Porra, aí é melhor pegar um roteador logo com tudo isso e deixar o mini pc como servidor msm. kkkka espera do minipc perfeito.
cpu ryzen 7000u ou 8000u com igpu rdna2 ou rdna3.
2 portas sfp+
4 portas ethernet 10Gb,5Gb,2.5Gb,1Gb
2 slots sodimm ddr5
aonde fica a graça de ter uma caixa pequena com poder de fogo nuclear?Porra, aí é melhor pegar um roteador logo com tudo isso e deixar o mini pc como servidor msm. kkkk
Parece bem interessante.Também ... especialmente por suportar módulos 2.5Gb/s mesmo não sendo sfp+ .
É uma placa protótipo ( desenvolvimento ) e já vem com vários tipos de memória e slots.
Wifi 6E é brinde mas meu smartphone suporta.
a espera do minipc perfeito.
cpu ryzen 7000u ou 8000u com igpu rdna2 ou rdna3.
2 portas sfp+
4 portas ethernet 10Gb,5Gb,2.5Gb,1Gb
2 slots sodimm ddr5
tava vendo aqui o @Danesh_italiano, esse minipc ryzen que esta circulando agora(inclusive o que o pessoal aqui do tópico compro), ele tem uma saida lateral m.2 pcie 3.0 x4 meio morta sem possibilidade de uso.Se hoje aparecesse um 5600/5800u com 4x 2.5Gbps + 2 sfp+ eu ja estaria SUPER feliz e ate compraria um.
tava vendo aqui o @Danesh_italiano, esse minipc ryzen que esta circulando agora(inclusive o que o pessoal aqui do tópico compro), ele tem uma saida lateral m.2 pcie 3.0 x4 meio morta sem possibilidade de uso.
mas se tirar a tampa lateral do case, da pra colocar adaptador m.2 pra pcie tamanho normal e ligar placa externa sfp+ pci externa, só vai ter que dar um jeito de não ficar a gambiarra suprema com placa solta do lado de fora.
se não me engano é o modelo que o @Snk B pegou que tem essa saída m.2 lateral
não sei esse mini pc ryzen, mas eles tem saida de energia sata pra ligar hdd 2.5", só ligar la, tem nem pq usar fonte externa.EU ate pensei nisso... mas dai teria q ter mais uma outra fonte para alimentar o slot "externo" q vai estar com a plaqueta SFP+ plugada.. meio gambiarra rsrsrs
Então, tem um detalhe do openwrt usar um pequeno espaço no disco. Aí não sobra pra instalar nada.Bom dia pessoal, estou com um problema, to tentando instalar o Home Assistant via Docker no NanoPI r5s, porem, depois de descompactar ele diz que não tem espaço o suficiente para instalar, lembrando o R5S tem 16gb de espaço...
Ai coloquei um Cartão MMC de 64gb de memoria, reconheceu beleza, tentei instalar nele e a mesma mensagem de erro (falta de espaço), continua tentando instalar na memoria interna do sistema
Eu não entendo quase nada de Linux/OpenWRT, se alguém puder dar uma luz, agradeço.
![]()
![]()
Lembrando, formatei em NFTS o pendrive pelo windows, mas antes estava em exFAT e também não deu certo..
Tentei o seguinte comando
"docker run -d \
--name homeassistant \
--privileged \
--restart=unless-stopped \
-p 8123:8123 \
-e TZ="Europe/London" \
-v /dev/mmcblk0p1/homeassistant/config \
--network=bridge \
ghcr.io/home-assistant/home-assistant:stable
" -v /dev/mmcblk0p1/homeassistant/config \" direcionando pro pendrive, tentei tanto o mmcblk0p1 como o mmcblk0
Sou muito burro em Linux, não entendo quase nada, só queria instalar o HA via Docker pra poder usar, obrigado...
Precisa aumentar a partição rootfs, que por padrão vem com um espaço menor de 100mb.Bom dia pessoal, estou com um problema, to tentando instalar o Home Assistant via Docker no NanoPI r5s, porem, depois de descompactar ele diz que não tem espaço o suficiente para instalar, lembrando o R5S tem 16gb de espaço...
Ai coloquei um Cartão MMC de 64gb de memoria, reconheceu beleza, tentei instalar nele e a mesma mensagem de erro (falta de espaço), continua tentando instalar na memoria interna do sistema
Eu não entendo quase nada de Linux/OpenWRT, se alguém puder dar uma luz, agradeço.
![]()
![]()
Lembrando, formatei em NFTS o pendrive pelo windows, mas antes estava em exFAT e também não deu certo..
Tentei o seguinte comando
"docker run -d \
--name homeassistant \
--privileged \
-e TZ="Europe/London" \
-v /dev/mmcblk0p1/homeassistant/config \
--network=bridge \
" -v /dev/mmcblk0p1/homeassistant/config \" direcionando pro pendrive, tentei tanto o mmcblk0p1 como o mmcblk0
Sou muito burro em Linux, não entendo quase nada, só queria instalar o HA via Docker pra poder usar, obrigado...
por padrao o friedlywrt já expande para o tamanho maximo disponivel.Então, tem um detalhe do openwrt usar um pequeno espaço no disco. Aí não sobra pra instalar nada.
Tem uma forma de resolver isso na Wiki, porém eu não sei fazer.
Quem sabe é o @xShARkx
Precisa aumentar a partição rootfs, que por padrão vem com um espaço menor de 100mb.
acho que nao pode mapear o dispositivo, deve mapear uma partição, como em qualquer sistema operacional. Vc está mapeando o "dev" que o device.
Jamais use NTFS em linux. Escolha EXT4, brtfs, f2fs, etc
Antes de usar o pendrive deve montar uma partição com ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
por padrao o friedlywrt já expande para o tamanho maximo disponivel.
Roda um "du -sh /var/lib/docker" e mostra o resultado aí.Então, tentei fazer isso, formatei o MMC para ext4, dei o comando "mount /dev/mmcb1k0pl /media/temp/", ele "montou a unidade removível ai."
Então tentei executar o comando
docker run -d \
--name homeassistant \
--privileged \
-e BR="Europe/London" \
-v /media/temp \
--network=bridge \
E novamente ele baixou no disco interno do r5s, dando erro na instalação por faltar espaço
Conferi no winSCP, a pasta está com todas permições de gravação e leitura...
![]()
![]()
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Opa, tentei formatar e trocar a partição para ext4
tabela comparativa de benchmarks
O Orange Pi 5 com seu RK3588s chega a ter um desempenho similiar a um i7-3632QM consumindo 7x menos energia.
Esse desempenho é de uma CPU ARM mid-range de 4 anos atrás. O OPi5 tem 4x A76+4xA55, sendo essas µArchs de 2018 e 2017, respectivamente. Esses projetos de CPUs com tecnologia de 5 anos atrás são bem estranhos ao meu ver.Incrível como os processadores arm estão evoluindo!
esse modelo da Orange Pi 5 vendeu milhares de unidades em pré-venda, seu CPU é o melhor ARM que está disponível em formato SBC hoje.Esse desempenho é de uma CPU ARM mid-range de 4 anos atrás. O OPi5 tem 4x A76+4xA55, sendo essas µArchs de 2018 e 2017, respectivamente. Esses projetos de CPUs com tecnologia de 5 anos atrás são bem estranhos ao meu ver.
O desempenho das µArchs mais novas da ARM, deixam esse no chinelo e consomem bem menos energia (vide celulares de 2020 pra cá). O desempenho de µArchs sem serem da ARM são ainda mais impressionantes, mas não sei de nenhuma além das da Apple que são voltadas pra portáteis/SBCs atualmente.
Acredito que esses projetos não adquirem SoCs ARM mais recentes por conta do preço encarecerem o conjunto todo. Por isso teremos um atraso de até quatro anos entre os chipsEsse desempenho é de uma CPU ARM mid-range de 4 anos atrás. O OPi5 tem 4x A76+4xA55, sendo essas µArchs de 2018 e 2017, respectivamente. Esses projetos de CPUs com tecnologia de 5 anos atrás são bem estranhos ao meu ver.
O desempenho das µArchs mais novas da ARM, deixam esse no chinelo e consomem bem menos energia (vide celulares de 2020 pra cá). O desempenho de µArchs sem serem da ARM são ainda mais impressionantes, mas não sei de nenhuma além das da Apple que são voltadas pra portáteis/SBCs atualmente.
ISA não faz diferença, ARM é velha pra cacete, e a Apple poderia ter feito uma CPU tão eficiente quanto se fosse x86, não o fizeram devido a licença, e ARM é a que tem o segundo melhor suporte de software atualmente.ARM parece ser o futuro. Desempenho com menor consumo. Basta ver os processadores M1 e M2 da Apple (ambos ARM).
Em SBCs baratas, sim, mas existem SBCs com o X1 tipo as plataformas de desenvolvimento do Snapdragon, porém passam fácil de $1k. A Nvidia também possui devboards nesse formato e com CPU bem mais rápidas e de fabricação própria, mas novamente são bem caras também.seu CPU é o melhor ARM que está disponível em formato SBC hoje.
Os SoCs são recentes, desse ano, só usam uma arquitetura de 4~5 anos atrás. Certo que eles não vendem em volume tão alto quanto celulares, mas poxa, são SoCs com µArchs mais fuleiras do que celulares entry-level atualmente, acho que só curtem manter as margens bem altas mesmo nesses produtos com os restos que a ARM deve dar.Acredito que esses projetos não adquirem SoCs ARM mais recentes por conta do preço encarecerem o conjunto todo. Por isso teremos um atraso de até quatro anos entre os chips
não sei esse mini pc ryzen, mas eles tem saida de energia sata pra ligar hdd 2.5", só ligar la, tem nem pq usar fonte externa.
tem que só ver se o minipc tem ligação pra hdd sata, se tiver ta resolvido![]()
De quebra tem um nobreak embutido.eu vi desses adaptores q usa cabo sata para alimentacao mas sem "case". Ja encontrou algum com case?
Como to precisando dum servidor aqui (q consuma so um tikim de energia), to ate pensando em pegar um notebruik com um ryzen 5800u e usar um desses m.2 4x para 16x com uma plaqueta 2x SFP+ + 2x ethernet tipo essa:
![]()
Dai usaria esse notebruik como servidor e roteador. Dai tb trocaria um chip uaifai por algum suportado pelo openwrt (AP bem pequeno, entao qlqr merda consegue cobrir e entregar 50Mbps).
Se eh pra fazer uma gambi, bora fazer direito... montando um frankeinstain uuheuheuhueh
Vantagem de usar o notebook ao inves desses minipc eh q se amanha eu precisar vender, vendo facil e perco pouco valor![]()