[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
2.4ghz sofre bastante pra fornecer alta taxa de transferência via wifi.
Você pode sim usar o nano com um HD externo via USB como compartilhamento de arquivos. Pode instalar o docker e container Plex server pra fazer sua biblioteca de vídeos. O que ele não vai conseguir fazer bem é transcodificação de vídeo e áudio. Mas desde que sua TV aceite nativamente o arquivo a ser exibido, não haverá necessidade de transcodificação.
Presumo que transcodificação consome muito do processaodor?

Presumo que transcodificação consome muito do processaodor?

Full HD qualquer tv processa de boa, não precisa de transcode no nano.
Só tem que verificar se a TV aceita os codecs usados no arquivo.

O problema começa se você colocar um bluray 4k remux com bitrate lá nas alturas, hdr e audio bom.

Esses dias testei um remux do Bullet train.
Overall bit rate : 84.4 Mb/s

A TV da sala e meu android box não aguentaram. Além de rede megabit dos aparelhos e wifi 2.4, o arquivo estava num samba via hd externo usb 2.0.

Só rodou de boa plugado no PC.

Bom dia. alguém que usou openwrt também teve problema no firewall com erro "Legacy rules detected" por causa do docker? eu tinha um rpi 3 plus parado aqui, resolvi instalar openwrt para teste. dei uma pesquisada google, instalei os pacotes iptables-nft etc... mas pelo que vi o erro é por causa desse pacote que o docker precisa "iptables-zz-legacy" e se eu removo o mesmo, o pacote "dockerd" e removido junto e o portainer para de funcionar também. no portainer tem o plex media server e o openspeedtest rodando e o adguardhome pelo próprio plugin do openwrt. organizar as zonas do firewall com macvlan no bridge do docker resolveria o problema? se souberem de algum video que me ajudaria nisso eu agradeceria. Obrigado

Tim fibra de 500mb instalada junto à minha vivo fibra de 300mb, configurei o mwan3 no meu roteador guerreiro e deixei as duas conexões em load balance, 0 problemas até aí.

Fui testar a velocidade, e...
ynLPegk.png

Metade do que eu tinha só com a vivo, vi no top e a CPU bate 99% de sirq quando faço testes, acho que a CPU tá peidando pra fazer esse balance :limo:

Tim fibra de 500mb instalada junto à minha vivo fibra de 300mb, configurei o mwan3 no meu roteador guerreiro e deixei as duas conexões em load balance, 0 problemas até aí.

Fui testar a velocidade, e...
ynLPegk.png

Metade do que eu tinha só com a vivo, vi no top e a CPU bate 99% de sirq quando faço testes, acho que a CPU tá peidando pra fazer esse balance :limo:
R5s?

Eu consigo Gbit de boas com ele pelo switch (importante ressaltar isso pq não passa pela CPU né).

Onde faço isso? Nem sabia que o OpenWRT suportava isso nesse modelo.
Sim, vc tá conseguindo Gbit nas portas porque não passa pelo CPU.
Pela WAN o máximo que conseguia era isso.
Suportar não suporta (vai por software, na verdade) mas é melhor do que nada.
Vai ali na aba Network, Firewall e procura.

Sim, vc tá conseguindo Gbit nas portas porque não passa pelo CPU.
Pela WAN o máximo que conseguia era isso.
Suportar não suporta (vai por software, na verdade) mas é melhor do que nada.
Vai ali na aba Network, Firewall e procura.
Procurei, não achei, aí me toquei que tô em release antiga (19.07). Vou atualizar aqui, acho que só nisso já devo ganhar um pouco por conta de uns improvements que teve no mwan3 nesse meio tempo.

Procurei, não achei, aí me toquei que tô em release antiga (19.07). Vou atualizar aqui, acho que só nisso já devo ganhar um pouco por conta de uns improvements que teve no mwan3 nesse meio tempo.
Atualiza porque além do mwan3, houve um ganho de desempenho por conta da portabilidade do código.

Atualiza porque além do mwan3, houve um ganho de desempenho por conta da portabilidade do código.
Fiz e consegui bater os 310Mbps, porém acho que o mwan3 quebrou na segunda interface e não consigo nem dar ping para a internet através dela. Sabe dizer se eu preciso converter a configuração de switch pra DSA obrigatoriamente?

Pessoal, chegou meu x86 R7 5800U ... passou direto sem nenhuma tributação, 3 semanas para receber, nem acredito que veio tão de boa, pois o bichinho é pesado e muito bem construído ... paguei 2600 em 12x, com um cupom, se pagasse à vista, dava para baixar uns 150 ... muito stonks ...

agora instalar um openwrt e ver o desempenho (tou achando q comprei uma bazuca para matar uma barata) kkkkkkkkkk

mas quem tiver interesse, passou de boa, sem taxação (e eu compro muito nessa conta) ... depois da compra, pedi para o vendendor declarar menos de U$ 50,00 com o frete ...

foi esse vendedor https://pt.aliexpress.com/item/1005..._list.0.0.4ad4caa4qC7wog&gatewayAdapt=glo2bra

aproveitem que está com 13% de desconto ...2236,00

Fiz e consegui bater os 310Mbps, porém acho que o mwan3 quebrou na segunda interface e não consigo nem dar ping para a internet através dela. Sabe dizer se eu preciso converter a configuração de switch pra DSA obrigatoriamente?
Consegui fazer a segunda interface funcionar de volta, não precisava do DSA (meu roteador nem tem suporte aparentemente), nem sei oq mexi direito, porém tenho dois problemas:
1- Por algum motivo, ping para qualquer endereço só começa a partir do quarto seq, os 3 primeiros sempre são perdidos, e pelo tcpdump eu recebo umas 3 mensagens de ARP antes do pacotes ICMP começarem.
2- Se tento fazer um ping para um nome de domínio ao invés de IP, parece que ele tenta fazer por ipv6 e recebo um Permission denied, e aí como o ping não tá funcionando direito, o mwan3 acaba marcando a interface como offline
Bash:
# ping -I eth0.3 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes
64 bytes from 8.8.8.8: seq=4 ttl=110 time=56.135 ms
64 bytes from 8.8.8.8: seq=5 ttl=110 time=56.322 ms
64 bytes from 8.8.8.8: seq=6 ttl=110 time=57.157 ms
^C
--- 8.8.8.8 ping statistics ---
7 packets transmitted, 3 packets received, 57% packet loss
round-trip min/avg/max = 56.135/56.538/57.157 ms

# ping -I eth0.3 google.com
PING google.com (2800:3f0:4004:810::200e): 56 data bytes
ping: sendto: Permission denied

Se alguém tiver alguma ideia de como resolver isso, agradeço
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui fazer a segunda interface funcionar de volta, não precisava do DSA (meu roteador nem tem suporte aparentemente), nem sei oq mexi direito, porém tenho dois problemas:
1- Por algum motivo, ping para qualquer endereço só começa a partir do quarto seq, os 3 primeiros sempre são perdidos, e pelo tcpdump eu recebo umas 3 mensagens de ARP antes do pacotes ICMP começarem.
2- Se tento fazer um ping para um nome de domínio ao invés de IP, parece que ele tenta fazer por ipv6 e recebo um Permission denied, e aí como o ping não tá funcionando direito, o mwan3 acaba marcando a interface como offline
Bash:
# ping -I eth0.3 8.8.8.8
^C

Eu sou burro, tinha deixado o nome da interface nova como WANB ao invés de wanb, tá tudo funcionando agora e consegui bater 350mb :bem:

Pronto, consegui melhorar, bateu 400mb, agora é comprar um r5s e migrar pra ele.
13919156569.png

Última edição:
Bash:
# ping -I eth0.3 8.8.8.8
^C

Eu tenho esse exato problema sobre o problema do PING não funcionar nos primeiros pacotes, como não achei nenhuma solução, eu tive que fazer uma "gambiarra" de criar um servidor PPPoE com um TPlink de 2010 pra dar bypass nisso, porém essa gambiarra só fiz as pressas pra poder funcionar corretamente o telegraf que utilizo pra monitorar a rede, eu creio que esse problema seja alguma incompatibilidade entre o PPPoE com o DHCP.

Eu tenho esse exato problema sobre o problema do PING não funcionar nos primeiros pacotes, como não achei nenhuma solução, eu tive que fazer uma "gambiarra" de criar um servidor PPPoE com um TPlink de 2010 pra dar bypass nisso, porém essa gambiarra só fiz as pressas pra poder funcionar corretamente o telegraf que utilizo pra monitorar a rede, eu creio que esse problema seja alguma incompatibilidade entre o PPPoE com o DHCP.
Depois de ter consertado a bronca do nome e reiniciado, agr a interface da vivo que tá com essa queda nos primeiros pacotes, creio que deve ser algo do mwan3 mesmo.

Fala, galera! Ainda buscando a melhor alternativa para substituir meu Asus RT-AC86U, como detalhei aqui.

Já estava praticamente decidido por um NanoPi, então, segui a recomendação do @xShARkx e esperei pelo R6S. Mas, comparando-o com o R5S, acredito que este seja suficiente, para mim.

O R6S tem CPU e GPU melhores, além de o dobro de memória RAM (8GB, contra 4GB da melhor configuração do R5S) e 4x mais capacidade de armazenamento interna (32GB, versus 8GB no R5S).

Agora, acredito que o que realmente encarece essa versão mais nova (e faz ela custar literalmente o dobro da anterior) é o fato de ter uma saída HDMI 2.1 e uma VPU capaz de fazer decoding de streams de vídeo até 8K, o que é extremamente overkill, no meu caso (já que eu só assisto a filmes e séries por serviços de streaming pagos).

O R5S leva vantagem em portas USB 3.0 (2, contra 1 do R6S) e suporte a SSDs NVME 2280 (indisponível no R6S), o que torna o armazenamento interno irrelevante. Ambos oferecem o mesmo suporte a cartões MicroSD (limitados a UHS-I, até 128GB).

O que vocês acham? Vale a pena gastar o dobro pelo R6S, ou o R5S realmente atende às minhas necessidades?

Fala, galera! Ainda buscando a melhor alternativa para substituir meu Asus RT-AC86U, como detalhei aqui.

Já estava praticamente decidido por um NanoPi, então, segui a recomendação do @xShARkx e esperei pelo R6S. Mas, comparando-o com o R5S, acredito que este seja suficiente, para mim.

O R6S tem CPU e GPU melhores, além de o dobro de memória RAM (8GB, contra 4GB da melhor configuração do R5S) e 4x mais capacidade de armazenamento interna (32GB, versus 8GB no R5S).

Agora, acredito que o que realmente encarece essa versão mais nova (e faz ela custar literalmente o dobro da anterior) é o fato de ter uma saída HDMI 2.1 e uma VPU capaz de fazer decoding de streams de vídeo até 8K, o que é extremamente overkill, no meu caso (já que eu só assisto a filmes e séries por serviços de streaming pagos).

O R5S leva vantagem em portas USB 3.0 (2, contra 1 do R6S) e suporte a SSDs NVME 2280 (indisponível no R6S), o que torna o armazenamento interno irrelevante. Ambos oferecem o mesmo suporte a cartões MicroSD (limitados a UHS-I, até 128GB).

O que vocês acham? Vale a pena gastar o dobro pelo R6S, ou o R5S realmente atende às minhas necessidades?
eu estava (estou) nesse dilema. O R5S é mais do que suficiente para a função de um router e alguns aplicativos no Docker. Também não uso transcodificação e talvez nunca use, por isso estou cogitando o R5S mesmo.
O R6S está muito caro ainda, embora tenha um hardware de respeito.
Outro modelo que conheci assistindo os videos do vietnamita é o

FastRhino R68s​

que tem quase o mesmo hardware do naonpi R5S mas com um adicional de portas LAN.

• Curtir
Reações: EeK
eu estava (estou) nesse dilema. O R5S é mais do que suficiente para a função de um router e alguns aplicativos no Docker. Também não uso transcodificação e talvez nunca use, por isso estou cogitando o R5S mesmo.
O R6S está muito caro ainda, embora tenha um hardware de respeito.
Outro modelo que conheci assistindo os videos do vietnamita é o

FastRhino R68s​

que tem quase o mesmo hardware do naonpi R5S mas com um adicional de portas LAN.

Pois é, o hardware do R6S é obviamente melhor, mas pra quem vai usar só como router, acho que o R5S já é mais do que suficiente.

Eu vi esse FastRhino no Ali e achei que era clone, haha. A ideia de incluir uma porta LAN a mais é interessante, só que o anúncio não informa o material do case (parece plástico, pelas fotos - o do R5S é de metal, que ajuda a dissipar melhor o calor), e imagino que não venha com FriendlyWrt instalado.

Por uma porta a mais e incerteza sobre a funcionalidade, eu ainda prefiro comprar um switch gigabit não-gerenciável e usar em conjunto com o R5S.

Pois é, o hardware do R6S é obviamente melhor, mas pra quem vai usar só como router, acho que o R5S já é mais do que suficiente.

Eu vi esse FastRhino no Ali e achei que era clone, haha. A ideia de incluir uma porta LAN a mais é interessante, só que o anúncio não informa o material do case (parece plástico, pelas fotos - o do R5S é de metal, que ajuda a dissipar melhor o calor), e imagino que não venha com FriendlyWrt instalado.

Por uma porta a mais e incerteza sobre a funcionalidade, eu ainda prefiro comprar um switch gigabit não-gerenciável e usar em conjunto com o R5S.
Poderia dar uma olhada no R4S também, mais barato e com CPU melhor, porém 1 porta a menos.

• Curtir
Poderia dar uma olhada no R4S também, mais barato e com CPU melhor, porém 1 porta a menos.

Dei uma pesquisada aqui, e existem dois modelos: o R4S e o R4SE. A única diferença entre eles é que só o R4SE possui memória interna (32GB) - mas nenhum dos dois oferece suporte a NVMe, e as portas são gigabit. Também não contam com saída HDMI, o que dificulta na hora de configurar.

O processador do R4S/E é tão melhor assim? Os preços são bem parecidos com os do R5S, e, em alguns casos, até maiores (considerando "extras", como o case, fonte, etc.). O R4S/E também roda um pouco mais quente que o R5S (coisa de 7-8C).

Outro problema, segundo a FriendlyElec, é que devido à escassez do chip com endereço MAC único, eles não oferecem mais esse modelo para revendedores - só diretamente com eles, comprando um mínimo de 100 unidades e por 20 dólares a mais.

No Ali, a maioria dos anúncios sequer menciona a questão do MAC, e os poucos que mencionam, listam o produto como "sem chip de endereço MAC".

P.S.: A página de produto oficial do R4SE não fala nada sobre o chip com endereço MAC. Nas fotos com o layout da PCB, não dá pra localizá-lo, então, imagino que não tenha o tal chip por padrão.

P.P.S.: Também não encontro menção a esse chip (ou fotos em que apareça na PCB) tanto no R56 como no R6S. Alguém sabe se esses modelos realmente não têm endereços MAC únicos?

Última edição:
O processador do R4S/E é tão melhor assim?
O R4S tem 2x A72 (o mesmo da Rasp 4, só que ela tem 4 desses), e mais 4x A53, enquanto o R5S são 4x A55. Em single thread esses A72 são até quase 2x mais rápidos que o A55, e em multicore o R4S deve ser uns 40% mais rápido que o R5S. Agora se isso vai ser relevante pra vc, são outros 500. Eu pessoalmente vou no R5S, deve me atender bem.

Outro problema, segundo a FriendlyElec, é que devido à escassez do chip com endereço MAC único, eles não oferecem mais esse modelo para revendedores - só diretamente com eles, comprando um mínimo de 100 unidades e por 20 dólares a mais.
Eu não ligo pra isso, geralmente configuro MACs aleatórios para as interfaces mesmo.

• Curtir
Como isso funciona? Pra ser sincero, eu só tive roteadores Asus, até hoje, e sempre presumi que todos tinham MACs únicos. Mas, pelo que li, o comum é fazer isso por software mesmo.
OpenWrt gera os endereços MAC no primeiro boot se não tiver um real, se quiser trocar pra um único clonando do seu roteador Asus, é só configurar em Interfaces > Devices.

O R4S tem 2x A72 (o mesmo da Rasp 4, só que ela tem 4 desses), e mais 4x A53, enquanto o R5S são 4x A55. Em single thread esses A72 são até quase 2x mais rápidos que o A55, e em multicore o R4S deve ser uns 40% mais rápido que o R5S. Agora se isso vai ser relevante pra vc, são outros 500. Eu pessoalmente vou no R5S, deve me atender bem.

Eu não ligo pra isso, geralmente configuro MACs aleatórios para as interfaces mesmo.

Cara, olhando aqui nas especificações o R5S é muito bom, mas essa placa Realtek :feelbad:.

Até o chip Broadcom da rpi4 é superior a esses RTL.

Estou esperando minha caixa com processador J4125 chegar, vem com placa de rede Intel (I225), o que deve me permitir utilizar um OPNSENSE/PFSENSE e ainda habilitar offloads na placa de rede, o que vai me dar um desempenho bacana.

Ao chegar, vamos ver!

Users who are viewing this thread

Voltar