[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Só instalar o OpenWRT, instalar o MWAN3 e seguir a página de documentação dele, acho ela bem prática:

Confesso que fiquei com um pouco de receio no trabalho para instalar o openwrt, porque não recomenda o friendlywrt padrão dele?

Edit: Meio que respondendo a minha propria pergunta, só de instalar o MWAN3 no friendlywrt já recebi uns alertas de incompatibilidade com iptables.... Pelo visto tem muitos pacotes no friendlywrt que não são necessários pra todo mundo.

Edit 2: Versão Snapshot instalada, teste no bufferbloat que usando friendlywrt estava pior que roteando pelo HGU da Vivo já retornou para A+.

Agora tem um milhao de coisas para fazer, vi que o system vem por padrão com apenas 100mb e conheço muito pouco linux, vou precisar estudar até deixar tudo redondinho.
 
Última edição:
porque não recomenda o friendlywrt padrão dele?
Eu nunca usei o friendlywrt, mas geralmente evito esses forks de projetos e prefiro usar o "original", é mais algo meu.
 
Eu nunca usei o friendlywrt, mas geralmente evito esses forks de projetos e prefiro usar o "original", é mais algo meu.
Tem instalado novas builds de quanto em quanto tempo?
 
Tem instalado novas builds de quanto em quanto tempo?
Nunca :p
Fiz uma build com oq eu precisava e não mexo mais, qualquer coisa extra que coloco é só no docker mesmo.
 
Nunca :p
Fiz uma build com oq eu precisava e não mexo mais, qualquer coisa extra que coloco é só no docker mesmo.
Mesmo sendo a snapshot não sentiu necessidade? Bom saber, obrigado mais uma vez.
 
Mesmo sendo a snapshot não sentiu necessidade? Bom saber, obrigado mais uma vez.
Não uso uma das snapshots, fiz minha própria build kkkkk

Só peguei o código na master mesmo (sem versão específica), e buildei como queria, seria como se fosse uma snapshot só minha.
 
Para quem esta buscando um servidor mais robusto e sem arriscar importar e pagar o dobro de imposto, a Lenovo esta queimando o estoque do ThinkCentre M72s Gen2 com Ryzen 5 PRO 5650G por pouco mais de R$ 2500,00 no PIX, ou R$ 2800,00 em até 12x:



Por este preço não tem nada melhor no BR, e ainda da para reduzir mais:
  1. Cashback no MELIUZ (R$ 75,00)
  2. Cupom no MELIUZ (R$ 50,00)
  3. Devolução do Teclado e Mouse (R$ 200,00)
  4. Devolução do Windows 11 PRO (R$ 350,00)
Nessa conta total, por menos de R$ 2mil consegue um PC SFF com alto desempenho, aceita até 128 GB de RAM e por mais R$ 200,00 no Ali tem placa com 4 interfaces 2.5 GB.
 
Instalei o openwrt na EMMC do r5s.
Como faço para extender a partição do sistema que ficou cm apenas 120mb?
 
Deu certo, agora vou testar o OpenWrt do site e do ana para ver qual vou ficar.

Obrigado mais uma vez.
 
Para quem esta buscando um servidor mais robusto e sem arriscar importar e pagar o dobro de imposto, a Lenovo esta queimando o estoque do ThinkCentre M72s Gen2 com Ryzen 5 PRO 5650G por pouco mais de R$ 2500,00 no PIX, ou R$ 2800,00 em até 12x:



Por este preço não tem nada melhor no BR, e ainda da para reduzir mais:
  1. Cashback no MELIUZ (R$ 75,00)
  2. Cupom no MELIUZ (R$ 50,00)
  3. Devolução do Teclado e Mouse (R$ 200,00)
  4. Devolução do Windows 11 PRO (R$ 350,00)
Nessa conta total, por menos de R$ 2mil consegue um PC SFF com alto desempenho, aceita até 128 GB de RAM e por mais R$ 200,00 no Ali tem placa com 4 interfaces 2.5 GB.
Bom dia amigo, como assim devolução do teclado e mouse e do windows? Como funciona?
 
Bom dia amigo, como assim devolução do teclado e mouse e do windows? Como funciona?
Acredito que ele esteja se referindo a venda casada que não é perimido pelo código de defesa do consumidor.
Mas ai, se não me engano, estes precisam vir separados na NF e vc pode ter alguma dor de cabeça pra devolver, não sei como a Lenovo trata esses casos.

Provável que após devolver o cashback seja cancelado também.
 
OPNSense é bem chatinho de configurar. Isso de navegar só no google, precisa mudar o mtu do pppoe, tive o mesmo problema quando tava testando. Hoje em dia uso openwrt.
Então, isso do MTU seria um problema estranho, já que funcionava antes por padrão, sem nenhuma configuração extra. Não sei mesmo o que houve aquele dia.

Eu usei OPNsense nos primeiros meses de minipc aqui, achei legal, mas realmente algumas coisas são incômodas de configurar. Depois migrei pro RouterOS, comprei a licença dele e nunca mais me incomodei. Para uso doméstico é perfeito.
Sim, mas eu gosto da ideia de ter um firewall também no mesmo software, mas vou estudar outras opções.

Em geral, os senses são difíceis de configurar porque a gente acaba tendo por padrão equipamentos que vem com várias práticas consideradas inseguras por infosec, mas que ajudam na comodidade. Os senses vão vir com tudo bloqueado por padrão, várias funções que precisariam ser ativadas manualmente.

Agora que estou fisicamente na localização remota que queria conectar com Wireguard, vou tentar configurar o Wireguard direto e testar, quando não estava aqui, acabou não funcionando na rede daqui, só pelo 4G.
Tailscale tem funcionado bem, mas Wireguard puro tem performance melhor por hora.
 
Tailscale tem funcionado bem, mas Wireguard puro tem performance melhor por hora.
Qual o problema de performance que vc teve? Na minha lan mesmo no tailscale consigo saturar 1Gbit de boas, e em tese dá pra bater até 10Gbit com o TS.

Geralmente quando tô fora de casa a limitação fica sendo a velocidade do link e rotas mesmo, e não a VPN.
 
Qual o problema de performance que vc teve? Na minha lan mesmo no tailscale consigo saturar 1Gbit de boas, e em tese dá pra bater até 10Gbit com o TS.

Geralmente quando tô fora de casa a limitação fica sendo a velocidade do link e rotas mesmo, e não a VPN.

Performance com Wireguard direto simplesmente é maior pra mim. Acho que a velocidade na LAN não faz diferença, até porque eu me conecto direto em casa. Mas nos servidores remotos que tenho, sempre tive diferença de performance. Tailscale tem velocidade de cerca de 70% do Wireguard puro nos servidores remotos que uso.
 
Estou em duvida sobre o peso de cada link, tenho um de provedor local(wanb) e outro vivo(wan), o provedor local tem exatamente o dobro da vivo.

Local 600/300 (sem SQM pois estou testando esse como cliente no roteador)
Vivo 300/150 (Já contando SQM ativo)

gZXL14s.png


Está correto considera-la como peso 2?
Vi que dessa forma ela passa a ter preferencia nas conexões. No Speedtest usando o mesmo peso, dessa forma ou invertendo sempre acabo tento mais ou menos 870down e 450 up
 
Estou em duvida sobre o peso de cada link, tenho um de provedor local(wanb) e outro vivo(wan), o provedor local tem exatamente o dobro da vivo.

Local 600/300 (sem SQM pois estou testando esse como cliente no roteador)
Vivo 300/150 (Já contando SQM ativo)

gZXL14s.png


Está correto considera-la como peso 2?
Vi que dessa forma ela passa a ter preferencia nas conexões. No Speedtest usando o mesmo peso, dessa forma ou invertendo sempre acabo tento mais ou menos 870down e 450 up
Me parece tudo certo. No speed test sempre vai bater o máximo pq vc tá saturando ambas as redes, não faz diferença qual tem a "preferência".
 
Me parece tudo certo. No speed test sempre vai bater o máximo pq vc tá saturando ambas as redes, não faz diferença qual tem a "preferência".

Boa, muito obrigado.

IPV6 eu fiz igual você relatou aqui, dei fim em tudo. Não uso e não sinto falta por enquanto.

Conhece alguma forma de eu colocar uma policy para o CS usar sempre a wan da vivo? Não queria limitar o PC apenas a uma interface, mas não sei como linkar a conexão do jogo, não sei se usa um range de IPs por exemplo.
 
Boa, muito obrigado.

IPV6 eu fiz igual você relatou aqui, dei fim em tudo. Não uso e não sinto falta por enquanto.

Conhece alguma forma de eu colocar uma policy para o CS usar sempre a wan da vivo? Não queria limitar o PC apenas a uma interface, mas não sei como linkar a conexão do jogo, não sei se usa um range de IPs por exemplo.
redireciona o ASN da valve pra sair por gateway apenas, o numero é: AS32590
detalhe, vai redirecionar TUDO relacionado a valve, incluindo download da steam.

não tem um range especifico de ips usado pela valve para os servidores cs, eles usam o que tem disponível dentro do asn deles.
 
redireciona o ASN da valve pra sair por gateway apenas, o numero é: AS32590
detalhe, vai redirecionar TUDO relacionado a valve, incluindo download da steam.

não tem um range especifico de ips usado pela valve para os servidores cs, eles usam o que tem disponível dentro do asn deles.

Certo, esse era um efeito colateral que não queria, visto que a banda no outro link é maior. Mas já é uma solução.

Obrigado.
 
Boa, muito obrigado.

IPV6 eu fiz igual você relatou aqui, dei fim em tudo. Não uso e não sinto falta por enquanto.

Conhece alguma forma de eu colocar uma policy para o CS usar sempre a wan da vivo? Não queria limitar o PC apenas a uma interface, mas não sei como linkar a conexão do jogo, não sei se usa um range de IPs por exemplo.
Fora oq foi dito a cima, se tiver a lista de IPs de algum jeito, ou IP de um servidor específico, é só criar uma rule com policy wan_only com o destino sendo esse IP ou então um ipset (lista de IPs).
 
Nem sempre irá funcionar pelo ASN, alguns jogos usam a cloud da AWS ou GCP por exemplo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

redireciona o ASN da valve pra sair por gateway apenas, o numero é: AS32590
detalhe, vai redirecionar TUDO relacionado a valve, incluindo download da steam.

não tem um range especifico de ips usado pela valve para os servidores cs, eles usam o que tem disponível dentro do asn deles.
 
Eu não encontrei uma forma de criar a regra por ASN, somente por IP ou ranges
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo