[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Problema de usar 4A em 5V é aquecimento da fonte e cabo, com isso o desperdício de energia.
Uma fonte 12V seria ideal, mas são poucos que usam 12V.
Sim, poucos usam a não ser que vc va de x86 ai é 12v.

Agora esquentar acaba não esquentando aqui não, no caso seria 5v e 4a de consumo caso vc saturasse todos os 6 núcleos e eles estivessem a 1.8 + 2.2 ghz... E mesmo assim, não deve chegar a isso tudo e sim é um requerimento só "em caso" de precisar rsrsrs.

Porque o consumo do nano é bem baixo, em stock e saturando dois links em LB estava dando uns 7w senão me falha a memória que o @t1ago aferiu quando ele pegou o dele.
Meu R4S passou sem tributação.
Show!
Edit: vc está usando a imagem oficial?
Por oficial vc diz a do fabricante do nano? Se sim, então estou... Agora na próxima versão do openwrt deve sair o suporte oficial ao R4S, porque por enquanto a gente só tem snapshot, já que o R4S foi adicionado ao openwrt depois que saiu a versão estável atual! Ai na proxima versão quando tiver o suporte oficial eu passo para a imagem estavel oficial e personalizo ela com os pacotes que eu uso.

Essa é a vantagem de um software modular, vc só instala e usa o que quer e precisa.

Atualmente tem 3 builds que eu acho as mais recomendadas para vc usar:

Última edição:

Devagar e aprendendo cada dia mais vai melhorando, muito bom estas informações sobre as builds

xShARkx

Acho meio desnecessário SQM em link de 1GB, para mim até 500 mb é válido caso ai na sua casa vc tenha vários dispositivos que podem acabar saturando a internet em algum momento de uso intenso, agora com 1GB acho isso bem difícil?
O problema é que estou trabalhando em home office e minha esposa também trabalha de casa. Fazemos muitas reuniões por videoconferência. O meu receio é não fazer QoS e acontecer um download grande no momento de uma videoconferência. Este download pode ser atualização de software, por exemplo a usamos vários da Adobe que vira e mexe tem atualizações grandes, ou mesmo algum download mesmo que eu ou ela podemos fazer no dia-a-dia.

Pelos relatos do @t1ago, com dois links em load balance e com SQM ativado na config padrão do nano(que eu explico abaixo na resposta ao arris, o que isso significa) o NanoPi R4S conseguia chegar nas faixa dos 850-900 mb? Se não me falha a memória?? Porém, tem que confirmar direitinho porque esse site da wave form tem hora que não consegue saturar a conexão corretamente nem aqui que é 400 mb apenas...
Realmente o site da waveform não é confiável para medir a velocidade, principalmente de upload, para velocidade o Ookla é bem mais consistente. Na waveform é bom para ver a latência quando satura o link. Abaixo, coloquei o limite na queue para 1000Mbps nos dois links PPoE de 500Mbps em load balance e QoS cake, o Mikrotik consegue 1Gbps. O problema é que a CPU vai a 100% e aumenta a latência:

E aqui com o limite configurado corretamente para 500Mbps em cada link de 500Mbps:

Portanto, no Mikrotik eu consigo saturar os dois links PPPoE de 500Mbps em load balance com QoS cake, o problema é que satura a CPU e consequentemente aumenta a latência.

Como o objetivo do QoS é evitar a latência do tráfego prioritário quando o link está saturado, se o roteador aumenta a latência quando satura o link devido ao uso da CPU pelo QoS, não faz sentido usa-lo.

Aqui, sem usar QoS, os resultados são muito similares, senão melhores até. E o uso da CPU diminui uns 20% pelo menos:

Seguem as imagens do meu post anterior com os resultados do Mikrotik, sem precisar entrar nos links:

Limite na queue para 1000Mbps nos dois links PPoE de 500Mbps em load balance e QoS cake, o Mikrotik consegue 1Gbps:

4e7wkY7.png

E aqui com o limite configurado corretamente para 500Mbps em cada link de 500Mbps:

dJ0xpHC.png

Aqui, sem usar QoS, os resultados são muito similares, senão melhores até. E o uso da CPU diminui uns 20% pelo menos:

zkXevTC.png

Não realizei nenhuma configuração em sqm qos cake etc, ainda estou brincando e configurando até ficar bom igual estava antes com minha rb4011, mas pelo nanopi r4s o load balance para mim até agora esta funcionando perfeito, pelo mikrotik não ficava muito bom apenas o failover era top.

Aqui o Mikrotik funciona muito bem tanto o fail over como o load balance. O problema é o uso da CPU que vai lá no talo.

Se o R4S conseguir fazer o QoS em um load balance de dois links PPPoE de 500Mbps, sem usar 100% da CPU nem adicionar latência como está acontecendo aqui, será uma excelente opção ao Mikrotik.

Aqui o Mikrotik funciona muito bem tanto o fail over como o load balance. O problema é o uso da CPU que vai lá no talo.

Se o R4S conseguir fazer o QoS em um load balance de dois links PPPoE de 500Mbps, sem usar 100% da CPU nem adicionar latência como está acontecendo aqui, será uma excelente opção ao Mikrotik.
Eu não tenho como testar isso para vc, quem vai poder ver isso é o @RiX....

Já que aqui como eu falei, eu não uso mais de um link rsrsrs

De qualquer forma se o @RiX for testar recomendo testar com o package steering ativado e o com o pacote irqbalance instalado e ativado também, porque com dois links em LB ele vai precisa de bem mais poder de CPU para fazer o SQM em 1GB e por isso vai precisar distribuir a carga entre todos os núcleos e não apenas nos A72 que por padrão são os núcleos que o openwrt prioriza para o trafego de rede no nanopi... Com um link só, o NanoPI faz fácil SQM de 1GB com a config padrão dele sem o package steering ou irqbalance, porém, LB é outros 500 e exige bem mais CPU.

Comandos para ativar tudo depois de instalar o pacote irqbalance:

uci set irqbalance.irqbalance.enabled='1'
uci set network.globals.packet_steering='1'
uci commit irqbalance
uci commit network

Outra opção no caso do package steering é ativar o mesmo via interface luci e quanto ao irqbalance ir no arquivo config em /etc/config/irqbalance e colocar o valor do option enable em 1. Depois reiniciar o Nano caso esses comandos acima não surtam efeito por algum motivo rsrsrs.

E se der uma lida nesse post, tem algumas pessoas que recomendam um ajuste manual também que requer ler algumas coisas, porém, que de acordo com eles tem resultados muito bons:

Outra coisa é que da para fazer é o over de 200 Mhz nos nucleos A72 + 300 mhz nos nucleos A53 como eu falei e que de acordo com quem usa da um belo boost no NanoPi R4S que já que bem poderoso, porém, requer uma fonte de no mínimo 5v e 4a. E novamente eu não tenho uma fonte dessa, se bobear vou encomendar uma só para testar! Assim como um cartão SD premium(tipo um Samsung Pro) para ver o impacto que um SD card simples tem em comparação com um SD card top.
Seguem as imagens do meu post anterior com os resultados do Mikrotik, sem precisar entrar nos links:

Limite na queue para 1000Mbps nos dois links PPoE de 500Mbps em load balance e QoS cake, o Mikrotik consegue 1Gbps:

4e7wkY7.png

dJ0xpHC.png

zkXevTC.png
É pelo que eu vejo em nenhum desses testes parece que o CAKE está trabalhando corretamente, talvez devido ao CPU da RB estar topando com 1 GB facilmente... Mais tbm é complicado o CPU da RB4011 é um Cortex-A15 de 2011-2012 rsrs.

O NanoPi tem um excelente custo beneficio por 600 reais devido a esse hardware dele, porém, caso mesmo com tudo isso que eu dei como opção acima para finalmente poder atingir 1 GB SQM Cake em LB, o mesmo não consiga! Então tu tem a opção de partir para um Router x86 que da basicamente o mesmo valor da RB4011 na china(caso não for taxado é claro), só que esse tipo de router tem um hardware muito mais muito mais poderoso do que a RB4011(inclusive mais poderoso até do que o nano). O @t1ago está usando um router x86 com openwrt que ele fez de um ryzen 2200GE(overkill da porra e provavelmente subutilizado kkk) e LB de um link de 600 mb + 400 mb com sqm rodou facilmente.

O bom de um sistema open source como o openwrt é que as possibilidades são infinitas e só depende de vc investir tempo e conhecimento para o conseguir o que vc precisa.

Uns tempos atrás eu até pensava em pegar um mikrotik para ser o meu roteador, porém, depois de ver que os roteadores deles são super overpriced pelo hardware que tu pega, fora esse sistema proprietário deles que acaba te limitando com que eles te entregam\disponibilizam e acaba sendo subutilizado em um ambiente doméstico, eu desisti! OBS: Openwrt acaba nunca ficando subutilizado como o RouterOS já que é um sistema modular é tu só instala o que precisa e quer.

Eu estava partindo então para um router X86 porque para mim é o suprassumo dos roteadores, é um roteador x86 devido a flexibilidade de sistemas que vc poder usar, poder de processamento, quantidade enorme de hardware para escolher, opções de consumo de energia dependendo do hardware e etc, porém, o @t1ago me apresentou o nano e eu curti demais CxB desse roteador, fora o form factor super compacto e baixo consumo de energia.

Última edição:
Eu não tenho como testar isso para vc, quem vai poder ver isso é o @RiX....

Já que aqui como eu falei, eu não uso mais de um link rsrsrs
Valeu, suas informações neste tópico já são top demais!

É pelo que eu vejo em nenhum desses testes parece que o CAKE está trabalhando corretamente, talvez devido ao CPU da RB estar topando com 1 GB facilmente... Mais tbm é complicado o CPU da RB4011 é um Cortex-A15 de 2011-2012 rsrs.

O NanoPi tem um excelente custo beneficio por 600 reais devido a esse hardware dele, porém, caso mesmo com tudo isso que eu dei como opção acima para finalmente poder atingir 1 GB SQM Cake em LB, o mesmo não consiga! Então tu tem a opção de partir para um Router x86 que da basicamente o mesmo valor da RB4011 na china(caso não for taxado é claro), só que esse tipo de router tem um hardware muito mais muito mais poderoso do que a RB4011(inclusive mais poderoso até do que o nano). O @t1ago está usando um router x86 com openwrt que ele fez de um ryzen 2200GE(overkill da porra e provavelmente subutilizado kkk) e LB de um link de 600 mb + 400 mb com sqm rodou facilmente.

O bom de um sistema open source como o openwrt é que as possibilidades são infinitas e só depende de vc investir tempo e conhecimento para o conseguir o que vc precisa.

Uns tempos atrás eu até pensava em pegar um mikrotik para ser o meu roteador, porém, depois de ver que os roteadores deles são super overpriced pelo hardware que tu pega, fora esse sistema proprietário deles que acaba te limitando com que eles te entregam\disponibilizam e acaba sendo subutilizado em um ambiente doméstico, eu desisti! OBS: Openwrt acaba nunca ficando subutilizado como o RouterOS já que é um sistema modular é tu só instala o que precisa e quer.

Eu estava partindo então para um router X86 porque para mim é o suprassumo dos roteadores, é um roteador x86 devido a flexibilidade de sistemas que vc poder usar, poder de processamento, quantidade enorme de hardware para escolher, opções de consumo de energia dependendo do hardware e etc, porém, o @t1ago me apresentou o nano e eu curti demais CxB desse roteador, fora o form factor super compacto e baixo consumo de energia.

Eu já usei bastante o OpenWRT, mas ha muito tempo, rodando em um TpLink WR1043ND. Depois usei também o pfSense rodando virtualizado, funcionava muito bem mas toda vez que eu precisava fazer alguma manutenção no servidor da VMs, ou reiniciar, ficava sem rede.

Depois disso comecei a usar Mikrotik e nunca mais tive necessidade de mudar. Gosto muito do RouterOS. E não acho o hardware da Mikrotik overpriced não, pelo contrário. É que comparar um R4S com um uma RB5009, por exemplo, é o mesmo que comparar laranja com maçã. O R4S custa metade do preço, é muito mais flexível, serve para outras coisas além de roteador, etc; mas tem apenas duas portas de 1Gbps, precisa de instalar o OpenWRT, estar antenado em fóruns para acompanhar os desenvolvimentos, etc. Já o RB5009 já vem pronto para usar, o RouterOS é muito completo em termos de opções e configurações, tem portas de 10Gbps, 2.5Gbps, 1Gbps, switch gerenciável, etc.

O roteador que eu uso atualmente não é o RB4011, eu tenho o CCR2004-1G-12S+-2XS. Ele tem 12 portas de 10Gbps e 2 de 25Gbps, mas eu escolhi ele principalmente pelo poder de processamento. Mas mesmo sendo um dos roteadores com melhor processamento da Mikrotik, a CPU dele topa aqui como eu falei.

Se eu limitar em 600Mbps, dois links PPPoE limitados a 300Mbps cada, aí o QoS funciona beleza e sempre dá 0ms no teste do bufferbloat. Mas com 1Gbps ele adiciona em torno de 20-25ms de latência por causa do uso da CPU.

Se o R4S conseguir fazer 0ms com load balance PPPoE de 1Gbps, seria top demais. Valeria a pena pensar em uma configuração com ele aqui.

Como eu comentei acima, com load balance de dois links PPPoE limitado em 600Mbps, o Mikrotik faz o QoS corretamente e o resultado é sempre 0ms:

XKKn9ZO.png

O problema aparece com 1Gbps, que vai para 20-25ms. Por isso estou interessado neste teste com o R4S!

Como eu comentei acima, com load balance de dois links PPPoE limitado em 600Mbps, o Mikrotik faz o QoS corretamente e o resultado é sempre 0ms:

XKKn9ZO.png

O problema aparece com 1Gbps, que vai para 20-25ms. Por isso estou interessado neste teste com o R4S!
me passa o segredo dessa mágica ai abiguinho

Alguém tem cupom do ali que funcione no nanopi?

Última edição:
me passa o segredo dessa mágica ai abiguinho
O segredo é não deixar a CPU saturar, o que aumenta a latência. Para isso diminuo a velocidade de cada link.

Por exemplo, com limite de 800Mbps (400+400), já começa a adicionar latência. Veja na imagem abaixo que a latência máxima com o link saturado sobe demais. Na verdade, acho mais válido comparar os números do quadro vermelho (link saturado) com os do quadro azul (link sem carga) que marquei na imagem, principalmente a latência máxima e o 95º percentil. Se o QoS estiver funcionando de forma plena, os números do quadro vermelho devem ser muito similares ao do quadro azul. Veja que abaixo isto não acontece, a latência máxima aumenta cerca de 10 vezes!

QpKO55E.png

E aqui o mesmo problema, mas por outro motivo, sem usar o QoS:

cZGUBjU.png

O problema maior do MK é o fato dele usar somente 1 core para processar o PPPoE.
Porque quem usa via DHCP, usando LB usa todos os cores corretamente.

Cês vão surtar que esse negocio de Bufferbloat.

:limo:

Fico pensado aqui comigo quanto tempo @Arris e o @Snk B irao se aguentar ate comprar um NanoPi, pois eles irao, sem sombra de duvidas.

:bem: :limo:

Fico pensado aqui comigo quanto tempo @Arris e o @Snk B irao se aguentar ate comprar um NanoPi, pois eles irao, sem sombra de duvidas.

eu quase comprei hj mas nao achei um cupom :miau:. Dificil vai ser vender a 4011 e nao tomar golpe no mercado livre

eu quase comprei hj mas nao achei um cupom :miau:. Dificil vai ser vender a 4011 e nao tomar golpe no mercado livre
O que me fez pegar um NanoPi foi o cupom do @capa_da_gaita mesmo sabendo que vai ser beeeem subutilizado... por sorte a minha indecisão de comprar ou nao comprar me fez economizar R$10... Vender pelo ML é complicado mesmo... as chances de tomar um gorpe são grandes.

Nem vou mano... Já tenho um Pi, então acaba nem compensando fazer essa troca.
Além do que, minha infra hoje me atende muito bem.

Sou filho de uma Psicóloga... conheço o padrão de quem tem TOC.

E minha esposa que é psicóloga? kkkkk
Mas é sério... Tô bem satisfeito lá em casa. Finalmente minha rede ficou do jeitinho que eu queria.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É foda mano... Mas, é bom pra manter a saúde mental kkk
Malando sou eu que sou casado com o profissional que mais preciso kkkkkkkkkkkkkkk

R4S recebido pelos correios dia 11 e encaminhado pra minha cidade hoje! Parece Sedex :magico:

Amanhã provavelmente estarei com ele em mãos.

Qual gerenciador de containers vcs estão usando aí? Nos PI's uso Portainer.
Aqui os correios está de brincadeira com compras de sites chineses, tá levando 12 dias ou mais para saírem para entrega. Uma vez tive que ir lá nos correios saber da minha mercadoria que já iria completar 20 dias parada lá. Eu acho que isso é uma retaliação dos correios contra esses sites chineses, pois os mesmo dizem que eles trabalham de graça para esses sites.

Aqui os correios está de brincadeira com compras de sites chineses, tá levando 12 dias ou mais para saírem para entrega. Uma vez tive que ir lá nos correios saber da minha mercadoria que já iria completar 20 dias parada lá. Eu acho que isso é uma retaliação dos correios contra esses sites chineses, pois os mesmo dizem que eles trabalham de graça para esses sites.
Até que vc não está tao mal assim... 12 dias...
dia 24/01/2022 vai completar 5 meses que minha encomenda está parada na agencia.

Users who are viewing this thread

Voltar