[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Da pra melhorar, porem vai ter que usar um QoS, recomendo um NanoPi R4S 4GB, vai resolver o problema.
O TP-LINK LS108G suporte a função QoS 802.1p / DSCP, agora se vai ter processador pra suportar 500/250 não sei.
Entendi.
Tava pensando em um R5S 4Gb

Entendi.
Tava pensando em um R5S 4Gb
Eu tenho um, mas ele em processamento e inferior ao R4S, porem tem a vantagem de ter 2 lan 2.5Gb/s e suporta um nvme, vai da sua necessidade.
Aqui esta configurado com Wireguard, QoS e funciona muito bem( 500/250), mas se no futuro quiser 1 Gb de internet usando QoS dizem que não é bom.

Eu tenho um, mas ele em processamento e inferior ao R4S, porem tem a vantagem de ter 2 lan 2.5Gb/s e suporta um nvme, vai da sua necessidade.
Aqui esta configurado com Wireguard, QoS e funciona muito bem( 500/250), mas se no futuro quiser 1 Gb de internet usando QoS dizem que não é bom.
Entendo.
1 giga em breve aqui.
Pra 1 giga o ideal seria o R6S ou outro?

Uso Oi Fibra 500/250
Equipamento: Huawei HG8145V5 - Desbloqueado em BRIDGE
Roteador - TP-LINK LS108G
Cabo - CAT6

Da pra melhorar isso? Se sim, o que modar?

result.jpg
Eu não me daria ao trabalho/gasto de comprar equipamento e configurar SÓ pra melhorar esse pouco de latência, acho irrisório.

Agora se quiser comprar por outros motivos/pra se divertir, já é outra história.

Entendo.
1 giga em breve aqui.
Acho que até o R4S deve dar conta, mas o R6S é bem future-proof e até overkill, eu diria.

Entendo.
1 giga em breve aqui.
Se tiver oportunidade de pegar o R6S esse sim você não terá problemas e nem dificuldade de ter um QoS até com 1Gb ou mais.

Boa noite, pessoal.
Essa semana, andou aparecendo pra mim um appliance novo no AliExpress.

AnyRevo I7-1265u appliance

Alguém já teve a oportunidade de brincar com essa box, por aqui? Estou atrás de uma box pra rodar o pfsense+ baremetal, num link de 1g/500mb fibra.
Como o provedor autentica via PPPoE e minha ONU é está em bridge, a discagem e autenticação é toda feita no meu roteador atual (um Unifi USG3), porém, náo chega nem a 700mb de download de maneira confiável. Equipamentos Unifi tem a fama de se portarem mal sob PPPoE, logo essa box do link, com excelente performance single-thread, parece ser justo o que eu preciso.

fica a dica pra quem esta usando openwrt, instalem o pacote Attended Sysupgrade

uma mão na roda pra atualizar o sistema quando lança update de versão do openwrt, cria build custom para o seu sistema/dispositivo com os seus pacotes já instalados atualiza tudo e ainda mantem as configurações.

já atualizei 5 AP hj para a versão que lanço dia 14 agora.
sinceridade esse pacote deveria vir na build padrão do openwrt, não faz sentido ele ser cortado.

fica a dica pra quem esta usando openwrt, instalem o pacote Attended Sysupgrade

uma mão na roda pra atualizar o sistema quando lança update de versão do openwrt, cria build custom para o seu sistema/dispositivo com os seus pacotes já instalados atualiza tudo e ainda mantem as configurações.

já atualizei 5 AP hj para a versão que lanço dia 14 agora.
sinceridade esse pacote deveria vir na build padrão do openwrt, não faz sentido ele ser cortado.
Mas isso só faz uma imagem baseada na release mais atual com os pacotes que vc tem no sistema, nada de versões diferentes ou coisas do tipo, né?

Mas isso só faz uma imagem baseada na release mais atual com os pacotes que vc tem no sistema, nada de versões diferentes ou coisas do tipo, né?
Tem um menu pra vc escolher pra qual versão quer dar update

não é exatamente da imagem mais atual, e sim das versões que o servidor sysupgrade do openwrt tem disponível pra criar, pra ver as versões disponíveis só entrar aqui: https://sysupgrade.openwrt.org

pra criar outras versões do sistema que não tem nesse servidor, o esquema é pegar a lista de pacotes que vc já tem instalado e ir nesse link: https://firmware-selector.openwrt.org/
nele da pra pedir uma imagem custom com a lista de pacotes que vc quiser + a versão do sistema que vc selecionar, tem todas ate a 19.07.4

Última edição:
Tem um menu pra vc escolher pra qual versão quer dar update
não é exatamente da imagem mais atual, e sim das versões que o servidor sysupgrade do openwrt tem disponível pra criar, pra ver as versões disponíveis só entrar aqui: https://sysupgrade.openwrt.org

pra criar outras versões do sistema que não tem nesse servidor, o esquema é pegar a lista de pacotes que vc já tem instalado e ir nesse link: https://firmware-selector.openwrt.org/
nele da pra pedir uma imagem custom com a lista de pacotes que vc quiser + a versão do sistema que vc selecionar, tem todas ate a 19.07.4
Obrigado pelas explicações.

Eu tava pensando se seria possível ser custom a ponto de usar uma placa não suportada (no meu caso, o R5S), mas aparentemente não rola então, seguirei buildando minhas imagens manualmente mesmo.

Alguém já fez link aggregation com Openwrt, vi umas coisas mas nada definitivo para configurar corretamente, alguma luz?

Boa tarde.

Alguém poderia ajudar em relação a monitoramento de hosts no pfSense para integração no Zabbix (posteriormente ao Grafana)?
Pelo que estou vendo, eu consigo fazer um host no Zabbix, mas não consigo usar os mesmos IPs para testar em cada link, ele apenas usa o primeiro link.

Alguém já fez link aggregation com Openwrt, vi umas coisas mas nada definitivo para configurar corretamente, alguma luz?
Vc quer link aggregation mesmo entre 2 LANs, ou load balancing com WAN?

Se for o primeiro caso, dá uma olhada nisso:

Se for o segundo, olha o mwan3

• Curtir
Reações: M2A
Vc quer link aggregation mesmo entre 2 LANs, ou load balancing com WAN?

Se for o primeiro caso, dá uma olhada nisso:

Se for o segundo, olha o mwan3
Link Aggregation mesmo, load balanced já faço de com mwan3!

Meu nanopi r4s do nada ele para de funcionar
Tipo ele desliga do nada
Já troquei de fonte, cabo mais ainda continua assim
Funciona por 1 dia aí ele desliga
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Faz dias que tá assim, acho que vou ter que abandonar ele de lado e pega uma solução pronta

Alguém aqui possui o mini-PC Ryzen?
Comprei um CWWK com o Ryzen 5600U (não foi tributado) e gostaria de saber se trocar a pasta térmica ajuda em diminuir a temperatura.

Alguém aqui possui o mini-PC Ryzen?
Comprei um CWWK com o Ryzen 5600U (não foi tributado) e gostaria de saber se trocar a pasta térmica ajuda em diminuir a temperatura.
Se a temperatura estiver boa, não precisa mexer.

o meu tá a quase 2 meses na receita aguardando a taxa...

Só pra postar aqui tmb. Estou num projeto de ter meu cluster com dois mini PCs e brincar com aquele repo que o @igormp chegou a postar por aqui. De começo, comprei dois M710q da NEC (com Xeon E-2176M) no AliExpress e passaram sem taxas, mas dps fiquei sabendo que eles não possuem conexão PCIe dedicada. Logo, meus planos mudaram radicalmente e decidi vendê-los para montar uma versão com esse suporte e de 10ª geração Intel. O intuito é transformar os futuros dois mini PCs num cluster bem entusiasta msm, inclusive utilizando uma placa PCIe SFP+ para servir tanto como redundância entre os dois mini PCs quanto para substituir o modem da operadora.

Essa ideia mudou pq pesquisando aleatoriamente no eBay acabei encontrando um cara vendendo dois Thinkcentre com essa placa SFP+. Aí já viu, recomeça-se do zero novamente pq a mania de ter algo diferente e melhor subiu pela cabeça :haha:
RDa1dwY.jpg

I5lDJcS.jpg

ztPDxNS.jpg

Users who are viewing this thread

Voltar