[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Com esse aparelho

https://www.mercadolivre.com.br/rot...cking_id=73d98ef1-1621-4b46-a939-2676dba76c04
eu consigo expandir o número de portas rj45 do nano pi?
Você pretende fazer Load balance com 2 links de internet?
Caso não, recomendo que adquira um switch simples não-gerenciável como o LS1005G

Chegou o meu, tirei o Thermal Pad e coloquei uma pasta térmica foda logo. quero ver se vai esquentar.:limo::alan:
Qq2PbZa.jpg
E ai, você já tem a faixa de quanto fica a temperatura com pasta térmica?

Com esse aparelho

https://www.mercadolivre.com.br/rot...cking_id=73d98ef1-1621-4b46-a939-2676dba76c04
eu consigo expandir o número de portas rj45 do nano pi?
Expandir de que forma, wan ou lan? Caso seja a lan ai qualquer switch gigabit serve! Agora se for wan ai precisa de um switch gerenciavel.

E ai, você já tem a faixa de quanto fica a temperatura com pasta térmica?
Tbm queria saber se teve melhora, porém, acredito que ele tenha tirado o thermal pad sem fazer um teste comparativo....

Outra coisa é que no meu ponto de vista o thermal pad faz um trabalho descente pelo que deu para ver, afinal de contas a case de metal fica quente! Acho que quem quer ficar com o nano na casa dos 30 graus ou mora em local muito quente ai é botar um fan nele mesmo colado com fita dupla face no topo da case.

Última edição:
Bom dia caras.
Tentei pra caramba ontem fazer funcionar o modem da TIM em bridge no OrangePi com o wrt; sem sucesso. Tentei tb com meu tp-link, mas nada. Só consegui fazer a conexao pelo windows.
Alguma luz?
Obrigado.
Procurando por esse seu modelo f@st 5657, achei esse comentário nesse video https://www.youtube.com/watch?v=u-3e6124fTk
eTfAcRe.png

Creio que você deva usar a porta lan 4 pra poder usar o bridge.

Expandir de que forma, wan ou lan? Caso seja a lan ai qualquer switch gigabit serve! Agora se for wan ai precisa de um switch gerenciavel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tbm queria saber se teve melhora, porém, acredito que ele tenha tirado o thermal pad sem fazer um teste comparativo....

Outra coisa é que no meu ponto de vista o thermal pad faz um trabalho descente pelo que deu para ver, afinal de contas a case de metal fica quente! Acho que quem quer ficar com o nano na casa dos 30 graus ou mora em local muito quente ai é botar um fan nele mesmo colado com fita dupla face no topo da case.
Eu me refiro a lan, esse que eu disse anteriormente consigo conectar nesse nano pi para aumentar a quantidade de portas lan?

Abaixo dos 40, tá ótimo. Qual era a temperatura que ficava antes com o Thermal Pad?
Eu não testei com thermal Pad. Quando ele chegou tirei aquele thermal pad horroroso e coloquei essa pasta térmica logo. A thermal grizzly e muito foda mesmo, tem 12,5W/mk de condutividade térmica. Os testes anteriores que o pessoal postou com o thermal pad fica bem acima a temperatura,por volta de 55graus. No caso ou uma pasta térmica boa ou um thermal pad muito bom e de marca.
Fui burro deveria ter feito o teste antes com o thermal pad

Última edição:
Eu me refiro a lan, esse que eu disse anteriormente consigo conectar nesse nano pi para aumentar a quantidade de portas lan?
Conforme eu expliquei, sendo lan, ai qualquer switch gigabit comum serve... Agora caso vc queira expandir a wan para fazer um load balance por exemplo, ai precisa de um switch gerenciável.

Esse tp-link que vc achou não é nem dos dois, basta ver as specs dele.

Última edição:
Conforme eu expliquei, sendo lan, ai qualquer switch gigabit comum serve... Agora caso vc queira expandir a wan para fazer um load balance por exemplo, ai precisa de um switch gerenciável.

Esse tp-link que vc achou não é nem dos dois, basta ver as specs dele.
Qual tu indica então?

Qual tu indica então?
Não gerenciável tem:

5 Portas = TP-LINK LS1005G = R$ 100,00 na shopee
8 Portas = TP-LINK LS1008G = R$ 150,00 na shopee

E gerenciável tem:

5 Portas = TP-LINK TL-SG105E = R$ 120,00 na shopee
8 Portas = TP-LINK TL-SG108E = R$ 226,00 na shopee
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fizeram o commit do fix to cartão SD no main branch do openwrt, portanto a tendencia agora é liberarem a estável para o R4S quando sair a próxima versão:

Portanto quem não gosta da versão da friendly arm, vai poder criar a sua própria build estavel do openwrt "limpa" e com o pacotes que vc usa :D

Última edição:
Portanto quem não gosta da versão da friendly arm, vai poder criar a sua própria build estavel do openwrt "limpa" e com o pacotes que vc usa :D
Falando em própria build, eu tenho compilado a minha, com uma mistura de diferentes patches, quem quiser olhar:

eu não coloquei para funcionar como DHPC ainda, não tive tempo para mexer, mas ficou o dia todo ligado e ficou assim...
nKI17ak.png
Eu tenho uma duvida quando ao colocar pasta térmica no nanopi. A pasta térmica é utilizada entre o cooler e o ihs do processador, para preencher o espaço da imperfeição de ambos e melhorar a transferência de calor. Mas entre os 2 há uma certa pressão que de certa forma mantem a pasta térmica presa ali. Já o nanopi vem com um termalpad que eu acredito ser de no mínimo 0,5mm e no máximo 1,0mm e com isso eu suponho não haver essa pressão entre o case e o processador. A duvida seria se colocar pasta térmica e usar o nanopi na vertical corre o risco da pasta térmica escorrer assim que o processador esquenta e amolecer a pasta já que não tem pressão entre case e processador?

Eu tenho uma duvida quando ao colocar pasta térmica no nanopi. A pasta térmica é utilizada entre o cooler e o ihs do processador, para preencher o espaço da imperfeição de ambos e melhorar a transferência de calor. Mas entre os 2 há uma certa pressão que de certa forma mantem a pasta térmica presa ali. Já o nanopi vem com um termalpad que eu acredito ser de no mínimo 0,5mm e no máximo 1,0mm e com isso eu suponho não haver essa pressão entre o case e o processador. A duvida seria se colocar pasta térmica e usar o nanopi na vertical corre o risco da pasta térmica escorrer assim que o processador esquenta e amolecer a pasta já que não tem pressão entre case e processador?
acredito que não. a placa é parafusada na case e apertada. tentei colocar outro thermal pad de 1mm e nem fecha. outro detalhe que a Thermal Gryzzly krionalt é meio emborrachada então acho que não vai escorrer. de qualquer forma vou abrir depois e tirar umas fotos e postar. lembrando que a pasta não conduz eletricidade, mesmo se escorrer é só limpar e está tudo certo.

Mesmo se escorrer (o que não deve acontecer como o amigo ali relatou), basta adquirir pastas térmicas não-condutivas.
Caso lambreque, só limpar com alcool isopropílico 99%

acredito que não. a placa é parafusada na case e apertada. tentei colocar outro thermal pad de 1mm e nem fecha. outro detalhe que a Thermal Gryzzly krionalt é meio emborrachada então acho que não vai escorrer. de qualquer forma vou abrir depois e tirar umas fotos e postar. lembrando que a pasta não conduz eletricidade, mesmo se escorrer é só limpar e está tudo certo.
Sim, a maioria das pastas no mercado hoje não conduz eletricidade. O problema seria o fato de se escorrer perder o contato com o case e não cumprir o seu papel. Você usa ele na vertical ou na horizontal? Com as fotos já vai dar para ter uma baita noção. Caso queira há também termalpad com a eficiência próxima da pasta térmica que você esta usando que inclusive é uma das melhores no mercado. Esse termalpad aqui Thermal Pad Gelid GP-Ultimate tem 15W/mk.

@rodpp Trocando uma ideia e uns testes com uns gringos no forum do openwrt, o nano por padrão utiliza os núcleos a72 para as tarefas de rede, ou seja, ele acaba mantendo os irq e queues nos cores a72, porém, o openwrt te permite manegar isso manualmente, ou seja, tu pode separar os irq e queues de cada eth entre os a53 ou entre os a53+a72(queues nos a53 e irq nos a72). Com isso existem trocentas maneiras diferentes de balancear a carga nos nucleos do nano.

Portanto é sim para o nano suportar LB 1gb com sqm, porém, alguém que tenha o nano + LB teria que testar para confirmar :D
Valeu. É importante testar sim. Na CCR2004, pelo que parece, cada conexão PPPoE do load balance é processada em um nucleo diferente. Durante os testes com dois links, o processamento de dois núcleos sobe bastante. E mesmo usando dois núcleos, o load balance de 1Gbps com cake não fica 100%, aumenta a latência.

Ok respostando um teste bem completo do nanopi r4s quanto a desempenho de SQM:

Did some SQM testing with iperf3 using 3 different builds:
  • All tests done with cake / piece_of_cake set to 1Gb up/down
  • Stock build: 1.8 / 1.4ghz, r8169 driver
  • OC build: 2.2 / 1.8ghz, r8169 driver
  • r8168 build: 2.2 / 1.8ghz, r8168 driver

//////// Default IRQ and queue affinity //////////

Stock build:
  • egress: 935
  • ingress: 917
  • bidirectional: 898 / 750

OC + r8169 build:
  • egress: 940
  • ingress: 916
  • bidirectional: 890 / 800

OC + r8168 build:
  • egress: 935
  • ingress: 917
  • bidirectional: 890 / 790

//////// IRQs and queues on A53 cores only //////////

Stock build:
  • ingress: 819
  • bidirectional: 884 / 710

OC + r8169 build:
  • ingress: 920
  • bidirectional: 890 / 690

OC + r8168 build:
  • egress: 941
  • bidirectional: 877 / 715

//////// IRQs and queues on A72 cores only //////////

Stock build:
  • egress: 936
  • bidirectional: 902 / 776

OC + r8169 build:
  • egress: 934
  • bidirectional: 910 / 835

OC + r8168 build:
  • egress: 932
  • bidirectional: 910 / 858
//////// IRQs on A72 cores, queues on A53 cores //////////

Stock build:
  • egress: 936
  • ingress: 885
  • bidirectional: 882 / 655

OC + r8169 build:
  • egress: 934
  • bidirectional: 884 / 680

OC + r8168 build:
  • egress: 932
  • ingress: 910
  • bidirectional: 874 / 680

//////// IRQs on A53 cores, queues on A72 cores //////////

Stock build:
  • bidirectional: 875 / 899

OC + r8169 build:
  • bidirectional: 887 / 888

OC + r8168 build:
  • egress: 939
  • bidirectional: 843 / 902

////// TAKEAWAYS
  • Any of the cores seem to be able to handle gigabit in either direction. However when you put the queues on A53 cores and run a bidirectional test, the A53 cores struggle to keep up and drop to around 880 / 700 Mb
  • When you put queues on the A72 cores, they can almost keep up with a full gigabit bidirectional load (almost 900 both ways)
  • Overall the best result I got was by putting the IRQs on the A53 cores and queues on the A72 cores.
  • The overclock and r8168 driver didn't seem to matter a whole lot. Most of the results on all the builds were within the variability between runs.
  • I would say the overclock is not worth it unless you need it for docker / other stuff.
  • The ingress speeds on all tests were somewhat unstable. Speeds were around 940Mb for the most part but would drop to around 750 about every 5 seconds, bringing the average down to around 920Mb.
  • I would call this device borderline for a symmetrical gigabit connection. I had to drop SQM to 850Mb up/down to get stable bidirectional performance. Asymmetrical is more doable and I managed to get stable speeds at 1000 / 700.
Testes feito pelo walmartshopper no forum do openwrt depois de uma discussão que eu iniciei com ele quanto a questão de LB + SQM no nano:

Portanto o que descobrimos é que o nano consegue sim fazer SQM de conexão de 1 Gigabit, porém, não 1 Gigabit simétrico ao mesmo tempo, ou seja, fazer SQM ao mesmo tempo de um download e um upload indo a velocidade de 1 Gigabit/s, porem, colocando as queues nos cores A72 e irq nos a53 ele quase consegue isso chegando a uma velocidade de uns 900 Mb/s fazendo SQM tanto no download como no upload ao mesmo tempo.

OBS:

Ele se refere a stock build, quando vc pega uma imagem do master do openwrt e usa ela ai o clock é 1.8 ghz nos núcleos a72 + 1.4g hz nos núcleos a53, porém, se vc usa openwrt que a friendly arm criou, então esses clocks por padrão sobem para 2.0 ghz nos a72 e 1.5 ghz nos a53.
Sinceramente, não gostei do resultado. Especialmente porque ele fala que a velocidade cai de 940Mbps para 750Mbps a cada 5s. Isto é sintoma de que a CPU está saturando. Faltou ele colocar o uso de cada CPU durante os testes e também a latência no teste do bufferbloat para ver se o cake está funcionando bem nesta velocidade.

Outra questão é que ele não está fazendo load balance, que puxa CPU demais para fazer o mangle nos pacotes e dividir o tráfego entre os links.

Não sei, é preciso que alguém teste para saber, mas minha impressão é que fazendo LB de dois links PPPoE, com cake, ele não vai suportar 1Gbps de tráfego.

Minha fonte de 5v 4a chegou ontem do aliexpress levou exatamente 10 dias , a outra noticia boa é que também chegou meu mini pc e foi liberado pela alfandega e foi muito rápido a chegada do produto e levou uma semana , obrigado e bom dia a todos.

Se tiver acesso, procura a K5 Pro, é uma pasta térmica super viscosa que substitui thermal pads, serve tem tudo.

Sinceramente, não gostei do resultado. Especialmente porque ele fala que a velocidade cai de 940Mbps para 750Mbps a cada 5s. Isto é sintoma de que a CPU está saturando. Faltou ele colocar o uso de cada CPU durante os testes e também a latência no teste do bufferbloat para ver se o cake está funcionando bem nesta velocidade.
Não é cpu saturando na minha opinião pois ai ela ficaria em 750 mb sempre se fosse isso e nunca passaria muito disso ou ficaria muito abaixo disso, pode ser é thermal trolling or algum outro detalhe! Lembre-se que é só o ingress que apresentou esse sintoma.

Os primeiros testes que ele fez, deram resultados bem diferentes e muito abaixo do esperado, porém, ele descobriu que era o outro roteador na outra ponta do teste de iperf que era o culpado.

De qualquer forma, existem N maneiras de balancear a carga no openwrt coisa que o RouterOS não deixa em conexão pppoe... Portanto e sinceramente se vc quer 1gb simétrico de sqm ao mesmo tempo com LB, então tu tem que partir é para um roteador x86 custom é a única saída no seu caso já que mesmo uma RB como sua que custa mais de 4 mil não consegue entregar isso. E no momento não tem nenhum roteador arm que vai conseguir entregar isso tbm.

Aqui tem um cara usando x86 e falando sobre os ajustes finos que vc consegue fazer no openwrt para separar as cargas corretamente e ter o melhor resultado possivel:

Rola essa pagina ai que tem mais testes embaixo mostrando diferentes resultados.

Outra questão é que ele não está fazendo load balance, que puxa CPU demais para fazer o mangle nos pacotes e dividir o tráfego entre os links.

Não sei, é preciso que alguém teste para saber, mas minha impressão é que fazendo LB de dois links PPPoE, com cake, ele não vai suportar 1Gbps de tráfego.
Só testando, porém, devido a flexibilidade de poder distribuir a carga aonde vc quer no openwrt acho que 1GB ele consegue sim, porém, não em ambas as direções ao mesmo tempo como, talvez 1Gb/500Mb. Digo isso com os testes que eu fiz que aonde separei as queues e IRQ, cpu fica menos de de 50% de uso e apenas 4 núcleos dos 6 são usados, portanto tu tem 2 nucleos

Minha fonte de 5v 4a chegou ontem do aliexpress levou exatamente 10 dias , a outra noticia boa é que também chegou meu mini pc e foi liberado pela alfandega e foi muito rápido a chegada do produto e levou uma semana , obrigado e bom dia a todos.

Mais tu comprou um nano também ou só o minipc\routerx86? Porque o minipc\routerx86 é 12v e não 5v rsrsrs.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar