[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Olá pessoal, estou caindo de paraquedas aqui, começando nesse mundo de montar um router x86. Tenho uma dúvida eu consigo também fazer um AP integrado ao router, encontrei um modelo que já vem na case 2 saídas para antena, na minha lógica eu só precisaria trocar o chipset da placa de rede com o passar do tempo , alguém sabe se isso funciona dessa maneira ou é melhor ter um AP dedicado para isso?

Firewall-roteador-pfsense-fanless-mini-pc-celeron-j1900-j4125-4-n-cleo-4-lan-gigabit-windows.jpg_Q90.jpg_.webp
Melhor um AP dedicado, aqui eu tenho um appliance e comprei um modulo wifi mas como eu uso virtualizado e meio chato passar o modulo para a VM e fora que a performance desses módulos mPCIe é meio ruim, me arrependi de pegar ele.

Aqui em casa o custo da energia elétrica está sendo R$0,75 por Kw/h. Assim, um nano pi r5s trabalhando "no talo" e consumindo 0,002 Kw/h vai "chupar" da rede 1,44Kw/h em um mês. Isso dá algo em torno de R$1,00 por mês, ou seja, um consumo desprezível.

Quanto aos baseados em Celeron, o N5105 teria um consumo de 0,014 Kw/h, trabalhando "no talo". Já o N5100, algo em torno de 0,006 Kw/h nas mesmas condições, o que daria respectivamente um gasto de R$7,00 e R$3,00 por mês. É também algo desprezível.

Alguém saberia dizer o consumo de energia desses Celeron em idle, ou seja, com o sistema ocioso? Vi várias medições com o sistema em plena carga, mas nenhuma com o sistema ocioso.

Aqui em casa o custo da energia elétrica está sendo R$0,75 por Kw/h. Assim, um nano pi r5s trabalhando "no talo" e consumindo 0,002 Kw/h vai "chupar" da rede 1,44Kw/h em um mês. Isso dá algo em torno de R$1,00 por mês, ou seja, um consumo desprezível.

Quanto aos baseados em Celeron, o N5105 teria um consumo de 0,014 Kw/h, trabalhando "no talo". Já o N5100, algo em torno de 0,006 Kw/h nas mesmas condições, o que daria respectivamente um gasto de R$7,00 e R$3,00 por mês. É também algo desprezível.

Alguém saberia dizer o consumo de energia desses Celeron em idle, ou seja, com o sistema ocioso? Vi várias medições com o sistema em plena carga, mas nenhuma com o sistema ocioso.
sistema todo acho q da uns 5~7w.
Só o cpu aqui em idle já fica uns 4w. Em Load eu botei 12w (tomada uns 15w)

Alguns testes mostram que o nanopi R5S em full consome pouco mais de 6W, o que daria ~4.5 kWh/mês.

Estou achando que mesmo um que consome "bastante", o acréscimo na conta de energia seria desprezível, pois para uso doméstico ou pequeno escritório 99,9% do tempo vai ficar em idle. Assim, o gasto com energia não seria algo a ser efetivamente considerado.

Sim, concordo.

Essa diferença é importante em casos bem específicos, como por exemplo, alimentar o nanopi por meio de uma bateria de lítio.

Você pode acessar a interface gráfica via SSH. Não é como acesso nativo, mas quebra um galho.
O objetivo dele era um Pc baratinho pra navegação, aí deu ruim

Vou trocar meu roteador atual por um x86, pretendo instalar o pfsense nele, meu ISP não permite instalar outro roteador sem liberar o acesso baseado no MAC address, queria saber se existe alguma maneira no pfsense de setar o mac address do meu atual roteador (xiaomi ax1800) no novo roteador x86? Tem como fazer? Funciona?

Vou trocar meu roteador atual por um x86, pretendo instalar o pfsense nele, meu ISP não permite instalar outro roteador sem liberar o acesso baseado no MAC address, queria saber se existe alguma maneira no pfsense de setar o mac address do meu atual roteador (xiaomi ax1800) no novo roteador x86? Tem como fazer? Funciona?
Se for apenas clonar o MAC , é uma configuração bem simples.

386SX ou 386DX? O modem era um Zoltrix (soft modem) ou um US Robotics?? :yeah:
Cara, não lembro mesmo, mas ainda tem a relíquia guardada em algum lugar, vou dar uma olhada depois só pra matar a curiosidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não conheço o pfsense, mas mascaramento de MAC é algo básico em redes.

O AX3600 finalmente suporta OpenWRT agora, já tem uma versão snapshot no repositório oficial. Provavelmente na próxima build do OWRT já sai uma versão estável, a longa espera acabou rs.

Queria uma ajuda de quem puder responder.

Estou entre o roteador Xiaomi Ax6000 ou Asus AC86. Qual vcs indicam?.

Além disso queria saber se o da Xiaomi AX6000 funciona o openvpn? Ou só funciona L2TP OU PPTP.

Olá pessoal, tópico sensacional me ajudou muito. Decidir a usar o meu antigo Raspberry 4 de 8G ao invés de comprar um outro router.

Uma coisa que fiz e achei legal foi usar o modem da vivo fibra (Askey - RTF8115VW) como conversor de mídia, AP e switch ligado ao raspberry com openwrt por um único cabo usando VLAN. Desse modo além de economizar não comprando um AP e SW giga gerenciável com VLAN, tenho uma eficiência energética já que o modem da vivo faz AP e SW além de ser o conversor de fibra para o RJ45 (gpon).

Pontos negativos é que o tráfego entre LAN e WAN fica limitado a 1G e só tenho 3 portas gigas para usar na LAN, mas para o meu uso me atende muito bem.

Se alguém tiver interesse eu faço um tutorial de como criar VLAN no modem da vivo ao invés de usá-lo somente como bridge. E uma curiosidade é que esse modem da vivo vem com um openwrt custom rodando.
Faz esse topico pra galera, e que Deus te ensaboe.

Users who are viewing this thread

Voltar