[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Você instalou o speedtest-cli do openwrt ou baixou um modificado do github?
Instalei dentro do container do telegraf, ele instala uma versão um pouco defasada que não está rodando, ai dentro do shell do container do telegraf eu rodo um apt upgrade para atualizar todos pacotes antigos.

Interface show de bola heim. O docker tem alguma penalidade de performance?
Depende do que vc colocar la no docker, um monitoramento desse não vai ter grande impacto ainda mais se tu fizer o ajuste fino e separar os cores do roteador devidamente, ou seja, os cores que vão mexer com assuntos de rede como IRQ e QUEUES deverão ficar separados dos cores que serão usados pelo docker e foi isso que eu fiz, ou seja, cores 0 e 1 para docker, cores 2 e 3 para IRQ e cores 4 e 5 para Queues. Dependendo do que for hospedado no docker até um core sozinho aguenta, esse sistema mesmo um core deve ser o suficiente, agora com o ISP checker que tem até mapa mundi de tracert de rota, ai deve precisar de 2 cores não sei kkk.

Agora existem incontáveis containers do dockers, como de dvr com inteligência AI sofisticada de monitoramento de cameras que acaba sendo pesado! Tem também aquele sistema completo que baixa, organiza e faz stream de series, filmes, musicas e etc.

Depende do que vc colocar la no docker, um monitoramento desse não vai ter grande impacto ainda mais se tu fizer o ajuste fino e separar os cores do roteador devidamente, ou seja, os cores que vão mexer com assuntos de rede como IRQ e QUEUES deverão ficar separados dos cores que serão usados pelo docker e foi isso que eu fiz, ou seja, cores 0 e 1 para docker, cores 2 e 3 para IRQ e cores 4 e 5 para Queues. Dependendo do que for hospedado no docker até um core sozinho aguenta, esse sistema mesmo um core deve ser o suficiente, agora com o ISP checker que tem até mapa mundi de tracert de rota, ai deve precisar de 2 cores não sei kkk.

Agora existem incontáveis containers do dockers, como de dvr com inteligência AI sofisticada de monitoramento de cameras que acaba sendo pesado! Tem também aquele sistema completo que baixa, organiza e faz stream de series, filmes, musicas e etc.

Passa o docker e monitoramento que vc usa plz... vou plagiar na caruda rs

Esse do mapa mundi pelo que notei é somente um mtr rodando e provavelmente o mapa roda no frontend quando carrega a dashboard

Interface show de bola heim. O docker tem alguma penalidade de performance?
Só se vc for fazer algo muito pesado de IO em disco, de resto o docker só isola seu userspace do que tem dentro dele mesmo (e aí pode ter uso maior de ram a depender do que vc jogar dentro do container, mas seria o mesmo uso de ram se fosse fora do docker).

O firewall do friendlywrt vem por padrão com tudo aberto, só vi agora.

Joguei uma regra drop input abaixo das demais com accept e testei aqui abrindo individualmente só o que eu quero e funcionou.

O firewall do friendlywrt vem por padrão com tudo aberto, só vi agora.

Joguei uma regra drop input abaixo das demais com accept e testei aqui abrindo individualmente só o que eu quero e funcionou.
Ta na wiki :D

MEnndJE.png

como está a temperatura do nano de vocês?
Aqui está mais de 50 em speedtest
qvxVZIz.png

como está a temperatura do nano de vocês?
Aqui está mais de 50 em speedtest
qvxVZIz.png

Histórico de 1 dia:

7EBKgLb.png

OBS: para não perder as infos quando reiniciar, tem que mudar a pasta aonde fica salvo! Por padrão é temp que fica memória, aqui eu mudei para:

Zvq8Zqh.png

Compartilha seu telegraf.conf que vou colocar o mesmo aqui.
Passa o docker e monitoramento que vc usa plz... vou plagiar na caruda rs

Consegui fazer a instalação do ISP-Checker no meu NanoPi rsrs. Pensei que seria mais complicado, foi preciso fazer uns ajustes mas deu bom no final kk.

image.png

Precisei instalar os pacotes no Nano:
- make
- docker-compose

No diretório do /root mesmo eu criei uma pasta chamado Docker e dei um git clone https://github.com/fmdlc/ISP-Checker.git
Após efetuar o clone do repositório editei ./docker-compose/credentials.env trocando as senhas das variáveis INFLUXDB_ADMIN_PASSWORD e INFLUXDB_READ_USER_PASSWORD.
Depois dentro do diretório ISP-Checker executei um make install, porém deu um erro conforme na imagem abaixo mas rodei denovo o make install e finalizou a instalação dos containers.

image.png

Como apareceu depois de finalizar a instalação do ISP-Checker.

image.png

Após inicializar os containers notei que não estava instalado o dashboard do ISP-Checker no Grafana, tive que realizar o import do dashboard manual.
Segue o link do dashboard: https://grafana.com/grafana/dashboards/13140
Para importar (para quem nunca mexeu com o Grafana kk), basta copiar o código da dash que é 13140 ir no menu lateral esquerdo e no ícone + clicar em import e colar o código no campo "Import via grafana.com" e clicar em load do lado do campo do ID e depois clicar no botão import.

Após isso notei que não estava funcionando o speedtest, então foi necessário acessar o shell do container e realizar o comando "apt update && apt upgrade -y"
Para acessar o shell do container no menu Docker -> Contêineres -> clica no botão editar do "telegraf" -> Console e depois conectar.
Segue abaixo de como fica o console do container telegraf.
Depois que atualizar os pacotes, basta executar um speedtest-cli e verificar se irá executar o teste.
image.png

Como ficou o meu arquivo telegraf.conf
root@FriendlyWrt:~/Docker/ISP-Checker# cat /root/Docker/ISP-Checker/docker-compose/telegraf/conf/telegraf.conf
[global_tags]
[agent]
interval = "10s"
round_interval = true
metric_batch_size = 1000
metric_buffer_limit = 10000
collection_jitter = "0s"
flush_interval = "10s"
flush_jitter = "0s"
precision = ""
hostname = ""
omit_hostname = false
debug = false

[[outputs.influxdb]]
urls = ["http://influxdb:8086"]
database = "$INFLUXDB_DB"
timeout = "60s"
username = "$INFLUXDB_ADMIN_USER"
password = "$INFLUXDB_ADMIN_PASSWORD"
user_agent = "telegraf"
skip_database_creation = false

[[inputs.net]]
[[inputs.netstat]]
[[inputs.diskio]]
[[inputs.kernel]]
[[inputs.linux_sysctl_fs]]
[[inputs.mem]]
[[inputs.processes]]
[[inputs.swap]]
[[inputs.system]]

[[inputs.cpu]]
percpu = true
totalcpu = true
collect_cpu_time = false
report_active = false

[[inputs.disk]]
ignore_fs = ["tmpfs",
"devtmpfs",
"devfs",
"iso9660",
"overlay",
"aufs",
"squashfs"
]

[[inputs.dns_query]]
servers = ["186.233.172.1", "186.233.175.1", "1.1.1.1", "8.8.8.8"]
domains = ["www.google.com",
"www.twitter.com",
"www.amazon.com",
"www.wikipedia.org",
"www.facebook.com"
]
record_type = "A"
port = 53
timeout = 3

[[inputs.http_response]]
urls = [
"http://www.google.com",
"http://www.twitter.com",
"https://www.amazon.com/?tag=",
"http://www.yahoo.com",
"http://www.facebook.com"
]
response_timeout = "5s"
method = "GET"
follow_redirects = true

[[inputs.internal]]
collect_memstats = true

[[inputs.ping]]
urls = [
"google.com",
"twitter.com",
"amazon.com",
"yahoo.com",
"facebook.com"
]
method = "exec"
count = 1
ping_interval = 1.0
timeout = 5.0
deadline = 10
binary = "ping"
ipv6 = false

#[[inputs.docker]]
# endpoint = "unix:///var/run/docker.sock"

[[inputs.file]]
files = ["/sys/class/thermal/thermal_zone0/temp"]
name_override = "cpu_temperature"
data_format = "value"
data_type = "integer"

[[inputs.exec]]
commands = ["cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_cur_freq"]
name_override = "cpu_frequency"
data_format = "value"
data_type = "integer"

[[inputs.exec]]
commands = ["/usr/bin/speedtest-cli --csv --bytes"]
name_override = "speedtest"
timeout = "3m"
interval = "15m"
data_format = "csv"
csv_column_names = ['Server ID', 'Sponsor', 'Server Name', 'Timestamp', 'Distance', 'Ping', 'Download', 'Upload', 'Share', 'IP Address']
csv_timestamp_column = "Timestamp"
csv_timestamp_format = "2006-01-02T15:04:05Z07:00"

[[inputs.exec]]
commands=["mtr -C google.com s3-website.ap-northeast-2.amazonaws.com s3-website.eu-central-1.amazonaws.com s3-website.af-south-1.amazonaws.com facebook.com"]
timeout = "3m"
interval = "7m"
data_format = "csv"
csv_skip_rows = 1
csv_column_names=[ "", "", "status","dest","hop","ip","loss","snt","", "","avg","best","worst","stdev"]
name_override = "mtr"
csv_tag_columns = ["dest", "hop", "ip"]
Como que ta o uso de CPU ai com o ISP checker? Chegou a configurar a afinidade do dockers os cores? Digo limitar o docker a apenas alguns cores?
Eu liguei uma Fan de CPU pois estava 50C. Até maio vou deixar ligado na Fan.
Acho que para mim, se ficar abaixo de 60 graus em full load e por volta dos 40-45 com load baixa ou moderada está bom e não precisa de mais nada... Mais quem sabe, talvez eu troque o thermal pad por um alto desempenho ou pasta térmica mesmo kkkk

Como que ta o uso de CPU ai com o ISP checker? Chegou a configurar a afinidade do dockers os cores? Digo limitar o docker a apenas alguns cores?
Deixei rodando os containers até 20:45 pois realizei a instalação para fins de testes e ajudar o tópico kk.
Única coisa que mexi nas afinidades foi aquele de queue que você mandou uns dias atrás para o @Arris e ativei o Packet Steering.
screencapture-friendlywrt-cgi-bin-luci-admin-statistics-graphs-2022-03-07-21-29-01.png

Pessoal sou novo fórum, porém tenho experiência no que se trata a openwrt, uso a alguns anos, usei um tplink c20 v4, rb760igs, apliance com Intel celeron , este último usei até mês passado, porém mudei de casa e ficou meio apertado para usar este equipamento, usava em uma conexão pppoe de 500/150, conseguia fazer 400 pois a conexão pppoe saturava um dos núcleos, queria saber se o Nanopi r2c seria superior no sqm e na conexão pppoe? Grato desde já.

bEru8qD.png
Pergunta. como faço para adicionar Blacklist no Adblock. eu aponto a URL do arquivo .txt com a lista de dominios ou eu adiciono cada dominio? estou querendo bloquear os ad-sense da google e do youtube.

Pessoal sou novo fórum, porém tenho experiência no que se trata a openwrt, uso a alguns anos, usei um tplink c20 v4, rb760igs, apliance com Intel celeron , este último usei até mês passado, porém mudei de casa e ficou meio apertado para usar este equipamento, usava em uma conexão pppoe de 500/150, conseguia fazer 400 pois a conexão pppoe saturava um dos núcleos, queria saber se o Nanopi r2c seria superior no sqm e na conexão pppoe? Grato desde já.
Aqui tem uns testes do r2c:

Só que esses testes foram feitos com SQM ativado, sem sqm ele deve conseguir até 1 Gbit.

Lembrando que se vc apenas instalar o opewnrt, sair usando o mesmo e não ajustar ele, vc sempre vai ter resultados abaixo do esperado em dispositivos com vários núcleos! É preciso verificar opções como packet steering, software e hardware flow offloading e o mais importante separar manualmente com comandos via shell a carga para diferentes núcleos.

então eu só copio e colo os dominios da lista?
sim, vai dar um trabalho e tanto.
para usar listas psersonalizadas com centenas ou milhares de domínios sugiro usar o adguard.
OU ainda, se vc manjar, usar IPSETS em conjunto com o DNSmasq, mas isso nao posso ajudar.
qual é seu router?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenta inverter como eu falei e ve se da certo, tbm não acho que seria um bug do openwrt e sim talvez do friendlywrt.

Ou talvez seja alguma config, já que vc disse que com o modem da net em router funciona e em bridge não?

consegui resolver o problema do bridge da Claro e vlan:
o modem da Claro, Arris TG3442 permite operar em modo router e bridge ao mesmo tempo, :naza:

entao eu coloquei a porta de rede cabeada onde está ligado o cabo do switch com a vlan em bridge e o resto do modem ficou em router.

Enquanto a Oi bloqueia alguns modens para bridge a claro deixa usar os dois modos de operação no mesmo equipamento.
:omfg::omfg:

Última edição:
para usar listas psersonalizadas com centenas ou milhares de domínios sugiro usar o adguard.
OU ainda, se vc manjar, usar IPSETS em conjunto com o DNSmasq, mas isso nao posso ajudar.
qual é seu router?

o modem da Claro, Arris TG3442 permite operar em modo router e bridge ao mesmo tempo, :naza:

entao eu coloquei a porta de rede cabeada onde está ligado o cabo do switch com a vlan em bridge e o resto do modem ficou em router.

Enquanto a Oi bloqueia alguns modens para bridge a claro deixa usar os dois modos de operação no mesmo equipamento.
No caso a boi bloqueia o acesso a ONT, portanto é isso que bloqueia o bridge... Vc liberando o usuário super da ONT, da para vc fazer isso ai também rsrsr, aqui mesmo eu consigo pegar até 4 ips publicos na boi fibra, um para cada porta lan da ONT e eu posso escolher se é bridge ou router essas portas individualmente.

Última edição:
qual é seu router?

nanoPi r4s com FriendlWRT. eu instalei o Adguard mas quando peço para abrir ele na porta 3000 ele não carrega. sabe me dizer qual o motivo?Troquei porta e tudo mais. fui no SSH e troquei as portas no arquivo de configuração e ele não carrega.

fwsJKAv.png

nanoPi r4s com FriendlWRT. eu instalei o Adguard mas quando peço para abrir ele na porta 3000 ele não carrega. sabe me dizer qual o motivo?Troquei porta e tudo mais. fui no SSH e troquei as portas no arquivo de configuração e ele não carrega.

fwsJKAv.png
Eu fiz seguindo esse tutorial aqui

Código:
opkg update
opkg install adguardhome

Código:
# Get the first IPv4 and IPv6 Address of router and store them in following variables for use during the script.
NET_ADDR=$(/sbin/ip -o -4 addr list br-lan | awk 'NR==1{ split($4, ip_addr, "/"); print ip_addr[1] }')
NET_ADDR6=$(/sbin/ip -o -6 addr list br-lan scope global | awk 'NR==1{ split($4, ip_addr, "/"); print ip_addr[1] }')

echo "Router IPv4 : ""${NET_ADDR}"
echo "Router IPv6 : ""${NET_ADDR6}"

# 1. Disable dnsmasq from needlessly looking at the /etc/resolv.conf file.
# 2. Reduce dnsmasq cache size as it will only provide PTR/rDNS info.
# 3. Disable rebind protection. Filtered DNS service responses from blocked domains are 0.0.0.0 which causes dnsmasq to fill the system log with possible DNS-rebind attack detected messages.
# 4. Move dnsmasq to port 5353.
# 5. Set Ipv4 DNS advertised by option 6 DHCP
# 6. Set Ipv6 DNS advertised by DHCP
uci set dhcp.@dnsmasq[0].noresolv="1"
uci set dhcp.@dnsmasq[0].cachesize="1000"
uci set dhcp.@dnsmasq[0].rebind_protection='0'
uci set dhcp.@dnsmasq[0].port="5353"
uci -q delete dhcp.@dnsmasq[0].server
uci add_list dhcp.@dnsmasq[0].server="${NET_ADDR}"
#delete existing ipv6 dns and replace.
uci -q delete dhcp.lan.dns

#Set IPv6 Announced DNS
for OUTPUT in $(ip -o -6 addr list br-lan scope global | awk '{ split($4, ip_addr, "/"); print ip_addr[1] }')
do
    echo "Adding $OUTPUT to IPV6 DNS"
    uci add_list dhcp.lan.dns=$OUTPUT
done
uci commit dhcp
/etc/init.d/dnsmasq restart

Depois vc vai no 192.168.2.1:3000 (ip do nano) pra fazer o setup do adguard home.

eu nao uso a versao do openwrt
instalei a versao edge direto da fonte
curl -s -S -L https://raw.githubusercontent.com/AdguardTeam/AdGuardHome/master/scripts/install.sh | sh -s -- -c edge
funcionou de boa?

eu nao uso a versao do openwrt
instalei a versao edge direto da fonte
curl -s -S -L https://raw.githubusercontent.com/AdguardTeam/AdGuardHome/master/scripts/install.sh | sh -s -- -c edge
Ai sim meu consagrado. foi de primeira. obrigado.
vc poderia me mandar o link de onde baixa essa versão? quero colocar no caderno de anotações.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar