Não é cpu saturando na minha opinião pois ai ela ficaria em 750 mb sempre se fosse isso e nunca passaria muito disso ou ficaria muito abaixo disso, pode ser é thermal trolling or algum outro detalhe! Lembre-se que é só o ingress que apresentou esse sintoma.
Os primeiros testes que ele fez, deram resultados bem diferentes e muito abaixo do esperado, porém, ele descobriu que era o outro roteador na outra ponta do teste de iperf que era o culpado.
De qualquer forma, existem N maneiras de balancear a carga no openwrt coisa que o RouterOS não deixa em conexão pppoe... Portanto e sinceramente se vc quer 1gb simétrico de sqm ao mesmo tempo com LB, então tu tem que partir é para um roteador x86 custom é a única saída no seu caso já que mesmo uma RB como sua que custa mais de 4 mil não consegue entregar isso. E no momento não tem nenhum roteador arm que vai conseguir entregar isso tbm.
Aqui tem um cara usando x86 e falando sobre os ajustes finos que vc consegue fazer no openwrt para separar as cargas corretamente e ter o melhor resultado possivel:
No, you'd only really want to do it for a couple of processes that are cpu intensive. For example, on my 8-core, I have optimized irq affinity so that cores 1 - 6 run IRQs for network rx/tx interrupts while cores 0 and 7 don't. Core 0 runs system timer tasks and other things. On a gigabit...
forum.openwrt.org
Rola essa pagina ai que tem mais testes embaixo mostrando diferentes resultados.
Só testando, porém, devido a flexibilidade de poder distribuir a carga aonde vc quer no openwrt acho que 1GB ele consegue sim, porém, não em ambas as direções ao mesmo tempo como, talvez 1Gb/500Mb. Digo isso com os testes que eu fiz que aonde separei as queues e IRQ, cpu fica menos de de 50% de uso e apenas 4 núcleos dos 6 são usados, portanto tu tem 2 nucleos
Mais tu comprou um nano também ou só o minipc\routerx86? Porque o minipc\routerx86 é 12v e não 5v rsrsrs.