[TÓPICO DEDICADO] Relações de Trabalho - Depoimentos, situações, tretas e dúvidas

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Huondil
  • Data de Início Data de Início
Para adicionar a discussão.

Não existe somente escala 6x1. Há 5x1, 5x2 também.

Fora que não há somente trabalho de 6, 7 e 8 horas diárias. Há escalas de horários de 12x36 e 24x48 (esta aqui é feita por policiais).

O que vão fazer com essa emenda é acabar com a carga horária total de 44 horas semanais e, por tabela, a escala 6x1 vai junto. O modelo que inclusive é o mais aceito seria redução para 40 ou 36 horas semanais, a fim de preservar a escala 12x36, muito usada por alguns setores da economia.

A redução de jornada abriria discussão para acabar com descanso obrigatório aos domingos (algo anacrônico, pois a maioria das pessoas hoje não tem a prática de frequentar igreja obrigatoriamente aos domingos, fato que gerou esse descanso obrigatório nos domingos), permitindo escalonamento durante a semana entre os empregados a fim de manter o serviço funcionando, como é feito no exterior.

Penso que 35 horas sendo 7 horas por dia, 5 dias na semana seria ideal, mas é apenas a minha opinião.

Penso que 35 horas sendo 7 horas por dia, 5 dias na semana seria ideal, mas é apenas a minha opinião.
Concordo. Trabalhar 7 horas por dia deixaria tempo suficiente para eu organizar minha vida. rsrs
Acho mais interessante reduzir a carga horário diária do que os dias na semana.

Não sei se é off-topic, mas acho que tem relação com relações de trabalho, então posto aqui.

Sobre essa proposta de Emenda Constitucional que pretende acabar com a escala 6x1. Acham que vai mudar muita coisa?

Eu sou a favor de redução da carga horária de 44 para 35 horas semanais, com 5 dias de trabalho na semana. Se tiver um período razoável de transição (coisa de uns 5 a 8 anos para implementação total) seria muito positivo para a produtividade e saúde mental dos empregados.
Acho que o mais foda da escala 6x1 não é nem a questão das 44 horas, mas sim que vc realmente perde 6 dias da semana (e aí tem todo aquele tempo extra de transporte e tudo mais).
Se fossem 44 horas distribuídos ao longo dos 5 dias da semana (tipo 9h seguidas por 4 dias + 8 horas em 1 dia) seria algo bem mais tranquilo, apesar que creio que isso seja proibido pelo limite de 8 horas atual (se não me engano).

Honestamente não olhei o projeto direito pra saber desses detalhes e poder comentar mais, só acho desumano a ideia em geral de ter de trabalhar 6 dos 7 dias da semana, e geralmente empregos que atuam assim são justamente aqueles onde a pessoa ganha migalhas.

*eu trabalho 44 horas, e hoje aceitaria tranquilo um trabalho de 30 horas mesmo que pagasse a metade do que recebo...

Ou seja, modelo dos EUA/Japão de receber por horas trabalhadas

Honestamente não olhei o projeto direito pra saber desses detalhes e poder comentar mais, só acho desumano a ideia em geral de ter de trabalhar 6 dos 7 dias da semana, e geralmente empregos que atuam assim são justamente aqueles onde a pessoa ganha migalhas.

Leia aqui, são apenas 6 linhas (ou 2 em formato normal).

Gb_MExraMAAqiDl

Pensava ser maior, realmente curtinho.
O projeto em si é mais sobre a escala de 4 dias, a morte do 6x1 é consequência.

Acho bem ambicioso, ao meu ver faria mais sentido limitar especificamente pra 5 dias ao invés de 4, mataria o 6x1 de todo jeito e seria mais fácil de aprovar.
De toda forma, pode aprovar isso e modificar o texto pra chegar num meio termo mais sensato.

apesar que creio que isso seja proibido pelo limite de 8 horas atual (se não me engano).
Realmente é:
XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;
Poderiam ter feito a redação pro inciso XV também:
XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;
Adicionando 2 dias de repouso remunerado ao invés de apenas um.

Acho que a questão, no meu ver, é como isso irá impactar nas áreas essências. Como isso irá impactar na área da saúde ou áreas que necessitam funcionar 24h por dia e etc.
Não me aprofundei muito no assunto, mas tirando o que citei acima, sou a favor de reduzir, seja como for. É foda você gastar a maioria das suas fichas em um jogo que você não se diverte.
Saúde já tem escala específica, especialmente a de 12h ou algo assim, enfim.

Escala 6x1 é cancerígena, péssima pra o trabalhador e só bom pra empresário explorador. Se não consegue pagar mais um funcionário fecha as portas, simples assim. Agora o sujeito ter que trabalhar 6x1 e não ter vida é terrível, terrível mesmo. Tudo isso pra ganhar o mínimo e nem produzir a mais comparado a 40 horas numa escala 5x2

Escala 6x1 é cancerígena, péssima pra o trabalhador e só bom pra empresário explorador.

Exatamente. Se você conhecer pessoas que trabalhem nessa escala 6x1 é quase unânime que todos eles tem algum problema de ansiedade, depressão, sentimento que a vida não vale nada.

Não é a toa que o Brasil é hoje um dos países com a saúde mental mais ruim no mundo todo.

Acho 4x3 e 36 horas audacioso.
5x2 e 36 horas acho coerente.
5x2 e 40 horas acho que hoje seria o unico a passar.

Por mim, o que passar é lucro. Duvido que se for aprovada, seja 4x3 com 36 horas, acho essa dificil de mais, mas querendo ou não, é a melhor pro brasileiro médio que tem que ir até o trabalho, mesmo que seja 5x2 36 horas, as pessoas ainda perdem muito tempo de delocamento, mas é um baita ganho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu trabalhava até pouco tempo atrás 5x2 40 horas.
Hoje trabalho 5x2 44 horas (6x1 gourmet), é quase 1 hora a mais por dia pra compensar e não ter que trabalhar sábado, e cara, mesmo trabalhando de casa eu acho uma merda, imagina que tem que se deslocar pro trabalho

O último trampo q tive foi em escala 6x1 numa empresa de log. A maioria e inclusive eu era td temporário (e uma galera foi dispensada dps de 6 meses, uns outros se ficaram 3 meses foi mto). Na época da multa rescisória vc comparecia no RH e via a porrada de encargo trabalhista descontado na folha :pepe2:, sendo q pra vc usufruir disso td tem q completar 1 ano na empresa, mas como te mandam embora bem antes, aí não vai ver nunca né :fami:.

E sobre discussões a respeito de supostas extinções dos descontos referentes aos tais encargos trabalhistas da CLT, a alta carga de impostos sobre às empresas e insegurança jurídica? Já li umas paradas dessas.

Uns dizem q esses são um dos principais entraves pra se ter condições salarias + dignas (ainda q possa parecer uma visão 1/2 inocente tal fato se concretizasse, sei lá.............:rolleyes:). Outros dizem q se forem extintos o empregador não repassará pro trabalhador e blá blá blá, sendo q o País não teve uma reforma profunda dsd a criação da CLT, nunca vai dar pra saber. Aquela do Vampirão acho q nem conta.

Acho 4x3 e 36 horas audacioso.
5x2 e 36 horas acho coerente.
5x2 e 40 horas acho que hoje seria o unico a passar.

Por mim, o que passar é lucro. Duvido que se for aprovada, seja 4x3 com 36 horas, acho essa dificil de mais, mas querendo ou não, é a melhor pro brasileiro médio que tem que ir até o trabalho, mesmo que seja 5x2 36 horas, as pessoas ainda perdem muito tempo de delocamento, mas é um baita ganho.

Eu trabalhava até pouco tempo atrás 5x2 40 horas.
Hoje trabalho 5x2 44 horas (6x1 gourmet), é quase 1 hora a mais por dia pra compensar e não ter que trabalhar sábado, e cara, mesmo trabalhando de casa eu acho uma merda, imagina que tem que se deslocar pro trabalho
triste, to na mesma situação.

@Squeaky , movimentou o tópico haha

Eu trabalho 5x2 44 horas presencial, seg-qui 9:00 e sex 8:00... nisso tem que colocar mais uma hora de almoço + uma hora de deslocamento (no meu caso), então fico 11 horas por dia em função da empresa, mais a horas dormindo, não sobra nem 4 horas no dia para lazer e para fazer as coisas da casa, é um inferno, e no fim das contas o sábado fica metade só para resolver coisa da casa que não deu pra fazer durante a s.emana, manutenção de carro, manutenção da casa....no fim de lazer mesmo sobra o domingo de qualquer forma...

o grande problema não é as escalas, mas a carga horaria semanal que é muito alta....

Sou a favor do 4x3, mas não olhando para mim que mesmo gastando 30 min para ir e 30 min para voltar do trabalho ainda esta ok, mas tem pessoas que durante o dia perdem em media ali 4 horas (2 ida e 2 volta) para chegarem no trabalho, o que chega a ser desumano.

Fico pensando o seguinte se uma proposta dessa passar, o que será que vão tirar do outro lado para compensar, pois temos no horizonte um "corte de gastos", tenho até medo o que iriam tirar de direitos dos trabalhadores.

Fico pensando o seguinte se uma proposta dessa passar, o que será que vão tirar do outro lado para compensar, pois temos no horizonte um "corte de gastos", tenho até medo o que iriam tirar de direitos dos trabalhadores.
Dificilmente passe, até mesmo pq tem diversas outras do mesmo estilo tramitando e não vão para frente.
De qualquer forma o pessoal acha que vai ser da noite pro dia que vão mudar isso... uma das PEC que vi dava uma prazo de 10 anos, reduzindo gradualmente a carga horária de no máximo 44 para 36... eu parto do pressuposto que se dá certo em outros países pode dar certo aqui tbm, e como em qualquer mudança sempre vai ter alguém que sai prejudicado, por isso tem que ser bem estudado e minimizar o máximo isso. E partindo do pressuposto que não pode mudar nada que prejudique alguém, não poderia aprovar mais nenhuma PEC.

Acho engraçado que desde 1987 isso vem à tona de forma cíclica, sempre em períodos específicos (quando é necessário lançar uma cortina de fumaça). Acham mesmo que uma proposta dessas vai passar sem uma reforma tributária compatível? A que temos agora é um lixo total.

Enquanto isso:

- As queimadas só aumentam e ninguém fala mais nada (cadê as artistas rebolando?)
- O Governo não mostra os dados de morte dos índios Yanomamis (cadê os defensores da Amazônia?)
- Batemos recorde de arrecadação de impostos e mesmo assim iremos fechar o ano em déficit
- Nosso querido presidente chamando a Suprema corte de "minha"

E por aí vai

O congresso não consegue nem ao menos debater uma política sobre drogas, vocês acham mesmo que eles vão aliviar alguma coisa pro trabalhador?

Sinto muito galera, mas não vejo nenhuma mudança pelos próximos 5 anos.

Me digam uma coisa: nos últimos 10 anos o que o governo fez que mudou a sua vida?

Eu consigo citar duas apenas:

1- Mudança do vencimento da CNH e passaporte para 10 anos, isso foi bacana.

2- Auxílio emergencial na pandemia

Fora isso, é só pica dentro. Aumento de impostos, inflação, etc.

Dito isso não é minha intenção descambar pra política (apesar dessa reforma, querendo ou não, acabar invadindo essa esfera).

É apenas minha visão sobre a proposta, que tenho certeza quase absoluta que não será aprovada pelo motivo que citei (e nem protocolada foi).

Eu trabalho 5x2 44 horas presencial, seg-qui 9:00 e sex 8:00... nisso tem que colocar mais uma hora de almoço + uma hora de deslocamento (no meu caso), então fico 11 horas por dia em função da empresa, mais a horas dormindo, não sobra nem 4 horas no dia para lazer e para fazer as coisas da casa, é um inferno, e no fim das contas o sábado fica metade só para resolver coisa da casa que não deu pra fazer durante a s.emana, manutenção de carro, manutenção da casa....no fim de lazer mesmo sobra o domingo de qualquer forma...

o grande problema não é as escalas, mas a carga horaria semanal que é muito alta....
Eu trabalho 5x2, 44 hrs de segunda a sexta também, das 8:00 às 17:45, se conseguissem mudar para 40hrs eu já ficaria feliz.

Acho que 5x2 com 40hrs ajudaria bastante gente e com o tempo a maioria das empresas menores conseguiriam se adaptar.

@Squeaky , movimentou o tópico haha
A ideia foi essa, moço. 🤗

Pensava ser maior, realmente curtinho.
O projeto em si é mais sobre a escala de 4 dias, a morte do 6x1 é consequência.

Acho bem ambicioso, ao meu ver faria mais sentido limitar especificamente pra 5 dias ao invés de 4, mataria o 6x1 de todo jeito e seria mais fácil de aprovar.
De toda forma, pode aprovar isso e modificar o texto pra chegar num meio termo mais sensato.

Realmente é:

Poderiam ter feito a redação pro inciso XV também:

Adicionando 2 dias de repouso remunerado ao invés de apenas um.
A proposta (que ainda nem atingiu o quórum mínimo para tramitar) vai sofrer modificações caso aprovada, isso é fato.

Acho um momento muito propício para discutir a extinção da escala 6x1 e redução da jornada de 44 horas semanais. Tem muito interesse do empresariado e do outro lado dos empregados poderem ter mais tempo livre, afinal de contas a vida não é só trabalhar.

O mais provável se a emenda for aprovada, é: extinção do descanso preferencial aos domingos, 40 horas semanais e extinção da escala 6x1 com um período de transição. É tímido mas um avanço.

A ideia foi essa, moço. 🤗

A proposta (que ainda nem atingiu o quórum mínimo para tramitar) vai sofrer modificações caso aprovada, isso é fato.

Acho um momento muito propício para discutir a extinção da escala 6x1 e redução da jornada de 44 horas semanais. Tem muito interesse do empresariado e do outro lado dos empregados poderem ter mais tempo livre, afinal de contas a vida não é só trabalhar.

O mais provável se a emenda for aprovada, é: extinção do descanso preferencial aos domingos, 40 horas semanais e extinção da escala 6x1 com um período de transição. É tímido mas um avanço.
Qual o empresário tem interesse de reduzir a carga horária de trabalho e manter o salário e todos os benefícios pro funcionário?

Acho muito legal reduzir pois como funcionário vou me beneficiar, mas não vejo nenhuma vantagem pro empresário. Além disso sabemos que caso isso ocorra, o custo disso tudo vai pro povão, e provavelmente vamos ver um belo aumento no valor de todos os produtos e serviços.

Qual o empresário tem interesse de reduzir a carga horária de trabalho e manter o salário e todos os benefícios pro funcionário?

Acho muito legal reduzir pois como funcionário vou me beneficiar, mas não vejo nenhuma vantagem pro empresário. Além disso sabemos que caso isso ocorra, o custo disso tudo vai pro povão, e provavelmente vamos ver um belo aumento no valor de todos os produtos e serviços.
Esqueci de colocar. Interesses de empresário de um lado e do outro dos empregados.

Mas dá para entender.

No meu caso, eu tenho certeza que eu produziria a mesma coisa, talvez até mais, vindo menos tempo para a empresa, e diversos outros funcionários aqui da empresa também (pessoal que trabalha com projetos e administrativo), nesse caso haveria um ganho para a empresa.... (mesmo mostrando estudos relacionados de países que diminuíram carga horário e os funcionários produziram mais, os donos não acreditam, querem que vc fique horas olhando para o computador sem fazer nada...).... pessoal que trabalha operando máquinas já é mais complicado, pq a máquina não fica mais rápida, mas ainda assim pode ter um ganho com menos faltas, menos atestados...

Alcançou agora a pouco.
Pessoal ta promovendo manisfetações e os cambau, daqui a pouco vai aparecer algo pra tentar tirar o foco disso.
Na verdade isso é pra tirar o foco do resto. Mesmo atingindo o quorum não acredito que vá pra frente por toda uma série de itens que tornam a proposta inviável economicamente.

Estamos presos numa bolha de impostos que nos impede de evoluir e nos aproximar dos países desenvolvidos.

Users who are viewing this thread

Voltar