[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início

Novos routers com 6 lans e Intel da geração 12

Esse N5105 é meio estranho.
Eu tive as seguintes dificuldades no início:
- Após upgrade da ram de 8GB ( 1 DIMM ) para 32 GB ( 2 DIMM ), o proxmox dava reboot.
-- após muitos testes descobri que isso ocorria se desconectar o monitor
--- solução: um dummy hdmi simulando um monitor
--- o que tem a ver a quantidade da ram com a presença, ou não, do monitor ?
- questão térmica
-- Desativei o turbo, o PL1 e PL2.
-- Uso powersave no linux em todos os cores. A frequencia varia de 800 a 2000MHz conforme a carga.
- Crashs aleatórios relacionados ao driver i915 ( video onboard )
-- Uso as diretivas "i915.modeset=0 i915.disable_display=1" no grub
-- Ainda aguardo solução para isso, pois não tenho como usar a aceleração de transcode do Plex, sem bem que minha smart tv consegue reproduzir h265 4k ( hevc ) sozinha e sem ajuda.

Eu "acho" que esse hardware ainda está com suporte a nivel beta, por parte da Intel no kernel do linux.

tive que fazer mais ou menos a mesma coisa aqui pra parar os crashes e segurar a temperatura,
fiz upgrade de kernel do proxmox pra 6.1, governor em powersave,
engraçado que só crashava a vm debian (ficava não responsiva com cpu em 100%), mas a vm do opnsense ficava funcionando de boa.
pra pegar o hw transcode eu fiz passthrough da igpu pra vm rodando o plex

no proxmox:
Código:
# /etc/default/grub
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet intel_iommu=on iommu=pt pcie_acs_override=downstream,multifunction initcall_blacklist=sysfb_init"

# /etc/modules
vfio
vfio_iommu_type1
vfio_pci
vfio_virqfd

# /etc/modprobe.d/vfio.conf
options vfio-pci ids=8086:4e61,8086:4dc8 disable_vga=1

vm debian11:
Código:
# /etc/default/grub
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet i915.force_probe=4e61 i915.enable_fbc=1 i915.enable_guc=3"

Qw6SNqt.png
oNbvVSw.png

tive que fazer mais ou menos a mesma coisa aqui pra parar os crashes e segurar a temperatura,
engraçado que só crashava a vm debian (ficava não responsiva com cpu em 100%), mas a vm do opnsense ficava funcionando de boa.

no proxmox:
Código:
# /etc/default/grub
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet intel_iommu=on iommu=pt pcie_acs_override=downstream,multifunction initcall_blacklist=sysfb_init"

# /etc/modules
vfio
vfio_iommu_type1
vfio_pci
vfio_virqfd

vm debian11:
Código:
# /etc/default/grub
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet i915.force_probe=4e61 i915.enable_fbc=1 i915.enable_guc=3"

Qw6SNqt.png
oNbvVSw.png
Com esta abordagem, a igpu ficou usável para transcode na vm debian ? depende de usar o kernel 6.1 no proxmox ?

Com esta abordagem, a igpu ficou usável para transcode na vm debian ? depende de usar o kernel 6.1 no proxmox ?
sim. uso ela na vm debian que roda o docker e o container do plex, ta ai no print o plex fazendo tanto hw decode como hw encode.
na pratica o vfio não precisa do kernel em 6.1, fiz porque estava tendo crashes diarios na vm debian
e porque tentei primeiro fazer passthrough usando GVT-g (que deixa a igpu disponivel tanto no host como no guest),
mas acabou que a igpu do N5105 nao suporta GVT-g, então fiz pcie passthrough mesmo.

na pratica o que tens que colocar sem falta é "i915.enable_fbc=1 i915.enable_guc=3" no cmdline da vm com a igpu.
porque a igpu do n5105 só faz transcode h264 em modo low power, algo assim.

e no debian vais precisar instalar pelo apt o "firmware-misc-nonfree" que tem o firmware do driver da igpu

Última edição:
Legal ver o pessoal finalmente usando Linux, Qemu, etc., o que eu já faço há mais de uma década.

dica pra alguém que está procurando o que fazer com seu minipc

minha meta pra 2023 é hospedar um tipo de chatgpt pra fazer as coisas por mim parecido com o que fizeram na série Silicon Valley

:sefu:

dica pra alguém que está procurando o que fazer com seu minipc

minha meta pra 2023 é hospedar um tipo de chatgpt pra fazer as coisas por mim parecido com o que fizeram na série Silicon Valley

:sefu:

Acho que tá sonhando alto demais, mas se colocar uma GPU no teu mini PC dá pra rodar whisper + GPT-j de boas.

Ia ser lindo um mini PC desses pendurado em uma 4090 :limo:

Um repo que pago muito pau é esse aqui:

Comprei um NanoPi R6S para substituir o R4S na loja RealQvol e quase fui taxado kkkk
Quando chegou no Brasil o aliexpress informou que o produto tinha ficado retido na alfandega e depois de uns 20 min informou que foi liberado e pela minha surpresa não foi taxado.
image.png

Hoje chegou o produto e fui ver o valor declarado e pela minha surpresa a loja declarou o valor real do produto
image.png

Agora irei estar realizando alguns testes no R6S

Amigos bom dia, acompanho o fórum a algum tempo, gostaria de que me ajudassem se possível, minha dúvida é qual o equipamento arm que seja suficiente para fazer pppoe e sqm em uma net 600 megas, ocorre que tenho um edgerouter x porém só consigo fazer cerca de 150 com pppoe, esse em questão satura rapidamente um único núcleo, qual equipamento arm daria conta dessa demanda?

Amigos bom dia, acompanho o fórum a algum tempo, gostaria de que me ajudassem se possível, minha dúvida é qual o equipamento arm que seja suficiente para fazer pppoe e sqm em uma net 600 megas, ocorre que tenho um edgerouter x porém só consigo fazer cerca de 150 com pppoe, esse em questão satura rapidamente um único núcleo, qual equipamento arm daria conta dessa demanda?
Nanopi r4s

Terminei de configurar o mwan3 + sqm no meu R5S com 300mb da vivo + 500mb da Tim, eis o resultado:
ICobztl.png

fq_codel + simplest_tbf no SQM, e instalei o irqbalance pra distribuir melhor a carga na CPU, penalidade de menos de 10% no down, estou satisfeito. Se alguém tiver mais dicas de como melhorar isso na pobre CPU do R5S, sou todo ouvidos haha

Rapaz, vide meus resultados acima eu chuto que até o r5s daria conta, o r4s que o Arris recomendou deve lidar melhor ainda.

Esse edgerouter é apenas um dual core mips, então ele realmente vai sofrer com qualquer coisa CPU-bound.

Recebi minha segunda probe da atlas, agr é plugar no modem da tim e ver quem tem o maior uptime entre ela e a vivo.
5638a5e47051c50b06b33c1f91879f6d18e69959_2_412x550.jpeg

Como você solicitou ela?

Pela própria página da ripe.net

estou rodando o container enquanto o free nanopi deles não chega.

no proxmox:
Código:
# /etc/default/grub

# /etc/modules
vfio
vfio_iommu_type1
vfio_pci
vfio_virqfd

vm debian11:
Código:
# /etc/default/grub

Qw6SNqt.png
oNbvVSw.png

Coloquei os mesmos parâmetros no boot do proxmox, usando kernel 6.1 também, mas aqui não mostrou os valores dos sensores. Tem algum pacote que deve ser instalado além disso?

EDIT: Descobri como colocar as temps aí, tem um hack pra fazer isso editando os arquivos internos do proxmox, estou fazendo isso nesse exato momento.

Última edição:
Já a terceira vez que isto acontece
Quando da queda de luz, a quelas queda rápido
O adguad para de funcionar, pode fazer de tudo mais não funciona mesmo desinstalando e instalando de novo não funciona mais
Aí só instalando openwrt do zero
É chato fazer isto

O adguad para de funcionar, pode fazer de tudo mais não funciona mesmo desinstalando e instalando de novo não funciona mais
É chato fazer isto
Já testou com um nobreak?

É chato fazer isto
Isso dai é corrupção, pra resolver é só passar o fsck pra reparar a partição.

Users who are viewing this thread

Voltar