Me conte me mais sobre istoIsso dai é corrupção, pra resolver é só passar o fsck pra reparar a partição.
Como faz ?
Me conte me mais sobre istoIsso dai é corrupção, pra resolver é só passar o fsck pra reparar a partição.
O Nano pi R5S tem duas 2.5Gb e uma 1gbit.algum desses pi da vida já tem portas 2.5gbit?
Tu faz a comparação com o Mac Mini como se fosse um raspberry pi da vida kkkkkAlgum desses pi da vida já tem porta 10Gbps? Até mac Mini tem.
algum desses pi da vida já tem portas 2.5gbit?
atualmente e abaixo de R$ 1000,00 somente os nanopi R5S e R6S e o Fastrino R68SO Nano pi R5S tem duas 2.5Gb e uma 1gbit.
vc está comparando um "pi da vida" de 500,00 com um mac mini ?Algum desses pi da vida já tem porta 10Gbps? Até mac Mini tem.
eu sei, meu 386dx40 nunca vou esquecer, meu primeiro computador, trabalhei um ano inteiro para comprar, aprendi até clipper com ele (até fiz uns programinhas para controlar minha coleção de gibis kkkk, graças a Deus não segui na carreira) ...Há uns 20 anos ou mais eu usei um 386 para rotear a internet, através de um modem discado. Os mais jovens nem sabem do que estou falando![]()
mas qual outro uso dá para fazer rodando em virtualização?se for pra rodar openwrt direto sem virtualização, melhor ir de Nanopi mesmo. Não faz sentido ir de x86 com openwrt sem virtualização, é desperdício demais do equipamento.
Vai usar quantos MB de internet com SQM?
Eu já fui taxado em várias compras. Até estranhava quando não era. Sempre uma tensão.Comprei um segundo R4S na Aliexpress. Fui taxado....
Estranha coincidência... Agora com o fim do processo de privatização dos Correios, tenho receio que isso volte a ser comum...
o q uma coisa tem a ver com a outra? correio não tem nada a ver com taxação da receita, quem apertou o cerco foi a RF e isso aconteceu em dezembro ...Comprei um segundo R4S na Aliexpress. Fui taxado....
Estranha coincidência... Agora com o fim do processo de privatização dos Correios, tenho receio que isso volte a ser comum...
O meu eu peguei já velho, de um primo, lá por volta de 2003. Ficava só roteando a internet, exercendo a função que os roteadores fazem hoje, pois naquela época não existia. Não me lembro do sistema operacional, mas acho que era uma distribuição Linux voltado para isso, com boot pelo cdrom pelo que me lembro. Ficou exercendo essa função até que compramos, muitos anos depois, um roteador tplink.eu sei, meu 386dx40 nunca vou esquecer, meu primeiro computador, trabalhei um ano inteiro para comprar, aprendi até clipper com ele (até fiz uns programinhas para controlar minha coleção de gibis kkkk, graças a Deus não segui na carreira) ...
mas como que ele vai acabar com o bufferbloat em bridge? desculpando minha ignorância, ele não devia rotear para ligar o qos?Estou seriamente pensando em utilizar um kit xeon chines pra rodar um pf/opnsense aqui na rede. Pra utilizar como bridge do provedor novo e tentar acabar com o bufferbloat que está ocorrendo.
Fica a dúvida, sera que esses Xeon 6/12 com 8gb de ram conseguem tankar 1 gigabit no pfsense? A minha experiencia com o pfsense é mais na parte de cloud e regras de firewall mesmo, nunca utilizei como router no ambiente corporativo.
Me expressei mal ali hahahaha. Vou colocar o pfsense pra rotear a ONU atual que está em bridge e sendo roteada por um Huawei AX2.mas como que ele vai acabar com o bufferbloat em bridge? desculpando minha ignorância, ele não devia rotear para ligar o qos?
da pra usar pfsense de boa, só tem que ter uma cpu boa(ipc dela) pra levar velocidade alta, agora com relação a velocidade do link em si da pra usar pfsense ate uns 7Gb de conexão, apartir disso da uns problemas por conta do stack do freebsd que não é tão otimizado.Estou seriamente pensando em utilizar um kit xeon chines pra rodar um pf/opnsense aqui na rede. Pra utilizar como bridge do provedor novo e tentar acabar com o bufferbloat que está ocorrendo.
Fica a dúvida, sera que esses Xeon 6/12 com 8gb de ram conseguem tankar 1 gigabit no pfsense? A minha experiencia com o pfsense é mais na parte de cloud e regras de firewall mesmo, nunca utilizei como router no ambiente corporativo.
da pra usar pfsense de boa, só tem que ter uma cpu boa(ipc dela) pra levar velocidade alta, agora com relação a velocidade do link em si da pra usar pfsense ate uns 7Gb de conexão, apartir disso da uns problemas por conta do stack do freebsd que não é tão otimizado.
inclusive, ti recomendaria a dar uma olhada no opnsense, o pfsense ta complicado nesses ultimos anos. netgate ta pisando na bola com os updates.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
inclusive o @Cantrell tem um cara aqui no forum que conheço que ta usando pfsense num minipc com o intel n50xx(não lembro o modelo da cpu, mas é o que da problema direto com proxmox)
ele ta com load balance 1Gb claro HFC + 700Mb FTTH vivo, soma os links tudo e distribui 100% na porta 2.5Gb, só que tb não tem porrada de regra no pfsense dele que eu saiba de quando ajudei a configurar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
tu sabe quem to falando ne @Arris![]()
inclusive o @Cantrell tem um cara aqui no forum que conheço que ta usando pfsense num minipc com o intel n50xx(não lembro o modelo da cpu, mas é o que da problema direto com proxmox)
ele ta com load balance 1Gb claro HFC + 700Mb FTTH vivo, soma os links tudo e distribui 100% na porta 2.5Gb, só que tb não tem porrada de regra no pfsense dele que eu saiba de quando ajudei a configurar.
No openwrt tem o luci-app-nlbwmonVcs usam algo pra monitoramento de uso de banda? Tentei usar o bandwidthd, mas me deu um certo trabalho e não consegui fazer funcionar bem, acabei usando ele só pra gravar as informações no banco e puxei os dados pelo grafana mesmo:
![]()
Infelizmente ele não tá registrando direito upload, somente download, e como o projeto tá basicamente abandonado fica ruim ter algum suporte. Talvez eu mesmo acabe mexendo no código dele depois.
Tenho ele instalado também, mas por algum motivo ele não loga direito o consumo de dados, nesse exato momento tá reportando um total 8x menor que o bandwidthd (não é diferença de Mbit pra MByte, apesar da coincidência).No openwrt tem o luci-app-nlbwmon
Aqui também está marcando errado.Tenho ele instalado também, mas por algum motivo ele não loga direito o consumo de dados, nesse exato momento tá reportando um total 8x menor que o bandwidthd (não é diferença de Mbit pra MByte, apesar da coincidência).
Vou dar uma olhada nesse, valeuAqui também está marcando errado.
Uso o vnstati2 pra contabilizar as interfaces.