[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Fica só no core 0. fiz muitos testes ontem com o smp_affinity e nao tá trabalhando legal.....

36: 0 6 0 2504324 GICv2 56 Level eth0 (wan)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fiz um mói de testes ontem

root@OpenWrt:/proc/irq/36# cat smp_affinity
8

Deveria ir tudo para o 3o core, correto?
Tá dando quase 100% nos cores 0 e 3 e nos cores 2 e 3 uns 45%; e velocidade nos 530 megas.

Tem algo zoado na minha build ?
É uma snapshot!
Tem como baixar uma img pura que funcione no orange?

Valeu

Tenta a build do fabricante do orange:

a de baixo. Senão tem que fazer uns ajustes manuais e ver.

fiz um mói de testes ontem

root@OpenWrt:/proc/irq/36# cat smp_affinity
8

Deveria ir tudo para o 3o core, correto?
Tá dando quase 100% nos cores 0 e 3 e nos cores 2 e 3 uns 45%; e velocidade nos 530 megas.

Tem algo zoado na minha build ?
É uma snapshot!
Tem como baixar uma img pura que funcione no orange?

Valeu
Será que é QoS
SQM ativo algo do tipo

tentei uma vez mas nao consegui dar o boot. é a mesma forma de instalar como instala a snap, certo?
mais tarde vou testar.
valeu.

Pega logo um Pc com i9, com 32gb de ram e 2 ssd 1tb
E fazer de roteador e já faz um NAS
Usa as PCI com as 4 portas de 2.5gb e placa pci wi-fi 6E
Aí fica um roteador top kkkk

Mas aí consome mais de 15W.

:limo:

Não sei se é devido a nova build que eu fiz hoje do friendly wrt com os pacotes atualizados ou se é devido a novo cartão sd da samsung que chegou para mim, porém, o uso de CPU com SQM parece que caiu:

a75676176db4fb5ec5e5cf925c4c531f

CDP2AWU.png

OBS: Só esses 6 pacotes para atualizar, que receberam updates depois da versão estável do openwrt 21.02.02 e como eu apontei os feeds na hora de fazer a build para o git do 21.02.02, é normal!

xqpKSk9.png

É para quem está curioso, pelos testes que eu fiz a porta do cartão SD do nanopi grava a velocidades que variam de 45 a 50 MB\s, o meu cartão antigo tinha só 25-28 MB\s de velocidade de gravação, ou seja, com o cartão novo eu dobrei a velocidade!

xfINW6K.png

Última edição:
Tô usando nanopi desde ontem
Coloquei DDNS e wireguard.
Desisti da VPN L2tp :bat:
Você instalou qual pacote pra DNS criptografado @xShARkx
Nenhuma encomenda do ali chegou ainda kkk :fire:

Última edição:
Não sei se é devido a nova build que eu fiz hoje do friendly wrt com os pacotes atualizados ou se é devido a novo cartão sd da samsung que chegou para mim, porém, o uso de CPU com SQM parece que caiu:

CDP2AWU.png

OBS: Só esses 6 pacotes para atualizar, que receberam updates depois da versão estável do openwrt 21.02.02 e como eu apontei os feeds na hora de fazer a build para o git do 21.02.02, é normal!

xqpKSk9.png

É para quem está curioso, pelos testes que eu fiz a porta do cartão SD do nanopi grava a velocidades que variam de 45 a 50 MB\s, o meu cartão antigo tinha só 25-28 MB\s de velocidade de gravação, ou seja, com o cartão novo eu dobrei a velocidade!

xfINW6K.png
meu deu 36MB mais fiz o teste no notebook mais acho que deve ser limitação da entrada do sb do pc

Tô usando nanopi desde ontem
Coloquei DDNS e wireguard.
Desisti da VPN L2tp :bat:
Você instalou qual pacote pra DNS criptografado @xShARkx
Nenhuma encomenda do ali chegou ainda kkk :fire:
Instalei o https-dns-proxy que é o mais fácil e rápido de lidar.

Porem, melhor do que ele tem os:

e

E aew deu certo com wireguard?

Última edição:
Velocidade de estrita 45MB/s e leitura 98MB/s
A limitação era do meu notebook
Olha que faz anos que tenho está cartão

Acho o DOH realmente o mais fácil, instalou já era.

CDP2AWU.png

xqpKSk9.png

xfINW6K.png

Deve ser a build.

Aqui comprei um Sandisk Extreme Pro 32GB, ia comprar o básico mas tava quase o mesmo preço dos mais simples, fiz uns testes e realmente veio na velocidade divulgada 100MB/s leitura e 90MB/s escrita (sequencial), os modelos de mais espaço são mais rápidos realmente, mas já acho 32GB overkill pra OpenWrt kkkkkkkk

Já tô com cartão, adaptador USB <> MicroSD e a fonte, falta só a placa R4S chegar.

Qual a diferença do FriendlyWrt pro OpenWrt?

Última edição:
Acho o DOH realmente o mais fácil, instalou já era.

Deve ser a build.

Aqui comprei um Sandisk Extreme Pro 32GB, ia comprar o básico mas tava quase o mesmo preço dos mais simples, fiz uns testes e realmente veio na velocidade divulgada 100MB/s leitura e 90MB/s escrita (sequencial), os modelos de mais espaço são mais rápidos realmente, mas já acho 32GB overkill pra OpenWrt kkkkkkkk

Já tô com cartão, adaptador USB <> MicroSD e a fonte, falta só a placa R4S chegar.

Qual a diferença do FriendlyWrt pro OpenWrt?
Todas as diferenças eu não sei, porém, algumas que eu notei são:

-Sistema de arquivos usado no cartão SD é GPT no friendlywrt ao invés de MBR como no openwrt padrão. Talvez isso mude no openwrt 22.0X que vai usar kernel linux 5.15 tbm.
-Friendlywrt já usa kernel linux 5.15.25. Enquanto o openwrt estavel atual é kernel 5.4 e as snapshot é kernel 5.10
-Friendlywrt vai com todos os pacotes de driver que são compatíveis com o openwrt, logo se vc plugar qualquer adaptador usb é para ele reconhecer fora outros drivers para outras coisas como os conectores e portas da placa do R4S, tipo serial e etc.
-Friendlywrt já vem com vários pacotes instalados como:
AK3eOYX.png

Tirando o DNS-HTTPS-Proxy, OpenVPN Server e banIP o resto já veio instalado por default, incluindo o docker e o collectd(pagina statistics) também.

Porém, se vc clonar o repositório deles do friendlywtr, da para vc usar o menuconfig do openwrt para criar uma versão customizada do friendlywrt sem esses drivers, pacotes pré-instalados e etc.

ht8w4eb.png

Última edição:
Última edição:
Wireguard deu certo sim.
Tô agora vendo qual DNS criptografado usar. São muitas opções.

Adguard não vale a pena com DOT/DOH?

Particularmente eu uso o luci doh proxy.

Configuração imediata após a instalação, já faz hijack, já faz dnssec.

Aqui uso com Cloudfire, Google e OpenDNS (Cisco).

Se você tá preocupado com privacidade, DOH é ligeiramente superior ao DOT, pois o tráfego vai pela porta 443, a mesma porta do tráfego HTTPS comum.

Sua operadora fica incapaz de distinguir se tu acessou um site HTTPS ou se foi solicitação DNS via DOH, pois tudo é tráfego HTTP criptografado pela porta 443.

Já no DOT, apesar de ser criptografado é possível identificar que o tráfego pertence a DNS via TLS.

Particularmente eu uso o luci doh proxy.

Configuração imediata após a instalação, já faz hijack, já faz dnssec.

Aqui uso com Cloudfire, Google e OpenDNS (Cisco).
Sim, basicamente só instala e pronto rsrsrs

Assim como o adblock nativo do openwrt!

Porém, se o @Arris já usa adguard home e prefere uma solução tudo em 1, ao invés de duas separadas, ai é com ele pois também é bem valido usar o adguard home... Porém, não tinha um rumor que o adguard ia deixar de ser gratis?

Eu aqui, estou tentando agora instalar isso aqui:

Porém, se o @Arris já usa adguard home e prefere uma solução tudo em 1, ao invés de duas separadas, ai é com ele pois também é bem valido usar o adguard home... Porém, não tinha um rumor que o adguard ia deixar de ser gratis?

Editei com minhas considerações de privacidade em DOH vs DOT.

Eu não uso adguardhome atualmente não
Usei há um tempo atrás na raspberry mas depois parei e usei o cachê DNS do mikrotik

O meu receio é que já tem um DNS ou algo do tipo no friendlywrt e estou com receio de bugar se instalar outro sei lá

Eu não uso adguardhome atualmente não
Usei há um tempo atrás na raspberry mas depois parei e usei o cachê DNS do mikrotik

O meu receio é que já tem um DNS ou algo do tipo no friendlywrt e estou com receio de bugar se instalar outro sei lá
Se vc não instalou nenhum outro serviço, então só tem o padrão do openwrt mesmo.

Aqui a documentação do adguard home no openwrt:

Esse post aqui tem informações extras:

Fora que vc tem mais de um cartão sd ai? Se sim, tu pode clonar esse que vc já configurou diversas coisas :D Essa é a beleza de um roteador que usa cartão sd como rom kkkk. Ou senão, acho que da para vc fazer uma imagem do cartão sd para arquivo :D

Esse segundo link é literalmente usando o dnsmasq que é o sistema de dns padrão do openwrt.

Última edição:
Dns eu uso adguard do openwrt mesmo com unbound. Tentei usar adguard no docker, deu uns conflitos de portas com outras aplicações e macvlan no openwrt não consegui ter sucesso. Como tem cache no adguard e no unbound, o tempo de resolução de DNS está abaixo de 15ms.

Screenshot-20220306-000124-Chrome.jpg

Última edição:
Dns eu uso adguard do openwrt mesmo com unbound. Tentei usar adguard no docker, deu uns conflitos de portas com outras aplicações e macvlan no openwrt não consegui ter sucesso. Como tem cache no adguard e no unbound, o tempo de resolução de DNS está abaixo de 15ms.

Screenshot-20220306-000124-Chrome.jpg
e aew como andas o teu nano ai, ficou no friendlywrt ou partiu para outra?

Users who are viewing this thread

Voltar