Tenho OPNSENSE em um N5095, ficou top uso ele via proxmox com outras diversas VMVendo por esse lado parece valer bem a pena em! O nic ta bem baratinho (vi o pessoal recomendando pegar i226, está bem mais caro).
Boa, já inviabiliza totalmente
Tenho OPNSENSE em um N5095, ficou top uso ele via proxmox com outras diversas VMVendo por esse lado parece valer bem a pena em! O nic ta bem baratinho (vi o pessoal recomendando pegar i226, está bem mais caro).
Boa, já inviabiliza totalmente
pq nao pega um dell optiplex usado USFF?Fala galera, estou em busca de um roteador "prosumer" pois cansei dos problemas que usar o Deco como roteador tem me causado.
Meu orçamento é até 2k reais, eu tenho um homelab aqui em casa com proxmox rodando uma pancada de serviços (home assistant, plex e arrs, pi-hole, etc.) e precisaria separar toda essa parafernalha numa subnet diferente, pois pretendo abrir pra controlar remoto com vpn e separar trazia uma segurança a mais.
Sei que posso usar um PC, instalar uma nic e criar um roteador com OPNSense, mas nao tenho um PC sobrando por aqui e o espaço é limitado pois as paradas ficam no rack da sala, então queria algo menor/fino.
Com uma pesquisa rápida fiquei interessado no MikroTik RB5009UG+S+IN, ainda mais por poder usar a fibra da vivo direto na porta SFP+ com um DFP-34X-2C2, o q me eliminaria o trambolho do modem da Vivo e centralizaria tudo.
Acham essa uma boa opção ou tem coisa melhor/mais barata no momento?
Show, ficou top!Inspirado na dashboard do @FelipeSS , apresentamos a dashboard com speedtests - com direito ao png obtido no teste:
![]()
Inspirado na dashboard do @FelipeSS , apresentamos a dashboard com speedtests - com direito ao png obtido no teste:
![]()
Boa tarde Igor, queria tirar uma duvida sobre esse post.Qualquer um da ftdi (os vermelhos), com algum ch340, ou com o cp2102 serve.
Lembrando que vc vai precisar conectar as portas rx e tx em algum lugar dentro do roteador.
serve, tenho uma porrada desses aqui em casa, são ótimos.Boa tarde Igor, queria tirar uma duvida sobre esse post.
Infelizmente só fui obter tempo para o roteador agora. Saberia me dizer se esse modelo serve? Se sim, precisa de mais alguma coisa?
![]()
Ft232rl Conversor Usb Ttl Uart Ft232 5v 3.3v Ftdi Rs232 - R$ 21,85
Módulo Conversor Usb Serial Rs232 Ftdi Ft232rl Ttl 5v 3v3 Arduino Módulo Conversor USB para UART (nível TTL de 5V ou 3,3V selecionável por jumper).Conversão baseada no circuito integrado FT232RL. Possui regulador de tensão 3,3V interno. Pinos GND, CTS, VCC, TX, RX e DTR.produto.mercadolivre.com.br
A CWWK parece que ainda envia para o Brasil:Onde comprar mini router com portas 2.5gb, parece que a topton não entrega mais no brasil
Pode me dizer se preciso comprar fios para soldar, ou usando os próprios pinos do ftdi serve?serve, tenho uma porrada desses aqui em casa, são ótimos.
Lembra de mudar o jumper pra 3.3v quando for usar.
Só se vc fizer mágica pra encaixar, ou se eles alinharem perfeitamente com os pinos de debug do seu roteador. Não precisa soldar, acho, mas vai precisar de uns dupontPode me dizer se preciso comprar fios para soldar, ou usando os próprios pinos do ftdi serve?
Esses daqui macho-fêmea deve servirSó se vc fizer mágica pra encaixar, ou se eles alinharem perfeitamente com os pinos de debug do seu roteador. Não precisa soldar, acho, mas vai precisar de uns dupont
Pode compartilhar o dashboard com a gente ? Ficou muito bom...Inspirado na dashboard do @FelipeSS , apresentamos a dashboard com speedtests - com direito ao png obtido no teste:
![]()
Também tenho o r5s, está usando o firmware original?Uma atualização sobre R5S com OpenWrt, depois de varios ajustes, irqbalance, Packet Steering, Software flow offloading (Hard off), consegui resultados mais consistentes no bufferbloat, antes hora ia muito bem e outras estouravam pra + de 10ms em load.
Estou usando o openwrtTambém tenho o r5s, está usando o firmware original?
Quando mods está usando?
Não sei a do @HFS, mas a minha está aqui https://grafana.anuzes.eu.org/Pode compartilhar o dashboard com a gente ? Ficou muito bom...
o R5S acho q ja tem uma build custom do openwrt, n sei se funciona bem, mas no R4S q tem suporte oficial é só baixar e instalar e roda liso.Estou esperando uma R5S e queria tirar algumas dúvidas. Não tenho experiência com o OpenWRT, mas pretendo utilizar a placa como o router principal em um apartamento (~200 wi-fi no scan).
Preciso basicamente de um Firewall, OpenVPN Server (acesso remoto) e Adguard Home (DNS e Adblock). Vi que ele suporta Docker, será que fica bom colocar esses serviços nele ou vcs recomendam instalar e configurar direto no SO mesmo e deixar o sistema dele capado sem o docker?
Tenho uma boa experiência com Ubuntu, mas acho que vale a pena quebrar a cabeça um pouquinho e tentar fazer o arranjo no FriendlyWRT ou OpenWRT. Não sei como está a questão de suporte, mas acredito que o mod do fabricante (FriendlyWRT) deve rodar mais liso, o que acham?
Vou lançar uma porta 2.5 em um switch na minha rede cabeada e a outra porta em um AP (Archer C7) gigabit, tenho IP fixo num plano de 500Mb PPoE (suficiente para uso residencial).
Vi umas reviews sobre a instalação de Wi-fi direto na placa, mas creio que não fica bom para usar como AP, por enquanto vou sofrer com o meu TP-Link e pretendo resolver a questão com uma Ubiquiti U6+ posteriormente e instalar o controlador direto na plaqueta (R5S). Alguém fez isso (é outro que pode rodar em container tbm)?
Se alguém tiver dicas para a configuração do firewall, será bem vindo (Não sei se é tranquilo configurar bloqueio de GeoIP e IPset nesses WRT), preciso colocar os DDos num IPset e bloqueio de ASIA padrão com maxmind (no ubuntu é tranquilo de configurar com iptables direto). Compartilhem as experiências;
Achei o WireGuard melhor na facilidade de configurar e mais estável no dia a dia, até mesmo quando faz roaming entre redes 4G/wifi, com o r5s às vezes estou com 14 dias sem desligar acho que foi o número de dias que fiquei sem brincar com eleEstou esperando uma R5S e queria tirar algumas dúvidas. Não tenho experiência com o OpenWRT, mas pretendo utilizar a placa como o router principal em um apartamento (~200 wi-fi no scan).
Preciso basicamente de um Firewall, OpenVPN Server (acesso remoto) e Adguard Home (DNS e Adblock). Vi que ele suporta Docker, será que fica bom colocar esses serviços nele ou vcs recomendam instalar e configurar direto no SO mesmo e deixar o sistema dele capado sem o docker?
Tenho uma boa experiência com Ubuntu, mas acho que vale a pena quebrar a cabeça um pouquinho e tentar fazer o arranjo no FriendlyWRT ou OpenWRT. Não sei como está a questão de suporte, mas acredito que o mod do fabricante (FriendlyWRT) deve rodar mais liso, o que acham?
Vou lançar uma porta 2.5 em um switch na minha rede cabeada e a outra porta em um AP (Archer C7) gigabit, tenho IP fixo num plano de 500Mb PPoE (suficiente para uso residencial).
Vi umas reviews sobre a instalação de Wi-fi direto na placa, mas creio que não fica bom para usar como AP, por enquanto vou sofrer com o meu TP-Link e pretendo resolver a questão com uma Ubiquiti U6+ posteriormente e instalar o controlador direto na plaqueta (R5S). Alguém fez isso (é outro que pode rodar em container tbm)?
Se alguém tiver dicas para a configuração do firewall, será bem vindo (Não sei se é tranquilo configurar bloqueio de GeoIP e IPset nesses WRT), preciso colocar os DDos num IPset e bloqueio de ASIA padrão com maxmind (no ubuntu é tranquilo de configurar com iptables direto). Compartilhem as experiências;
Revivendo do post de quando eu era Vivo Fibra,
Gráfico em tempo real da qualidade de minha internet está de volta, versão BOi agora
Nova URL
Grafana
grafana.anuzes.eu.org
![]()
![]()
![]()
Eu algum lugar da internet eu li que:Achei o WireGuard melhor na facilidade de configurar e mais estável no dia a dia, até mesmo quando faz roaming entre redes 4G/wifi, com o r5s às vezes estou com 14 dias sem desligar acho que foi o número de dias que fiquei sem brincar com ele
De onde já tirou essa informação? O Wireguard tem uma criptografia mais atual e segura, nada ver ele ser menos seguro.Eu algum lugar da internet eu li que:
Wireguard:
É mais fácil de configurar e tem uma melhor performance por estar integrado ao kernel do Linux (não sei se isso se aplica a Openwrt, mas creio que sim), porém, um pouco menos seguro que a OpenVPN (não entendi em que sentido)...
OpenVPN:
Precisa rodar vários comandos para se configurar, a performance é menor comparada com o Wireguard, porém é mais seguro que o Wireguard (novamente, não entendo onde isso se aplica.
Eu algum lugar da internet eu li que:
Wireguard:
É mais fácil de configurar e tem uma melhor performance por estar integrado ao kernel do Linux (não sei se isso se aplica a Openwrt, mas creio que sim), porém, um pouco menos seguro que a OpenVPN (não entendi em que sentido)...
OpenVPN:
Precisa rodar vários comandos para se configurar, a performance é menor comparada com o Wireguard, porém é mais seguro que o Wireguard (novamente, não entendo onde isso se aplica.
Acho que isso daí não se aplica ao assunto agora, já que é uma vpn pra própria casa do usuário lá, em termos de privacidade tanto faz openvpn ou wireguard, segurança na prática ambos são iguais, mas desempenho do wg é melhor (não que seja relevante, a não ser que o cara tenha link de 1gb+ em ambas as pontas).As próprias VPNs comerciais explicam as diferenças entre WireGuard e OpenVPN. Basicamente, o WireGuard é focado na segurança, privacidade não faz parte do Wireguard . Por isso, as VPNs comerciais (as serias) implementam seus próprios scripts de ofuscação e apagamento dos dados dos usuários.
Portanto, aquele cidadão que usa WireGuard em VPS (muitas vezes gratuitas) ou servidores locais pensando em privacidade, algo de errado não está certo. Agora, se o foco for apenas segurança, o WireGuard leva vantagem em relação ao OpenVPN.