[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Alguém saberia me dizer o que pode ser? O SSD NVME M2 não passa desta velocidade. Testei nos dois conectores do MiniPC:
Crystal-Disk-Mark-20230801224834.png

Poderia ser alguma configuração da BIOS? Amanhã vou testar o SSD no meu PC para ver se é problema dele ou é algo do MiniPC mesmo.

Tem que verificar a velocidade do conector M2 do teu PC (se for PCIe 1x pode ser o motivo).

Tem que verificar a velocidade do conector M2 do teu PC (se for PCIe 1x pode ser o motivo).
O HWMINFO64 mostra que o SSd M2 está operando em "NVME 1x 8.0 GT/s". Será que este x1 que é mencionado na imagem a seguir seria a a velocidade da interface então?
2023-08-02-19-57-43-Mini-PC-Fanless-do-Firewall-Intel-i226-V-2-5-G-Pentium-N6005-N5105-edi-o-V5.png

Pelo que andei lendo no fórum servethehome é 1x mesmo a velocidade do SSD. Então está tudo OK.

Última edição:
O HWMINFO64 mostra que o SSd M2 está operando em "NVME 1x 8.0 GT/s". Será que este x1 que é mencionado na imagem a seguir seria a a velocidade da interface então?
2023-08-02-19-57-43-Mini-PC-Fanless-do-Firewall-Intel-i226-V-2-5-G-Pentium-N6005-N5105-edi-o-V5.png

Pelo que andei lendo no fórum servethehome é 1x mesmo a velocidade do SSD. Então está tudo OK.
Sim, vc só tem uma lane PCIe 3.0, oq limita em pouco menos de 1gb/s, sem considerar overhead algum. Diria que tá dentro do esperado mesmo.

Sim, vc só tem uma lane PCIe 3.0, oq limita em pouco menos de 1gb/s, sem considerar overhead algum. Diria que tá dentro do esperado mesmo.
Para rodar Proxmox, pfSense e outras coisas vai ser mais que suficiente.

Sim, é o que o @igormp já respondeu acima. Sendo PCIe x1 a velocidade que vc está observando é normal. O ideal seria no mínimo PCIe x2 ou x4 caso você fosse fazer uso intensivo de armazenamento (ex NAS). Um PCIe x1 vai ter desempenho pouco melhor que um SSD SATA.

Openwrt no Proxmox pode ser acessado que nem os router físicos ou apenas com uma máquina virtual criada no Prox?

Openwrt no Proxmox pode ser acessado que nem os router físicos ou apenas com uma máquina virtual criada no Prox?
Vc cria uma maquina virtual que irá fazer o firewall e roteamento de trafego de acordo com a configuração de portas de rede que você der à maquina e irá acessar ela normalmente pelo ip que definir, exemplo: 192.168.1.1

4aNKpWv.png

Acessa pelo IP normal
enHMdmU.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

apenas se atente que nas configurações do Node Proxmox vc deve criar ao menos 2 Bridges.
Uma bridge Lan com as portas que deseja usar como lan
Uma bridge para Wan com a porta do modem.
Adicione ambas as bridges à maquina virtual.

3H2GnKw.png

auYDx4M.png

Última edição:
A rede hfc da claro não dá para resolver bufferbloat, na quinta consegui bons resultados, já na sexta não importava o valor. O sinal e a velocidade de download e upload estão normais, já o ping oscila muito, ping de 18ms sobe para 40ms bruscamente, saltos para +75ms são frequentes nos servidores da Valve

edit:
Já de madrugada as coisas são outras: https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=0cbe3aea-c899-4d04-b031-5c3343a690ab

Última edição:
Alguém sabe uma maneira de exibir as temperaturas da CPU do SSD no painel do Proxmox?
2023-08-05-17-12-17-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png

Tentei seguir este tutorial mas o painel ficou trava em "loading" e o tutorial só ensina incluir as temperaturas da CPU:

Alguém sabe uma maneira de exibir as temperaturas da CPU do SSD no painel do Proxmox?
2023-08-05-17-12-17-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png

Tentei seguir este tutorial mas o painel ficou trava em "loading" e o tutorial só ensina incluir as temperaturas da CPU:

eu segui esse tutorial quando usava e deu certinho, deve ter faltado algum } ou tem algum } a mais no fim do codigo

Uma pergunta boba: psra quem quer usar somente o openwrt,qual a vantagem de usar promox e não a versao x86 do openwrt direta?
Checkpoint/snapshot, voltar no tempo pra experimentar uma configuração e se der merda só clicar num botão e voltar tudo funcionando.
Além de poder fazer backup do disco da VM inteiro e migrar pra outro virtualizador caso precise formatar o sistema ou queira guardar um backup de segurança no hd.

Posso voltar a qualquer momento pro dia 30/07 que foi quando finalizei a config do openwrt com tudo ok.
IpqyG5e.png

Uma pergunta boba: psra quem quer usar somente o openwrt,qual a vantagem de usar promox e não a versao x86 do openwrt direta?
a vantagem de virtualizar é a seguinte:
  • backup full mais fácil do sistema(basicamente exporta o vhd da maquina e roda em outro hypervisor)
  • recurso de snapshot(um mini bk temporal do sistema, que vc literalmente volta no tempo imediatamente com o sistema rodando como estava exatamente naquele momento do passado)
Checkpoint/snapshot, voltar no tempo pra experimentar uma configuração e se der merda só clicar num botão e voltar tudo funcionando.
Além de poder fazer backup do disco da VM inteiro e migrar pra outro virtualizador caso precise formatar o sistema ou queira guardar um backup de segurança no hd.
foi ninjado :ninja:

oi pessoal,

tava pensando em importar um PROTECTLI pra rodar pfsense. quero apenas por razoes de privacidade da rede mesmo. O que acham?

Tem alguma via melhor/mais custo beneficio? Nao manjo nada e o setup seria feito com um video do youtube que achei referente a protectli+pfsense

Depois de muito quebrar a cabeça aqui consegui fazer funcionar o Proxmox + pfSence + ONU VSOL porém não estou conseguindo acessar a interface web dos meus roteadoers que estão configurados como AP. Só consigo acessá-los se eu conectar meu PC diretamente neles por cabo (desconectando do MiniPC) ou acessando via conexão wifi.
Seria alguma configuração no firewall do pfSence?
Outro dúvida, configurei o Proxmox com IP 192.168.3.2 e a bridge lan do pfSence como 192.168.3.5. Eu consigo acessar o pfSence de qualquer por lan no MiniPC mas o Proxmox só é acessível pela eth0 que foi a porta que configurei o IP do Proxmox. É assim mesmo?

Depois de muito quebrar a cabeça aqui consegui fazer funcionar o Proxmox + pfSence + ONU VSOL porém não estou conseguindo acessar a interface web dos meus roteadoers que estão configurados como AP. Só consigo acessá-los se eu conectar meu PC diretamente neles por cabo (desconectando do MiniPC) ou acessando via conexão wifi.
Seria alguma configuração no firewall do pfSence?
Outro dúvida, configurei o Proxmox com IP 192.168.3.2 e a bridge lan do pfSence como 192.168.3.5. Eu consigo acessar o pfSence de qualquer por lan no MiniPC mas o Proxmox só é acessível pela eth0 que foi a porta que configurei o IP do Proxmox. É assim mesmo?
crie uma bridge no proxmox com ip 192.168.3.2 e passe a bridge pro pfsense. Essa será a sua LAN

crie uma bridge no proxmox com ip 192.168.3.2 e passe a bridge pro pfsense. Essa será a sua LAN
Não entendi.
Veja como esta no Proxmox:
2023-08-06-20-24-18-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png

Pelo que vi aqui não consigo fazer ping em nenhum dispositivo da minha rede.

Não entendi.
Veja como esta no Proxmox:
2023-08-06-20-24-18-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png

Pelo que vi aqui não consigo fazer ping em nenhum dispositivo da minha rede.
a vmbr0 que é a LAN deve ter as portas enp2s0 enp3s0 enp4s0
a vmbr3 está certa.
a vmbr2 e 1 pode deletar.

a vmbr0 que é a LAN deve ter as portas enp2s0 enp3s0 enp4s0
a vmbr3 está certa.
a vmbr2 e 1 pode deletar.
Sendo assim, no pfSence só preciso adicionar 2 portas de rede, a vmbr0 e vmbr3 (ou vmbr1 se eu recriá-la assim)?
Desta forma não precisaria criar a bridge lan entre as três portas de rede?
Eu havia seguido a explicação deste vídeo:

Todos os vídeos que vi sobre a instalação do pfSence no Proxmox ensinavam a criar uma bridge para cada porta de rede no proxmox e passá-las para o pfSence.

Sendo assim, no pfSence só preciso adicionar 2 portas de rede, a vmbr0 e vmbr3 (ou vmbr1 se eu recriá-la assim)?
Desta forma não precisaria criar a bridge lan entre as três portas de rede?
Eu havia seguido a explicação deste vídeo:

eu não uso pfsense porém a lógica é a mesma do openwrt.
Vc entrega pra VM a vmbr0 e vmbr3 e lá no pfsense vc vai ter uma LAN e uma WAN. As 3 portas lan funcionarão como se fosse uma só e o proxmox fará esse switch.

eu não uso pfsense porém a lógica é a mesma do openwrt.
Vc entrega pra VM a vmbr0 e vmbr3 e lá no pfsense vc vai ter uma LAN e uma WAN. As 3 portas lan funcionarão como se fosse uma só e o proxmox fará esse switch.
Desta forma tanto o pfSence como Proxmox serão acessíveis de qualquer porta LAN então?
Descobri outra coisa. Da forma que configurei o Proxmox está sem acesso a internet também... não consigo baixar e instalar nada nele...
:pepe2:

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar