onde consigo baixar a bios e as instruções... procurei, procurei e nadaO meu é um V2 fat com placa da Bluetech.
Aparece logon da AMI no boot depois da atualização de bios. Antes aparecia um logo em chinês.
chegou a atualizar a sua tb?@xShARkx
![]()
Pronto, case slim v2 feita as furações, instalado o fan, e trocado pasta térmica.
Uma coisa: o módulo que deveria ser de cobre, é puro alumínio também...
Antes confira se a placa mãe é a 1338np-12 da Bluetech. O código está bno corpo da placa e é com letras grandes.onde consigo baixar a bios e as instruções... procurei, procurei e nada
chegou a atualizar a sua tb?
Choose Ethernet with overhead: select for e.g. VDSL2 and set the Per-packet Overhead to 34 if you know you have a VDSL2 connection (this is sometimes called Fiber to the Cabinet, for example in the UK). VDSL connections operate at 20-100Mbps over higher quality copper lines. If you are sure that PPPoE is not in use, you can reduce this to 26.
For FTTH the answer is less clear cut, since different underlaying technologies have different relevant per-packet-overheads; however underestimating the per-packet-overhead is considerably worse for responsiveness than (gently) overestimating it, so for FTTH set the overhead to 44 (mpu 84) unless there is more detailed information about the true overhead on a link available.
sobre a config do "Link Layer Adaptation", quando estava usando sqm la na roça que é mesmo caso ftth gepon + pppoe, provedor la usa mtu 1500, deixo desativado essa parte e reduzo a velocidade do link em 1Mb no down e up, pra utilizar menos cpu e ram no processo do sqm no tplink c5.Galera, beleza? Duas dúvidas aqui:
1) Durante a configuração de SQM existe uma box que tange sobre "Link Layer Adaptation". Eu dei uma pesquisada e achei esse link: https://openwrt.org/docs/guide-user/network/traffic-shaping/sqm-details
Tipo, no meu entendimento, eu deveria configurar meu SQM como "Ethernet with overhead" e colocar "34" de Overhead:
Porém quando continuo a leitura fica tudo meio confuso, porque parece que o correto é "44" de Overhead:
Pra piorar, já vi muita gente configurando como "ATM: select for e.g. ADSL1, ADSL2, ADSL2+", no final, já não sei mais nada! Quanto mais leio mais confuso fica. Não sei se o correto é Ethernet ou ATM nem se o valor de Overhead é 22, 34, 42, 44. Minha internet é de fibra, vem até no modem e tem velocidade de 600/600mb com PPPoE.
2) Existe alguma forma "fácil" no OpenWRT de criar limites de banda para dispositivos baseados no MAC? No Asus eu simplesmente escolhia o MAC de um determinado dispositivo e definia quais velocidades de banda ficariam disponíveis pra ele. No OpenWRT eu tentei fazer isso utilizando o SQM mas falhei miseravelmente. Fui pesquisar no Youtube mas o único vídeo que achei o cara possuia um dispositivo que já possuia Wi-Fi integrado, logo ele possuia configurações de VLan. Já meu Mini-PC não tem Wi-Fi integrado, eu utilizo o Wi-Fi através de um Access Point. Eu queria limitar a banda só do meu computador e deixar a banda do Wi-Fi "liberada", sendo controlada pelo SQM. Exemplo: Quero deixar meu PC (ligado via cabo) com banda de 90mb/2mb e o resto da casa com 510/510mb (no Wi-Fi), ambos sendo administrados pelo SQM. Tem como?
Se fosse para limitar velocidade de algum dispositivo no Wi-Fi acho que seria fácil, acredito que entrando no Access Point e limitando por ele já daria certo. Problema que quero limitar é o PC.
sobre a config do "Link Layer Adaptation", quando estava usando sqm la na roça que é mesmo caso ftth gepon + pppoe, provedor la usa mtu 1500, deixo desativado essa parte e reduzo a velocidade do link em 1Mb no down e up, pra utilizar menos cpu e ram no processo do sqm no tplink c5.
mas o certo mesmo seria usar 44 bytes na config.
na pratica desativei o sqm pq ele limita o burst que o provedor la coloca na conexão, link de 300Mb mas nos primeiros 5s de conexão velocidade topa 600Mb, e pelo menos no provedor que uso la, a olt que to ligado tb ta configurada pra aplicar qos pra não estourar ping e jitter na conexão do cliente, meio que não tem pq ter que fazer sqm do meu lado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
a sobre o limite de banda por mac, já usei com fw Gargoyle Router, é um fork do openwrt, mas no openwrt em si não cheguei a mexer com esse tipo de limitação por mac.
a o @Chackall tem isso aqui o: https://forum.openwrt.org/t/bandwidth-limit-per-ip-mac/35943/17
nft-qos que chama o pacote, que faz essa limitação banda baseada em mac/ip
é justamente que tu quer, instalei ele aqui:
![]()
Minha placa é gf-1338np-12. Só percebi depois de já ter escrito a BIOS ahauahauha por sorte não bricou, mas a DP não tá funcionando.Antes confira se a placa mãe é a 1338np-12 da Bluetech. O código está bno corpo da placa e é com letras grandes.
Link para bios: https://aoeii.com/share/n5105/HSX-1338NP-12-V16.zip
sobre a config do "Link Layer Adaptation", quando estava usando sqm la na roça que é mesmo caso ftth gepon + pppoe, provedor la usa mtu 1500, deixo desativado essa parte e reduzo a velocidade do link em 1Mb no down e up, pra utilizar menos cpu e ram no processo do sqm no tplink c5.
mas o certo mesmo seria usar 44 bytes na config.
na pratica desativei o sqm pq ele limita o burst que o provedor la coloca na conexão, link de 300Mb mas nos primeiros 5s de conexão velocidade topa 600Mb, e pelo menos no provedor que uso la, a olt que to ligado tb ta configurada pra aplicar qos pra não estourar ping e jitter na conexão do cliente, meio que não tem pq ter que fazer sqm do meu lado.
a sobre o limite de banda por mac, já usei com fw Gargoyle Router, é um fork do openwrt, mas no openwrt em si não cheguei a mexer com esse tipo de limitação por mac.
a o @Chackall tem isso aqui o: https://forum.openwrt.org/t/bandwidth-limit-per-ip-mac/35943/17
nft-qos que chama o pacote, que faz essa limitação banda baseada em mac/ip
é justamente que tu quer, instalei ele aqui:
![]()
qual versão que ta rodando teu openwrt ae?Rapaz, deu ruim, não consigo instalar nem o 'nft-qos' nem o 'luci-app-nft-qos', fala que meu Kernel é incompátivel:
Ver anexo 134957
Vou procurar no Youtube se é difícil atualizar essa parada ai.![]()
qual versão que ta rodando teu openwrt ae?
o meu que fiz o teste foi nesse ap aqui:
![]()
O pacote nft-qos é só para o OpenWRT 22 pois ele utiliza o firewall4 que é o nftables, já o OpenWRT 21 utiliza o firewall3 que é o iptables.O meu esta assim:
Ver anexo 134958
Olhei aqui no Youtube um tutorial, primeira coisa que o cara fala é: "Ao atualizar o Kernel você vai perder todas suas configurações". Já desanimei. Hahahaha.
O pacote nft-qos é só para o OpenWRT 22 pois ele utiliza o firewall4 que é o nftables, já o OpenWRT 21 utiliza o firewall3 que é o iptables.
vc naum quis comprar meu xr1000 agora tem que fazer uma faculdade de ciência da computação para mexer nisso ae kkkkkkMedo de tentar atualizar e nunca mais conectar o roteador na Internet.![]()
Pessoal, instalei o routerOS com o proxmox aqui. Recursos sobrando aos montes e funcionando igual ou mais rápido que o OPNsense que estava usando antes. Licença P1 trial ainda.
Não sei te dizer. Sei que ele tem um controle de banda bem interessante, mas, atualmente não uso nada disso, depois que o meu download passou de 400 mega e o upload passou de 200, parei de me preocupar com isso. Hoje tenho uma internet de 550/275.Routeros tem um sqm comparável ao openwrt? O que mais me fez sair dos freebsd (pfsense é opnsense) foi o aproveitamento de recursos. Openwrt faz tudo consumindo mto menos.
Não tem, openwrt é o que tem o melhor sqm (fácil de configurar, sempre atualizado e consome menos recursos comparando a outras soluções)Routeros tem um sqm comparável ao openwrt? O que mais me fez sair dos freebsd (pfsense é opnsense) foi o aproveitamento de recursos. Openwrt faz tudo consumindo mto menos.
Pessoal, instalei o routerOS com o proxmox aqui. Recursos sobrando aos montes e funcionando igual ou mais rápido que o OPNsense que estava usando antes. Licença P1 trial ainda.
Se souber configurar bem a queue tree + mangle dentro do RouterOS, consegue ficar até melhor que o OpenWRlixo.Routeros tem um sqm comparável ao openwrt? O que mais me fez sair dos freebsd (pfsense é opnsense) foi o aproveitamento de recursos. Openwrt faz tudo consumindo mto menos.
ta no proxmox não é? cria um snapshot de bk e tenta atualizar ue.Medo de tentar atualizar e nunca mais conectar o roteador na Internet.![]()
Coragem ein... Sair de um firewall (que preserva a segurança da sua rede) pra um simples software router.
Se souber configurar bem a queue tree + mangle dentro do RouterOS, consegue ficar até melhor que o OpenWRlixo.
Mas, normalmente o pessoal não tem muito saco pra otimizar as queues do QoS, ou preferem uma "receita pronta" pela internet... Dai nunca fica bom (depende da RB usada, link usado...) e falam que o QoS do rOS não presta![]()
Te falar que agora me deu uma vontade de fazer algo parecido. Andei vendo no eBay e a gringaiada tá vendendo esses mini PCs a troco de pão.Acho que tá sonhando alto demais, mas se colocar uma GPU no teu mini PC dá pra rodar whisper + GPT-j de boas.
Ia ser lindo um mini PC desses pendurado em uma 4090
Um repo que pago muito pau é esse aqui:
![]()
GitHub - khuedoan/homelab: Fully automated homelab from empty disk to running services with a single command.
Fully automated homelab from empty disk to running services with a single command. - khuedoan/homelabgithub.com
Manda zeldas aíTe falar que agora me deu uma vontade de fazer algo parecido. Andei vendo no eBay e a gringaiada tá vendendo esses mini PCs a troco de pão.![]()
Usei routerOS em routerboards por quase 10 anos já, sempre gostei da estabilidade dele e em relação a segurança são ótimos também. OPNsense (ou pfsense) eu não tenho intimidade e apesar de serem seguros e terem muitos recursos, eu ainda prefiro o routerOS por eu já ter mais intimidade com ele. Para "apenas" rotear o tráfego da minha rede está ótimo e ainda consumindo muito menos recursos hehe.Coragem ein... Sair de um firewall (que preserva a segurança da sua rede) pra um simples software router.
Se souber configurar bem a queue tree + mangle dentro do RouterOS, consegue ficar até melhor que o OpenWRlixo.
Mas, normalmente o pessoal não tem muito saco pra otimizar as queues do QoS, ou preferem uma "receita pronta" pela internet... Dai nunca fica bom (depende da RB usada, link usado...) e falam que o QoS do rOS não presta![]()