[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Nada mais forte que o R4S faz sentido se não tiver rede 2.5Gb.
Concordo, é só que os roteadores x86 estão ficando cada vez mais acessíveis! No aliexpress mesmo tu acha por 1300 um x86 com 4 portas 2.5GBe e um cpu quad core intel celeron j4125 que é mais forte que a cpu do nano, só que gasta um pouco mais de energia 15w para cima, eu chuto... Fora que quem quer fazer LB\FO\LA e não quer mexer com vlan com um switch gerenciável antes do nano ou uma placa de rede USB, com um x86 com mais portas é bem mais facil e pratico.

Outra vantagem do x86 é a flexibilidade quanto a sistemas que vc poder usar, arm vc fica preso a openwrt! Agora no x86 tu pode usar openwrt, untangle, pfsense, opnsense, routerOS e etc.

Agora o que o nano tem, é um hardware excelente por um excelente CxB e baixo consumo de energia 8-10w saturando os núcleos todos a 100%.
 
Bom dia senhores.
Não consigo velocidades maiores que 500 megas no orange pi, cabeado. No c6 v2 consigo 900 e pouco.
Alguma dica?
Obg.
 
Bom dia senhores.
Não consigo velocidades maiores que 500 megas no orange pi, cabeado. No c6 v2 consigo 900 e pouco.
Alguma dica?
Obg.
Qual o modelo ? tem vários modelos de Orange Pi.
 

Orange Pi R1 Plus LTS​

Well ...
Uma das portas ethernet gigabit é por interface USB. Isso gera uma carga adicional no SoC especialmente visto que os Realtek USB só tem um queue. O RTL8153B é o mesmo chipset usado nos adaptadores USB3.0 para ethernet gigabit.
Verifique se o packet steering está ativo. ( distribui a carga entre os cores do SoC )
Verifique se a cpu do Orange Pi não está em 100% durante o teste de velocidade.
 
devo instalar esse sqm cake para chegar em velocidades maiores?
Obg.
Não. O SQM é o processo de classificação de pacotes de forma a evitar variações grandes de latência em aplicações críticas.
Se quiser a máxima velocidade possível, não use SQM nem outros tipos de QoS .
 
Concordo, é só que os roteadores x86 estão ficando cada vez mais acessíveis! No aliexpress mesmo tu acha por 1300 um x86 com 4 portas 2.5GBe e um cpu quad core intel celeron j4125 que é mais forte que a cpu do nano, só que gasta um pouco mais de energia 15w para cima, eu chuto... Fora que quem quer fazer LB\FO\LA e não quer mexer com vlan com um switch gerenciável antes do nano ou uma placa de rede USB, com um x86 com mais portas é bem mais facil e pratico.

Outra vantagem do x86 é a flexibilidade quanto a sistemas que vc poder usar, arm vc fica preso a openwrt! Agora no x86 tu pode usar openwrt, untangle, pfsense, opnsense, routerOS e etc.

Agora o que o nano tem, é um hardware excelente por um excelente CxB e baixo consumo de energia 8-10w saturando os núcleos todos a 100%.
FreeBSD tem suporte bom pra ARM, logo os derivados tb tem (tipo o pfsense), a questão vai ser mais o suporte ao soc específico e drivers para a placa.
 
devo instalar esse sqm cake para chegar em velocidades maiores?
Obg.
Orange Pi r1 segundo alguns teste é entorno de 900 a 850 megas pela a lan
se tiver ativo vários recurso como do tipo o sqm que é o mais pesado para o processador vai ter uma redução na velocidade
então tem que verificar algumas configurações que voce fez que esteja pesando
vorlon mencionou para verificar o packet steering
 
Não sei se aqui é o melhor lugar pra falar disso.

Mas pra quem tá em busca de Access Point com suporte a OpenWRT, o Xiaomi AX3200 tá bem perto de receber suporte via snapshot, tem um firmware interno da Xiaomi que vazou para a versão chinesa (AX6S / RB03) e habilita telnet (consequentemente SSH), então o processo de instalação vai ficar bem simples.

É um roteador barato (cerca de R$400 no Ali), vi testes com 2 streams AX 80MHz que ele entregou pouco mais de 800Mbps.
 
tenta ativar o package steering como foi falado e ativar também o software e hardware flow offloading se estiver disponível.

Só está usando dois cores dos 4 cores.

Senão der certo, a gente faz um ajuste manual. Essa é a beleza do openwrt, tudo é possível! :D

Eu mesmo aqui estou testando o CPU affinity e ajustando ele manualmente, porque quero fazer uma build do friendlywrt com ele arrumado:

S3fWISY.png


Da para ver que tem bastante CPU livre!

Para quem tem o nanopi r4s e está usando o friendlywrt e quer o mesmo setup de carga da cpu, ou seja, 1 core a53 cuidando do irq do eth0 | 1 core a72 cuidando das queues do eth0 e 1 core a53 cuidando do irq do eth1 | 1 core a72 cuidando das queues do eth1...

Use o comando ''grep eth /proc/interrupts'' para pegar os numeros do IRQ:

QuUS1Oz.png


Da para ver ai na imagem os números do IRQ e a qual eth eles pertencem.

Ai vamos aos comandos:

## IRQ do eth0 no core 2 ##
echo -n 4 > /proc/irq/31/smp_affinity

## IRQ do eth1 no core 3 ##
echo -n 8 > /proc/irq/88/smp_affinity

## Queues do eth0 no core 4 ##
echo 10 > /sys/class/net/eth0/queues/rx-0/rps_cpus

## Queues do eth1 no core 5 ##
echo 20 > /sys/class/net/eth1/queues/rx-0/rps_cpus

OBS: Esse parâmetro "-n" que eu usei para setar o IRQ do eth0 e eth1, só é para ser usado na build do friendlywrt! Pois o friendlywrt usa kernel linux 5.15, já na snapshot direto do master do openwrt, que é kernel linux 5.10, não precisa usar esse parâmetro.

O número que você usa no "echo" e no arquivo, define quais CPUs usar. É basicamente um número binário onde cada bit representa uma CPU, após isso é só converter para hexadecimal. O bit mais à direita é CPU 0...

Logo temos:

00000001 = hex 1 = cpu 0
00000010 = hex 2 = cpu 1
00000100 = hex 4 = cpu 2
00001000 = hex 8 = cpu 3
00010000 = hex 10 = cpu 4
00100000 = hex 20 = cpu 5

Vou rodar uma build do friendlywrt daqui a pouco com essa carga desse tipo configurada por default :D
 
Última edição:
FreeBSD tem suporte bom pra ARM, logo os derivados tb tem (tipo o pfsense), a questão vai ser mais o suporte ao soc específico e drivers para a placa.
Esse que é o problema, ou seja, o suporte especifico a placa e drivers que é complicado!

NanoPi R4S mesmo tem uma build do opnsense e eu até já comentei sobre ela aqui, porém, olhando com calma é uma build da comunidade(e não oficial) de um cara russo que não fornece o source code publicamente, logo como fazer para confiar em uma build dessa? É complicado.

A única razão que eu também recomendo aquela build daquele francês do openwrt que fica no github, é porque o source da build dele e os patches usados estão tudo no github, logo é uma coisa segura!

Quem mesmo assim ficou curioso e quiser dar uma olhada no opnsense para o NanoPi R4S, segue:

 
Precisa restartar o bicho para as alteracoes vigorarem?
Que alterações vc se refere? ativar o package steering e o software e hardware flow offloading?

É uma boa!

Lembrando que aquele meu posts com os comandos é para o NanoPi R4S que tem cpu hex core, o do orange Pi são diferentes pois a CPU dele é quad core apenas.
 
Última edição:
Para o package.
network.globals.packet_steering='1'
tá ativado, mas nao dei um reboot.
Ja ja eu dou um reset nele.

Um pergunta: essa sua build é apenas para o nano ?

obg.
 
Para o package.
network.globals.packet_steering='1'
tá ativado, mas nao dei um reboot.
Ja ja eu dou um reset nele.

Um pergunta: essa sua build é apenas para o nano ?

obg.
Sim, apenas para o nano.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para o package.
network.globals.packet_steering='1'
tá ativado, mas nao dei um reboot.
Ja ja eu dou um reset nele.

Um pergunta: essa sua build é apenas para o nano ?

obg.
E o software e hardware flow offload, vc ativa la na tela do firewall
 
Instalei o steering e o irqbalance.
a carga mudou para os cores 0 e 3; pouca coisa a velocidade.
soft e hard flow continuam ativados.
algum comando para dispersar essa cargas entre os cores 1 e 2.
Obg.
 
o orange pi r1 plus lts seria a melhor opção para uma internet de até 100Mbps ?
intenção de rodar docker com até 5 aplicações de monitoramento/download/nas.
acho que vai depender se 2 cores e 1GB de ram vai ser o suficiente para o que vc quer, realmente melhor CxB que o orange pi r1 plus lts não tem, agora digo isso em relação a placa pelada, porque quando coloca case ele fico meio caro?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o orange pi r1 plus lts seria a melhor opção para uma internet de até 100Mbps ?
intenção de rodar docker com até 5 aplicações de monitoramento/download/nas.
Alias, como é 100mb acredito até que da para tu meter a parte do roteamento tudo no core 1 e deixar os outros 3 cores para os apps no docker...

Vendo aqui o orange pi r1 plus lts sai a uns 300 reais completo(case, fonte e cartão sd), já o nanopi r2s ou r2c sai a uns 350-400.
 
Última edição:
Eu paguei no Orange pi r1 plus lts
Placa e case 238 reais.
Paguei 25 reais no carregador com 3 saída USB e 1 type C, ele tava custando 80 reais mais como tinha cupons então saiu este valor na shopee.
O cabo USB type C e cartão sb já tenho
O cabo eu não sei valor porque tenho bastante.
O sb é 16gb class 10 paguei na época 80 reais mais já faz anos isto então deve está mais barato.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo