[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Noticia triste com o Esxi no N5105, subi uma maquina virtual Ubuntu e esta travando depois de um tempo com a CPU no topo, parece o mesmo problema que o pessoal tem com o Proxmox.

Noticia triste com o Esxi no N5105, subi uma maquina virtual Ubuntu e esta travando depois de um tempo com a CPU no topo, parece o mesmo problema que o pessoal tem com o Proxmox.
Só windows server salva...

Proxmox7 - N5105 HyperX 2x16GB - NVME NETAC 256GB
Código:
21:05:25 up 44 days, 21:26

1 VM Ubuntu 22.04
1 VM Openwrt 
1 VM Windows7 x64
CPU normal. Não uso turbo e coloquei "powersave" no scaling_governor , mais para evitar super aquecimento no verão, pois ainda não instalei o fan na tampa.

Proxmox7 - N5105 HyperX 2x16GB - NVME NETAC 256GB
Código:
21:05:25 up 44 days, 21:26

1 VM Ubuntu 22.04
1 VM Openwrt
1 VM Windows7 x64
CPU normal. Não uso turbo e coloquei "powersave" no scaling_governor , mais para evitar super aquecimento no verão, pois ainda não instalei o fan na tampa.
O crash ocorre na VM e não no host

O proxmox tá 44 dias rodando, mas e as VM?
O crash ocorre na VM e não no host
As VMs não param e nem ficam com a cpu em 100%.
O meu é o N5105 tipo 2 da Toptom.

As VMs não param e nem ficam com a cpu em 100%.
O meu é o N5105 tipo 2 da Toptom.
É um milagre que até hoje a comunidade do proxmox não descobriu como replicar

É um milagre que até hoje a comunidade do proxmox não descobriu como replicar
Esse N5105 é meio estranho.
Eu tive as seguintes dificuldades no início:
- Após upgrade da ram de 8GB ( 1 DIMM ) para 32 GB ( 2 DIMM ), o proxmox dava reboot.
-- após muitos testes descobri que isso ocorria se desconectar o monitor
--- solução: um dummy hdmi simulando um monitor
--- o que tem a ver a quantidade da ram com a presença, ou não, do monitor ?
- questão térmica
-- Desativei o turbo, o PL1 e PL2.
-- Uso powersave no linux em todos os cores. A frequencia varia de 800 a 2000MHz conforme a carga.
- Crashs aleatórios relacionados ao driver i915 ( video onboard )
-- Uso as diretivas "i915.modeset=0 i915.disable_display=1" no grub
-- Ainda aguardo solução para isso, pois não tenho como usar a aceleração de transcode do Plex, sem bem que minha smart tv consegue reproduzir h265 4k ( hevc ) sozinha e sem ajuda.

Eu "acho" que esse hardware ainda está com suporte a nivel beta, por parte da Intel no kernel do linux.

- Após upgrade da ram de 8GB ( 1 DIMM ) para 32 GB ( 2 DIMM ), o proxmox dava reboot.
- questão térmica
-- Uso powersave no linux em todos os cores. A frequencia varia de 800 a 2000MHz conforme a carga.
-- Ainda aguardo solução para isso, pois não tenho como usar a aceleração de transcode do Plex, sem bem que minha smart tv consegue reproduzir h265 4k ( hevc ) sozinha e sem ajuda.

Eu "acho" que esse hardware ainda está com suporte a nivel beta, por parte da Intel no kernel do linux.
só falo uma coisa para esses minipc com n5105, windows server hyper-v for the wins.

se não, rodar bare metal o pfsense, opnsense ou openwrt.

- questão térmica

Legal saber que voce não teve problemas de freezing nas VMs com o Proxmox, vou me aventurar a fazer uns testes... @Arris @dudu1505 ainda não desisti do Windows Server, é que fiquei sem tempo, sabem aonde consigo uma Key baratinha?

Legal saber que voce não teve problemas de freezing nas VMs com o Proxmox, vou me aventurar a fazer uns testes... @Arris @dudu1505 ainda não desisti do Windows Server, é que fiquei sem tempo, sabem aonde consigo uma Key baratinha?
Keysfan tem cupom de 50% as vezes.

Tive muitos problemas de reboots por causa do video integrado ( i915 ) e pela troca da memória.
Mas agora está ok.

Captura-de-tela-20230114-111740.png

Alguém aqui já está usando o i226v? Estava pensando em comprar um appliance AMD com esse nic, só não queria ter problemas com hardware/drives.

Alguém aqui já está usando o i226v? Estava pensando em comprar um appliance AMD com esse nic, só não queria ter problemas com hardware/drives.
Tenho um appliance da AMD com 4 NIC desse, por hora estou rodando windows com hyper-v rodando OpenWRT e mais algumas VM's e até o momento tudo estável no quesito comunicação de rede aqui, tive alguns problemas de rede mas o culpado foi sempre o HGU da Vivo que por algum motivo tá bugando o modo bridge e morrendo a comunicação até resetar as configurações do HGU.

Já rodei também Proxmox por um tempo com zero problemas também, por um curto período rodei OpenWRT e Ubuntu diretamente nele sem hypervisor e não tive problema algum, o unico que não rodei aqui foi ESXi mas ai eu acho que é algum problema com meu appliance ou SSD que o disco não foi reconhecido então não sei dizer como estão os drivers nele mas teve um colega do forum que rodou ele sem problemas.

Se precisar de algum teste me dá um toque que faço aqui quando tiver um tempo.

Tenho um appliance da AMD com 4 NIC desse, por hora estou rodando windows com hyper-v rodando OpenWRT e mais algumas VM's e até o momento tudo estável no quesito comunicação de rede aqui, tive alguns problemas de rede mas o culpado foi sempre o HGU da Vivo que por algum motivo tá bugando o modo bridge e morrendo a comunicação até resetar as configurações do HGU.

Já rodei também Proxmox por um tempo com zero problemas também, por um curto período rodei OpenWRT e Ubuntu diretamente nele sem hypervisor e não tive problema algum, o unico que não rodei aqui foi ESXi mas ai eu acho que é algum problema com meu appliance ou SSD que o disco não foi reconhecido então não sei dizer como estão os drivers nele mas teve um colega do forum que rodou ele sem problemas.

Se precisar de algum teste me dá um toque que faço aqui quando tiver um tempo.
Tinha pensado em instalar o Pfsense, mas parece que não funciona com o nic i226v, apenas com um pouco de gambiara, precisa usar um USB NIC, fazer o upgrade do pfsense para a versão Plus, e só assim o pfsense enxerga o nic intel i226v. Minhas outras opções são o OpenWRT ou OPNSense. Ainda estou pesquisando qual a melhor opção.

A appliance que estou querendo tb tem 4 portas, vou usar duas para WAN e duas para LAN.

Tinha pensado em instalar o Pfsense, mas parece que não funciona com o nic i226v, apenas com um pouco de gambiara, precisa usar um USB NIC, fazer o upgrade do pfsense para a versão Plus, e só assim o pfsense enxerga o nic intel i226v. Minhas outras opções são o OpenWRT ou OPNSense. Ainda estou pesquisando qual a melhor opção.

A appliance que estou querendo tb tem 4 portas, vou usar duas para WAN e duas para LAN.
Se você quiser ainda usar o Pfsense sem depender de drivers gambiarra pode rodar ele virtualizado no Proxmox ou ESXi, cheguei a testar aqui ele virtualizado e reconheceu as NIC só não fiz o setup porque achei que não tinha conhecimentos nele pra fazer algo funcional e seguro então optei por hora pelo OpenWRT mas pretendo um dia tentar novamente o Pfsense ou Opnsense.

Olá pessoal, estou caindo de paraquedas aqui, começando nesse mundo de montar um router x86. Tenho uma dúvida eu consigo também fazer um AP integrado ao router, encontrei um modelo que já vem na case 2 saídas para antena, na minha lógica eu só precisaria trocar o chipset da placa de rede com o passar do tempo , alguém sabe se isso funciona dessa maneira ou é melhor ter um AP dedicado para isso?

Firewall-roteador-pfsense-fanless-mini-pc-celeron-j1900-j4125-4-n-cleo-4-lan-gigabit-windows.jpg_Q90.jpg_.webp

Users who are viewing this thread

Voltar