[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Não é mais fácil usar o pfblockerng do próprio pfSense? Aqui usei o Pi-Hole por anos, depois mudei para o AdGuard Home (muito melhor, na minha opinião) e hoje uso o pfblockerng e não sinto falta de nenhum dos dois.
Rapaz... Eu ia comentar justamente isso.
Muito melhor usar o pfBlockerNG do que o pi-hole ou AdGuard Home.

Mas ele não serve só pro pfSense? E quem usa OpenWRT?
Cada caso, é um caso jovem padawan.
No caso, o amigo da mensagem utiliza o pfSense, sendo assim compensa mais ele utilizar o pfblockerng.
Já no caso de alguém que utilize OpenWRT, RouterOS, etc... Vale mais a pena partir para o AdGuard Home mesmo.

Não é mais fácil usar o pfblockerng do próprio pfSense? Aqui usei o Pi-Hole por anos, depois mudei para o AdGuard Home (muito melhor, na minha opinião) e hoje uso o pfblockerng e não sinto falta de nenhum dos dois.
Instalei o pfBlockerNG e configurei diversas listas nele e agora esta acontecendo um fato curioso:
Em um das lista que instalei ela bloqueia o acesso ao uol.com.br conforme pode ser observado abaixo:
2023-09-18-18-29-32-pf-Sense-home-pf-Sense-Firewall-pf-Blocker-NG-Alerts-Mozilla-Firefox.png

Mas este bloqueio só esta acontecendo nos dispositivo que estão conectados ao meu roteador que está configurado como AP e este por sua vez conectado ao MiniPC que roda o Proxmox e pfSense. Já o meu PC que está conectado diretamente ao MiniPC não sofre qualquer bloqueio de acesso ao uol.com.br. A mesma situação ocorre para bloqueio de propagandas. Nos demais dispositivos está funcionado corretamente mas no meu PC não. O que poderia ser?

Não sei se tem algo em haver, mas depois que desativei o IPV¨no meu PC começou a funcionar o bloqueio.
:shrug:

Não era o IPV6 e sim o módulo "Site Real" do Avast que estava burlando o bloqueio do pfBlockerNG.
:poker:

Última edição:
Solicitei semana passada e já chegou kkkkk
Achei ela mais bem construída que a Atlas.
Tenho curiosidade de saber qual hardware usam kkkkkkk
Aqui chegaram ontem as duas que pedi.

A plaquinha é uma nanopi zero, as da atlas tenho uma nanopi neo e outra que é baseada numa tual de Turris MOX (armada dual core, armv8).

Eu achei as probes da atlas mais legais em termo de software, já que tem como eu adicionar metadados na probe e verificar o status dela. Essas da globalping são totalmente dumb, só pluga e elas ficam pingando a API deles, vc não tem como fazer mais nada com elas.

Aqui chegaram ontem as duas que pedi.

A plaquinha é uma nanopi zero, as da atlas tenho uma nanopi neo e outra que é baseada numa tual de Turris MOX (armada dual core, armv8).

Eu achei as probes da atlas mais legais em termo de software, já que tem como eu adicionar metadados na probe e verificar o status dela. Essas da globalping são totalmente dumb, só pluga e elas ficam pingando a API deles, vc não tem como fazer mais nada com elas.
Man, eu vi que na carta que vem com a probe, diz que ela tá pronta quando o led verde fica aceso... A minha não tá ficando.
As suas ficam com o led verde aceso?

Man, eu vi que na carta que vem com a probe, diz que ela tá pronta quando o led verde fica aceso... A minha não tá ficando.
As suas ficam com o led verde aceso?
Tem um led bem discreto dentro da caixa perto do conector de energia, e também tem os leds Ethernet piscando. Tenta só dar ssh nela com o usuário logs pra ver se tá ok.

Tem um led bem discreto dentro da caixa perto do conector de energia, e também tem os leds Ethernet piscando. Tenta só dar ssh nela com o usuário logs pra ver se tá ok.
Via ssh da connection refused.
Vou caçar o led verde, ao reiniciar a probe vejo o led vermelho, mas nenhum led verde fica aceso.
Acho que a probe veio zoada...

Via ssh da connection refused.
Vou caçar o led verde, ao reiniciar a probe vejo o led vermelho, mas nenhum led verde fica aceso.
Acho que a probe veio zoada...
Cartão sd tá conectado direito? Não tem nenhum device com IP aí no seu Server dhcp? O hostname dele é bem sugestivo.

Cartão sd tá conectado direito? Não tem nenhum device com IP aí no seu Server dhcp? O hostname dele é bem sugestivo.
Sim, conectado certinho.
Pega IP mas não acessa, inclusive não tem nenhum tráfego saindo ou entrando nele.
Até peguei outro sd e criei um novo disco de boot conforme o carinha fala lá no github, mas dá a mesma coisa.
Até baixei uma imagem oficial da FriendlyELEC, mas o led vermelho se apaga e nenhum verde fica aceso, somente a porta de rede.
Pelo que consta, o led vermelho se apaga e o verde permanece aceso.

Boa noite pessoal, me tirem uma dúvida por gentileza.
Atualmente tenho um NanoPI R5S , rodando OpenWRT, com Link de 500/100 (Coaxial)

O que uso nele é parte de DHCP IP Fixo (uns 85 dispositivos cadastrados pelo MAC/IP Fixo)
um DDNS rodando pro No-ip, e tenho a opção de SQM/QOS ativado.
Mas não estou rodando mais nada nele.

Quero começar a rodar o Home Assistant, vi que daria pra rodar via Docker, porém fica limitado em
modo container, ai vou perder alguns addons, algumas funções do HA.

A questão é a seguinte... estava pensando em comprar um Mini-PC Intel N100/8Gb Ram/250gb NVME, para rodar o Home Assistant... mas ai já pensei, não valeria a pena também usar ele como roteador já? rodar uma
Proxmox da vida e usar como roteador + Home Assistant? ou será que pode sobrecarregar?

qual o atual kit custo-benefício de NanoPI? no aliexpress, nanopi+fonte e tal?
vou usar mais controle de dns, nada de servidor de arquivos.

Boa noite pessoal, me tirem uma dúvida por gentileza.
Atualmente tenho um NanoPI R5S , rodando OpenWRT, com Link de 500/100 (Coaxial)

O que uso nele é parte de DHCP IP Fixo (uns 85 dispositivos cadastrados pelo MAC/IP Fixo)
um DDNS rodando pro No-ip, e tenho a opção de SQM/QOS ativado.
Mas não estou rodando mais nada nele.

Quero começar a rodar o Home Assistant, vi que daria pra rodar via Docker, porém fica limitado em
modo container, ai vou perder alguns addons, algumas funções do HA.

A questão é a seguinte... estava pensando em comprar um Mini-PC Intel N100/8Gb Ram/250gb NVME, para rodar o Home Assistant... mas ai já pensei, não valeria a pena também usar ele como roteador já? rodar uma
Proxmox da vida e usar como roteador + Home Assistant? ou será que pode sobrecarregar?
Peguei um modelo N100 com 16gb e 512gb.

Está rodando tranquilo algumas máquinas virtuais.
Pode pegar que guenta.

qual o atual kit custo-benefício de NanoPI? no aliexpress, nanopi+fonte e tal?
vou usar mais controle de dns, nada de servidor de arquivos.

Tava olhando, o R6S com Case+fonte gira na faixa de 800 lulis,
o R5S na faixa dos 500 lulis
Mas eu iria num N100 + 8gb ram que tem na faixa de 600 reais , que é superior ao Arm do R5S e do R6S

Tava olhando, o R6S com Case+fonte gira na faixa de 800 lulis,
o R5S na faixa dos 500 lulis
Mas eu iria num N100 + 8gb ram que tem na faixa de 600 reais , que é superior ao Arm do R5S e do R6S
O problema é a taxação. A última compra "grande" que tinha feito foi justamente um MiniPC N100, que felizmente passou sem taxação. Porém recentemente só tenho comprado "bugigangas" na Aliexpress (cabos USB, cases, fans, etc). Das últimas 10 compras 4 foram taxadas (todas bem abaixo de US$50). Virou sacanagem isso, para não usar outros xingamentos mais fortes.

Vou parar de comprar na Aliexpress, só compro agora quando estiver oficializado o pagamento do ICMS e isenção da importação abaixo de US$50 (Aliexpress já disse que vai fazer, mas até agora nada).

Última edição:
Boa tarde galera. Agradeço a esse tópico me ajudou muito enquanto eu usava e aprendia bastante com meu NANOPI R5S mas cansei de testar configs e afins e acabei comprando um roteador asus que me dava acesso ao hd na minha rede e iniciar downloads remotamente nesse hd... O que eu realmente tenho de necessidade.

Estou querendo repassar meu Nanopi R5S 4GB... desculpe se não pode colocar esse tipo de tópico... mas quem quiser repasso por R$450,00.. Foi usado uns 4 meses e está novo com case e fonte original. Sou de São Paulo Capital. Posso fazer anuncio no ML pra quem é de fora. Me contatem por mensagem privada.

O problema é a taxação. A última compra "grande" que tinha feito foi justamente um MiniPC N100, que felizmente passou sem taxação. Porém recentemente só tenho comprado "bugigangas" na Aliexpress (cabos USB, cases, fans, etc). Das últimas 10 compras 4 foram taxadas (todas bem abaixo de US$50). Virou sacanagem isso, para não usar outros xingamentos mais fortes.

Vou parar de comprar na Aliexpress, só compro agora quando estiver oficializado o pagamento do ICMS e isenção da importação abaixo de US$50 (Aliexpress já disse que vai fazer, mas até agora nada).
Mas algo acima de $50 ainda vale pegar apesar de ser taxado.
Pois depois vai ser na fonte os 60% + icms. Aí já eras para nós. No total fica aproximadamente 92%.

Vai ficar "bom" até $50 pois "só" paga o icms de 17%

Mas algo acima de $50 ainda vale pegar apesar de ser taxado.
Pois depois vai ser na fonte os 60% + icms. Aí já eras para nós. No total fica aproximadamente 92%.

Vai ficar "bom" até $50 pois "só" paga o icms de 17%
vamos comprar fontes, placas, case, memória, ssd separados e montar os frankestein em casa. Já tenho um aparelho de solda e um rolinho de estanho preparados.

:crycat:

Pessoal boa tarde,

Gostaria de algumas indicaçoes para ver como seguir.

Tenho um PI4 parado aqui em casa que comprei pensando montar um servidor de conteúdo via dlna.

Ele serviria para utilizar como roteador? Adicionalmente o que eu precisaria, Switch gerenciável, algum add-on(minha case atual não é muito legal para eles)?

Ou seria melhor partir para uma outra solução?

A ideia seria fazer o menor investimento possível no momento.

Users who are viewing this thread

Voltar