• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

o @kubo quanto tava vendo com o @Snk B e o @Arris sobre o hyper-v nesses minipc, o driver de rede i226 no windows server tem um detalhe, o chipset que vem no pc ryzen é o mesmo que é utilizado em mobo desktop para consumidor final comum, esse chipset a intel fez questão de não permitir utilizar o driver versão desktop no win server.

isso não é um problema, só ir no site da intel e baixar o driver(tanto faz se é o arquivo exe ou o zip, tem que extrair os dois de qual quer forma) para o i226-lm, e mandar instalar via gerenciador de dispositivo apontando manualmente o arquivo inf e selecionando manualmente tb o i226-lm.

dessa forma funciona normalmente o chipset de desktop no win server.

assim, ate da pra usar o hyper-v core, eu inclusive já usei ele anteriormente(não uso minipc, uso pc matx pra pra fazer as virtualizações e inclusive pra rodar o pfsense), mas é um PE NO SACO configurar o win server core no inicio, tem que liberar monte de coisa pra fazer funcionar o RSAT em outro win desktop, e a questão de instalação de driver é completamente via cmd.
ti recomendo fortemente, se não tiver muita paciência e quiser maior facilidade, instala o win server com interface desktop e instala a função hyper-v, e depois compra uma key pra ativar ele.

a e detalhe, não é la muito legal rodar coisa junto do host de virtualização masssssssss, com a versão core esquece, só roda o hyper-v e um ou outro programa que funciona em modo serviço, com win server com gui roda tudo sem restrições.
Eu ja tinha trocado para o Server 2019 (Desktop), pensei primeiro eu mato qual é o driver certinho depois volto pra versao Hyper-V server ja com tudo certo. Mas mesmo assim eu nao estava conseguindo, entendi o pq, tem que forçar o driver diretamente.
Outro ponto que voce levantou seria isso mesmo, a adminstracao eu ja tinha lido que da um trabalhinho ja que ele nao tem uma web gui inclusa e ainda por cima eu nao uso Windows no meu Note, só tenho Windows no Desktop e ia ser uma coisa chata toda vez ter que ligar o desk só pra gerenciar o Hyper-V.
Então parti para o Esxi com Driver da comunidade, também tomei canceira pra fazer a ISO custom por causa de um erro com python, mas depois consegui resolver e foi.
Agora vai ser testar e ver se tudo roda bem, mas valeu mesmo pela ajuda @dudu1505 e @Snk B !
 
Eu ja tinha trocado para o Server 2019 (Desktop), pensei primeiro eu mato qual é o driver certinho depois volto pra versao Hyper-V server ja com tudo certo. Mas mesmo assim eu nao estava conseguindo, entendi o pq, tem que forçar o driver diretamente.
Outro ponto que voce levantou seria isso mesmo, a adminstracao eu ja tinha lido que da um trabalhinho ja que ele nao tem uma web gui inclusa e ainda por cima eu nao uso Windows no meu Note, só tenho Windows no Desktop e ia ser uma coisa chata toda vez ter que ligar o desk só pra gerenciar o Hyper-V.
Então parti para o Esxi com Driver da comunidade, também tomei canceira pra fazer a ISO custom por causa de um erro com python, mas depois consegui resolver e foi.
Agora vai ser testar e ver se tudo roda bem, mas valeu mesmo pela ajuda @dudu1505 e @Snk B !
sobre a interface web, o win server agora tb tem gerencia via interface web, é o windows admin center.
problema é, tu tem que baixar a parte no site da m$ e instalar como se fosse qual quer outro tipo de programa.

ele tb funciona na versão core, mas é aquela coisa, instalação e configuração tudo mais complicada por ser via cmd.

se tiver algum problema com o esxi, o que posso ti recomendar é voltar pro hyper-v e o win server com desktop e ativar o hyper-v e instalar o windows admin center, vai matar todas as suas necessidades.

a questão do driver é essa ae msm, tem que forçar manualmente a instalação. a intel fez graça com o driver com os chipsets i225 e i226, cheio de frescura pra fazer eles funcionarem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

inclusive fica um link com tutorial de como instalar o admin center em qual quer versão core do win server: https://gabrielluiz.com/2019/09/execute-e-instale-o-windows-admin-center-no-windows-server-core/
 
Última edição:
Olá pessoal, tópico sensacional me ajudou muito. Decidir a usar o meu antigo Raspberry 4 de 8G ao invés de comprar um outro router.

Uma coisa que fiz e achei legal foi usar o modem da vivo fibra (Askey - RTF8115VW) como conversor de mídia, AP e switch ligado ao raspberry com openwrt por um único cabo usando VLAN. Desse modo além de economizar não comprando um AP e SW giga gerenciável com VLAN, tenho uma eficiência energética já que o modem da vivo faz AP e SW além de ser o conversor de fibra para o RJ45 (gpon).

Pontos negativos é que o tráfego entre LAN e WAN fica limitado a 1G e só tenho 3 portas gigas para usar na LAN, mas para o meu uso me atende muito bem.

Se alguém tiver interesse eu faço um tutorial de como criar VLAN no modem da vivo ao invés de usá-lo somente como bridge. E uma curiosidade é que esse modem da vivo vem com um openwrt custom rodando.
 
Olá pessoal, tópico sensacional me ajudou muito. Decidir a usar o meu antigo Raspberry 4 de 8G ao invés de comprar um outro router.

Uma coisa que fiz e achei legal foi usar o modem da vivo fibra (Askey - RTF8115VW) como conversor de mídia, AP e switch ligado ao raspberry com openwrt por um único cabo usando VLAN. Desse modo além de economizar não comprando um AP e SW giga gerenciável com VLAN, tenho uma eficiência energética já que o modem da vivo faz AP e SW além de ser o conversor de fibra para o RJ45 (gpon).

Pontos negativos é que o tráfego entre LAN e WAN fica limitado a 1G e só tenho 3 portas gigas para usar na LAN, mas para o meu uso me atende muito bem.

Se alguém tiver interesse eu faço um tutorial de como criar VLAN no modem da vivo ao invés de usá-lo somente como bridge. E uma curiosidade é que esse modem da vivo vem com um openwrt custom rodando.

Cara eu me interesso, consegue fazer um tutorial pra deixar o HGU da Vivo como switch?
 
Alguém já montou um NAS utilizando um NanoPi R4S? O bom dessa versão é o fato de ter duas portas USB 3.0, porém tentei por dias com debian, ubuntu, armbian, dietpi... mas deve haver alguma inconsistência no driver ou mesmo no kernel quando utilizado um conversor SATA-USB (JMS561). Mesmo desabilitando o UAS, a velocidade fica inferior a um USB 2.0 e a unidade é desconectada depois de um tempo. Atualizei o firmware do JMS561, seguindo a comunidade do Odroid, que faz NAS com o XU4, mas não adiantou.

Já uso um R2C Plus na minha rede, então se alguém tiver precisando de um R4S, me manda MP.
 
Pessoal, sabém alguma maneira de fazer ajustes na BIOS para reduzir o consumo do N5105.
 
Chegou o Banana Pi R3 via Aliexpress.
O equipamento vem em partes conforme o que se compra. Eu comprei o kit com fonte, 8 antenas, 4 dissipadores, a placa bpi-r3 e a caixa metálica.
A montagem é um saco por conta dos pigtails das antenas. Devo ter levado quase duas horas para conseguir plugar 8 pigtails.

Testes começando com o Openwrt snapshot feito pela Sinovoip :( ... não gostei, não consegui instalar pacotes pois apontava para repositório antigo.
Estou gravando agora o Ubuntu 22.04 no cartão sd para testar.
 
Alguém já montou um NAS utilizando um NanoPi R4S? O bom dessa versão é o fato de ter duas portas USB 3.0, porém tentei por dias com debian, ubuntu, armbian, dietpi... mas deve haver alguma inconsistência no driver ou mesmo no kernel quando utilizado um conversor SATA-USB (JMS561). Mesmo desabilitando o UAS, a velocidade fica inferior a um USB 2.0 e a unidade é desconectada depois de um tempo. Atualizei o firmware do JMS561, seguindo a comunidade do Odroid, que faz NAS com o XU4, mas não adiantou.

Já uso um R2C Plus na minha rede, então se alguém tiver precisando de um R4S, me manda MP.
Aqui uso um case USB com chip VIA Labs, Inc. VL817 SATA. Reconhece normal e não tem os problemas do JMS561.
Também obtive sucesso com hds originais externos da western digital e AData.
 
Pessoal, sabém alguma maneira de fazer ajustes na BIOS para reduzir o consumo do N5105.
Eu liguei o cstates e coloquei o limite de watts em 12w
Mas não lembro de cabeça onde são essas opções
 
Aqui uso um case USB com chip VIA Labs, Inc. VL817 SATA. Reconhece normal e não tem os problemas do JMS561.
Também obtive sucesso com hds originais externos da western digital e AData.
Interessante... está usando HDs mecânicos?

O problema do JMS561 deve estar na compatibilidade com drivers USB 3.0, especificamente em algumas distros arm64. Talvez pelo fato do JMS561 ser dual SATA e também suportar RAID.

No R4S com USB 3.0, velocidade lenta (~10 MB/s) e desconecta depois de um tempo.
No R2C com USB 2.0, velocidade máxima e estabilidade. Porém não faz sentido um NAS em USB 2.0.
 
Interessante... está usando HDs mecânicos?

O problema do JMS561 deve estar na compatibilidade com drivers USB 3.0, especificamente em algumas distros arm64. Talvez pelo fato do JMS561 ser dual SATA e também suportar RAID.

No R4S com USB 3.0, velocidade lenta (~10 MB/s) e desconecta depois de um tempo.
No R2C com USB 2.0, velocidade máxima e estabilidade. Porém não faz sentido um NAS em USB 2.0.
testei com sucesso (estabilidade e sem desconexões) esses modelos de HD externo:
.

e este case:
 
Eu liguei o cstates e coloquei o limite de watts em 12w
Mas não lembro de cabeça onde são essas opções
Acho que seria isso, achei neste site:


MeLE%20Quieter3Q%206-8W%20BIOS%20Power%20Level.jpg
 
Eu só uso um de cada vez. Pro dia a dia eu uso openwrt por causa do SQM cake que aqui é essencial, já nos finais de semana que eu posso testar com mais tranquilidade eu desligo a VM do openwrt e ligo o pfsense pra mexer.

To hospedando Portainer, unifi controller, openspeedtest. Em breve pretendo hospedar um server de minecraft/valheim pra jogar de vez em quando. Não estou tendo problemas com temperaturas no slim v2.

To usando 8gb + 4gb do china. To aguardando chegar o SSD da kingston e em breve comprarei outro pente de 8gb de ram.
A máquina está dando conta de rodar o SQM bem? No meu velho MIR3G fica capado a 130MB com CPU a 100%.
 
A máquina está dando conta de rodar o SQM bem? No meu velho MIR3G fica capado a 130MB com CPU a 100%.
O celeron 5105 da conta tranquilo de SQM a 800mb ou mais. Mas tem vários problemas com virtualização no Proxmox, que é o mais amigável, então recomendo ir para um Ryzen 5600u/5800u/5825u ou ir num ARM tipo o nanopi r4s.

Aqui eu uso windows server no minipc mas é complexo de configurar e só consegui graças a ajuda do @dudu1505
 
O celeron 5105 da conta tranquilo de SQM a 800mb ou mais. Mas tem vários problemas com virtualização no Proxmox, que é o mais amigável, então recomendo ir para um Ryzen 5600u/5800u/5825u ou ir num ARM tipo o nanopi r4s.

Aqui eu uso windows server no minipc mas é complexo de configurar e só consegui graças a ajuda do @dudu1505
Minha ideia é rodar o Openwrt direto nele, sem máquina virtual. No caso dos Ryzen, teria alguma indicação de compra?
 
Minha ideia é rodar o Openwrt direto nele, sem máquina virtual. No caso dos Ryzen, teria alguma indicação de compra?
se for pra rodar openwrt direto sem virtualização, melhor ir de Nanopi mesmo. Não faz sentido ir de x86 com openwrt sem virtualização, é desperdício demais do equipamento.

Vai usar quantos MB de internet com SQM?
 
se for pra rodar openwrt direto sem virtualização, melhor ir de Nanopi mesmo. Não faz sentido ir de x86 com openwrt sem virtualização, é desperdício demais do equipamento.

Vai usar quantos MB de internet com SQM?
No escritório tenho um link de 1GB, e em casa 500/250, ambos os links rodando Openwrt com MIR3G. A ideia é colocar em casa primeiro, com o minipc cuidando da conexão com a internet e roteadores específicos para a rede sem fio. Futuramente pretendo substituir no escritório também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O problema dos Nanopi, pelo que andei olhando, é a quantidade de portas ethernet, obrigando a comprar um switch.
 
qual seria a necessidade de sqm com link de 500/250 e de 1G? (só curiosidade)
Muito mais por perfeccionismo, do que por vantagem prática no momento. Mas o fato é que se o hardware aguenta bem um SQM com cake, é fato que não vou ter preocupação em trocar hardware por um bom tempo.
 
R6S é um belo upgrade, e custa o dobro em relação ao R4S e R5S.
se comparado ao R5S, que é o mesmo propósito (ser um router com portas 2,5G), infelizmente o R6S não tem M2 para usar NVME, o que eu acho que foi uma economia sem sentido.

Estou com um R5S 4GB RAM e 16GB EMMC com case (R$ 478,00) na função de router, com um NVME da WALRAM de 512GB (R$ 140,00) e ainda:
- Docker com alguns containers, entre eles o transmission com openvpn (este atinge no máximo 140 Mbps de download e a cpu vai no topo, conforme se pode ver nos gráficos).
-adguard + unbound;
-samba server com alguns backups escrevendo no R5S,
- Vpn policy routing com dois links de internet com regras de rotas para determinados ASNs e portas;

Considero um bom CxB até R$ 500,00
edit: e gastando 5 a 7 W no pico com escrita no nvme.

abaixo uns prints do sistema.










Pegou onde o R5S?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu R5S chegou ontem, mas ainda não tive tempo de mexer. Essa semana vou ver se consigo importar a maioria das configs do meu tp-link atual, testar estabilidade, passar tudo pra ele e aposentar o tp-link guerreiro.

O meu veio com um pedaço de fita pequena 3M, alguém usou pra prender na parede? Segurou bem?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já que estou com dois links de internet, pedi outra probe da RIPE pra colocar na TIM.
OvZl6d2.png
Pegou onde?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo