Fala, galera! Ainda buscando a melhor alternativa para substituir meu Asus RT-AC86U, como detalhei
aqui.
Já estava praticamente decidido por um NanoPi, então, segui a recomendação do
@xShARkx e esperei pelo R6S. Mas, comparando-o com o R5S, acredito que este seja suficiente, para mim.
O R6S tem CPU e GPU melhores, além de o dobro de memória RAM (8GB, contra 4GB da melhor configuração do R5S) e 4x mais capacidade de armazenamento interna (32GB, versus 8GB no R5S).
Agora, acredito que o que realmente encarece essa versão mais nova (e faz ela custar literalmente o dobro da anterior) é o fato de ter uma saída HDMI 2.1 e uma VPU capaz de fazer decoding de streams de vídeo até 8K, o que é extremamente overkill, no meu caso (já que eu só assisto a filmes e séries por serviços de streaming pagos).
O R5S leva vantagem em portas USB 3.0 (2, contra 1 do R6S) e suporte a SSDs NVME 2280 (indisponível no R6S), o que torna o armazenamento interno irrelevante. Ambos oferecem o mesmo suporte a cartões MicroSD (limitados a UHS-I, até 128GB).
O que vocês acham? Vale a pena gastar o dobro pelo R6S, ou o R5S realmente atende às minhas necessidades?