
04:07.0 PCI bridge: ASMedia Technology Inc. ASM1182e 2-Port PCIe x1 Gen2 Packet Switch
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8125 2.5GbE Controller (rev 04)           <---------------------
06:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8125 2.5GbE Controller (rev 04)           <---------------------
Tentando otimizar as placas, mas consigo 2.35/2.47 Gb/s em um sentido e 2.17/2.20 Gb/s no outro.
Acredito ter dado uma sobrevida para este hardware.

Comprei este adaptador
e para minha felicidade funcionou de primeira no meu appliance antigo ( J1900 8GB de RAM e ssd de 64GB ) conectando no slot mpci que em princípio seria para um modem 3G/4G.
Agora tem 2x1Gb/s intel i211 e 2x2.5Gb/s Realtek 8125b .
Código:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series SoC Transaction Register (rev 11)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display (rev 11)
00:13.0 SATA controller: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series SATA AHCI Controller (rev 11)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx, Celeron N2000 Series USB xHCI (rev 11)
00:1a.0 Encryption controller: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Trusted Execution Engine (rev 11)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series High Definition Audio Controller (rev 11)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series PCI Express Root Port 1 (rev 11)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series PCI Express Root Port 2 (rev 11)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series PCI Express Root Port 3 (rev 11)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation Atom Processor E3800 Series PCI Express Root Port 4 (rev 11)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Power Control Unit (rev 11)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation Atom Processor E3800/CE2700 Series SMBus Controller (rev 11)
01:00.0 Ethernet controller: Intel Corporation I211 Gigabit Network Connection (rev 03)
02:00.0 Ethernet controller: Intel Corporation I211 Gigabit Network Connection (rev 03)
03:00.0 PCI bridge: ASMedia Technology Inc. ASM1182e 2-Port PCIe x1 Gen2 Packet Switch
04:03.0 PCI bridge: ASMedia Technology Inc. ASM1182e 2-Port PCIe x1 Gen2 Packet Switch
04:07.0 PCI bridge: ASMedia Technology Inc. ASM1182e 2-Port PCIe x1 Gen2 Packet Switch
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8125 2.5GbE Controller (rev 04)           <---------------------
06:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8125 2.5GbE Controller (rev 04)           <---------------------
Tentando otimizar as placas, mas consigo 2.35/2.47 Gb/s em um sentido e 2.17/2.20 Gb/s no outro.
Acredito ter dado uma sobrevida para este hardware.
Como que fixou a plaquinha?

Como que fixou a plaquinha?
A placa é mini pcie e vai no slot e fixa com 2 parafusos ( usei parafusos para m.2 ).
Quanto as portas RJ45, eu vou ter que cortar o painel do fundo do appliance para fixar e dar acesso. Por enquanto estou com a tampa inferior aberta.

Galera estava lendo que é preciso ativar a opção de e-mail para conseguir o unifi enviar e-mail. Tem algum pacote no OPENWRT que envie e-mail? Ou ative essa opção?

Para @Nostradamus do Norte

Softwares
Exemplo de uso

Pessoal, boa tarde! Sou novo aqui no forum, e adquiri um x86 n5105 versao 5 já com os i226v.
Dei uma lida na maiorias dos posts e pelo que encontrei de informação o Hyper-v parece ser um virtualizador esta rodando bem nessas caixas, segui nessa linha então, instalei ele mas nao reconheceu as interfaces de rede, ja procurei no site da Intel e não dei muita sorte.
Poderiam me dar uma orientação de como consigo e instalo o driver do i226v no Hyper-v Server 2019, ou se tiverem outras sugentões sou todo ouvidos.

Obrigado!!
Opa amigão, já conseguiu resolver aí?

Para @Nostradamus do Norte

Softwares
Exemplo de uso
Simplesmente não consigo instalar, da errro

CA351-C5-B-11-FF-4-AAF-AC30-3421-C23-A0289.jpg

Simplesmente não consigo instalar, da errro

CA351-C5-B-11-FF-4-AAF-AC30-3421-C23-A0289.jpg
Experimente atualizar a lista de pacotes, e depois tente instalar novamente.
Tive um problema parecido ontem, depois vi que atualizaram vários pacotes do 22.03.2 .

Experimente atualizar a lista de pacotes, e depois tente instalar novamente.
Tive um problema parecido ontem, depois vi que atualizaram vários pacotes do 22.03.2 .
Já fiz isso, mas não vai. Aliás ele diz que tá instalado, mas não encontro o diretório do MSMTP. como no exemplo que tu mandou

Já fiz isso, mas não vai. Aliás ele diz que tá instalado, mas não encontro o diretório do MSMTP. como no exemplo que tu mandou
Estes erros parecem indicar que está com fontes de pacotes duplicada no Openwrt.
Aqui no x86 22.03.2 dei o "opkg instal msmtp" e instalou liso.
O diretório sugerido no texto tem que ser criado ( /etc/msmtprc )

Estou na versão OpenWrt 21.02.3

Como faço para atualizar?
Basta baixar a versão 22.03.2 para o mesmo hardware usado, cuidando se for ext ou squashfs ( se for um pc usado como router ).
De uma lida nas notas , e se possível escolha para manter as configurações após o update. Terá que instalar os pacotes extras ou fazer uma build custom com os pacotes que usa.

Tudo bom @Snk B ! Ainda estou apanhando aqui, informação adicional que consegui foi que não existe driver i226-v e teria que usar o i226-LM como substituto, mas ainda nao consegui fazer pois nao tem gui no Hyper-V Server, e o pacote que achei na Intel é um .exe, e pelo o que entendi tem que ter um .inf e usar o pnputil, e agora estou tentando entender como vou fazer isso. Se voce ja passou por isso e puder compartilhar o caminho das pedras, agradeço.

Basta baixar a versão 22.03.2 para o mesmo hardware usado, cuidando se for ext ou squashfs ( se for um pc usado como router ).
De uma lida nas notas , e se possível escolha para manter as configurações após o update. Terá que instalar os pacotes extras ou fazer uma build custom com os pacotes que usa.
Eu perco tudo que tenho? Instalar tudo do zero?

@kubo então amigão... Realmente, no Hyper-V core não sei como instalar o driver.
Na realidade, não é um driver em si, mas sim um arquivo .inf com as informações sobre o driver.
Utilizo o Windows Server 2022 + Hyper-V e instalei usando esse arquivo .inf

@kubo então amigão... Realmente, no Hyper-V core não sei como instalar o driver.
Na realidade, não é um driver em si, mas sim um arquivo .inf com as informações sobre o driver.
Utilizo o Windows Server 2022 + Hyper-V e instalei usando esse arquivo .inf
@Snk B posso seguir com o Windows 2022 aqui se for o caminho, mas no caso voce esta com a interface i226v ou o seu equipamento é a i225, eu consegui descompactar o driver e fui lendo os descritivos das .inf e vi que para i225 tem bastante coisa mas para i226 so tem para alguns SO. Se usou um .inf modificado?

@Snk B posso seguir com o Windows 2022 aqui se for o caminho, mas no caso voce esta com a interface i226v ou o seu equipamento é a i225, eu consegui descompactar o driver e fui lendo os descritivos das .inf e vi que para i225 tem bastante coisa mas para i226 so tem para alguns SO. Se usou um .inf modificado?
Opa, eu tenho um appliance Ryzen 5825u + 4x i226v
Utilizei o .inf mais recente dos drivers da Intel.

o @kubo quanto tava vendo com o @Snk B e o @Arris sobre o hyper-v nesses minipc, o driver de rede i226 no windows server tem um detalhe, o chipset que vem no pc ryzen é o mesmo que é utilizado em mobo desktop para consumidor final comum, esse chipset a intel fez questão de não permitir utilizar o driver versão desktop no win server.

isso não é um problema, só ir no site da intel e baixar o driver(tanto faz se é o arquivo exe ou o zip, tem que extrair os dois de qual quer forma) para o i226-lm, e mandar instalar via gerenciador de dispositivo apontando manualmente o arquivo inf e selecionando manualmente tb o i226-lm.

dessa forma funciona normalmente o chipset de desktop no win server.

assim, ate da pra usar o hyper-v core, eu inclusive já usei ele anteriormente(não uso minipc, uso pc matx pra pra fazer as virtualizações e inclusive pra rodar o pfsense), mas é um PE NO SACO configurar o win server core no inicio, tem que liberar monte de coisa pra fazer funcionar o RSAT em outro win desktop, e a questão de instalação de driver é completamente via cmd.
ti recomendo fortemente, se não tiver muita paciência e quiser maior facilidade, instala o win server com interface desktop e instala a função hyper-v, e depois compra uma key pra ativar ele.

a e detalhe, não é la muito legal rodar coisa junto do host de virtualização masssssssss, com a versão core esquece, só roda o hyper-v e um ou outro programa que funciona em modo serviço, com win server com gui roda tudo sem restrições.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar