Aqui o Mikrotik funciona muito bem tanto o fail over como o load balance. O problema é o uso da CPU que vai lá no talo.
Se o R4S conseguir fazer o QoS em um load balance de dois links PPPoE de 500Mbps, sem usar 100% da CPU nem adicionar latência como está acontecendo aqui, será uma excelente opção ao Mikrotik.
Eu não tenho como testar isso para vc, quem vai poder ver isso é o
@RiX....
Já que aqui como eu falei, eu não uso mais de um link rsrsrs
De qualquer forma se o
@RiX for testar recomendo testar com o package steering ativado e o com o pacote irqbalance instalado e ativado também, porque com dois links em LB ele vai precisa de bem mais poder de CPU para fazer o SQM em 1GB e por isso vai precisar distribuir a carga entre todos os núcleos e não apenas nos A72 que por padrão são os núcleos que o openwrt prioriza para o trafego de rede no nanopi... Com um link só, o NanoPI faz fácil SQM de 1GB com a config padrão dele sem o package steering ou irqbalance, porém, LB é outros 500 e exige bem mais CPU.
Comandos para ativar tudo depois de instalar o pacote irqbalance:
uci set irqbalance.irqbalance.enabled='1'
uci set network.globals.packet_steering='1'
uci commit irqbalance
uci commit network
Outra opção no caso do package steering é ativar o mesmo via interface luci e quanto ao irqbalance ir no arquivo config em /etc/config/irqbalance e colocar o valor do option enable em 1. Depois reiniciar o Nano caso esses comandos acima não surtam efeito por algum motivo rsrsrs.
E se der uma lida nesse post, tem algumas pessoas que recomendam um ajuste manual também que requer ler algumas coisas, porém, que de acordo com eles tem resultados muito bons:
Hi, I just read about irqbalance. I have 500Mbit fibre connection (actually 1Gbit throttled down to 500Mbit by provider in media converter). I use x86 2-core atom fanless box to run OpenWRT as my main (wired only) router. When I run bandwidth test I still get around 450-ish Mbit/sec and my sirq...
forum.openwrt.org
Outra coisa é que da para fazer é o over de 200 Mhz nos nucleos A72 + 300 mhz nos nucleos A53 como eu falei e que de acordo com quem usa da um belo boost no NanoPi R4S que já que bem poderoso, porém, requer uma fonte de no mínimo 5v e 4a. E novamente eu não tenho uma fonte dessa, se bobear vou encomendar uma só para testar! Assim como um cartão SD premium(tipo um Samsung Pro) para ver o impacto que um SD card simples tem em comparação com um SD card top.
Seguem as imagens do meu
post anterior com os resultados do Mikrotik, sem precisar entrar nos links:
Limite na queue para 1000Mbps nos dois links PPoE de 500Mbps em load balance e QoS cake, o Mikrotik consegue 1Gbps:
E aqui com o limite configurado corretamente para 500Mbps em cada link de 500Mbps:
Aqui, sem usar QoS, os resultados são muito similares, senão melhores até. E o uso da CPU diminui uns 20% pelo menos:
É pelo que eu vejo em nenhum desses testes parece que o CAKE está trabalhando corretamente, talvez devido ao CPU da RB estar topando com 1 GB facilmente... Mais tbm é complicado o CPU da RB4011 é um Cortex-A15 de 2011-2012 rsrs.
O NanoPi tem um excelente custo beneficio por 600 reais devido a esse hardware dele, porém, caso mesmo com tudo isso que eu dei como opção acima para finalmente poder atingir 1 GB SQM Cake em LB, o mesmo não consiga! Então tu tem a opção de partir para um Router x86 que da basicamente o mesmo valor da RB4011 na china(caso não for taxado é claro), só que esse tipo de router tem um hardware muito mais muito mais poderoso do que a RB4011(inclusive mais poderoso até do que o nano). O
@t1ago está usando um router x86 com openwrt que ele fez de um ryzen 2200GE(overkill da porra e provavelmente subutilizado kkk) e LB de um link de 600 mb + 400 mb com sqm rodou facilmente.
O bom de um sistema open source como o openwrt é que as possibilidades são infinitas e só depende de vc investir tempo e conhecimento para o conseguir o que vc precisa.
Uns tempos atrás eu até pensava em pegar um mikrotik para ser o meu roteador, porém, depois de ver que os roteadores deles são super overpriced pelo hardware que tu pega, fora esse sistema proprietário deles que acaba te limitando com que eles te entregam\disponibilizam e acaba sendo subutilizado em um ambiente doméstico, eu desisti! OBS: Openwrt acaba nunca ficando subutilizado como o RouterOS já que é um sistema modular é tu só instala o que precisa e quer.
Eu estava partindo então para um router X86 porque para mim é o suprassumo dos roteadores, é um roteador x86 devido a flexibilidade de sistemas que vc poder usar, poder de processamento, quantidade enorme de hardware para escolher, opções de consumo de energia dependendo do hardware e etc, porém, o
@t1ago me apresentou o nano e eu curti demais CxB desse roteador, fora o form factor super compacto e baixo consumo de energia.