[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Bom dia, alguém pode me ajudar estou tentando configurar um sistema DUAL WAN usando o proxmox e o pfSense, porém estou batendo cabeça pra configurar as portas bridges da minha VM.
Na porta 1 do MiniPC está chegando via DHCP meu link 1.
Na porta 2 meu link 2.
A 3 seria a LAN.
Segue imagens das configs:

1 - Identifique qual porta no proxmox se refere a qual porta no minipc.
2 - Insira comentário na porta para fins de facilitar a configuração
3 - Crie a vmbr0 da seguinte forma, definindo IP para o host proxmox, o gateway do router e quais portas físicas farão parte da LAN
3H2GnKw.png

4 - Crie a vmbr1 para a WAN1 e vmbr2 para a WAN2. Apenas altere qual porta física fará parte de cada bridge wan.
auYDx4M.png

1 - Identifique qual porta no proxmox se refere a qual porta no minipc.
2 - Insira comentário na porta para fins de facilitar a configuração
3 - Crie a vmbr0 da seguinte forma, definindo IP para o host proxmox, o gateway do router e quais portas físicas farão parte da LAN
3H2GnKw.png

4 - Crie a vmbr1 para a WAN1 e vmbr2 para a WAN2. Apenas altere qual porta física fará parte de cada bridge wan.
auYDx4M.png
Mas no caso o meu 1 link já está na primeira porta do MiniPC, nesse caso iria precisar de 2 cabos saindo do Link 1? pois se tirar o cabo da porta 1 perco acesso ao proxmox, então pelo que entendi precisaria do Link 1 DHCP na porta 1 e porta 3? e o Link WAN 2 na porta 2, e a porta 4 seria a WAN?

Mas no caso o meu 1 link já está na primeira porta do MiniPC, nesse caso iria precisar de 2 cabos saindo do Link 1? pois se tirar o cabo da porta 1 perco acesso ao proxmox, então pelo que entendi precisaria do Link 1 DHCP na porta 1 e porta 3? e o Link WAN 2 na porta 2, e a porta 4 seria a WAN?
qual porta enp X s0 é cada porta do minipc? Esse é o primeiro passo.

qual porta enp X s0 é cada porta do minipc? Esse é o primeiro passo.
Então, vi o vídeo que vc mandou, mas ainda fiquei com dúvida. No caso eu tenho que fazer aquele "bond faiolver" pra juntar os links? ou uma porta pra cada wan e ai faz a config no pfSense/OpenWRT ?

Então, vi o vídeo que vc mandou, mas ainda fiquei com dúvida. No caso eu tenho que fazer aquele "bond faiolver" pra juntar os links? ou uma porta pra cada wan e ai faz a config no pfSense/OpenWRT ?
Uma para cada

Alguem indica um tutorial pra configurar o openwrt no proxmox ?

eu segui esse aqui:

mas depois tive que fazer uns paranaue pra criar a interface lan no openwrt pelo shell do proxmox, pq nao consegui acessar a luci pela wan.

e depois como fiquei em triple nat ficou toda zuada a internet.

to tentando novamente do zero usando algumas dicas que li aqui.

to com um mini pc com 4 portas ethernet e uma COM.

Tu já usa esse em casa? Eu estou atras e procurando cabo fibra com portas sfp+ dos dois lados, existe poucas opções no tamanho que eu preciso (20m ou mais) ...
Encomendado no Aliexpress a 3 dias .
Compre o transceiver sfp+ para fibra multimodo LC ( 850nm ). È bem barato. Aí coloque o cabo de fibra do comprimento que quiser.
R$ 32,00 no ebay https://www.ebay.com/itm/115348610411?hash=item1adb501d6b:g:E68AAOSwk7NkvfDP

EDIT,. REMOVI O CABO DE FIBRA LC. Não vi o frete.

R$ 80,00 https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=417d8ce6-94b2-4609-a22d-fecab9b1147b

Última edição:
Chegou o Chatreey Mini PC, Intel N100, 8GB, 128GB SSD e 2 RJ45. Veio até com Win 11 Pro :ohh:. Comprei no Ali dia 31 de julho, chegou no Brasil dia 04 e foi entregue dia 14, sem taxas. Florianópolis. Fiz em 12x, deu R$755 no total. Agora é ler e ver bastante tutorial pra instalar Proxmox, OpenWRT, e todas as dicas que o pessoal anda postando aqui. Se alguém tiver tutoriais pra indicar, por favor mande! Sonar/Radar, VPN, Firewall, DNS, servidor de arquivos, HA, mídia, etc. A ideia é substituir o modem da VIVO e fazer essas coisas.
Link do modelo que peguei:

Chegou o Chatreey Mini PC, Intel N100, 8GB, 128GB SSD e 2 RJ45. Veio até com Win 11 Pro :ohh:. Comprei no Ali dia 31 de julho, chegou no Brasil dia 04 e foi entregue dia 14, sem taxas. Florianópolis. Fiz em 12x, deu R$755 no total. Agora é ler e ver bastante tutorial pra instalar Proxmox, OpenWRT, e todas as dicas que o pessoal anda postando aqui. Se alguém tiver tutoriais pra indicar, por favor mande! Sonar/Radar, VPN, Firewall, DNS, servidor de arquivos, HA, mídia, etc. A ideia é substituir o modem da VIVO e fazer essas coisas.
Link do modelo que peguei:
Man, sem querer te desanimar... Mas esse miniPC tem apenas 1 LAN?
Se sim, não vai dar pra tu aposentar o modem da VIVO, pois o ideal é que tivesse pelo menos 2 lans (seria 1 WAN e 1 LAN), dai tu colocaria um switch na LAN e já era.
Edit: Acabei de ver que tu mandou a informação que possui 2 RJ45, pois no link que você mandou, tem apenas 1 RJ45 :bem:

Se sim, não vai dar pra tu aposentar o modem da VIVO, pois o ideal é que tivesse pelo menos 2 lans (seria 1 WAN e 1 LAN), dai tu colocaria um switch na LAN e já era.
Edit: Acabei de ver que tu mandou a informação que possui 2 RJ45, pois no link que você mandou, tem apenas 1 RJ45 :bem:
Mas isso não seria um problema.
Estou usando um que tem apenas uma porta e coloquei um adaptador usb 3.0 - Rj45

Galera por favor, indicação de ventuinha USB pra colocar em cima do mini pc com refrigeração passiva.

Ta esquentando demais.

Alguma outra recomendação ai?

Por algum motivo a URL do pedido foi pra esse errado aí do meu post, já corrigi, bizarro.
É esse modelo aí:

Galera por favor, indicação de ventuinha USB pra colocar em cima do mini pc com refrigeração passiva.

Ta esquentando demais.

Alguma outra recomendação ai?
Comprei este aqui mas achei meio barulhento:

Usei apenas quando fiz o Mentest no miniPC pois estava batendo quase 90°C.
Agora que ele está rodando Proxmox + pfSense + Pi-Hole, a temperatura fica assim:
2023-08-17-19-58-25-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png

E quando rodo o Speedtest, fica assim:
2023-08-17-19-59-58-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png

Última edição:
Comprei este aqui mas achei meio barulhento:

Usei apenas quando fiz o Mentest no miniPC pois estava batendo quase 90°C.
Agora que ele está rodando Proxmox + pfSense + Pi-Hole, a temperatura fica assim:
2023-08-17-19-58-25-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png

E quando rodo o Speedtest, fica assim:
2023-08-17-19-59-58-Mini-PC-Proxmox-Virtual-Environment-Mozilla-Firefox.png
Ontem a noite, antes de instalar o Proxmox, fiz um memtest tb. Nossa, o bichinho esquentou, principalmente nas portas USBs. Tirei o teclado e mouse e estavam bem quentes.
To pensando em comprar um teclado sem fio, 2.4ghz e bluetooth. Da pra usar via bluetooth nesses mini PCs, enquanto a plaquinha USB 2.4Ghz fica no desktop principal, bastando dar um comando no teclado pra trocar a interface?

Mas isso não seria um problema.
Estou usando um que tem apenas uma porta e coloquei um adaptador usb 3.0 - Rj45

Exato. Estou aguardando chegar um Beelink S12 Pro (N100, 16GB RAM, 500GB NVMe), peguei um um preço razoável na Aliexpress para essa configuração (R$ 870, também já vem com Windows 11 Pro, porém tem apenas 1 ethernet gigabit).

Meu plano é usar esse Mini-PC para substituir um PC windows antigo que deixo "always on" para acessos remotos, builds do OpenWrt e outras coisas mais (vou manter um NanoPi R4S como meu roteador).

Se no futuro eu decidisse por passar a usar esse MiniPC como roteador (o que não é o plano por enquanto), aí adicionaria uma segunda porta ethernet via USB (já tenho esse adaptador, no iperf3 tem desempenho similar a uma ethernet da placa mãe). Inclusive já existem adaptadores Ethernet 2.5Gbps USB3.

Exato. Estou aguardando chegar um Beelink S12 Pro (N100, 16GB RAM, 500GB NVMe), peguei um um preço razoável na Aliexpress para essa configuração (R$ 870, também já vem com Windows 11 Pro, porém tem apenas 1 ethernet gigabit).

Meu plano é usar esse Mini-PC para substituir um PC windows antigo que deixo "always on" para acessos remotos, builds do OpenWrt e outras coisas mais (vou manter um NanoPi R4S como meu roteador).

Se no futuro eu decidisse por passar a usar esse MiniPC como roteador (o que não é o plano por enquanto), aí adicionaria uma segunda porta ethernet via USB (já tenho esse adaptador, no iperf3 tem desempenho similar a uma ethernet da placa mãe). Inclusive já existem adaptadores Ethernet 2.5Gbps USB3.
Perfeito.

Eu andei olhando os adaptadores usb 2.5gb no Ali.
Custa cerca de R$60

Eu ainda procurei no ML, mas só tinha achado cabos de até 10 metros. Muito obrigado e fora que o valor ta otimoooooooooooooooooooooo!
Basta comprar 01 cabo e 02 transceivers sfp+ ( já postei o link do ebay ).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu ainda procurei no ML, mas só tinha achado cabos de até 10 metros. Muito obrigado e fora que o valor ta otimoooooooooooooooooooooo!
Última coisa . Verifique com o vendedor se esse cordãode fibra é multimodo ou monomodo e qual o comprimento de onda ( 850nm, 1310nm, 1550nm etc ). Pois isso afea qual transciever vai usar. No anúncio não está claro.

Última edição:
Basta comprar 01 cabo e 02 transceivers sfp+ ( já postei o link do ebay ).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Última coisa . Verifique com o vendedor se esse cordãode fibra é multimodo ou monomodo e qual o comprimento de onda ( 850nm, 1310nm, 1550nm etc ). Pois isso afea qual transciever vai usar. No anúncio não está claro.
Inclusive estava vendo sobre OM3 e OM4 ...

https://pt.aliexpress.com/item/1005...400501!&curPageLogUid=ic2WpqAvVRKn#nav-review

Ja vem com os transciever incorporado para o cordao em si no formato OM3 ...

Para os que usam o MiniPC, alguém poderia indicar uma automação de Speedtest e ping?

Users who are viewing this thread

Voltar