[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

archer c6 v3 mediatek MT7621
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

entre o nanopi r4s ou o mini pc j4125, qual é melhor?
Se tu quer comprar o j4125 melhor ir pro n5105 que eh muito mais poderoso.
Mas se tu quer algo simples somente que consome bem pouca energia, pra rodar sqm vai de nanopi.

tenho um n5105 com varias portas de rede, ele ta virtualizando openwrt e meu home assistant.
 
Viram aqui que o pfsense+ vai tirar a licença pra home lab?

Alguém já migrou pro opnsense? Assim que tiver um tempo vou tentar fazer isso no proxmox
 
Viram aqui que o pfsense+ vai tirar a licença pra home lab?

Alguém já migrou pro opnsense? Assim que tiver um tempo vou tentar fazer isso no proxmox
No site consta que estará disponível apenas integrado nas apliances da netgate

 
vi isso no reddit.
No site consta que estará disponível apenas integrado nas apliances da netgate
Tava demorando pra eles fazerem isso, fornecer um produto ótimo de graça? E fora que os próprios apliances da netgate aqui no BR é um fortuna, se tentar importar com essas novas regras vai ser uma coisa de "doido" de imposto ... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
 
Viram aqui que o pfsense+ vai tirar a licença pra home lab?

Alguém já migrou pro opnsense? Assim que tiver um tempo vou tentar fazer isso no proxmox
Parece que quem já tem q plus, poderá continuar usando tranquilo. Só vão barrar novas instalações.
De qualquer forma, só migrar pa CE e pronto.
 
Parece que quem já tem q plus, poderá continuar usando tranquilo. Só vão barrar novas instalações.
De qualquer forma, só migrar pa CE e pronto.
e vou falar, se for pra migrar pra CE, a hora é agora.
só baixar o xml de BK, entrar nele e tirar a licença do bk.

a biuld CE e a PLUS estão tecnicamente na mesma versão por inquanto, no proximo update que tiver na plus vai dar mais trabalho migrar de volta pra ce.
 
Ah, então, eu uso VPN para segunda opção, fiquei cansado de receber email de provedor sobre copyright. Assinei ProtonVPN e não me arrependo!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Pois é, eu não comprei porque fiquei esperando promoção do TopTon Core i3-1115G4 ES com ventilador, a tal promoção nunca chegou e agora ela sai por
R$2.628 :pepe:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só me resta aguarda algum paranauê, sempre sai, né? Somos brasileiros haha, para poder pegar uma.

Peguei um N305, foi um dos últimos sem taxa da desgraça.

Mas vou demorar um pouco para pegar o SSD e memo, tinha que ter trazido tudo de uma vez.
 
minipc em produção.
agora com 4 openwrt na roça, com detalhe quando tiver tempo e paciência vou tentar fazer a mesma config no pfsense e ver como fica.
mas to sem saco de ver ver roteamento fixo site to site no wireguard no pfsense, já tive que fazer isso na mão no openwrt 23.05 x86 por conta de uma regra 0.0.0.0/0 que tava dando bo de trafego global, no pfsense é mais chato de acertar essas paradas :haha::haha::haha::haha:
image.png

image.png

image.png
 
minipc em produção.
agora com 4 openwrt na roça, com detalhe quando tiver tempo e paciência vou tentar fazer a mesma config no pfsense e ver como fica.
mas to sem saco de ver ver roteamento fixo site to site no wireguard no pfsense, já tive que fazer isso na mão no openwrt 23.05 x86 por conta de uma regra 0.0.0.0/0 que tava dando bo de trafego global, no pfsense é mais chato de acertar essas paradas :haha::haha::haha::haha:
image.png

image.png

image.png
Tu fez wireguard site tô site com openwrt nas duas pontas? 🤔
 
Tu fez wireguard site tô site com openwrt nas duas pontas? 🤔
a outra ponta é pfsense escritório.

já tinha uma vpn site to site com o pfsense do escritório pra o antigo openwrt aqui da roça.
foi questão de migrar a config pra outro openwrt, agora fica pra eu mexer numa vm nova aqui pra roça com pfsense pra ver se vou ter saco pra configurar o wireguard site to site nesse pfsense novo limpo.
 
a outra ponta é pfsense escritório.

já tinha uma vpn site to site com o pfsense do escritório pra o antigo openwrt aqui da roça.
foi questão de migrar a config pra outro openwrt, agora fica pra eu mexer numa vm nova aqui pra roça com pfsense pra ver se vou ter saco pra configurar o wireguard site to site nesse pfsense novo limpo.
Eu tô usando wireguard site tô client, conectando o meu pfsense do apto com minha máquina windows. Não consigo fechar site tô site porque uso aqui em casa um UDM-SE, não quero colocar duplo NAT na rede. Teria que colocar a V.Sol em bridge (que já está), o pfsense com discagem PPoE pra fechar o wireguard site tô site e daí colocar o UDM-SE atrás pra gerência da rede. Tô com um mini PC já com o pfsense instalado na última versão, falta só coragem de reconfigurar a rede com essa ordem e finalizar haha
 
Qual seria o cenário de uso de uma vpn site2site ?
Atualmente uso zerotier pra acessar a rede LAN de casa e da roça.
Site tô site é quando tu quer dois locais sempre conectados, ou seja, dois locais como duas filiais de uma empresa ...

Site tô cliente é quando tu quer conectar a uma rede interna através de um computador somente, aí a conexão é feita de uma estação windows por exemplo ....
 
Site tô site é quando tu quer dois locais sempre conectados, ou seja, dois locais como duas filiais de uma empresa ...

Site tô cliente é quando tu quer conectar a uma rede interna através de um computador somente, aí a conexão é feita de uma estação windows por exemplo ....
Então é o que eu escrevi acima: um dispositivo que está dentro da LAN A acessar um dispositivo que está dentro da LAN B?
 
Então é o que eu escrevi acima: um dispositivo que está dentro da LAN A acessar um dispositivo que está dentro da LAN B?
vpn site to site na pratica é unir 2 redes diferentes e criar tabelas de roteamento entre elas.

exemplo matriz com rede 10.50.30.0/24, filial com rede 192.168.60.0/24

estando na filial vc consegue ter acesso a todo o range de ips da matriz e vice versa de forma transparente.
 
vpn site to site na pratica é unir 2 redes diferentes e criar tabelas de roteamento entre elas.

exemplo matriz com rede 10.50.30.0/24, filial com rede 192.168.60.0/24

estando na filial vc consegue ter acesso a todo o range de ips da matriz e vice versa de forma transparente.

blz
é isso mesmo.
tenho um zerotier em cada LAN roteando o range /24, daí qualquer IP da rede A acessa a rede B e vice versa.

Fiz assim pois na roça não tenho e nunca terei IP público.
 
Alguém aqui teve problemas com Vlan no openwrt 23?
 
blz
é isso mesmo.
tenho um zerotier em cada LAN roteando o range /24, daí qualquer IP da rede A acessa a rede B e vice versa.

Fiz assim pois na roça não tenho e nunca terei IP público.
Tu usa zerotier porque? Alguma configuração a mais? Eu usava Openvpn e depois que mudei pro wireguard, notei que a velocidade e a estabilidade aumentou bastante ...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo