[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Instalei o openwrt default do fabricante.
Atualizei os pacotes, quando atualizou o netifd o r4s reboota e não volta.
@xShARkx como vc atualizou os pacotes depois da instalação? Tem muito pacote desatualizado nessa build oficial
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Código:
opkg list-upgradable | cut -f 1 -d ' ' | xargs opkg upgrade
Usei esse comando pra atualizar tudo
Não é recomendado usar esse comando para sair atualizando todos os pacotes, a tendencia é que tu vai quebrar o openwrt mesmo:

Os pacotes do "core" do openwrt, é igual bios só atualiza quando realmente é necessário e quando é realmente necessário eles soltam outra build estavel caso exista uma falha de segurança séria ou algo do tipo.

OBS: 90% dos pacotes desatualizados nessa build da friendly arm são de traduções para os outros pacotes. Já que o pessoal da friendly arm integrou diversos pacotes de linguagem.

O certo sempre que vc quiser atualizar todos os pacotes, é fazer uma imagem nova com os pacotes atualizados e com o pacotes extras que vc usa:

E fazer o backup das suas configs e ai atualizar o openwrt e restaurar o backup das configs caso necessário. Depois de aprender a usar o imagebuilder tu consegue automatizar o processo basicamente todo e fica super fácil.

Aqui via esse link:

É basicamente uma "versão web do imagebuilder", aonde tu pode adicionar todos os pacotes que tu usa e ele vai criar uma imagem com eles atualizados:

EaMIeKj.png

Porém, no momento essa versão web só cria imagens das snapshots(builds diárias com as ultimas mudanças no código do openwrt) e não da versão estável, pois como eu falei aqui:

O suporte ao NanoPi R4S foi adicionado ao openwrt depois que a build estável atual já havia sido liberada. Portanto a gente vai ter acesso a estável "oficialmente", apenas na próxima versão. Porém, vc mesmo pode fazer uma imagem baseado na estável como eu falei acima, ou usar uma já pronta que alguém já fez caso vc não queira dedicar tempo no momento, como:

A build desse github ai são feitas na estável e são limpas, apenas com patch do cartão SD já integrado e mais uma ou outra coisa minima e necessária e com os pacotes atualizados.
A build do fabricante tem um bug no cartão sd, que faz com que ele não de reboot
Está usando qual aí?
Felipe confundiu rsrsrs, build que tem o bug do cartão SD são as snapshots do main branch do openwrt porque ainda não foi integrado esse patch aqui:

Ai quando tu da o comando reboot no openwrt ele não consegue iniciar até vc tirar da tomada e ligar ele novamente. Porém, já fizeram o PR la github do do main branch do openwrt, falta só eles darem o merge.

A a build da friendly arm que é o fabricante do nanopi, não tem esse bug.

Se vc acha que os pacotes na build do friendly arm estão "muito" desatualizados na sua opinião, então eu usaria a build do anaelorlinski ou criar a sua própria como eu falei acima.

Última edição:
A única versão que funcionou para o que eu precisava foi essa que o

xShARkx passou => https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds

Mesmo essa ainda tem bugs direto quando uso opkg update ou tento instalar um app etc da mensagens como a de baixo as vezes funciona e as vezes não
Collected errors:
* opkg_conf_load: Could not lock /var/lock/opkg.lock: Resource temporarily unavailable ou Unable to execute opkg update command: SyntaxError: Unexpected end of JSON input

Última edição:
@xShARkx não vou overclockar, não mto rs. Acha necessário o fan pro NanoPi ou só o case está ok?

50C a 55C, achei que está fritando
temperatura ambiente quase 30C, ahh o verão...
trabalha até 80 graus esse cpu então está de boa ainda, aqui fica na faixa dos 40.

Qualquer coisa é só meter um fan no topo da case colado com fita dupla face no centro dele:

ef8f4fe0d71b59d3835711c34096d8236b5b4fef_2_454x500.jpeg

Tipo isso ai, só que ao invés de parafuso tu prende com fita dupla face colando ela no centro do fan.

Tirando a USB da para ligar um fan nele no conector de fan interno que ele tem dentro dele, porém, ai teria que fazer um furo na case para passar um fio.

Última edição:
trabalha até 80 graus esse cpu então está de boa ainda, aqui fica na faixa dos 40.

Qualquer coisa é só meter um fan no topo da case colado com fita dupla face no centro dele:

ef8f4fe0d71b59d3835711c34096d8236b5b4fef_2_454x500.jpeg

Tipo isso ai, só que ao invés de parafuso tu prende com fita dupla face colando ela no centro do fan.

Tirando a USB da para ligar um fan nele no conector de fan interno que ele tempo, porém, ai teria que fazer um furo na case para passar um fio.
vou remanejar de local e colocar próximo de uma fan, operar acima de 50C não parece "saudável".

vou remanejar de local e colocar próximo de uma fan, operar acima de 50C não parece "saudável".
Pow no meu antigo asus rt-ac86u dava para fritar um ovo pois ele sempre ficava na faixa dos 60-75 graus rsrsrs

Nele eu coloquei um fan porque teve um verão quentão que ele chegou na casa dos 80 e começou a dar thermal trolling e desligar 1 nucleo pois o limite do cpu dele era igual ao do rk3399 do nano, que era 80 graus.

Aqui hoje está meio quente(por volta de uns 26-28 graus durante o dia) e a temp ficou na casa dos 42-44 graus, porém, o meu fica em um prateleira customizada que embaixo tem um compartimento para o dvr, ai o nano estra em cima do dvr que não esquenta nada e bem na parte da frente aonde é aberto e a própria carcaça superior do dvr ajuda a dissipar o calor o que é muito bom já que o dvr em si é só uma plaquinha pequena na parte debaixo da carcaça, ou seja, o nano dissipando calor na parte superior não interfere em nada.

Fui no topico do asus e puxei o print aqui kkkk

FgkRu9P.png

Última edição:
Qual problema? Da rede não resolvi, então gravei outro cartão sd e comecei do zero.
Agora estou configurando aos poucos e salvando um backup antes de cada alteração.

Sobrar a Temperatura, mudei de lugar, mas enquanto for esse calor de 30C do verão não tem muito o que fazer.
O problema de desconexao na WAN que tu tinha falado

Coloquei uma fan e liguei em 12V.

Já abriu o teu para ver senão veio faltando o thermal pad? 50 o tempo todo e muito doido

Hoje q aqui está batendo 30 graus, a temperatura máxima do meu foi 46 e maior parte do tempo entre 42 e 44

Depois posto print.

Já abriu o teu para ver senão veio faltando o thermal pad? 50 o tempo todo e muito doido

Hoje q aqui está batendo 30 graus, a temperatura máxima do meu foi 46 e maior parte do tempo entre 42 e 44

Depois posto print.
Não abri, mas medi a temperatura do case com termômetro e deu 45.

Não aguentei o barulho da Fan 12V, então liguei em 5V. Temperatura passou de 38 pra 42C. Considerei aceitável.
Estou com 4 containers ativos.

Smart-Select-20220117-204359-Chrome.jpg

Última edição:
minutos depois de ter escrito aqui, o meu foi liberado sem taxas tbm.

esse site ta melhor que reclame aqui
Até agora não vi um nano ser taxado, a embalagem é bem pequena, só que pesada apenas kkkk

Esse mini pc parece ser uma ótima opção também ja vem com 4 portas intel 2.5g lan

Sim, como eu falei x86 é o suprassumo dos roteadores devido a flexibilidade tanto de hardware como de sistemas que vc pode usar. Esse roteador ai é mais forte de cpu inclusive do que o nano, porem, tem chance maior de ser taxado, é o dobro do valor e acaba gastando mais energia.

Última edição:
  • Curtir
Reações: RiX
Até agora não vi um nano ser taxado, a embalagem é bem pequena, só que pesada apenas kkkk

Sim, como eu falei x86 é o suprassumo dos roteadores devido a flexibilidade tanto de hardware como de sistemas que vc pode usar. Esse roteador ai é mais forte de cpu inclusive do que o nano, porem, tem chance maior de ser taxado, é o dobro do valor e acaba gastando mais energia.
Curti esse aí, o foda é se taxar kkkk

Curti esse aí, o foda é se taxar kkkk
Sim, ,porém, pode ser que não taxe! Só da para saber comprando e testando rsrsrs. Eu mesmo recebi um ax3600 esse mês e não foi taxado e olha que a caixa dele é enorme!

Como eu falei, no aliexpress tem roteador x86 compacto de tudo quanto é gosto e bolso.

Boa tarde pessoal, não aguentei a mão coçou kkkkk e comprei o mini pc

Users who are viewing this thread

Voltar