[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
não existe versão global do openwrt, cada dispositivo e arquitetura tem sua build única e própria.
vou falar uma coisa, as vezes é melhor esperar coisa de 4 a 7 dias depois de um lançamento do openwrt pra atualizar/intalar a versão, pq geralmente os pacotes extras levam um tempo maior pra copilar.
É isso mesmo...

Os bots de compilação estão atuando no momento, pode observar que o site está (ou estava) estupidamente lento...
Servidores sobrecarregados diante das compilações...

Eu achei a versão do meu roteador no repositório e bate com a versão que está no Firmware selector. Já instalei no redmi ax6000 e está funcionando perfeitamente

Gostaria de saber dos colegas quanto ao VPN.

1 - Usam?
2 - Se sim, qual?
3 - Configuraram direto no roteador ou usam o software da empresa no Windows e app nos smartphones?
4 - Deixam ativo direto ou apenas para torrent/outros?

Que tipo de VPN você precisa?
  1. Para acessar a sua rede externamente?
  2. Ou para "esconder" o trafego? (Para torrents e afins.)
Se for a primeira opção, você vai ter vários softwares para escolher, desde os padrões como OpenVPN e Wireguard, ou serviços como Tailscale e Zerotier.
Se for a segunda opção... Você está no Brasil, não precisa de VPN.

Que tipo de VPN você precisa?
  1. Para acessar a sua rede externamente?
  2. Ou para "esconder" o trafego? (Para torrents e afins.)
Se for a primeira opção, você vai ter vários softwares para escolher, desde os padrões como OpenVPN e Wireguard, ou serviços como Tailscale e Zerotier.
Se for a segunda opção... Você está no Brasil, não precisa de VPN.
Já uso o Openvpn e Wireguard para acesso externo.

Seria o 2 mesmo.

Gostei da resposta kkkkkkkkk

Já uso o Openvpn e Wireguard para acesso externo.

Seria o 2 mesmo.

Gostei da resposta kkkkkkkkk
Eu uso o IPVanish para a segunda opção, mas ainda não configurei via Wireguard no MiniPC. Sigo usando ainda o servidor proxy do IPVanish configurado no qBitorrent. Mas ainda tenho o serviço de uma Seedbox que em breve vou cancelar pois vou montar um NAS e nele configurar o torrent com o VPN.

1 - Usam?
2 - Se sim, qual?
3 - Configuraram direto no roteador ou usam o software da empresa no Windows e app nos smartphones?
1 - Usam?

Sim.

2 - Se sim, qual?

Windscribe (juntamente com com Control D)

Rodando no Roteador (Wireguard) e aplicativos.

Esporadicamente.

De fato, faço mais uso do Control D por conta da função Teleport (SmartDNS)... Posso escolher por qual região vai meu tráfego... Obviamente não tem a mesma “segurança” duma VPN, mas consigo me manter minimante “anônimo”.

Última edição:
Uma dúvida aqui pessoal, se alguém tivesse 4k para investir em home lab e sempre gostou de RouterOS, criar servidor, subir monitoramento, ainda indicam aquele x86 da CCWalguma coisa que é vendido no Ali, um AMD Ryzen que consome de 15W a 25W? Tipo agora a chance é muito grande de ser taxada né? =/

Uma dúvida aqui pessoal, se alguém tivesse 4k para investir em home lab e sempre gostou de RouterOS, criar servidor, subir monitoramento, ainda indicam aquele x86 da CCWalguma coisa que é vendido no Ali, um AMD Ryzen que consome de 15W a 25W? Tipo agora a chance é muito grande de ser taxada né? =/
Se você sempre usou RouterOS, não vejo o porque comprar um mini-pc apenas para usar como roteador.

Estou com o CWWK Ryzen 5600U. (Não fui taxado, o vendedor colocou como mini-pc case de USD $30.)
Ele consome em idle 14w com as 4 portas conectada em 2.5G + 2 SSD + 32GB RAM, em 100% de uso fica em média 30W apenas na CPU.

Dependendo do que você for rodar, qualquer outro mini-pc como alguns com o Intel N100 vai servir. Sendo que vai sair bem mais em conta comparado ao Ryzen. Fora o consumo de energia que vai ser menor. Masss, isso depende do que você quer fazer.

Se você sempre usou RouterOS, não vejo o porque comprar um mini-pc apenas para usar como roteador.

Estou com o CWWK Ryzen 5600U. (Não fui taxado, o vendedor colocou como mini-pc case de USD $30.)
Ele consome em idle 14w com as 4 portas conectada em 2.5G + 2 SSD + 32GB RAM, em 100% de uso fica em média 30W apenas na CPU.

Dependendo do que você for rodar, qualquer outro mini-pc como alguns com o Intel N100 vai servir. Sendo que vai sair bem mais em conta comparado ao Ryzen. Fora o consumo de energia que vai ser menor. Masss, isso depende do que você quer fazer.
Nao vou usar apenas como roteador, vou instalar ou o Proxmox ou aquele tipo de versão free do VMware que vai até 10 vms, e usar meu ARM que fica na Oracle para outras coisas e remover as aplicações que estão rodando la hoje

Tem quanto tempo que você comprou ele? Muito bom o consumo dele né, ficar em 14W idle é até aceitável pelo poder de processamento...

EDIT: Falando nisso tentei instalar aquele Home Assistant lá na Oracle para monitorar algumas coisas aqui de casa e começar a fazer o dashboard e dai não consigo passar da parte da instalação(web setup install), a parte de comandos linux já foi... Está bugado uma parada lá de idioma/BR, tentei achar em todos os fóruns e nada

haha pois é né, e imagino que o consumo nem deve aumentar tanto assim, digo de energia, mas é um monstrão mesmo pqp

edit: ou seja a chance de taxar caso eu compre é muito grande =/

galera qual roteadores vocês recomendam na realidade brasileira? estou usando um archer c6 v3 mas ele n aguenta SQM na minha rede de 500mb. Também gostaria de usar um com SQM + pi hole, teria algum que seja fácil de configurar (necessariamente utilize Luci no openwrt) e na faixa dos 300 reais?

galera qual roteadores vocês recomendam na realidade brasileira? estou usando um archer c6 v3 mas ele n aguenta SQM na minha rede de 500mb. Também gostaria de usar um com SQM + pi hole, teria algum que seja fácil de configurar (necessariamente utilize Luci no openwrt) e na faixa dos 300 reais?
sqm é bastante pesado, sugiro olhar um nanopi ou minipc n100 mesmo.

Se fosse comprar o meu MiniPC agora...
2023-10-16-20-41-06-Confirme-o-seu-pedido-Ali-Express-Mozilla-Firefox.png

:damn:

Seria um meu e um no bolso do "L"...

Se fosse comprar o meu MiniPC agora...

2023-10-16-20-41-06-Confirme-o-seu-pedido-Ali-Express-Mozilla-Firefox.png

:damn:

Seria um meu e um no bolso do "L"...

São todas as lojas que aparece isso agora? Tentei colocar o Ryzen aqui, deixei nessa tela mas não apareceu esse "Impostos"

São todas as lojas que aparece isso agora? Tentei colocar o Ryzen aqui, deixei nessa tela mas não apareceu esse "Impostos"
Só testei na Topton que foi onde comprei o meu antes desta palhaçada ai.

Só testei na Topton que foi onde comprei o meu antes desta palhaçada ai.
Pois é, testei aqui também nela, pode me enviar o link exato desse ai pra ver se aparece? aqui nem assim apareceu...

Bah, apareceu também, 876 de suados dinheiros kkk, vou nem entrar em detalhes para não tomar ban aqui pq nao é lugar disso mas é isso ae pessoal, seguimos em frente.

Bah, apareceu também, 876 de suados dinheiros kkk, vou nem entrar em detalhes para não tomar ban aqui pq nao é lugar disso mas é isso ae pessoal, seguimos em frente.
Ainda bem que comprei o MiniPC e o Kit Xeon para montar o NAS a tempo.
:freddy:
Agora só falta comprar o cooler do CPU e a fonte para o NAS, mas estes tinha deixado para comprar por aqui mesmo. Depois é só conectar no MiniPC e por o TrueNas para rodar.
:isso:

Ainda bem que comprei o MiniPC e o Kit Xeon para montar o NAS a tempo.
:freddy:
Agora só falta comprar o cooler do CPU e a fonte para o NAS, mas estes tinha deixado para comprar por aqui mesmo. Depois é só conectar no MiniPC e por o TrueNas para rodar.
:isso:
Maravilhoso meu caro, bom, vou me contentar por enquanto com meu Mikrotik boladao mesmo e meu Oracle free la de SP kkkk, por enquanto está ótimo. Mas que belissimo kit voce montou ai, essa vibe de NAS acho muito daora, nunca tive mas parece ser doidera, só me falta grana hahaha

Maravilhoso meu caro, bom, vou me contentar por enquanto com meu Mikrotik boladao mesmo e meu Oracle free la de SP kkkk, por enquanto está ótimo. Mas que belissimo kit voce montou ai, essa vibe de NAS acho muito daora, nunca tive mas parece ser doidera, só me falta grana hahaha
Vai ser o meu primeiro NAS. Marinheiro de primeira viagem kkk. O NAS vai ter 10 portas SATA III com a ajuda deste adaptador:
Futuramente (quando tiver verba kkk) quero comprar um gabinete desses aqui para o NAS

Torcer para o kit xeon funcionar pois ainda não liguei ele kkk

Users who are viewing this thread

Voltar