[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Caraca, muito interessante! Dá até vontade.. Meu sonho me livrar da minha ONU e plugar direto no pFsense..

Caraca, muito interessante! Dá até vontade.. Meu sonho me livrar da minha ONU e plugar direto no pFsense..

Tem o tópico sobre isso.

Há uns 20 anos ou mais eu usei um 386 para rotear a internet, através de um modem discado. Os mais jovens nem sabem do que estou falando :miau:
Isso me lembra do coyote Linux... 😂

Estou cogitando trocar meus três pontos de acesso Wi-Fi 5 por Wi-Fi 6, o roteador continuará sendo o NanoPi R4S.

Por mero entusiasmo admito eu, não espero ter ganhos significativos.

Ao pesquisar modelos com suporte ao OpenWRT, esse aparelho parece bem promissor, já possui suporte ao snapshot, preço acessível e um hardware interessante.

Xiaomi Redmi AX6000 (existe um modelo da Xiaomi chamado somente AX6000, trata-se de outro aparelho).

SoC MediaTek MT7986A (4 núcleos A53 @ 2GHz)
RAM 256MB
Flash 128MB
Wi-Fi 2.4GHz (b/g/n/ax) 4x4 MU-MIMO
Wi-Fi 5GHz (a/n/ac/ax) 4x4 MU-MIMO

Detalhe que é um aparelho que suporta Wi-Fi 6 na banda de 2.4GHz e 5GHz simultaneamente, ou seja, deve ajudar em locais que a banda de 2.4GHz é bastante poluída.

Preço na China, R$561 em 23/02/2022

Aparentemente é um aparelho capaz de entregar cerca de 930Mbps no Wi-Fi 6 em 2x2, para um smartphone, saturando um link de 1Gbps.

Última edição:
Galera, não achei nenhum tópico que trate em específico de OpenWRT.

Eu estava fuçando na internet, sempre tentando afinar o roteador para jogos e tal e eu me deparei com esse script:

Peguei ele no próprio fórum do OpenWRT, mas estou receoso de perder tempo instalando isso e não ter nenhuma melhora de desempenho. Vendo o código vocês conseguem identificar se parece algo promissor? Caso eu instale, basta fazer um backup antes para reverter né?

Galera, não achei nenhum tópico que trate em específico de OpenWRT.

Eu estava fuçando na internet, sempre tentando afinar o roteador para jogos e tal e eu me deparei com esse script:

Peguei ele no próprio fórum do OpenWRT, mas estou receoso de perder tempo instalando isso e não ter nenhuma melhora de desempenho. Vendo o código vocês conseguem identificar se parece algo promissor? Caso eu instale, basta fazer um backup antes para reverter né?
A parte mais significante dele é configurar SQM, mas vc já fez isso no seu, não?
Muitas chances de dar merda, eu evitaria.

Pessoal, como quero fazer um upgrade na rede de casa colocando mais um provedor e nada melhor que aproveitar e colocar um router mais "possante". Alguém sabe se o nanopi r5s suporta duas wans? Diferentemente do r4s, que só possui duas portas, esse possui 3 e ainda tem porta de 2,5 Gbps, que poderia utilizada em futuros upgrades. Ou seria melhor ir para um X86, pois além do load balance quero utilizar Adguard e VPN.

Pessoal, como quero fazer um upgrade na rede de casa colocando mais um provedor e nada melhor que aproveitar e colocar um router mais "possante". Alguém sabe se o nanopi r5s suporta duas wans? Diferentemente do r4s, que só possui duas portas, esse possui 3 e ainda tem porta de 2,5 Gbps, que poderia utilizada em futuros upgrades. Ou seria melhor ir para um X86, pois além do load balance quero utilizar Adguard e VPN.
Para usar LB, VPN e Adguard, iria de nanopi r6s...

Valeu Tiago, voce sabe se o r5s suportaria LB?
Suportar em qual sentido? todo openwrt suporta, questão é o tamanho do link e as regras que vai usar (sqm e etc)

Suporta, uso o meu assim com um link da vivo e outro da Tim.

Para usar LB, VPN e Adguard, iria de nanopi r6s...
Me tira uma duvida? para quem quer usar somente OpenWRT, compensa tanto pagar a mais em um R6S que um x86 ambos para usar com cartão SD?
No RS6 teria que comprar um Switch, já no x86 da pra pegar uma memoria ram e da pra achar uma baratinha no ali e mesmo assim não passa o valor do RS6.

R6S

x86

Nanopi R5S 4GB ou Fastrhino R68S?

O uso vai ser:

- combar com tx6610 e substituir HGU
- adguard + dns cache
- plugar hd externo e usar como NAS, fazendo sync dos arquivos pra um s3 usando rclone
- cliente torrent

oT0R8Ce.png

a0vhFEG.png

Nanopi R5S 4GB ou Fastrhino R68S?

O uso vai ser:

- combar com tx6610 e substituir HGU
- adguard + dns cache
- plugar hd externo e usar como NAS, fazendo sync dos arquivos pra um s3 usando rclone
- cliente torrent

oT0R8Ce.png

a0vhFEG.png
A CPU é a mesma, eu iria na mais barata, ou no Fastrhino se quiser a porta ethernet extra.

Se não for tão experiente com linux (fazendo suas próprias builds e tal), acho que o NanoPi tem uma comunidade melhor que deve facilitar certas coisas.

Lembrando que se quiser usar como NAS o R5S suporta NVMe. Aí dá para colocar um SSD com boa peformance.

Mais um modelo topton x86, bem compacto por sinal. Preço bem salgado.
R$ 1.152,91 30%de desconto | Bolso 2.5g roteador pentium n6005 celeron n5105 4x intel i226-V firewall box mini pc nvme hdmi2.0 tipo-c proxmox opnsense esxi
eu acho que todos os preços atuais de N5105 e N5095 estão salgados, pois o desempenho não é compatível com o valor cobrado. Se considerar o valor de memória e disco os valores beiram os R$ 1000,00

• Curtir
Reações: RiX

Users who are viewing this thread

Voltar