[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Para os que compraram mini pc da loja da Topton no Aliexpress, o que estão achando do desempenho? Estão funcionando corretamente?
Estou em dúvida entre estes dois modelos:
Este aqui por que poderia usar tanto como roteador e como NAS:

E este aqui que seria apenas como roteador:

E teria também esta opção mais em conta:
Apenas recentemente o 5105 e 6005 estão funcionando corretamente no virtualizador Proxmox.
esses x86 são uma boa opção pra links abaixo de 1gb e virtualização no windows server ou proxmox, mas se não for usar nada disso melhor ir de nanopi.

Apenas recentemente o 5105 e 6005 estão funcionando corretamente no virtualizador Proxmox.
esses x86 são uma boa opção pra links abaixo de 1gb e virtualização no windows server ou proxmox, mas se não for usar nada disso melhor ir de nanopi.
A ideia é usar com um link de 1Gb da Claro (1.400Mb x 700Mb). A questão se for o Nanopi eu teria que comprar também um switch 2.5Gb pois quero montar um NAS com porta de 2.5Gb.

A ideia é usar com um link de 1Gb da Claro (1.400Mb x 700Mb). A questão se for o Nanopi eu teria que comprar também um switch 2.5Gb pois quero montar um NAS com porta de 2.5Gb.
Vc tem q ver quantos dispositivos 2.5gb vai querer usar, se for até 3 então tudo bem com o minipc x86, dá pra fazer uma Bridge entre as portas LAN no proxmox ou windows server.

switch 2.5Gb pois quero montar um NAS com porta de 2.5Gb.
Eu pensei nisso mas desisti pq achei que o custo não compensa frente aos switches de 1gbps

Pra uso de uma porta wan e uma porta lan, ambos 2.5gbps, qual roteador do momento mais indicado? Não quero wifi.

ja aviso q o modelo C vc tem q colocar fan pq esquenta bastante. O meu é o C e botei um noctua de 150 conto...

ja aviso q o modelo C vc tem q colocar fan pq esquenta bastante. O meu é o C e botei um noctua de 150 conto...
Você se refere ao modelo slim do segundo link, certo?
O seu com o fan abaixou bem as temps?

Bom dia,

Tô querendo um Gl-inet GL-MT2500, mas tenho algumas ressalvas, eu ligo o cabo de rede que sai da ONU direto no Gl-inet, ou ligo do router direto na Gl-inet? Ou melhor, pego o router deles que já é openwrt nativo?

Bom dia,

Tô querendo um Gl-inet GL-MT2500, mas tenho algumas ressalvas, eu ligo o cabo de rede que sai da ONU direto no Gl-inet, ou ligo do router direto na Gl-inet? Ou melhor, pego o router deles que já é openwrt nativo?
Se vc já tem um router wi-fi pode adicionar esse aí na função de Gateway da rede, ou seja, conectado na ONU.
Eu prefiro usar AP wi-fi "burro" pois a tecnologia muda muito rápido, daí vou trocando os equipamentos da rede conforme ficam obsoletos. Esse é o conceito de redes modulares.

Bom dia,

inclusive eu estou avaliando esse modelo para instalar em um local remoto onde os usuários são leigos (minha mãe) e preciso de um equipamento para não precisar me preocupar em atualizar (ou brickar em um update malsucedido) e configurar e que funcione sempre (desde que tenha energia elétrica).
Vou aguardar chegar o roteador GL.iNet Opal(GL-SFT1200) e a partir das impressoes que eu tiver dele irei decidir o que fazer.

O @Andarilho_da_noite havia adquirido um dessa fabricante. Ainda está com ele?

Sim, tenho um Flint que é o modelo de mesa da GL Inet. Eu utilizo em modo router com o EMTA da Claro em bridge. As atualizações são feitas na interface do firmware (botão update do software). É extremamente estável para o uso com VPN no protocolo OpenVPN ou WireGuard. Até hoje eu só tive quedas quando o servidor das VPN's entra em manutenção e a conexão é automaticamente travada pelo kill switch.

Eu não tenho experiência com os modelos de viagem da GL Inet (routers compactos), sem dúvida há diversos modelos de mini roteadores e routers modulares com hardware mais robusto. A GL Inet é opção para quem quer ligar, proceder com uma etapa básica de configuração e sair usando.

1.jpg
2.jpg

Última edição:
inclusive eu estou avaliando esse modelo para instalar em um local remoto onde os usuários são leigos (minha mãe) e preciso de um equipamento para não precisar me preocupar em atualizar (ou brickar em um update malsucedido) e configurar e que funcione sempre (desde que tenha energia elétrica).
Vou aguardar chegar o roteador GL.iNet Opal(GL-SFT1200) e a partir das impressoes que eu tiver dele irei decidir o que fazer.

Então, pensei em comprar o Gl. inet sílex (GL-AX1800), vi alguns videos no youtube e confesso que ele me chamou bastante atenção, AdGuard Home e WireGuard acredito que vai dar um layer a mais na segurança. O preço final é bem mais atraente do que hardware para pfSense.

Então, pensei em comprar o Gl. inet sílex (GL-AX1800), vi alguns videos no youtube e confesso que ele me chamou bastante atenção, AdGuard Home e WireGuard acredito que vai dar um layer a mais na segurança. O preço final é bem mais atraente do que hardware para pfSense.
GL.iNet Beryl AX MT3000 por
R$ 336,15

Se vc quiser uma solução fácil de usar.
Tem o mesmo cpu do MT 2500, mas com wi-fi 6

Dos modelos portáteis da GL Inet o melhor é o Slate AX, a questão é o preço (se não for um problema), R$420. O Slate AX tem basicamente o mesmo hardware do router de mesa Flint, mas em um formato compacto para "viagem".

Dos modelos portáteis da GL Inet o melhor é o Slate AX, a questão é o preço (se não for um problema), R$420. O Slate AX tem basicamente o mesmo hardware do router de mesa Flint, mas em um formato compacto para "viagem".
O Slate AX tá mais caro do que o roteador de mesa hoje na loja oficial deles no Ali.
Uso Xiaomi ax6000, então eu consigo conectar a minha ONU direto no Gl-inet GL-MT2500, em seguida, dele pro ax6000? Nunca usei hardware da Gl, então não sei se ele vai conectar com a minha fibra. O pessoal do suporte da internet não soube ou não demostrou boa vontade em ajuda.
Atualmente, uso AdGuard, VPN e cia em uma raspberry pi, mas nossa senhora tá esquentando muito, então queria uma solução mais elegante,

Última edição:
Oh, vi que lá em Network -> Drop-in Gateway, permite que eu use ele direto no ax6000 ao invés da ONU. Basta desligar DHCP no router e voilà posso usar todos os recursos do Brume.

Oh, vi que lá em Network -> Drop-in Gateway, permite que eu use ele direto no ax6000 ao invés da ONU. Basta desligar DHCP no router e voilà posso usar todos os recursos do Brume.

Exato e sobre o Slate AX, nessa faixa de preço é preferível o router de mesa (Flint), embora tenham um hardware semelhante o Wi-Fi da versão de mesa é melhor. A GL Inet possui um fórum de suporte aberto.

Exato e sobre o Slate AX, nessa faixa de preço é preferível o router de mesa (Flint), embora tenham um hardware semelhante o Wi-Fi da versão de mesa é melhor. A GL Inet possui um fórum de suporte aberto.

Agora só falta comprar!!! haha
Tô esperando meu mouse chegar, tô super apreensivo e não quero ser taxado, enfim, acho que vou pegar a Brume, melhor preço até agora.
Valeu mesmo! Muito obrigado!

Galera, vi que alguns de vcs usam Nanopi R2s... Estou querendo utilizar um como backdoor para acesso a uma rede, caso fique sem link.
Comprei ele com Wifi e adaptador para uso de chip 4G....
Entretanto, só consegui fazer ele funcionar com o firmware da friendlywrt, sempre que faço flash em um sd com firmware da OpenWRT ou mesmo com uma build que vi nesse post, ele da boot mas nao liga, a luz do SYS fica acesa direta e não dá continuidade.
Alguém tem uma luz pra me ajudar?

Galera para quem precisa de uma vpn e não quer gastar muito. paguei os R$ 7,90 na warp + da cloudflare para testar com wireguard no openwrt até que é +-.
Captura-de-tela-2023-06-03-203243.png
Quem quiser algo mais gerenciado e de graça, pode só pegar uma VPS de graça no GCP ou Oracle e usar ela como exit-node to tailscale, faço isso aqui.

Users who are viewing this thread

Voltar