Eu ja tinha trocado para o Server 2019 (Desktop), pensei primeiro eu mato qual é o driver certinho depois volto pra versao Hyper-V server ja com tudo certo. Mas mesmo assim eu nao estava conseguindo, entendi o pq, tem que forçar o driver diretamente.o @kubo quanto tava vendo com o @Snk B e o @Arris sobre o hyper-v nesses minipc, o driver de rede i226 no windows server tem um detalhe, o chipset que vem no pc ryzen é o mesmo que é utilizado em mobo desktop para consumidor final comum, esse chipset a intel fez questão de não permitir utilizar o driver versão desktop no win server.
isso não é um problema, só ir no site da intel e baixar o driver(tanto faz se é o arquivo exe ou o zip, tem que extrair os dois de qual quer forma) para o i226-lm, e mandar instalar via gerenciador de dispositivo apontando manualmente o arquivo inf e selecionando manualmente tb o i226-lm.
dessa forma funciona normalmente o chipset de desktop no win server.
assim, ate da pra usar o hyper-v core, eu inclusive já usei ele anteriormente(não uso minipc, uso pc matx pra pra fazer as virtualizações e inclusive pra rodar o pfsense), mas é um PE NO SACO configurar o win server core no inicio, tem que liberar monte de coisa pra fazer funcionar o RSAT em outro win desktop, e a questão de instalação de driver é completamente via cmd.
ti recomendo fortemente, se não tiver muita paciência e quiser maior facilidade, instala o win server com interface desktop e instala a função hyper-v, e depois compra uma key pra ativar ele.
a e detalhe, não é la muito legal rodar coisa junto do host de virtualização masssssssss, com a versão core esquece, só roda o hyper-v e um ou outro programa que funciona em modo serviço, com win server com gui roda tudo sem restrições.
Outro ponto que voce levantou seria isso mesmo, a adminstracao eu ja tinha lido que da um trabalhinho ja que ele nao tem uma web gui inclusa e ainda por cima eu nao uso Windows no meu Note, só tenho Windows no Desktop e ia ser uma coisa chata toda vez ter que ligar o desk só pra gerenciar o Hyper-V.
Então parti para o Esxi com Driver da comunidade, também tomei canceira pra fazer a ISO custom por causa de um erro com python, mas depois consegui resolver e foi.
Agora vai ser testar e ver se tudo roda bem, mas valeu mesmo pela ajuda @dudu1505 e @Snk B !