Caraca, muito interessante! Dá até vontade.. Meu sonho me livrar da minha ONU e plugar direto no pFsense..
Isso me lembra do coyote Linux...Há uns 20 anos ou mais eu usei um 386 para rotear a internet, através de um modem discado. Os mais jovens nem sabem do que estou falando![]()
A parte mais significante dele é configurar SQM, mas vc já fez isso no seu, não?Galera, não achei nenhum tópico que trate em específico de OpenWRT.
Eu estava fuçando na internet, sempre tentando afinar o roteador para jogos e tal e eu me deparei com esse script:
![]()
routerperf/SimpleHFSCgamerscript.sh at master · dlakelan/routerperf
OpenWRT router performance data collection and analysis script - dlakelan/routerperfgithub.com
Peguei ele no próprio fórum do OpenWRT, mas estou receoso de perder tempo instalando isso e não ter nenhuma melhora de desempenho. Vendo o código vocês conseguem identificar se parece algo promissor? Caso eu instale, basta fazer um backup antes para reverter né?
Para usar LB, VPN e Adguard, iria de nanopi r6s...Pessoal, como quero fazer um upgrade na rede de casa colocando mais um provedor e nada melhor que aproveitar e colocar um router mais "possante". Alguém sabe se o nanopi r5s suporta duas wans? Diferentemente do r4s, que só possui duas portas, esse possui 3 e ainda tem porta de 2,5 Gbps, que poderia utilizada em futuros upgrades. Ou seria melhor ir para um X86, pois além do load balance quero utilizar Adguard e VPN.
Valeu Tiago, voce sabe se o r5s suportaria LB?Para usar LB, VPN e Adguard, iria de nanopi r6s...
Suportar em qual sentido? todo openwrt suporta, questão é o tamanho do link e as regras que vai usar (sqm e etc)Valeu Tiago, voce sabe se o r5s suportaria LB?
Sim, digo pelas portas.. nao sei se poderia configurar uma LAN como WAN.Suportar em qual sentido? todo openwrt suporta, questão é o tamanho do link e as regras que vai usar (sqm e etc)
Pode, se for pela porta, suporta sim...Sim, digo pelas portas.. nao sei se poderia configurar uma LAN como WAN.
Suporta, uso o meu assim com um link da vivo e outro da Tim.Pessoal, como quero fazer um upgrade na rede de casa colocando mais um provedor e nada melhor que aproveitar e colocar um router mais "possante". Alguém sabe se o nanopi r5s suporta duas wans? Diferentemente do r4s, que só possui duas portas, esse possui 3 e ainda tem porta de 2,5 Gbps, que poderia utilizada em futuros upgrades. Ou seria melhor ir para um X86, pois além do load balance quero utilizar Adguard e VPN.
Salvo engano, era esse mesmo.Isso me lembra do coyote Linux...![]()
Me tira uma duvida? para quem quer usar somente OpenWRT, compensa tanto pagar a mais em um R6S que um x86 ambos para usar com cartão SD?Para usar LB, VPN e Adguard, iria de nanopi r6s...
pergunta aquiSaberia dizer onde vende esse modelo?
Obrigado
Boa pergunta, se descobrir avisa.Tem como ver os sinais da fibra quando usa o ont em brigde? No OPENWRT?
A CPU é a mesma, eu iria na mais barata, ou no Fastrhino se quiser a porta ethernet extra.Nanopi R5S 4GB ou Fastrhino R68S?
O uso vai ser:
- combar com tx6610 e substituir HGU
- adguard + dns cache
- plugar hd externo e usar como NAS, fazendo sync dos arquivos pra um s3 usando rclone
- cliente torrent
![]()
![]()
Com essa plaquinha dar pra ter WiFi ainda se quiser.Lembrando que se quiser usar como NAS o R5S suporta NVMe. Aí dá para colocar um SSD com boa peformance.
eu acho que todos os preços atuais de N5105 e N5095 estão salgados, pois o desempenho não é compatível com o valor cobrado. Se considerar o valor de memória e disco os valores beiram os R$ 1000,00Mais um modelo topton x86, bem compacto por sinal. Preço bem salgado.
R$ 1.152,91 30%de desconto | Bolso 2.5g roteador pentium n6005 celeron n5105 4x intel i226-V firewall box mini pc nvme hdmi2.0 tipo-c proxmox opnsense esxi