[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Coragem ein... Sair de um firewall (que preserva a segurança da sua rede) pra um simples software router. :thinking:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se souber configurar bem a queue tree + mangle dentro do RouterOS, consegue ficar até melhor que o OpenWRlixo.
Mas, normalmente o pessoal não tem muito saco pra otimizar as queues do QoS, ou preferem uma "receita pronta" pela internet... Dai nunca fica bom (depende da RB usada, link usado...) e falam que o QoS do rOS não presta :sefu:
Estranho que o pessoal mais experiente no combate a bufferbloat, que é um dos causadores do "lag" quando vc ta jogando/navegando recomendam como uma das soluções para o problema o uso de SQM e isso inclui o OpenWRlixo que vc citou, ou dd-wrt, Gargoyle ou Tomato.

Ja chegou pro routerOS v7 o Cake também, que já estava faz muito tempo no openwrlixo e outros, inclusive chegou a pedidos da comunidade, mas pra que né ?

Pelo visto terei que partir pra x86. Minha RB não dá conta do SQM com um link de 300/150. :haha:

Recomendo que tu avalie o NanoPi R4S.

Comprei um por cerca de R$500 e toca até cerca de 800Mbps com SQM tranquilamente.

Pra quem tá afim de pegar um nanopi R5S, O ali ta em período de promoções e o modelo com 4gb + case + fonte ta saindo por menos de 450 reais. (cupom br30)

oLUuY3v.png

O único nano pi com entrada m.2 pra ter wi-fi tmb é só o r5s? Tentei ver aqui o r6s e me parece que só existe módulo 5G disponível.

Pessoal, qual a necessidade de tanto controle de banda de vocês?
Eu fazia muito isso quando eu tinha internet com velocidade de, 10mbit/1mbit por exemplo, pois era colocar um celular para carregar, começava o backup e dava lag no jogo na hora. Hoje em dia estou com um link de 550/275 e nada em casa causa lag em jogo por exemplo. Pode estar a esposa no netflix e instagram ao mesmo tempo, filho no youtube ou baixando joguinhos no celular, nada deixa a internet lenta, sem contar que tenho uma VM de seeding de torrent 24hrs ligada e nunca tive problemas com conexão.

Eu fazia muito isso quando eu tinha internet com velocidade de, 10mbit/1mbit por exemplo, pois era colocar um celular para carregar, começava o backup e dava lag no jogo na hora. Hoje em dia estou com um link de 550/275 e nada em casa causa lag em jogo por exemplo. Pode estar a esposa no netflix e instagram ao mesmo tempo, filho no youtube ou baixando joguinhos no celular, nada deixa a internet lenta, sem contar que tenho uma VM de seeding de torrent 24hrs ligada e nunca tive problemas com conexão.
Bufferbloat não é sobre lentidão, mas sim de aumento de latência quando algum usuário da rede faz download ou upload enquanto você joga.

cara, eu tenho um link de 600/300 mbs e se não ligar o QoS do router (tenho um netgear xr1000 com netduma) ... meu bufferbloat fica B no waveform .... com o qos ligado em 70% down/30% up fica A+ ...

ahhh mas o teste da wave é falho e tals ... mas é o q eu tenho, se existir outro, por favor, passa ae (sério, sem ironia) ...

realmente, eu só jogo COD (como o @Chackall) e se não fizer malabarismo (como limitar a banda do PC para 20mb e 800kb de up) o jogo fica injogável em termos de registro de tiro ... por incrível que pareça, o COD beneficia quem tem conexão pior .... porém, ter buffer piora a experiência ... o melhor cenário (depois de muito teste e pesquisa) é ter buffer bom e limitar a banda de internet no sentido de liberar tudo para baixar (as portas tcp) do lado do jogo e dificultar o upload de dados do nosso lado do jogo ...

Depende do link, tem provedor que faz esse QoS pro cliente e outros apenas capam quando atinge o limite contratado.
Faça o teste de bufferbloat e se der A ou A+ está show pra download + jogos.

O que me ensinaram é que se não tem gargalo, não precisa. :pense:

cara, eu tenho um link de 600/300 mbs e se não ligar o QoS do router (tenho um netgear xr1000 com netduma) ... meu bufferbloat fica B no waveform .... com o qos ligado em 70% down/30% up fica A+ ...

ahhh mas o teste da wave é falho e tals ... mas é o q eu tenho, se existir outro, por favor, passa ae (sério, sem ironia) ...

realmente, eu só jogo COD (como o @Chackall) e se não fizer malabarismo (como limitar a banda do PC para 20mb e 800kb de up) o jogo fica injogável em termos de registro de tiro ... por incrível que pareça, o COD beneficia quem tem conexão pior .... porém, ter buffer piora a experiência ... o melhor cenário (depois de muito teste e pesquisa) é ter buffer bom e limitar a banda de internet no sentido de liberar tudo para baixar (as portas tcp) do lado do jogo e dificultar o upload de dados do nosso lado do jogo ...

Aqui eu resolvi o problema usando NetLimiter, já que o OpenWRT (na minha versão) não tem limitador por MAC.

Ontem estava jogando com 2mb de download e 500kb de upload. :alan:

Ele gera um pouco de bufferbloat, mas nada gritante.

Recebo notificação, acesso o tópico com cartão na mão só esperando o link do meliante, pra isso?
hermes-renato.gif
Disgurpa...

Mas uma coisa boa é que os HP Elitedesk mini estão mais baratos que os Thinkcentre. Modelos i5 oitava geração com seis núcleos.

Vou tentar replicar algumas coisas que o carinha do github fez numa VM e, dando certo, começo os passos num cluster.

Prometo de citar! :safadao:

Depende do link, tem provedor que faz esse QoS pro cliente e outros apenas capam quando atinge o limite contratado.
Faça o teste de bufferbloat e se der A ou A+ está show pra download + jogos.
Qual melhor local para fazer este teste? Waveform?

(...)
(...)

Postei a informação abaixo um tempo atrás no tópico da Vivo. Replico aqui para facilitar.

Aliás, o melhor mesmo é usar o SpeedTest linha de comando, ele dá mais informações (eu costumo olhar o tempo do pior ping, "high" juntamente com "jitter" para ter uma melhor avaliação, enquanto a versão web só mostra o valor médio do ping).

Claro HFC:
Código:
      Server: Claro net vírtua - Porto Alegre (id: 14143)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:    10.11 ms   (jitter: 0.41ms, low: 9.58ms, high: 10.45ms)
    Download:   503.67 Mbps (data used: 529.2 MB)
                 33.43 ms   (jitter: 12.20ms, low: 11.00ms, high: 147.03ms)
      Upload:    46.89 Mbps (data used: 22.3 MB)
                  5.77 ms   (jitter: 1.86ms, low: 4.21ms, high: 61.77ms)
 Packet Loss:     0.0%

Vivo Fibra:
Código:
      Server: RLNET - Porto Alegre (id: 17678)
         ISP: Vivo
Idle Latency:     3.75 ms   (jitter: 0.90ms, low: 3.41ms, high: 4.79ms)
    Download:   626.95 Mbps (data used: 322.2 MB)
                 11.63 ms   (jitter: 1.05ms, low: 5.00ms, high: 15.04ms)
      Upload:   309.79 Mbps (data used: 352.0 MB)
                 14.06 ms   (jitter: 3.89ms, low: 6.07ms, high: 242.03ms)
 Packet Loss: Not available.

WSNET Fibra:
Código:
      Server: EdgeUno - Porto Alegre (id: 38008)
         ISP: WSNET
Idle Latency:     1.58 ms   (jitter: 0.15ms, low: 1.55ms, high: 1.86ms)
    Download:   406.87 Mbps (data used: 563.5 MB)
                  2.04 ms   (jitter: 10.41ms, low: 1.67ms, high: 217.00ms)
      Upload:   192.90 Mbps (data used: 299.7 MB)
                  1.87 ms   (jitter: 18.92ms, low: 1.59ms, high: 228.23ms)
 Packet Loss:     0.0%

Texto abaixo do post original:

Já faz algum tempo (desde Maio/2022) que o SpeedTest também passou a reportar os tempos de ping com o link com carga que é um indicador de bufferbloat. Basta olhar os valores de ping em Idle (seta amarela), em download (seta verde para baixo) e upload (seta lilás para cima).

Idealmente os tempos de ping em download/upload deveriam ser próximos ao tempo de ping idle. A diferença entre os valores de ping em download/upload comparados com Idle é o indicador de bufferbloat.

A versão web do speed test indica apenas os valores médios ao final do teste. A verão linha de comando (que foi a que eu usei acima) tem mais detalhes para cada um desses pings (além do valor médio indica valores de jitter, mínimo e máximo).

Última edição:

Banip funcionando no OpenWRT 22.03.3 com firewall nft

teste desse tal de bufferbloat na Claro HFC 350/50:
não sei qual bruxaria aconteceu.

Banip funcionando no OpenWRT 22.03.3 com firewall nft

teste desse tal de bufferbloat na Claro HFC 350/50:
não sei qual bruxaria aconteceu.
Esse site tá bugado, mostrando o sinal de alerta em "low latency game" mesmo tendo tirado A+.

Ele da sinal de alerta se sua latencia for maior que 40 eu acho, ele nao recomenda jogar online acima disso.

• 95th Percentile Latency < 40 ms

Users who are viewing this thread

Voltar