[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Não é cpu saturando na minha opinião pois ai ela ficaria em 750 mb sempre se fosse isso e nunca passaria muito disso ou ficaria muito abaixo disso, pode ser é thermal trolling or algum outro detalhe! Lembre-se que é só o ingress que apresentou esse sintoma.

Os primeiros testes que ele fez, deram resultados bem diferentes e muito abaixo do esperado, porém, ele descobriu que era o outro roteador na outra ponta do teste de iperf que era o culpado.

De qualquer forma, existem N maneiras de balancear a carga no openwrt coisa que o RouterOS não deixa em conexão pppoe... Portanto e sinceramente se vc quer 1gb simétrico de sqm ao mesmo tempo com LB, então tu tem que partir é para um roteador x86 custom é a única saída no seu caso já que mesmo uma RB como sua que custa mais de 4 mil não consegue entregar isso. E no momento não tem nenhum roteador arm que vai conseguir entregar isso tbm.

Aqui tem um cara usando x86 e falando sobre os ajustes finos que vc consegue fazer no openwrt para separar as cargas corretamente e ter o melhor resultado possivel:

Rola essa pagina ai que tem mais testes embaixo mostrando diferentes resultados.

Só testando, porém, devido a flexibilidade de poder distribuir a carga aonde vc quer no openwrt acho que 1GB ele consegue sim, porém, não em ambas as direções ao mesmo tempo como, talvez 1Gb/500Mb. Digo isso com os testes que eu fiz que aonde separei as queues e IRQ, cpu fica menos de de 50% de uso e apenas 4 núcleos dos 6 são usados, portanto tu tem 2 nucleos

Mais tu comprou um nano também ou só o minipc\routerx86? Porque o minipc\routerx86 é 12v e não 5v rsrsrs.
Eu comprei a fonte para poder fazer overclock no nano mesmo e muitos outros testes no próprio nano e por ai vai rsrsrsrs

A tu comprou um nano tbm então, achei que tu tinha ido de minipc\routerx86 apenas.
Estou com nanopi r4s também comprei ele antes e esta rodando redondamente lindo aqui a dias com LB com dois links de 600\300 pppoe inclusive graças a vc xShARkx e o t1ago , aprendi muito nesses dias sou muito grato e continuaremos a aprender, e duvidas ajuda entre outras coisas estarei a disposição de vocês

Minha fonte de 5v 4a chegou ontem do aliexpress levou exatamente 10 dias , a outra noticia boa é que também chegou meu mini pc e foi liberado pela alfandega e foi muito rápido a chegada do produto e levou uma semana , obrigado e bom dia a todos.

Aguardo novidades do seu minipc, pois tenho interesse no mesmo modelo.
Não foi vc que comprou o minipc com 4 saídas 2.5gb?

• Curtir
Reações: RiX
Sim eu mesmo, pode deixar chegando começarei a brincar e realizar testes e vou postando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não foi vc que comprou o minipc com 4 saídas 2.5gb?
Sim eu mesmo, pode deixar chegando começarei a brincar rsrsrs e realizar testes e vou postando.

Sim, a maioria das pastas no mercado hoje não conduz eletricidade. O problema seria o fato de se escorrer perder o contato com o case e não cumprir o seu papel. Você usa ele na vertical ou na horizontal? Com as fotos já vai dar para ter uma baita noção. Caso queira há também termalpad com a eficiência próxima da pasta térmica que você esta usando que inclusive é uma das melhores no mercado. Esse termalpad aqui Thermal Pad Gelid GP-Ultimate tem 15W/mk.
Eu uso ele na horizontal. Acho que não vai escorrer. Sobre esse thermal pad o bicho e bruto, pena que não tenho ele, depois vou comprar e deixar guardado .😉

acredito que não. a placa é parafusada na case e apertada. tentei colocar outro thermal pad de 1mm e nem fecha. outro detalhe que a Thermal Gryzzly krionalt é meio emborrachada então acho que não vai escorrer. de qualquer forma vou abrir depois e tirar umas fotos e postar. lembrando que a pasta não conduz eletricidade, mesmo se escorrer é só limpar e está tudo certo.
Mas thermal pad o ideal não é quanto menos espesso melhor? Quanto mais grosso pior é para conduzir o calor. Não é essa lógica? Pelo menos deveria ser essa, na minha opinião. Se for levar em conta que pasta térmica quando colocada não pode ser aplicada em exagero.

Mas thermal pad o ideal não é quanto menos espesso melhor? Quanto mais grosso pior é para conduzir o calor. Não é essa lógica? Pelo menos deveria ser essa, na minha opinião. Se for levar em conta que pasta térmica quando colocada não pode ser aplicada em exagero.
Não sei dizer quanto a espessura do thermal pad. Acredito que quanto mais grosso ele tem mais cobertura fria, tanto é que os grossos são os mais caros. Quando chegar em casa vou ver se escorreu, se não vou deixar do jeito que está mesmo. Uso na horizontal então não tem perigo.

Estou esperando sair a estável para investir meu tempo para criar uma build própria, snapshot nem perco tempo rsrsrs

Só baixar aqui:

Eu já tinha visto as builds dos snapshots :joia:, mas prefiro compilar eu mesmo pq gosto de modificar as flags de compilação e testar patches diversos (LTO, O3, etc) :lol2:, só olhar o repositório.

Sim, qdo mais fino ou até direto melhor, tem um review russo famoso que trocou os thermal pads de 1mm por chapa fina de 0,8mm de cobre + pasta térmica (chama thermal shim) e a melhora foi absurda, mas precisa ser feita com mto cuidado.

Não é cpu saturando na minha opinião pois ai ela ficaria em 750 mb sempre se fosse isso e nunca passaria muito disso ou ficaria muito abaixo disso, pode ser é thermal trolling or algum outro detalhe! Lembre-se que é só o ingress que apresentou esse sintoma.

Os primeiros testes que ele fez, deram resultados bem diferentes e muito abaixo do esperado, porém, ele descobriu que era o outro roteador na outra ponta do teste de iperf que era o culpado.

De qualquer forma, existem N maneiras de balancear a carga no openwrt coisa que o RouterOS não deixa em conexão pppoe... Portanto e sinceramente se vc quer 1gb simétrico de sqm ao mesmo tempo com LB, então tu tem que partir é para um roteador x86 custom é a única saída no seu caso já que mesmo uma RB como sua que custa mais de 4 mil não consegue entregar isso. E no momento não tem nenhum roteador arm que vai conseguir entregar isso tbm.

Aqui tem um cara usando x86 e falando sobre os ajustes finos que vc consegue fazer no openwrt para separar as cargas corretamente e ter o melhor resultado possivel:

Rola essa pagina ai que tem mais testes embaixo mostrando diferentes resultados.

Só testando, porém, devido a flexibilidade de poder distribuir a carga aonde vc quer no openwrt acho que 1GB ele consegue sim, porém, não em ambas as direções ao mesmo tempo como, talvez 1Gb/500Mb. Digo isso com os testes que eu fiz que aonde separei as queues e IRQ, cpu fica menos de de 50% de uso e apenas 4 núcleos dos 6 são usados, portanto tu tem 2 nucleos

Mais tu comprou um nano também ou só o minipc\routerx86? Porque o minipc\routerx86 é 12v e não 5v rsrsrs.
Valeu! Obrigado pela resposta. Depois vou ler com calma o link que você passou, mas acho que vou ficar só com o Mikrotik mesmo. Já tive x86 com pfSense, era muito bom mas eu rodava virtualizado, então se eu tinha que mexer no servidor, ficava sem rede. Aí mudei para Mikrotik e foi só alegria. Um hardware x86 bom, com baixo consumo e desempenho melhor do que o CCR2004 vai ficar muito caro, e ter um roteador dedicado como o CCR2004 tem suas vantagens.

Um dos provedores que assino disponibilizou a pouco tempo velocidade de 1Gbps, talvez eu passe de 500M para 1G e reduza o outro link para a menor velocidade e deixo somente como failover. Sem o mangle do load balance o uso da CPU diminui muito.

Estou com nanopi r4s também comprei ele antes e esta rodando redondamente lindo aqui a dias com LB com dois links de 600\300 pppoe inclusive graças a vc xShARkx e o t1ago , aprendi muito nesses dias sou muito grato e continuaremos a aprender, e duvidas ajuda entre outras coisas estarei a disposição de vocês
Será que você poderia rodar o teste abaixo do bufferbloat com o load balance no R4S e postar o resultado aqui?

• Curtir
Reações: RiX
Sim, a maioria das pastas no mercado hoje não conduz eletricidade. O problema seria o fato de se escorrer perder o contato com o case e não cumprir o seu papel. Você usa ele na vertical ou na horizontal? Com as fotos já vai dar para ter uma baita noção. Caso queira há também termalpad com a eficiência próxima da pasta térmica que você esta usando que inclusive é uma das melhores no mercado. Esse termalpad aqui Thermal Pad Gelid GP-Ultimate tem 15W/mk.
postando para sanar todas as dúvidas, a pasta não escorreu, está do mesmo jeito que coloquei, no caso a thermal grizzly kryonaut, agora não sei outras pastas. enfim... tá ai. :omfg:
v25R9AU.jpg

postando para sanar todas as dúvidas, a pasta não escorreu, está do mesmo jeito que coloquei, no caso a thermal grizzly kryonaut, agora não sei outras pastas. enfim... tá ai. :omfg:
v25R9AU.jpg
Mas tem coisa errada ai. Olha o quão pouco contato tem a case com o processador.... Ficou uma bolinha de pasta no centro onde esta ate marcado do termalpad. Você espalhou a pasta no processador ao qual sequer teve contato com o case.

Mas tem coisa errada ai. Olha o quão pouco contato tem a case com o processador.... Ficou uma bolinha de pasta no centro onde esta ate marcado do termalpad. Você espalhou a pasta no processador ao qual sequer teve contato com o case.
O ponto de calor fica no centro, tanto e que caiu muito a temperatura, não passa de 38 Graus. Com o thermal pad que vem nele estava batendo 55graus .

O ponto de calor fica no centro, tanto e que caiu muito a temperatura, não passa de 38 Graus. Com o thermal pad que vem nele estava batendo 55graus .
O contato está péssimo, porém se o resultado foi melhor, então tudo bem.

Aproveitando a imagem do colega como gancho.

Chegou o Nano, configurado o OpenWRT e admito que usei praticamente o sábado inteiro, mas valeu mto a pena pelo aprendizado.

Só fiquei com uma duvida...

Antes tinha nota A com 4~7ms a mais Upload e 0ms no Download, agora com o Cake (Discipline) + Piece of Cake (Script) estou com A+ 0ms no Upload, porem, no Download com +3~5ms.

Existe algum ajuste fino para zerar o incremento de latência no download também?

Última edição:

Chegou o Nano, configurado o OpenWRT e admito que usei praticamente o sábado inteiro, mas valeu mto a pena pelo aprendizado.

Antes tinha nota A com 4~7ms a mais Upload e 0ms no Download, agora com o Cake (Discipline) + Piece of Cake (Script) estou com A+ 0ms no Upload, porem, no Download com +3~5ms.

Existe algum ajuste fino para zerar o incremento de latência no download também?
Reduz o valor do download na configuração. Provavelmente o provedor de internet está oscilando o download e o cake não tem como trabalhar com sobra

Aqui tem as configs básicas recomendadas:

E aqui tem uma documentação bem extensa quanto a ajustes fino:

No dia a dia, sem configurar filas pra controle de bufferbloat vocês percebem alguma anomalia ou algo que realmente atrapalhe a navegação ou jogos online enquanto um download no torrent satura todo o link ?

Confesso que na prática isso não me prejudica em absolutamente nada, mesmo com torrent full e servidor do TS3 on, não impacta em absolutamente nada, ainda que o gráfico do UDM-PRO mostre que a cpu está pegando fogo. :fire:

No dia a dia, sem configurar filas pra controle de bufferbloat vocês percebem alguma anomalia ou algo que realmente atrapalhe a navegação ou jogos online enquanto um download no torrent satura todo o link ?

Confesso que na prática isso não me prejudica em absolutamente nada, mesmo com torrent full e servidor do TS3 on, não impacta em absolutamente nada, ainda que o gráfico do UDM-PRO mostre que a cpu está pegando fogo. :fire:
Se não tiver qos e eu estiver fazendo download no talo de 16 a 32 conexões no Internet download manager, o ping sobe pra infinito e além

Torresmo saturando o link com conexões ilimitadas e sem SQM:

dOY8Ec5.png

Mesmo torresmo agora com SQM:
AeUFiTO.png

Torresmo saturando o link com conexões ilimitadas e sem SQM:

dOY8Ec5.png

Mesmo torresmo agora com SQM:
AeUFiTO.png
De fato houve uma melhora bem expressiva, porém, nos meus testes vejo incrementos na latência na ordem de 10 a 15ms em média, o que pra mim é perfeitamente aceitável, considerando que já uso DPI com IPS no máximo, e isso já onera bastante a cpu.

Apesar de não sentir essa necessidade, gostaria que o UnifiOS tivesse uma interface de configuração mais avançada, mas parece que eles se preocupam mais em deixar o sistema bonito do que funcional, enfim, prioridades....:shrug:

Reduz o valor do download na configuração. Provavelmente o provedor de internet está oscilando o download e o cake não tem como trabalhar com sobra

Aqui tem as configs básicas recomendadas:

E aqui tem uma documentação bem extensa quanto a ajustes fino:

Valeu pela ajuda Papagaio e Tubarão.

Tinha feito o mínimo, reduzido 5% em ambos, notei que o upload praticamente não precisa limitar.

Mas o download é bem mais sensível, no final só cortando 15% pra ficar sem latência nenhuma.

Tinha feito as contas conforme a FAQ que o Shark tambem postou, tinha lido antes do equip chegar, uma pena a conexão Hue não ser estável.

Com 10% e aguardando uns 5 minutos entra cada teste, as vezes pipocava 1 ou 2ms de latência ainda. Agora vou confirmar fazendo teste durante a semana em horário de pico pra confirmar se mantem ou se corta mais ainda.

Mas vamos priorizar a qualidade x quantidade... mas da dó "perder" de propósito 15%.

Pra quem estava falando da fonte, a Kuula tem um adaptador GaN que fornece até 4,5A em 5V pela porta A.

E acabei pedindo uma Zima tambem, mas essa nem foi despachada ainda.

Users who are viewing this thread

Voltar