[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Fiz o SQM e o Load Balance.

Mas não é a primeira vez que acontece da Wan ficar sem ipv6.
Já a Wanb fica correto.

Qual o erro? :mesa:

Segui o tutorial do Van Tech.

Fiz o SQM e o Load Balance.

Mas não é a primeira vez que acontece da Wan ficar sem ipv6.
Já a Wanb fica correto.

Qual o erro? :mesa:

Segui o tutorial do Van Tech.

load balance só vai funcionar no ipv4.
Em relação a wan1 ficar sem ipv6 vc pode dar um restart na interface dela pra testar se vai voltar ou não. (eu tenho um problema parecido e botei um script pra reiniciar a interface)

Última edição:
load balance só vai funcionar no ipv4.
Em relação a wan1 ficar sem ipv6 vc pode dar um restart na interface dela pra testar se vai voltar ou não.
Na aba interfaces ela aparece conectado.

Na aba MultiWan manager que não.

Interface: wan6
Status: Disabled

Já o segundo link:

Interface: wanb_6
Status: Online
Uptime: 0h 3m 37s

Na aba interfaces ela aparece conectado.

Na aba MultiWan manager que não.

Interface: wan6
Status: Disabled

Já o segundo link:

Interface: wanb_6
Status: Online
Uptime: 0h 3m 37s
significa que os pings de check que vc configurou na interface do mwan3 não estão respondendo.

Quantos ips vc colocou lá pra dar ping e qual o número do tracking reliability ?
w3TVlku.png

Última edição:
significa que os pings de check que vc configurou na interface do mwan3 não estão respondendo.

Quantos ips vc colocou lá pra dar ping e qual o número do tracking reliability ?
Pior que mudei o ipv6 e não foi.
Sei lá o que tem de errado.

Recebi o switch SKS3200M-8GPY1XF .

O vendedor colocou o valor real de U$104 na embalagem, Não fui tributado por pura sorte.
A interface web do switch é bem precária.
Boot em cerca de 12s .
8 portas de 2.5Gb/s base-t e 01 SFP+ que funciona em 1, 2.5 e 10Gb/s.
Embalagem metálica com aberturas lateriais de ventilação. Lembra muito os antigos mini switches da Planet.
Não fica nem morno.

Última edição:
Alguem conseguiu colocar o pczin pra gerar rede wifi com openwrt ?

tipo desse de cima.

Sabem dizer se vale a pena ? ou é melhor conectar um AP nele mesmo.
To curioso sobre isso tb. Meu MiniPC ta aqui com Proxmox e OpenWRT instalado, mas não mexi nele mais que isso. Preciso colocar o modem da operadora em Bridge e fazer toda a configuração dele ainda.

Alguem conseguiu colocar o pczin pra gerar rede wifi com openwrt ?

tipo desse de cima.

Sabem dizer se vale a pena ? ou é melhor conectar um AP nele mesmo.
compra um AP a parte.

essas placas wifi pra notebook não suportam vários clientes conectados e o principal, se tu subir uma rede 5GHz, vai ter que comprar outra placa pra subir a rede 2.4GHz e vice versa.

da menos dor de cabeça tu comprar um ap qual quer ae AC que de pra colocar openwrt e usar ele literalmente como AP, do que inventar de fazer usar placa wifi de notebook como ap.

Melhor adquirir um AP, mas tem esse tutorial aqui

Acho que vou pegar a antena de outro pc que eu tenho,
engraçado pq eu acho que não veio wifi no meu, só veio os 2 buraquinhos, não veio essa conexão pequena com fio.

de repente tem a placa wifi e não tem o cabo com o conector né?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

compra um AP a parte.

essas placas wifi pra notebook não suportam vários clientes conectados e o principal, se tu subir uma rede 5GHz, vai ter que comprar outra placa pra subir a rede 2.4GHz e vice versa.

da menos dor de cabeça tu comprar um ap qual quer ae AC que de pra colocar openwrt e usar ele literalmente como AP, do que inventar de fazer usar placa wifi de notebook como ap.
entendi, vou deixar pra lá meu plano então.

meter dois archer c6 com openwrt que acho que é o melhor negócio.

Acho que vou pegar a antena de outro pc que eu tenho,
engraçado pq eu acho que não veio wifi no meu, só veio os 2 buraquinhos, não veio essa conexão pequena com fio.

de repente tem a placa wifi e não tem o cabo com o conector né?
O conector na placa mãe deve ter vindo, mas a placa tem q comprar separado

Por favor poderiam colocar aqui as regras do Mwan3 de vocês?
Das abas Interface, Member e Policy.

Tenho que tirar algumas dúvidas.

Por favor poderiam colocar aqui as regras do Mwan3 de vocês?
Das abas Interface, Member e Policy.

Tenho que tirar algumas dúvidas.
Tá na mão:

oKXwl2r.png

ItClXp8.png

kkNlpAe.png

Tá na mão:

oKXwl2r.png

ItClXp8.png

kkNlpAe.png
uma dúvida quanto a sua interface ipv6.
Ela é gerada automaticamente no PPPOE, certo? Ela não tem um underline _ entre o wan e o 6?
Pq vc deixou enabled No nessas v6?

uma dúvida quanto a sua interface ipv6.
Ela é gerada automaticamente no PPPOE, certo? Ela não tem um underline _ entre o wan e o 6?
Pq vc deixou enabled No nessas v6?
Não lembro se são geradas automaticamente ou se fui eu que configurei.

ipv6 só me deu dor de cabeça e não vejo nenhuma vantagem, então deixo tudo desligado (até as interfaces ipv6 tão desligadas tb).

O que vocês recomendam de software NAS pra instalar no Proxmox? OpenMediaVault?
Eu tava pessquisando sobre isso e parece ter 3 opções viáveis:
1 Truenas (mais difícil)
2 OpenMediaVault (dificuldade média pra fácil)
3 LXC container para arquivos + samba (super simples).

Atualmente eu uso a 3ª opção e ainda vou verificar se vale a pena migrar pra 2 ou manter na 3 mesmo.

Eu tava pessquisando sobre isso e parece ter 3 opções viáveis:
1 Truenas (mais difícil)
2 OpenMediaVault (dificuldade média pra fácil)
3 LXC container para arquivos + samba (super simples).

Atualmente eu uso a 3ª opção e ainda vou verificar se vale a pena migrar pra 2 ou manter na 3 mesmo.

Eu tenho um Synology, acho o software sensacional (DSM).

Existe a opção (não oficial) de rodar o Synology DSM num PC chamado "Xpenology". No passado testei num "bare metal" e funcionou bem. Tem um artigo que diz que daria para rodar o Xpenology numa VM KVM (que é o hypervisor usado pelo Proxmox):

Pode ser uma boa diversão (ou dor de cabeça...) tentar essa opção...

Última edição:
Passando apenas para avisar que o OMV ao longo do tempo se torna uma opção horrível, é super fácil de utilizá-lo (aprendizagem) por conta da interface mas as coisas param por ai:

- Crashes constantes após updates;
- Interface web acaba se perdendo sendo necessário usar o first-aid para recuperar a mesma;
- Ao recuperar o acesso web, a sua senha não funciona na maioria das vezes, sendo necessário refazê-la;
- Ao utilizar 2 ou mais discos e sendo necessário reiniciar o server por update ou qualquer motivo, um ou mais discos acabam não subindo mais em seguida;
(Não sei se é algo do systemd em si ou especificamente do OMV, mas aqui na maioria das vezes, eu precisava desconectar e conectar os hds durante o boot para que fossem identificados novamente no OMV)
- Mini-dlna que deixa de funcionar do nada tendo que refazer mapeamento;
- Regras de permissão que deixam funcionar porque sim.

Isso era/é os mais constantes comigo, o que é curioso por ser um sistema tendo como base o Debian por baixo, claramente as revisões não seguem o mesmo padrão do original. Apenas não me livrei ainda por conta do backup e migração dos meus torrents, uma vez feito isso, vou partir pro Debian puro com Samba.

Caso vocês queiram utilizar para conhecimento não se importando em passarem raiva, vão em frente, eu particularmente nunca mais usarei.
Gostaria de utilizar o TrueNAS mas requer bastante memória e se não me engano, tem que ser ECC, o que não se aplica no meu x86.

Passando apenas para avisar que o OMV ao longo do tempo se torna uma opção horrível, é super fácil de utilizá-lo (aprendizagem) por conta da interface mas as coisas param por ai:

- Interface web acaba se perdendo sendo necessário usar o first-aid para recuperar a mesma;
- Ao recuperar o acesso web, a sua senha não funciona na maioria das vezes, sendo necessário refazê-la;
- Ao utilizar 2 ou mais discos e sendo necessário reiniciar o server por update ou qualquer motivo, um ou mais discos acabam não subindo mais em seguida;
(Não sei se é algo do systemd em si ou especificamente do OMV, mas aqui na maioria das vezes, eu precisava desconectar e conectar os hds durante o boot para que fossem identificados novamente no OMV)

Isso era/é os mais constantes comigo, o que é curioso por ser um sistema tendo como base o Debian por baixo, claramente as revisões não seguem o mesmo padrão do original. Apenas não me livrei ainda por conta do backup e migração dos meus torrents, uma vez feito isso, vou partir pro Debian puro com Samba.

Caso vocês queiram utilizar para conhecimento não se importando em passarem raiva, vão em frente, eu particularmente nunca mais usarei.
Gostaria de utilizar o TrueNAS mas requer bastante memória e se não me engano, tem que ser ECC, o que não se aplica no meu x86.
Não vi esse requisito de ser ECC, porém ele pede no mínimo 16gb + 1gb por Tera

Nossa, que azar ein?

Aqui utilizo ele como server principal à 1 ano e não tive nenhum problema que relatou.
Sempre fazendo os updates sem surpresas.

Tive que voltar atrás o snapshot do Openwrt sem o MWan3.

Antes do Load balance tudo ok com o acesso externo via Openvpn/Wireguard.
Após fazer os problemas começaram com esses dois. Conectava ora sim, ora não.
Ddns atualizando o ip da wan que é o link principal.

Outra coisa que gostaria de saber dos colegas.
Nos testes de velocidade normalmente mostrava a velocidade dos links somados. Já outras vezes o upload mostrava apenas do link b :(

Ao fazer um download as vezes pegava a velocidade do link b apenas. :crycat:
Por isso e outras pedi para ver as regras que vocês estão usando.

Isso é mais algo do ZFS do que do TrueNAS em si, e não são requisitos, mas sim sugestões pra evitar dores de cabeça com scrubs/resilvers.
Passando apenas para avisar que o OMV ao longo do tempo se torna uma opção horrível
Eu usei por cerca de 1 ano há um belo tempo atrás e gostava bastante, não lembro de ter tido nenhum problema, mas fazem anos que não toco.
Tive que voltar atrás o snapshot do Openwrt sem o MWan3.

Antes do Load balance tudo ok com o acesso externo via Openvpn/Wireguard.
Após fazer os problemas começaram com esses dois. Conectava ora sim, ora não.
Ddns atualizando o ip da wan que é o link principal.

Outra coisa que gostaria de saber dos colegas.
Nos testes de velocidade normalmente mostrava a velocidade dos links somados. Já outras vezes o upload mostrava apenas do link b :(

Ao fazer um download as vezes pegava a velocidade do link b apenas. :crycat:
Por isso e outras pedi para ver as regras que vocês estão usando.
Essa coisa de velocidade vai muito de se tá utilizando múltiplas conexões ou não.

Users who are viewing this thread

Voltar