Pois é rapaz, na época que eu usava Raspberry Pi, ele funcionava maravilhosamente, acho que era versão 4 naquele tempo, por conta dessa experiência resolvi utilizá-lo novamente quando comprei o x86, desta vez com a última versão (6) e desde então, só dor de cabeça. Pesquise no google sobre ele dando crash utilizando Reddit como referência, que irá encontrar diversos relatos também.
Isso é mais algo do ZFS do que do TrueNAS em si, e não são requisitos, mas sim sugestões pra evitar dores de cabeça com scrubs/resilvers.
Eu usei por cerca de 1 ano há um belo tempo atrás e gostava bastante, não lembro de ter tido nenhum problema, mas fazem anos que não toco.
Olá a todos!
Alguém que possua o mini-pc da Ryzen da CWWK, tanto faz se for o 5600U ou 5800U, poderia dizer quais temperaturas você está tendo?
Gostaria de saber a sua temperatura em idle e em 100% de uso. E caso você realizou a troca da pasta térmica avise também.
Obrigado!
Olá a todos!
Alguém que possua o mini-pc da Ryzen da CWWK, tanto faz se for o 5600U ou 5800U, poderia dizer quais temperaturas você está tendo?
Gostaria de saber a sua temperatura em idle e em 100% de uso. E caso você realizou a troca da pasta térmica avise também.
Obrigado!
Meu mini PC, com o Ryzen 7 5825u após trocar a pasta térmica não passou de 71C. Antes chegava a 95C com a pasta original. Em idle fica na faixa de 40C.
Boa tarde, gente uso um Linksys WRT3200ACM, ele consegue fazer sqm de 500 megas tranquilamente, porém tem um real utilidade mesmo que minha rede não tenha atrasos ou momentos que o Ping sobe ? Posso ativar apenas o software offload mesmo ?
O vendedor colocou o valor real de U$104 na embalagem, Não fui tributado por pura sorte.
A interface web do switch é bem precária.
Boot em cerca de 12s .
8 portas de 2.5Gb/s base-t e 01 SFP+ que funciona em 1, 2.5 e 10Gb/s.
Embalagem metálica com aberturas lateriais de ventilação. Lembra muito os antigos mini switches da Planet.
Não fica nem morno.
Olá a todos!
Obrigado!
Aqui eu acabei usando ele com windows, eu peguei a versão 5800u e a temperatura com pasta térmica de fábrica em stock tá entre 47~56 graus. Já em uso em 100% não fiz testes pra saber, mas com Chrome aberto, AutoCAD e tocando YouTube já vi a temperatura alcançar fácil os 90 graus ...
É L2.
A interface é usável mas parece algo feito uns 15 anos atrás.
Ainda estou testando, mas as portas 2.5 Gb/s funcionanm normalmente e a porta SFP+ funciona com tranceivers de 2.5 e de 10Gb/s.
Meu mini PC, com o Ryzen 7 5825u após trocar a pasta térmica não passou de 71C. Antes chegava a 95C com a pasta original. Em idle fica na faixa de 40C.
Tu trocou a pasta térmica por qual? Eu tenho um pouco de uma Thermo Grizlly Cryonaut, e estava pensando em usar pra ele ... Se bem que daqui alguns dias vou tirar o windows e colocar pfsense (que é para o que ele é projetado), aí vou poder verificar reais temperaturas do mini PC ...
É L2.
A interface é usável mas parece algo feito uns 15 anos atrás.
Ainda estou testando, mas as portas 2.5 Gb/s funcionanm normalmente e a porta SFP+ funciona com tranceivers de 2.5 e de 10Gb/s.
Eu estou pensando seriamente em pegar o SKS8300, ele vem com 8 ou 12 portas óticas SFP+. Eu estou pensando no futuro já e investir na rede com fibra invés de cabo ethernet, fora que existe uma briga sempre sobre usar 10gb sobre cabos ethernet e não de fibra ...
Como que veio a embalagem do teu switch? Foi plug and play? Só configurar a interface pra tua rede local?
Tu trocou a pasta térmica por qual? Eu tenho um pouco de uma Thermo Grizlly Cryonaut, e estava pensando em usar pra ele ... Se bem que daqui alguns dias vou tirar o windows e colocar pfsense (que é para o que ele é projetado), aí vou poder verificar reais temperaturas do mini PC ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Ele tem todas as ferramentas de um L2?
Eu estou pensando seriamente em pegar o SKS8300, ele vem com 8 ou 12 portas óticas SFP+. Eu estou pensando no futuro já e investir na rede com fibra invés de cabo ethernet, fora que existe uma briga sempre sobre usar 10gb sobre cabos ethernet e não de fibra ...
Como que veio a embalagem do teu switch? Foi plug and play? Só configurar a interface pra tua rede local?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Ele tem todas as ferramentas de um L2?
MediaFire is a simple to use free service that lets you put all your photos, documents, music, and video in a single place so you can access them anywhere and share them everywhere.
MediaFire is a simple to use free service that lets you put all your photos, documents, music, and video in a single place so you can access them anywhere and share them everywhere.
@Arris Vc esta usando um N5105? Quais apps está usando no proxmox e como está o desempenho?
Estou pensando em importar outro MiniPC antes que começe as taxas na fonte (Remessa Conforme). Estou pensando em pegar um N5105 ou um N100, eles dão conta de boa do load balance de dois links + um NAS ?
@Arris Vc esta usando um N5105? Quais apps está usando no proxmox e como está o desempenho?
Estou pensando em importar outro MiniPC antes que começe as taxas na fonte (Remessa Conforme). Estou pensando em pegar um N5105 ou um N100, eles dão conta de boa do load balance de dois links + um NAS ?
Eu tenho o N5105 aqui rodando Proxmox + pfSence + Pi-hole e o uso da CPU fica por volta de 5%, sendo assim penso que o processador tenha potência de sobra para o uso que você mencionou.
Não estou mais com o 5105 na rede, uso um AMD desktop agora. Só load balance dá, mas se botar SQM + load aí o 5105 não tanka.
Compartilhamento de arquivos é ultra leve desde que não haja software transcode em exibição de vídeos.
Lá no início, quando lançou, talvez... Hoje, no stepping b3 ou então na i226, sem dor de cabeça alguma... 3 hosts proxmox baremetal, 1 freebsd (pfsense), todos tranquilos com essa nic
Não estou mais com o 5105 na rede, uso um AMD desktop agora. Só load balance dá, mas se botar SQM + load aí o 5105 não tanka.
Compartilhamento de arquivos é ultra leve desde que não haja software transcode em exibição de vídeos.
Achava que o 5105 conseguisse fazer sqm de gigabit tranquilo,
as suas duas redes de internet sao proximo de gigabit pra fazer sqm ?
Eu to usando um com proxmox e o openwrt nele com cake acho que puxa uns 40% do processador pra fazer o load de 600mb,
mas tambem ele ta rodando outra VM com home assistant, e um LXC com uns docker.
Achava que o 5105 conseguisse fazer sqm de gigabit tranquilo,
as suas duas redes de internet sao proximo de gigabit pra fazer sqm ?
Eu to usando um com proxmox e o openwrt nele com cake acho que puxa uns 40% do processador pra fazer o load de 600mb,
mas tambem ele ta rodando outra VM com home assistant, e um LXC com uns docker.
Gigabit ele até consegue mas fica lá perto dos seus 80% de CPU.
Aqui com 720/100 + 600/600 ele bateu mais de 90% com load balance e SQM ao mesmo tempo. Ou seja, num ambiente de virtualização onde há serviços em paralelo não há folga pro 5105 tankar isso + coisas secundárias.
Gigabit ele até consegue mas fica lá perto dos seus 80% de CPU.
Aqui com 720/100 + 600/600 ele bateu mais de 90% com load balance e SQM ao mesmo tempo. Ou seja, num ambiente de virtualização onde há serviços em paralelo não há folga pro 5105 tankar isso + coisas secundárias.
Firewall/router o ideal é numa VM mesmo.
Eu não recomendo passthrough de nic de rede no Proxmox, mas sim criar bridge LAN, WAN1 e WAN2. Deixe o Proxmox gerenciar o nic e passar só as bridges para as VMs e LXCs.
Meu server é um 3700x + b450m steel legend + 64gb ddr4
Load balance tanka, mas o pesado mesmo é o SQM. Os dois juntos fica difícil né kkk
Firewall/router o ideal é numa VM mesmo.
Eu não recomendo passthrough de nic de rede no Proxmox, mas sim criar bridge LAN, WAN1 e WAN2. Deixe o Proxmox gerenciar o nic e passar só as bridges para as VMs e LXCs.
Meu server é um 3700x + b450m steel legend + 64gb ddr4
Load balance tanka, mas o pesado mesmo é o SQM. Os dois juntos fica difícil né kkk