[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Bom dia
Alguém tem experiência com pbr no openwrt?
Queria saber configurar o meu vpn somente em alguns aparelhos conectados em minha rede e não em toda ela.
Cara minha config no pbr é +- assim e funciona de boa, para o que geralmente uso. Você precisa mudar a metric da conexão de vpn e desmarcar a opção use default gateway, creio que é esse o problema que você ta passando. se não tudo na rede passa pela vpn.
Ns9GA2r.png

esFJIVY.png

bhCQdA4.png

ldCJWBC.png

KC7bkr4.png

Cara minha config no pbr é +- assim e funciona de boa, para o que geralmente uso. Você precisa mudar a metric da conexão de vpn e desmarcar a opção use default gateway, creio que é esse o problema que você ta passando. se não tudo na rede passa pela vpn.
Ns9GA2r.png

esFJIVY.png

bhCQdA4.png

ldCJWBC.png

KC7bkr4.png
Valeu, testarei quando chegar em casa, vi que você usa vlan também, essas vlan são lan né? Dividir a rede interna correto?
Tem algum link pra eu dar olhada de como fazer esse processo também?

Valeu, testarei quando chegar em casa, vi que você usa vlan também, essas vlan são lan né? Dividir a rede interna correto?
Tem algum link pra eu dar olhada de como fazer esse processo também?

tb uso vlan no router xiaomi ax6000 no ap em BH.
image.png

só tem que tomar cuidado na config de vlan no openwrt, pq dependendo o que vc faz tu toma um lockout da gerencia dele e só com full reset pra conseguir acesso de novo.

DETALHE IMPORTANTE, tanto no video que o cara usou openwrt 21.02 quanto aqui no meu router com o 23.05, o sistema esta utilizando DSA.
tem diferença pra fazer vlan no openwrt, o modo "novo" dsa pro modo antigo "switch", que depende exclusivamente daonde vc esta rodando o sistema, se for imagem x86 é dsa, se for em um AC ou router tudo em um, tem que ver pq depende do SOC.

esse video aqui explica melhor o esquema da vlan dentro do openwrt, mas esta no sistema antigo de "switch":
a explicação e conceitos continuam validos, só muda o lugar e o como fazer vlan dentro do sistema no sistema atualizado "DSA"

e esse aqui é o video "novo" do cara mas com DSA:

Ns9GA2r.png

esFJIVY.png

bhCQdA4.png

ldCJWBC.png

KC7bkr4.png
realmente essas duas opções foi a chave para funcionar.
funcionando perfeitamente aqui.
ja não dependo mais da firmware da gl.

Coleta de nivel do sinal FTTH na VSOL e na ONU SFP para o Zabbix e plotado no Grafana:

sinal-ftth-ix-coa.png

Entendi, mas mesmo assim talvez o cloud ultra tenha dificuldade. Até o R5S já diria que tá quase no limite com load balance + SQM.

Pq não joga uma placa de rede (nem que seja aquelas USB) nesse PC e transforma ele no roteador com o OpenWRT dentro do proxmox?

Vc tá com alguma dificuldade com o OpenWRT pra essa trocar fazer sentido?

Vamos lá...

O Mini PC não tenho ideia em transformar em Router ele, até porque já tenho o R5S exclusivamente só para essa função.

Eu queria integrar tudo numa só plataforma, tipo pensei em ficar tudo na Ubiquiti utilizando ( Cloud Ultra + 4x U6+ ), substituindo o R5S + 3 Redmi Ax5400.

A questão é que eu queria fazer algumas coisas diferentes aqui na minha rede , como fazer Vlans para os IoT, SSID próprio para os IoTs, conseguir organizar mais os IPS as ranges
Conseguir gerenciar melhor a rede Wifi (claro isso o u6+ já faz por conta.)

A questão é, Fazer Vlans, e outros acertos com o OpenWRT, misturando wifi da Unifi não seria uma confusão?

E eu não entendo muito bem de OpenWRT, essas Configs de SQM/load balance, Mwan, ip fixos, ddns, entre outras coisas, fiz me baseando em vídeos e a ajuda do pessoal aqui.

Porém não sei como fazer Vlans e etc.... "na minha cabeça.... na minha cabeça...." a Ubiquiti seria mais Easy e mais friendly nessa parte... por isso que teria vontade de utilizar o ecosistema deles.

Mas eu posso estar completamente errado, por isso queria a ajuda de vocês.

Vamos lá...

O Mini PC não tenho ideia em transformar em Router ele, até porque já tenho o R5S exclusivamente só para essa função.

Eu queria integrar tudo numa só plataforma, tipo pensei em ficar tudo na Ubiquiti utilizando ( Cloud Ultra + 4x U6+ ), substituindo o R5S + 3 Redmi Ax5400.

A questão é que eu queria fazer algumas coisas diferentes aqui na minha rede , como fazer Vlans para os IoT, SSID próprio para os IoTs, conseguir organizar mais os IPS as ranges

A questão é, Fazer Vlans, e outros acertos com o OpenWRT, misturando wifi da Unifi não seria uma confusão?

E eu não entendo muito bem de OpenWRT, essas Configs de SQM/load balance, Mwan, ip fixos, ddns, entre outras coisas, fiz me baseando em vídeos e a ajuda do pessoal aqui.

Porém não sei como fazer Vlans e etc.... "na minha cabeça.... na minha cabeça...." a Ubiquiti seria mais Easy e mais friendly nessa parte... por isso que teria vontade de utilizar o ecosistema deles.

Mas eu posso estar completamente errado, por isso queria a ajuda de vocês.
sinceridade?

se dispõem de tempo e interesse, sobe o openwrt em maquina virtual no pc msm junto de mais 2 desktops virtualizado para teste e comesse a ver as configs que tem que ser feitas no openwrt com vlan e etc para seu caso. basicamente um ambiente de teste e aprendizado, sem compromisso em explodir sua rede.

depois de ficar mais familiarizado, decida se vale a pena implantar na rede final.

se não dispõem de tempo, interesse e principalmente $$$, vai de unifi msm, ela é mais friend user msm, mas se lembre que recursos de nicho e coisas extremamente avançadas, eles não dão suporte e não a como configurar na plataforma.

sobre usar openwrt como router e outros aparelhos como AP, não a problemas, des de que vc configure tudo da forma correta.
o openwrt provendo as redes por vlan, e no caso da unifi com o unifi cloudkey pra gerenciar os APs, configurar tb devidamente os SSID vinculados a cada vlan.

Parece funcionar de boas. VLANs é um padrão universal, aparentemente dá pra configurar de boas as VLANs nos APs pra refletir as configs do openwrt:

Bem, nunca usei, talvez seja mais fácil mesmo. Se grana tá de folga, o desempenho for te atender e vc preferir a praticidade, então só vai com o conjunto da ubiquiti mesmo.

Eu também gostaria de aprender a fazer esses dashs...

Acho top demais. Com isso, acredito que poderia abandonar as monitorações da Openwrt direto no router pelo collectd e luci-app-statistics.

Vou dar uma olhada nessa busca rápida que fiz, mas seria bacana quem sabe passo a passo, passar o caminho das "predas" kkk

Galera, estamos para mudar pra nossa casa própria em coisa de 1 mês e queria começar a brincar com automação residencial simples.

Tava lendo sobre home assistant e como sou usuário de linux veterano, parece ser bem a minha praia.

Pensei em começar com algo simples e incrementar aos poucos.

A idéia é colocar um plug ZigBee na tomada do quarto ligado no umidificador de ar e a partir das 17h, se a umidade estiver abaixo do desejado ele liga o umidificador pra deixar o quarto certo pra dormir.

Pra rodar o home assistant eu precisaria de um mini PC com ethernet pra ligar direto no roteador da internet de casa, tipo esses beelink? Rasperry Pi serve? O problema maior nesse caso seria o cartão SD falhar com as constantes escritas.

No aliexpress achei o plug de tomada ZigBee e o sensor de umidade também.

A minha questão mais seria em o que adquirir que não fosse tao caro e que seja durável pra implementar o sistema.

Coleta de nivel do sinal FTTH na VSOL e na ONU SFP para o Zabbix e plotado no Grafana:

sinal-ftth-ix-coa.png
Como você fez isso? Poderia dar uma explicação?

Recomendo um minipc x86 mesmo, pode ser Intel 4/4 mais baratinho e virtualizar tudo.
Um switch 2.5gb e cabou
Aqui eu uso assim
Poderia compartilhar como que é sua rede ? Tava de olho no dream machine ( por ser um nvr + roteador), mas o preço pra se desembolsar pra ter uma rede ubiquiti sairia muito caro, um mini pc consegue ofertar mais serviços e ter mais liberdade.

Pensei em pegar um optiplex micro da vida, com proxmox + pfsense, o problema seria ter 1 porta ethernet só, tem como usar as do switch com vlans mas li que é inseguro e tal

Qual mini pc vc tem e como está configurado? Queria ter uma noção pra fazer o meu

Poderia compartilhar como que é sua rede ? Tava de olho no dream machine ( por ser um nvr + roteador), mas o preço pra se desembolsar pra ter uma rede ubiquiti sairia muito caro, um mini pc consegue ofertar mais serviços e ter mais liberdade.

Pensei em pegar um optiplex micro da vida, com proxmox + pfsense, o problema seria ter 1 porta ethernet só, tem como usar as do switch com vlans mas li que é inseguro e tal

Qual mini pc vc tem e como está configurado? Queria ter uma noção pra fazer o meu
Aqui eu tenho assim
Internet 1 / Internet 2 > Minipc ryzen 5700u 32gb RAM e SSD > Proxmox com VM do PFsense + outros serviços em container LXC > Vlans em 1 porta pra separar LAN e rede IOT > Switch > Access point para wifi

Aqui eu tenho assim
Internet 1 / Internet 2 > Minipc ryzen 5700u 32gb RAM e SSD > Proxmox com VM do PFsense + outros serviços em container LXC > Vlans em 1 porta pra separar LAN e rede IOT > Switch > Access point para wifi
Top demais, quantas portas de rede tem o mini pc ? As 2 Internets estão plugadas no switch como se fossem 2 portas wan?

Top demais, quantas portas de rede tem o mini pc ? As 2 Internets estão plugadas no switch como se fossem 2 portas wan?
tem 4 portas, 1 porta pra cada internet direto no minipc e uma que vai pro switch com as vlans distribuindo a rede interna.

tem 4 portas, 1 porta pra cada internet direto no minipc e uma que vai pro switch com as vlans distribuindo a rede interna.
Qual switch você usa ai?

Troquei de operadora. Saí da Oi, fui pra Vivo. E agora consigo usar o IPv6 plenamente, coisa que antes não era possível (eu cheguei a relatar o problema nesse tópico, há algumas páginas atrás)...

Acho que o fato de poder usar o modem em bridge ajudou nessa questão...

O próximo desafio agora é tentar substituir o modem fornecido pela Vivo... :D

Pq ele tem entrada pra fibra então?
Para conectar-se a outro switch similar ou mesmo a um servidor/desktop via cabo óptico em 10G, por exemplo.

Substituir o equipamento da operadora é apenas uma das inúmeras serventias de uma porta SFP, tudo vai depender do uso, necessidade, bolso e equipamentos envolvidos.

Users who are viewing this thread

Voltar