[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Última edição:
Como é o esquema de wifi de vcs aí? Quais APs tão usando?
Atualmente tô com um Twibi Giga e dois Twibis Fast (100mb no cabo), com o Giga sendo o AP principal, um dos Fast com backhaul ethernet no mesmo ambiente que meu NanoPi (pra poder ficar no nobreak em caso de falta de energia), e outro Fast jogado na sala com backhaul em wifi.
A cobertura é excelente, mas noto que vez ou outra eles dão uns engasgos enquanto a internet cabeada segue sem problemas. Também aleatoriamente só perdem pacotes vez ou outra ou meio que desligam por 1~2 minutos em algum momento do dia.

Tava pensando em talvez pegar algum AP da ubiquiti, mas não teria como deixar no teto, não sei se os APs redondos deles serviriam (tipo um U6 Pro), ou se é melhor pegar um In-wall/Mesh pra deixar na parede ou em cima da mesa.
Pelo design center deles eu precisaria de mais de um AP pra cobrir todo o apartamento aqui (120m²), não sei se tão sendo muito conservadores ou se é isso mesmo por conta das paredes. Só sei que se fosse adicionar mais um, o segundo teria de ter backhaul por wifi mesmo :/

Opiniões?

Estou esperando uma Ubiquiti U6+ para instalação em teto, não posso opinar muito.
Se já está interessado em Ubuquiti que não seja de teto, experimente a U6 Mesh.

Consegui rodar a controladora direto no docker da Nanopi sem problemas:

YAML:
services:
  unifi-db:
    image: docker.io/mongo:4.4
    container_name: unifi-db
    hostname: unifi-db
    environment:
     - TZ=America/Sao_Paulo
    volumes:
     - /mnt/storage/docker/stacks/unifi/unifi-db/data/db:/data/db
     - /mnt/storage/docker/stacks/unifi/unifi-db/data/configdb:/data/configdb     
     - /mnt/storage/docker/stacks/unifi/unifi-db/init-mongo.js:/docker-entrypoint-initdb.d/init-mongo.js:ro
    restart: unless-stopped
    network_mode: host

unifi-network-application:
    image: lscr.io/linuxserver/unifi-network-application:latest
    container_name: unifi-network-application
    hostname: unifi-network-application
    environment:
      - PUID=1000
      - PGID=1000
      - TZ=America/Sao_Paulo     
      - MONGO_HOST=127.0.0.1
      - MONGO_PORT=27017
      - MONGO_DBNAME=unifi
      - MONGO_USER=unifi
      - MONGO_PASS=unifi
      - MEM_LIMIT=1024 #optional
      - MEM_STARTUP=1024 #optional
      - MONGO_TLS= #optional
      - MONGO_AUTHSOURCE= #optional
    volumes:
      - /mnt/storage/docker/stacks/unifi/unifi-network-application/data:/config
    restart: unless-stopped
    network_mode: host

Estou usando o FriendlyWrt 21 com quase tudo configurado via luci, meu único contratempo até agora é que a LAN estava perdendo conexão com a WAN ao reiniciar.
Esse script resolveu:

Bash:
root@FriendlyWrt ~ # cat /etc/hotplug.d/iface/19-poke-iptables
#!/bin/sh

[ "$ACTION" = ifup ] || exit 0
fw3 -q network "$INTERFACE" >/dev/null || exit 0

for ipt in iptables ip6tables; do
  for tbl in filter nat mangle raw; do
    $ipt -t $tbl -L &>/dev/null
  done
done

Recomendo esses pacotes adicionais: luci-app-banip (Filtragem de GeoIP e listas de bloqueio), luci-app-https-dns-proxy (DNS externo com DOH) e irqbalance.

Estou esperando uma Ubiquiti U6+ para instalação em teto, não posso opinar muito.
Se já está interessado em Ubuquiti que não seja de teto, experimente a U6 Mesh.
Eu tava pensando em um U6 Pro, caso fosse ok de usar na parede, um U6 Mesh, ou um U6 In-Wall, esse último com a vantagem de ter um switch built-in, mas com o contra de usar um SoC MediaTek ao invés dos qcom dos 2 primeiros.
Posso só esperar pra chegarem os modelos U7 aqui também, mas na questão de modelos acho que vou seguir na mesma dúvida.

Atualmente tô com um Twibi Giga e dois Twibis Fast (100mb no cabo), com o Giga sendo o AP principal, um dos Fast com backhaul ethernet no mesmo ambiente que meu NanoPi (pra poder ficar no nobreak em caso de falta de energia), e outro Fast jogado na sala com backhaul em wifi.
A cobertura é excelente, mas noto que vez ou outra eles dão uns engasgos enquanto a internet cabeada segue sem problemas. Também aleatoriamente só perdem pacotes vez ou outra ou meio que desligam por 1~2 minutos em algum momento do dia.

Tava pensando em talvez pegar algum AP da ubiquiti, mas não teria como deixar no teto, não sei se os APs redondos deles serviriam (tipo um U6 Pro), ou se é melhor pegar um In-wall/Mesh pra deixar na parede ou em cima da mesa.
Pelo design center deles eu precisaria de mais de um AP pra cobrir todo o apartamento aqui (120m²), não sei se tão sendo muito conservadores ou se é isso mesmo por conta das paredes. Só sei que se fosse adicionar mais um, o segundo teria de ter backhaul por wifi mesmo :/

Opiniões?
Há muitos anos tenho um Unifi AC-LR num sobrado triplex de cerca de 200m² e no dia a dia literalmente esqueço que ele está ali, simplesmente funciona e não incomoda. Fisicamente está num corredor no piso intermediário entre os quartos/escritórios então consegue cobrir todos os pisos e cômodos sem problemas, por ficar no teto sofre menos interferência e sequer acumula poeira.

Eu sempre digo que o pulo do gato está na localização do AP em relação ao todo e não necessariamente ao fato de ficar no teto ou na parede, meu cunhado tem um igual instalado na parede de um sobrado com mesmo layout e de modo geral consegue atender da mesma forma em termos de cobertura/velocidade. Num primeiro momento achei que precisaria de um equipamento por andar pois já tinha testado vários roteadores/repetidores espalhados pela casa (alguns bem caros) e nada ficava bom mas comecei de leve e no final das contas ele foi mais que suficiente por causa da boa localização, recomendo fazer o mesmo se for o caso, assim não gasta 'à toa''.

Recentemente cogitei novamente migrar para um U6 Pro ou talvez o U7 mas seria puro impulso/preciosismo pois não faço grandes transferências via Wi-Fi e o atual já consegue entregar ótima velocidade em todo canto da casa independentemente da quantidade de dispositivos pendurados então por ora deixei esse plano de lado outra vez.

A controladora fica em um container no meu NAS mas dá pra configurar/usar via app no celular e também funciona bem, ainda mais com um aparelho só.

Boa noite pessoal, há alguns meses atrás, comentei por aqui pedindo ajuda para realizar o unbrick de um Mi Router 3 Pro
Pois então, comprei o adaptador USB TTL que o @igormp me indicou, realizei a recuperação do mesmo e instalei o OpenWrt 23.05.3.

Decidi me aventurar nele desde então, troquei o nome, coloquei J.A.R.V.I.S, ativei o dashboard, coloquei em Pt-br todo o firmware.
Criei minha VPN Wireguard para acesso remoto e aproveitei e coloquei o WARP para quando a Oi tiver capenga ir lá e ativa-lá.
Configurei o acesso a Vsol, sem a necessidade de plugar um cabo diretamente nela, e o DDNS com as informações que o @seapoaks postou no site dele.
E ainda falta o SQM QoS (e o Adguard Home que posterioremente eu comento), que é o intuito desse post, já que tive algumas dificuldades nos processos de configuração.

Sobre o SQM QoS
Estou tendo problemas em ajusta-lo corretamente, a velocidade se mantem travada
731cb8db-5665-4e6c-9a7d-ea0792f855dc.png

Lembrando que tenho 700/500 contratados*

Inicialmente segui tutoriais do youtube

Procurei auxílio através do fórum OpenWrt, mas sem sucesso

Tentei realizar o balanceamento de carga, mas sem sucesso.
Captura-de-tela-2024-08-01-231827.png

Minhas configurações atuais são essas: irqbalance + sqm-scripts + udpspeeder + luci-app-sqm
Captura-de-tela-2024-08-01-231527.png

Captura-de-tela-2024-08-01-232023.png

Captura-de-tela-2024-08-01-232115.png

Já tentei algumas configurações diferentes.
Sinceramente, não sei se é falta de processamento ou alguma configuração mal feita.
Agradeço quem puder me auxiliar.

Opiniões?
Aqui tudo com OpenWrt. Nos pontos de acesso uso um build do OpenWrt que eu mesmo faço (sem Firewall/DHCP/nftables/...)

Meu apê (~160m2) tem paredes de alvenaria, 5Ghz passa no máximo uma parede.

Roteador R4S, ligado via gigabit ethernet em 3 pontos de acesso (2xRedmi AX6S, 1xRedmi AX3000T). Na cozinha não tem como cabear, tenho um link poweline para um RE305v3 que fica numa tomada (dá no máximo 80Mbps mas suficiente para streaming na TV da cozinha e dispositivos móveis).

Nos AX6S no mesmo cômodo consigo max ~850Mbps max no Wifi. O AX3000T consigo max ~920Mbps (802.11ax @ 80Mhz, banda 5Ghz). Com uma parede no meio (alvenaria) cai para ~450Mbps (iperf3 -R).

Última edição:
Boa noite pessoal, há alguns meses atrás, comentei por aqui pedindo ajuda para realizar o unbrick de um Mi Router 3 Pro
Pois então, comprei o adaptador USB TTL que o @igormp me indicou, realizei a recuperação do mesmo e instalei o OpenWrt 23.05.3.

Decidi me aventurar nele desde então, troquei o nome, coloquei J.A.R.V.I.S, ativei o dashboard, coloquei em Pt-br todo o firmware.
Criei minha VPN Wireguard para acesso remoto e aproveitei e coloquei o WARP para quando a Oi tiver capenga ir lá e ativa-lá.
Configurei o acesso a Vsol, sem a necessidade de plugar um cabo diretamente nela, e o DDNS com as informações que o @seapoaks postou no site dele.
E ainda falta o SQM QoS (e o Adguard Home que posterioremente eu comento), que é o intuito desse post, já que tive algumas dificuldades nos processos de configuração.

Sobre o SQM QoS
Estou tendo problemas em ajusta-lo corretamente, a velocidade se mantem travada
731cb8db-5665-4e6c-9a7d-ea0792f855dc.png

Lembrando que tenho 700/500 contratados*

Inicialmente segui tutoriais do youtube

Procurei auxílio através do fórum OpenWrt, mas sem sucesso

Tentei realizar o balanceamento de carga, mas sem sucesso.
Captura-de-tela-2024-08-01-231827.png

Minhas configurações atuais são essas: irqbalance + sqm-scripts + udpspeeder + luci-app-sqm
Captura-de-tela-2024-08-01-231527.png

Captura-de-tela-2024-08-01-232023.png

Captura-de-tela-2024-08-01-232115.png

Já tentei algumas configurações diferentes.
Sinceramente, não sei se é falta de processamento ou alguma configuração mal feita.
Agradeço quem puder me auxiliar.

Cara aqui eu tenho link fibra 500/500 e uso essa config no sqm e não uso irqbalance já testei ele mas não notei diferença, ai eu removi. meu openwrt ta virtualizado no proxmox de um baremetal n5105, deixo só 2 core na vm dele

02f4e3ae-8d13-412f-92bb-858f1154cd2d.png

Captura-de-tela-2024-08-02-124021.png

Captura-de-tela-2024-08-02-124043.png

Captura-de-tela-2024-08-02-124100.png

Como fica sem o SQM?

Eu acho que esse router não aguenta mais que 400mb com SQM, eu tive um não PRO no passado.
Com as configs padrão do OpenWrt (Packet Steering)
266e576c-895d-4191-b4a5-713191aaf147.png

Sem nada (Melhorou o bufferbloat?? Uma hora ou outra é um resultado diferente, wtf)
b02c8f9a-83c0-4990-a641-f6267657f32c.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara aqui eu tenho link fibra 500/500 e uso essa config no sqm e não uso irqbalance já testei ele mas não notei diferença, ai eu removi. meu openwrt ta virtualizado no proxmox de um baremetal n5105, deixo só 2 core na vm dele

Vou testar essa configuração, obrigado

Última edição:

Fiz sua configuração, e agora ficou show. Bem melhor do que antes
0cf5a2cd-17d4-4366-99b8-f95497233c3a.png

Agora tem outro problema, que é o AdGuard Home.
Seguindo o guia de instalação do OpenWrt, consigo fazer funcionar normalmente.

Porém tem dois problemas:
1. O opkg update para de funcionar totalmente, até cheguei a ver alguns tópicos no fórum OpenWrt, e lá até encontrei o @_dsouza_ , e tinha algumas recomendações como setar o dns diretamente na wan e wan6. Porém, sem sucesso.
2. O serviço de DDNS também parou de funcionar depois que instalei o AdGuard

Alguma recomendação a se fazer? Encontrei muita pouca informação sobre.

Agora tem outro problema, que é o AdGuard Home.
Seguindo o guia de instalação do OpenWrt, consigo fazer funcionar normalmente.

1. O opkg update para de funcionar totalmente, até cheguei a ver alguns tópicos no fórum OpenWrt, e lá até encontrei o @_dsouza_ , e tinha algumas recomendações como setar o dns diretamente na wan e wan6. Porém, sem sucesso.

Sim, comentei bastante um tempo atrás lá no forum do OpenWrt sobre o AdGuardHome. Tenho usado desde então sem problemas. Aparentemente o DNS do teu roteador não está configurado corretamente.

Coloca aqui o conteúdo do arquivo /etc/resolv.conf para conferir.

Sim, comentei bastante um tempo atrás lá no forum do OpenWrt sobre o AdGuardHome. Tenho usado desde então sem problemas. Aparentemente o DNS do teu roteador não está configurado corretamente.

Coloca aqui o conteúdo do arquivo /etc/resolv.conf para conferir.
Abri ele, segue o conteúdo.

search lan
nameserver 127.0.0.1
nameserver ::1

Você precisa editar o arquivo "/etc/AdGuardHome.yaml". Na seção de "bind hosts" adicione o campo 127.0.0.1 (com hífen):
Código:
  bind_hosts:
    - 192.168.1.1
    - 127.0.0.1

Boa noite pessoal!
Observei uma situação aqui NanoPi R5S com OpenWRT , Vivo 500/250, modem em bridge com o R5S fazendo o pppoe.

Estava baixando um jogo na Steam na velocidade da internet contrada, e estava numa chamada de áudio via whatsapp no celular, e notei que começou a cortar/picotar direto...

Fui ver o uso do R5S, pingar ele, e surpreendentemente comecei a ver várias perdas de pacotes....

Ora mas minha placa de rede é gigabit, estava usando apenas 50 % da capacidade dela, cabo CAT6, essas perdas de pacotes podem ser o R5S fadigando? não está suportando a rede?

Tenho SQM/QOS nele, justamente não era pra estar perdendo pacotes, vou buscar as prints abaixo.

print-1.png

Configurações do SQM/QOS

sqm1.png

sqm2.png

sqm3.png

testee.png

rede-local.png

Pingando a rede local (r5s) via cabo de rede enquanto fazia o download.

Boa noite pessoal!
Observei uma situação aqui NanoPi R5S com OpenWRT , Vivo 500/250, modem em bridge com o R5S fazendo o pppoe.

Estava baixando um jogo na Steam na velocidade da internet contrada, e estava numa chamada de áudio via whatsapp no celular, e notei que começou a cortar/picotar direto...

Fui ver o uso do R5S, pingar ele, e surpreendentemente comecei a ver várias perdas de pacotes....

Ora mas minha placa de rede é gigabit, estava usando apenas 50 % da capacidade dela, cabo CAT6, essas perdas de pacotes podem ser o R5S fadigando? não está suportando a rede?

Tenho SQM/QOS nele, justamente não era pra estar perdendo pacotes, vou buscar as prints abaixo.

print-1.png

Configurações do SQM/QOS

sqm1.png

sqm2.png

sqm3.png

testee.png

rede-local.png

Por via das dúvidas seria bom testar com outro cabo, se possível.

Por via das dúvidas seria bom testar com outro cabo, se possível.
Ah lembrei, está passando por um "switch de 8 portas" , Tipo do NanoPI vai para um Switch 8P e do Switch 8p para o PC.

Vou testar direto com um cabo de rede novo, bem lembrado, depois posto o resultado.

Boa noite pessoal!

rede-local.png

Aqui tenho dois links no r5s e nao tenho essas perdas de pacotes, nem agora que coloquei ele em um rack junto com um NVR e passou a esquentar um pouco mais.

Alem do cabo eu desconfiaria desse switch ai.

Boa noite pessoal!

print-1.png

Configurações do SQM/QOS

sqm1.png

sqm2.png

sqm3.png

testee.png

rede-local.png

cara pode ser problema nos cabos da sua rede.

cara pode ser problema nos cabos da sua rede.
Não é cabo de rede, pois fiz o teste entre 2 pcs na rede , utilizando o mesmo cabo de rede, e bateu 982/985 mbps pelo Iperf3, e o Ping pro roteador ficou 1ms constante, sem perdas.

É algo no NanoPI R5S mesmo, quando utilizo o trâfego externo (internet), parece que ele congestiona e falta processamento , ai acaba perdendo pacotes.

Até pensei por estar com SQM/QOS ativo, tenho 500/250, talvez ele não estaria dando conta, ou saturando muito a CPU, apesar que já monitorei o uso via HTOP, e o mesmo fica em 55/65 % .

Mas é algo relacionado ao R5S, quando utilizo o roteamento dele, trafego na WAN.

Porque via Rede, está 100% os cabos.

Não é cabo de rede, pois fiz o teste entre 2 pcs na rede , utilizando o mesmo cabo de rede, e bateu 982/985 mbps pelo Iperf3, e o Ping pro roteador ficou 1ms constante, sem perdas.

É algo no NanoPI R5S mesmo, quando utilizo o trâfego externo (internet), parece que ele congestiona e falta processamento , ai acaba perdendo pacotes.

Até pensei por estar com SQM/QOS ativo, tenho 500/250, talvez ele não estaria dando conta, ou saturando muito a CPU, apesar que já monitorei o uso via HTOP, e o mesmo fica em 55/65 % .

Mas é algo relacionado ao R5S, quando utilizo o roteamento dele, trafego na WAN.

Porque via Rede, está 100% os cabos.

Recomendo verificar se a opção "Packet Steering" está marcada em "Network > Interfaces > Global network options".
Verifique se a opção "Software flow offloading" está desmarcada em "Network -> Firewall". Essa opção só deve ser marcada caso não use SQM/QoS senão pode provocar bugs no roteamento. Ela só deve ser marcada caso não use SQM/QoS.

Note que o hardware do R5S só suporta 2,5Gbps com SQM/QoS desabilitado.

Boa noite pessoal!

print-1.png

Configurações do SQM/QOS

sqm1.png

sqm2.png

sqm3.png

testee.png

rede-local.png

Não sei se pode ser o seu problema, mas anos atrás quando utilizava o NanoPI R4S tive problema parecido, o problema estava relacionado na build do FriendlyWRT. Quando substitui para versão snapshot do Openwrt que na época não tinha sua versão final, magicamente esse problema foi resolvido.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar