[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Serve ate demais, seria ideal usar o proxmox, virtualizar pfsense e rodar algumas vms, o meu e o N5105 com 600mb e aguenta com os pes nas costas, o N100 e mais forte ainda.
Edit - Sobre duas portas, um switch gigabit resolve tranquilamente.
Tu está rodando apenas o pfsense sem nenhum pacote?

Sobre o switch ele deve ser gigabyte e gerenciável, se quiser ter mais LANS (LAN1, LAN2, ...)

Esse beelink serve pra esse proposito com pfsense tambem galera?
Por esse valor ao meu ver compensa mais pegar o que eu comprei:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu não uso pfsense porém a lógica é a mesma do openwrt.
Vc entrega pra VM a vmbr0 e vmbr3 e lá no pfsense vc vai ter uma LAN e uma WAN. As 3 portas lan funcionarão como se fosse uma só e o proxmox fará esse switch.
Fiz conforme você orientou e agora todos os dispositivos da minha rede se enchergam sem problemas. Grato pela dica.

Por esse valor ao meu ver compensa mais pegar o que eu comprei:

Fiz conforme você orientou e agora todos os dispositivos da minha rede se enchergam sem problemas. Grato pela dica.
Se usar esse que tu colocou direto com o pfsense não vai funcionar por causa do modelo da interface de rede, não sei se no 2.7 já tem o driver para a i226. No 2.6 ao menos não tinha, mas se virtualizar, o pfsense vai receber o driver que o proxmox oferecer e vai de boa ...

Se usar esse que tu colocou direto com o pfsense não vai funcionar por causa do modelo da interface de rede, não sei se no 2.7 já tem o driver para a i226. No 2.6 ao menos não tinha, mas se virtualizar, o pfsense vai receber o driver que o proxmox oferecer e vai de boa ...
e se eu pegar a versao com n100 ou n305?? ai fica de boa pra pfsense e tudo mais?

Aqui rodo o pfSense no Proxmox.

e se eu pegar a versao com n100 ou n305?? ai fica de boa pra pfsense e tudo mais?
Desde que a placa de rede não seja a i226, vai funcionar de boa. Só conferir isso e não pegar placas de rede que sejam da Realtek, é um lixo enormeeeeee

Aqui rodo o pfSense no Proxmox.
Aí vai de boa, eu já uso uma maquina montada e acho melhor do que ter no proxmox

O pfSense 2.7 já suporta o chip i226 da Intel:

Tu está rodando apenas o pfsense sem nenhum pacote?

Sobre o switch ele deve ser gigabyte e gerenciável, se quiser ter mais LANS (LAN1, LAN2, ...)
Nao, com o pfblockerng.
Sobre o switch, teria que ser gerenciavel se ele tivesse apenas uma porta Lan, ai teria que criar vlans, com duas Lans ele consegue usar qualquer switch gigabit e distribuir a rede normalmente.
Nao seria isso producao?

O pfSense 2.7 já suporta o chip i226 da Intel:
Que maravilha, eu tinha lido as mudanças mas não na parte do suporte a i226. Mas que bom que com a mudança do freebsb, os driver todos foram atualizados ...

Nao, com o pfblockerng.
Sobre o switch, teria que ser gerenciavel se ele tivesse apenas uma porta Lan, ai teria que criar vlans, com duas Lans ele consegue usar qualquer switch gigabit e distribuir a rede normalmente.
Nao seria isso producao?
Eu uso com o mesmo configurado apenas para filtrar os IPS, a parte do dnsdbl uso no pihole. Acho o controle das listas e muito mais fácil, fora que dá pra usar como container no proxmox sem usar quase nada de recurso ...

Seria isso mesmo, nos que eu mandei mais cedo é tudo com apenas duas portas. Uma porta seria a WAN e outra seria a LAN, ao menos que ele pegasse um topton com 4 portas. Aí conseguiria usar com 3 LANS, ou usar mais WAN e assim por diante.

Desde que a placa de rede não seja a i226, vai funcionar de boa. Só conferir isso e não pegar placas de rede que sejam da Realtek, é um lixo enormeeeeee

Aí vai de boa, eu já uso uma maquina montada e acho melhor do que ter no proxmox
intel i225-v é boa?

Esse beelink serve pra esse proposito com pfsense tambem galera?

Servir ele serve, mas com esse processador não vai conseguir passar muita velocidade. Outro fator é que ele tem apenas duas portas ethernet, vai conseguir apenas a WAN e a LAN ...

No link que o @sneak3 postou tem opções de diversas configurações (CPU/RAM/NVMe). Acredito que uma CPU N100 seria excelente, N305 se orçamento não for problema melhor ainda. O bom dos Beelinks é que já vem com RAM e SSD incluídos no valor.

Ex: N100, 8GB RAM e 500GB NVMe = R$ 1.103,33

Última edição:
Mini PC com J4105 deu um upgrade na internet por aqui :fire:
Creio que no final de semana eles liberam mais velocidade, pois atualmente tenho um plano da Mhnet 300/150.

Teste realizado com poucos minutos de diferença.

Antigo Archer C6 com Openwrt

Archer-C6.jpg

Archer-C6-ll.jpg

Agora Mini PC com Openwrt

Mini-PC.jpg

Mini-PC-ll.jpg

Moral da história: Archer C6 só guenta internet até 300mb

Aliás, para desktop de uso geral, o S12 Pro tá com um preço com uma ótima relação custo benefício:

Processador N100, 16GB RAM, 500GB NVMe por R$ 875,00. Pena que só tem uma placa de rede 1Gbps, aí para roteador teria que usar um dongle Ethernet USB.

Aliás, alguém já testou o desempenho de um dongle USB Ethernet 2.5Gbps? Andei dando uma olhada na web - parece que no Linux precisa de uns "tunings" nos driveres, mas o desempenho é bem aceitável (2.35Gbps, referência aqui).

Moral da história: Archer C6 só guenta internet até 300mb

Se for a v3 do Archer C6, no OpenWrt dá para ativar o "Hardware Flow Offloading" que aí chega perto doe 1Gbps, só não dá para usar SQM.

Última edição:
Aliás, para desktop de uso geral, o S12 Pro tá com um preço com uma ótima relação custo benefício:

Processador N100, 16GB RAM, 500GB NVMe por R$ 875,00. Pena que só tem uma placa de rede 1Gbps, aí para roteador teria que usar um dongle Ethernet USB.

Aliás, alguém já testou o desempenho de um dongle USB Ethernet 2.5Gbps? Andei dando uma olhada na web - parece que no Linux precisa de uns "tunings" nos driveres, mas o desempenho é bem aceitável (2.35Gbps, referência aqui).

Se for a v3 do Archer C6, no OpenWrt dá para ativar o "Hardware Flow Offloading" que aí chega perto doe 1Gbps, só não dá para usar SQM.
Já testei adaptadores usb rtl8156b e dá 2.35Mb/s, mas gasta uns 85% de um dos cores ( N5105 ) da cpu quando transferindo noi máximo. Queues e Packet steering não ajudam nisto.

Poderiam me tirar uma dúvida sobre o pi-hole?
Instalei ele aqui no Proxmox e configurei o endereço IP dele (192.168.3.3) no pfSense em "Sistema-> Configuração Geral->Servidores DNS" e configurei a opção "DNS Resolution Behavior" como "Use remote DNS Secure, ignore local DNS".
Mas para ele funcionar na minha rede tive que ativar o "DNS Resolver".
Está correto esta configuração? No painel do pi-hole acusa estar realizando o bloqueio.

Testei e deu certo.
Desempenho igual ao J4105.

Aliás, será que o uso razoável do CPU do x86 é devido ao fato da porta wan ser via adaptador usb-rj45?

Não sei quando lançaram, mas é DDR5 e processador N305. Tem 4 portas 2.5gb i226, então deve rodar pfsense perfeitamente...

Testei e deu certo.
Desempenho igual ao J4105.

Aliás, será que o uso razoável do CPU do x86 é devido ao fato da porta wan ser via adaptador usb-rj45?

Ao contrário do Archer C6 onde as operações de NAT são aceleradas por hardware, no J4105 é a CPU que faz isso. Durante um teste de carga (tipo speedtest) é normal que a CPU tenha um uso razoável.

Meu roteador é um R4S, que acredito ter um desempenho similar ao J4105, e durante um speedtest com download de 700Mbps o uso de CPU é considerável, o que é normal, ver abaixo.

Porém não sei dizer quanta CPU adicional um dongle Ethernet utiliza.

Última edição:
Bom dia, alguém pode me ajudar estou tentando configurar um sistema DUAL WAN usando o proxmox e o pfSense, porém estou batendo cabeça pra configurar as portas bridges da minha VM.
Na porta 1 do MiniPC está chegando via DHCP meu link 1.
Na porta 2 meu link 2.
A 3 seria a LAN.
Segue imagens das configs:

Users who are viewing this thread

Voltar