[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Aqui com o CWWK N305 virtualizado (proxmox) e firewall com PfSense+, finalizado quase toda a configuração que planejei:
  1. Dual WAN com Failover (CLARO e LOGA);
  2. Proxy Reverso na OCI para tráfego das publicações + domínio na CloudFlare com WAF e regras de segurança;
  3. Site to site com a OCI para tráfego interno (sem publicação direta do meu ip público);
  4. pfBlockerNG removendo anúncios;
  5. Zabbix monitorando toda a infra;
  6. Instalação de um SIEM monitorando a camada de segurança [PENDENTE]

pfsense-claro.png

Iniciando a jornada na rede 2.5/10G
:rub1:
20240123-switch-keeplink-1.jpg

20240123-switch-keeplink-2.jpg

20240123-switch-keeplink-1.png
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como estão fazendo para importar Minipc/Raspberry/Nanopi após o Remessa Conforme?
eu não compro há algum tempo.
Mas mesmo com os 100% do remessa conforme, um minipc no Aliexpress ainda custa menos do que comprar no BR (mercadolivre) "sem imposto", então essa é a realidade.
um J4125 custando mais de R$ 2k :vish:

se voce se considera sortudo, tem essa loja do ALI que vende fora do remessa:

Última edição:
Eu uso um desses PCs industriais chineses rodando pfSense desde 2018. Comprei diretamente com o vendedor mas o primeiro contato foi através do Alibaba. Custou uns US$350 na época. Funciona muito bem pras minhas necessidades até hoje.

EDIT: Todos os NICs são intel com driver "em[0-5]".

PS: Ainda estou pensando se configuro minha ONT como bridge. Coloquei Oi Fibra recentemente.

0oV6x1m.jpg

u79fdnN.jpg

Última edição:
Eu uso um desses PCs industriais chineses rodando pfSense desde 2018. Comprei diretamente com o vendedor mas o primeiro contato foi através do Alibaba. Custou uns US$350 na época. Funciona muito bem pras minhas necessidades até hoje.

EDIT: Todos os NICs são intel com driver "em[0-5]".

PS: Ainda estou pensando se configuro minha ONT como bridge. Coloquei Oi Fibra recentemente.

0oV6x1m.jpg

u79fdnN.jpg
Instalado direto no host ou virtualizado?

cara, se vc for ficar com o OpenWRT, eu instalaria um linux no atual Rasp seu e subiria o serviço de Unifi Controller nele pra gerenciar os APs, nem gastaria dinheiro com outro rasp
Coloquei tudo na balança (consumo de energia, temperatura, facilidade de uso e compatibilidade) e acabei optando pelo R4S.

Vou ficar com o setup:
- Modem Nokia G-140W-H (Oi Fibra)
- Roteador NanoPi R4S 4 GB com OpenWrt
- Switch (algum TP-Link que tenha pelo menos 5 portas PoE... recomendam algum?)
- 2 APs UniFi 6 Lite com OpenWrt

Última edição:
Sei que OPNsense não dá suporte oficial à arquitetura ARM... mas alguém já testou essa versão feita pela comunidade?

E, optando pelo OpenWrt mesmo, vocês preferem uma build para o R4S com qual sistema de arquivos? squashfs ou ext4?

Sou usuário antigo do OpenWrt (iniciei muuutio tempo atrás com o DD-WRT). Nunca usei o pfSense/OPNsense, mas já pensei em instalar para verificar se o mesmo teria alguma vantagem para meu uso.

Mas esbarrei na mesma questão que a tua: meu requisito básico é usar um dispositivo pequeno, baixo consumo e bom desempenho como roteador. O R4S tem entregado isso com folga para minhas necessidades. Porém o OPNsense não tem build oficial para ARM, e enquanto até testaria essa versão feita pela comunidade, no meu roteador busco um build estável e confiável, e um build ARM não oficial do OPNsense feito pela comunidade me passa uma impressão de algo "experimental", por isso não fui atrás (mas talvez dê uma olhada para tentar usar num ARM mais para aprender um pouco sobre o OPNsense).

Sobre o filesystem do OpenWrt : eu uso e prefiro o squashfs por em sua natureza ser "read-only" e mais "amigável" com o SD card (na verdade o OpenWrt implementa um overlay que permite a escrita). A principal vantagem é que você pode fazer um "factory reset" com o squasfs, o que não seria possível com o ext4. Mas se você quiser usar todo o espaço disponível do cartão SD, então o ext4 é uma melhor opção (é bem chato expandir a partição do squasfs, já com ext4 é bem mais simples).

ext4 é também interessante caso você quiser montar um volume para usar como servidor de arquivos (SMB). Mas nesse caso o que indico é deixar o SD card com uma partição squashfs pequena (default) mesmo só para o sistema, e para armazenamento de aquivos plugar um SSD USB3 no R4S e aí sim usar ext4 no disco externo.

Última edição:
Sei que OPNsense não dá suporte oficial à arquitetura ARM... mas alguém já testou essa versão feita pela comunidade?
Usei esse Porting por vários meses no R4S... Rodou liso e estável... O Dev mantém o Porting atualizado.

Obrigado pela ajuda, amigos!

Usei esse Porting por vários meses no R4S... Rodou liso e estável... O Dev mantém o Porting atualizado.

Boa dia, obrigado! Tenho um R4S backup aqui, quando tiver tempo vou dar uma testada nesse build!

só pro pessoal saber, já que o site do videocardz não falou qual é a fabricante, é a CWWK que ta por trás dessa placa.
ela que fabrica varios dos minipcs que a galera comprou aqui no topico :limo:

inclusive o link direto pra essa placa no site chines deles: https://www.changwang.com/product.html?id=49
Pelo que li ela é pra competir direto com a placa BD770i da MinisForum ...

https://store.minisforum.com/products/minisforum-bd770i

Só achei estranho que fala sobre um Ryzen 7 8845hs, não sabia que esse modelo existia. Achei que estivesse falando de um 7845hs, mas nem sei se existe esse na real :limo::limo:

é possivel transforma o nano pi em um sistema de gerenciamento de dados? Digo ser um NAS e ao mesmo tempo roteador?
Sim, só colocar algum HD/SSD nele e criar uma network share com samba ou algum outro software/protocolo se sua escolha.

Users who are viewing this thread

Voltar