[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Qual o desempenho e uso do cpu usando Openvpn ou Wireguard?
Gostaria de saber com a transferência de arquivos, se possível é claro.
cara, wireguard usa menos cpu, mas não sei nem como ti dizer o quanto menos pq quando a vm do pfsense tava na bazuca 3700x tava usando 4 cores nele e uso de cpu sempre ali nos 10% com openvpn e quando passei pro wireguard ficou na media dos 7% de uso, hj passei a vm pra outro host com i5 só que não testei mais openvpn depois dessa mudança e como esse i5 tem ipc menor uso de cpu subiu naturalmente.

a detalhe, sempre ali com 6 clientes conectados tb na vpn.

agora uso de cpu no cliente final tb mudou, wireguard é mais leve no cliente final tb.

cara, wireguard usa menos cpu, mas não sei nem como ti dizer o quanto menos pq quando a vm do pfsense tava na bazuca 3700x tava usando 4 cores nele e uso de cpu sempre ali nos 10% com openvpn e quando passei pro wireguard ficou na media dos 7% de uso, hj passei a vm pra outro host com i5 só que não testei mais openvpn depois dessa mudança e como esse i5 tem ipc menor uso de cpu subiu naturalmente.

a detalhe, sempre ali com 6 clientes conectados tb na vpn.

agora uso de cpu no cliente final tb mudou, wireguard é mais leve no cliente final tb.
Show de bola!

Cara, um 3700x?? Caramba esse o processador do meu pc kkkk

E o desempenho sabe me dizer ?

Show de bola!

Cara, um 3700x?? Caramba esse o processador do meu pc kkkk

E o desempenho sabe me dizer ?
Então é que tem outras vms do escritorio rodando no hyperv, não é dedicadobso pro pfsense hahahaha

De desempenho, meu link aqui tem 60Mb de up e 600Mb down, sempre torando total do link sem problemas.

Wireguard roda como módulo no kernel, enquanto o OpenVPN é no userspace, então tem um overhead bem maior de software. Tem um experimento deles pra criar um módulo no kernel e melhorar o desempenho, o OpenVPN-dco:

Com router antigo aqui, Xiaomi r3g com Padavan a coisa foi feia.

Acessei de casa e deu coisa de 10mb/s a transferência de arquivo do servidor para o pc. Isso com openvpn, mas agora diminui o nível da encriptação para ver se melhora algo.
Só que mesmo lento assim uso no máximo 25% do cpu

Qual o desempenho e uso do cpu usando Openvpn ou Wireguard?
Gostaria de saber com a transferência de arquivos, se possível é claro.

Tenho os resultados de um teste que fiz um tempo atrás com o R4S+Wireguard. Usei iperf3 com uma conexão gigabit com cliente no lado WAN, acessando um servidor iperf3 na LAN (tbém gigabit). Não monitorei o uso de CPU. Abaixo os resultados. Não chega a gigabit "full" mas é bem próximo.

LAN -> WAN: (iperf3 -c 192.168.1.152 -R)
901 Mbits/sec

WAN -> LAN: (iperf3 -c 192.168.1.152)
852 Mbits/sec

Tenho os resultados de um teste que fiz um tempo atrás com o R4S+Wireguard. Usei iperf3 com uma conexão gigabit com cliente no lado WAN, acessando um servidor iperf3 na LAN (tbém gigabit). Não monitorei o uso de CPU. Abaixo os resultados. Não chega a gigabit "full" mas é bem próximo.

LAN -> WAN: (iperf3 -c 192.168.1.152 -R)
901 Mbits/sec

WAN -> LAN: (iperf3 -c 192.168.1.152)
852 Mbits/sec
Muito bom!

@Arris, você me indicou o ssd Asgard an4 para usar com o R7-5825U (fonte veio de 19v x 6,32a), mas viajei e depois que voltei está acima de mil reais o de 1TB. Acho que tinha visto antes por 600 a 700.
Depois vi uns da Netac que pensei em comprar para montar um NAS dedicado. Acho que para esse uso o segundo seria suficiente.

Imagino que esses Netac não sejam muito confiáveis para o sistema, certo? Alguém aqui já usou essa marca?

Outra coisa estranha com o R7 foi que não consegui dar boot pelo cartão SD nem por pendrive usando qualquer versão do OpenWrt. Sempre para numa mensagem tipo "can't not find root partition". Alguém tem ideia do que seja? Com ubuntu server 22.04 foi tranquilo, mas eu queria fazer uns testes no OpenWrt enquanto resolvo essa parada do ssd.

@Arris, você me indicou o ssd Asgard an4 para usar com o R7-5825U (fonte veio de 19v x 6,32a), mas viajei e depois que voltei está acima de mil reais o de 1TB. Acho que tinha visto antes por 600 a 700.
Depois vi uns da Netac que pensei em comprar para montar um NAS dedicado. Acho que para esse uso o segundo seria suficiente.

Imagino que esses Netac não sejam muito confiáveis para o sistema, certo? Alguém aqui já usou essa marca?

Outra coisa estranha com o R7 foi que não consegui dar boot pelo cartão SD nem por pendrive usando qualquer versão do OpenWrt. Sempre para numa mensagem tipo "can't not find root partition". Alguém tem ideia do que seja? Com ubuntu server 22.04 foi tranquilo, mas eu queria fazer uns testes no OpenWrt enquanto resolvo essa parada do ssd.
Eu tive esse problema com openwrt também e parece que é o adaptador usado que não consegue ler direito.
Outro user teve o mesmo problema

Senhores, qual seria a melhor forma de subir um VM com OpenWRT no Windows?

Testei aqui com o Hyper-V e achei o consumo de processar muito alto quando faço algum speed test na minha conexão de 300Mbps bate 70% de uso do Ryzen, ai coloquei o VMware Workstation e o problema piora, satura um núcleo da VM e a velocidade cai e o ping sobe absurdamente. O mais engraçado é que se coloco o iperf3 pra testar com o meu pc na minha rede como se fosse WAN e o ryzen cliente dele bate 940Mbps sem muito esforço do processador.

Testei aqui com o Hyper-V e achei o consumo de processar muito alto quando faço algum speed test na minha conexão de 300Mbps bate 70% de uso do Ryzen, ai coloquei o VMware Workstation e o problema piora, satura um núcleo da VM e a velocidade cai e o ping sobe absurdamente. O mais engraçado é que se coloco o iperf3 pra testar com o meu pc na minha rede como se fosse WAN e o ryzen cliente dele bate 940Mbps sem muito esforço do processador.
cara eu fiz da seguinte forma:
Criei uma imagem VHD com tamanho dinâmico usando a ferramenta nativa do windows de gerenciamento de discos
TnqGfem.png
WCRXy03.png

Depois usei um programa como o Rufus ou Balena Etcher pra flashear a imagem X86 do openwrt nesse disco dinamico, enviei pro windows server e criei uma VM Gen 1 no Hyper-V.
Adiciona os Nics de rede, núcleos de cpu, desabilita secure boot e etc.

Aqui com 800mb de download na claro HFC sem SQM QoS ele bate uns 30% do celeron 5105

Esse gráfico de linhas ali na direita representa o uso de cada um dos 4 núcleos do celeron. 1 deles sempre fica 90% e os demais variando...
qqwEhW9.png

Última edição:
Eu tive esse problema com openwrt também e parece que é o adaptador usado que não consegue ler direito.
Outro user teve o mesmo problema
Estranho que também testei com um pendrive e acontece a mesma coisa. Vi outros relatos pela net e parece que ninguém tem uma resposta certa pro caso do OpenWrt.
Só falta eu flashear o ssd que veio com o 6005 e ficar do mesmo jeito.

Já ativou o "packet steering" na configuração do Openwrt ? ele distribui um pouco a carga entre os cores.
Network -> Interfaces -> Global network options

cara eu fiz da seguinte forma:
Criei uma imagem VHD com tamanho dinâmico usando a ferramenta nativa do windows de gerenciamento de discos
TnqGfem.png
WCRXy03.png

Depois usei um programa como o Rufus ou Balena Etcher pra flashear a imagem X86 do openwrt nesse disco dinamico, enviei pro windows server e criei uma VM Gen 1 no Hyper-V.
Adiciona os Nics de rede, núcleos de cpu, desabilita secure boot e etc.

Aqui com 800mb de download na claro HFC sem SQM QoS ele bate uns 30% do celeron 5105

Esse gráfico de linhas ali na direita representa o uso de cada um dos 4 núcleos do celeron. 1 deles sempre fica 90% e os demais variando...
qqwEhW9.png

O task manager ainda continua dando um uso alto mas no perf monitor, htop e Hyper-V Manager está baixo o uso, deve estar bugado.

Agora testando o iperf no Ryzen teve um núcleo que teve um alto uso no perf monitor mas no task manager o uso parece menor que no speed test.

E por ultimo um teste do meu desktop no iperf com maior uso no perf monitor e nos núcleos individuais no task manager mas no uso total deu praticamente o mesmo uso do teste anterior.

Acho que o task manager aqui tá meio bugado diverge o uso demais entre outros monitores, vou experimentar mais algumas coisas e posto as minhas conclusões sobre esse caso.

Valeu @Arris pela força.

Já ativou o "packet steering" na configuração do Openwrt ? ele distribui um pouco a carga entre os cores.
Network -> Interfaces -> Global network options
no windows server isso não faz muita diferença porque ele joga os núcleos virtuais da VM em 1 core real se aguentar, e o que não aguentar ele joga nos demais cores.

Hoje finalmente consegui para pra mexer no meu R5S, coloquei o FriendlyWRT 22.03 no microsd, tentei dar boot e... nada. Vou tentar conectar os pinos de serial num conversor que tenho pra ver qual a bronca.

Hoje finalmente consegui para pra mexer no meu R5S, coloquei o FriendlyWRT 22.03 no microsd, tentei dar boot e... nada. Vou tentar conectar os pinos de serial num conversor que tenho pra ver qual a bronca.
Depois de uma solda meia boca, consegui acessar o console (o baud rate é de 1.5MBps, caso alguém mais precise), e parece que tem algo de errado com a imagem deles.
DaESdU9.png

0yGpz6B.png

Depois de uma solda meia boca, consegui acessar o console (o baud rate é de 1.5MBps, caso alguém mais precise), e parece que tem algo de errado com a imagem deles.
DaESdU9.png

0yGpz6B.png
Buildei minha própria imagem baseada nesse fork com o kernel 6.1, agr é brincar de configurar ela e fazer testes.

IzrlLtD.png

Já tem alguma forma de tirar a ont da operadora e deixar só um roteador desses que faz tudo?
Postaram este aqui neste tópico:

E este usuário postou um equipamento semelhante com a fibra da Oi conectada diretamente nele:

Users who are viewing this thread

Voltar