[TÓPICO DEDICADO] Relações de Trabalho - Depoimentos, situações, tretas e dúvidas

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Huondil
  • Data de Início Data de Início
No meu caso, eu tenho certeza que eu produziria a mesma coisa, talvez até mais, vindo menos tempo para a empresa, e diversos outros funcionários aqui da empresa também (pessoal que trabalha com projetos e administrativo), nesse caso haveria um ganho para a empresa.... (mesmo mostrando estudos relacionados de países que diminuíram carga horário e os funcionários produziram mais, os donos não acreditam, querem que vc fique horas olhando para o computador sem fazer nada...).... pessoal que trabalha operando máquinas já é mais complicado, pq a máquina não fica mais rápida, mas ainda assim pode ter um ganho com menos faltas, menos atestados...

Nesse ponto realmente pode melhorar, mas como fica o resto.

industria, agro, comercio em geral, serviços.

Agora ao invés de ter 10 funcionários numa farmácia, vai precisar de 20. Dai quem paga o pato são os clientes.

A mesma coisa server no comercio em geral. Além disso vai aumentar praticamente o custo de tudo que é produzido, pois mais funcionários gera um custo maior e quem vai pagar são os clientes.

É um assunto muito complexo e sério, só que caiu na internet e fica o povo nesse oba oba, achando que vai ganhar o mesmo e trabalhar menos, sem nenhum prejuízo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na verdade isso é pra tirar o foco do resto. Mesmo atingindo o quorum não acredito que vá pra frente por toda uma série de itens que tornam a proposta inviável economicamente.

Estamos presos numa bolha de impostos que nos impede de evoluir e nos aproximar dos países desenvolvidos.
Mania de politico Brasileiro de ver as coisas na Europa, Japão e EUA e querer trazer pro Brasil, sendo que nossa realidade é totalmente diferente.

Qual o empresário tem interesse de reduzir a carga horária de trabalho e manter o salário e todos os benefícios pro funcionário?

Acho muito legal reduzir pois como funcionário vou me beneficiar, mas não vejo nenhuma vantagem pro empresário. Além disso sabemos que caso isso ocorra, o custo disso tudo vai pro povão, e provavelmente vamos ver um belo aumento no valor de todos os produtos e serviços.
No meu caso, eu tenho certeza que eu produziria a mesma coisa, talvez até mais, vindo menos tempo para a empresa, e diversos outros funcionários aqui da empresa também (pessoal que trabalha com projetos e administrativo), nesse caso haveria um ganho para a empresa.... (mesmo mostrando estudos relacionados de países que diminuíram carga horário e os funcionários produziram mais, os donos não acreditam, querem que vc fique horas olhando para o computador sem fazer nada...).... pessoal que trabalha operando máquinas já é mais complicado, pq a máquina não fica mais rápida, mas ainda assim pode ter um ganho com menos faltas, menos atestados...
Falta de mão de obra (cenário de hoje em dia) + redução da carga horária + gastos desenfreado do gov = aumento de preço. Onde as empresas vão achar essa quantidade de funcionários para continuar com a demanda da produção/atendimento? Já que hoje já está com essa dificuldade.
Na minha visão vai aumentar a quantidade de empregos por baixo dos panos, empresas vão começar a dar preferência para contrato PJ e consequentemente vai diminuir a arrecadação do gov que tem uma sede insaciável por arrecadar mais e mais. Ou seja, se hoje já está normal vermos o pessoal de 65 anos trabalhando, pode aumentar mais 5 anos ai pra essa conta "fechar". Essa bola de neve vai aumentar a cada dia.

No final das contas esse 6x1 vai cair nas costas do povão que vai precisar estender anos trabalhados para poder "aposentar" de forma digna.

Última edição:
Agora ao invés de ter 10 funcionários numa farmácia, vai precisar de 20. Dai quem paga o pato são os clientes.

Esse é o principal ponto que você não vê ninguém da tropinha do Instagram, da geração Z comentar.

É um oba-oba em cima da redução da carga horária, mas e no restante do horário?

A loja vai fechar mais cedo?
Vão ter que contratar mais um?

Imagina uma mudança dessas pra um mercadinho de esquina? Uma farmácia? Uma padaria?

A sociedade inteira pagaria essa conta. Eu não ficaria satisfeito em ter que comprar um produto mais caro pra marmanjo ficar em casa de cara pro alto.

Podem flexibilizar uma coisa ali, outra aqui, mas da forma que a PEC está sugerindo, nunca vai acontecer. Isso só acontece na cabecinha da tropinha do "todes"

O mais provável se a emenda for aprovada, é: extinção do descanso preferencial aos domingos, 40 horas semanais e extinção da escala 6x1 com um período de transição. É tímido mas um avanço.
"tímido" é relativo, em termos de alterações realmente seria "pouca" coisa, mas em termos de impacto o fim da escala 6x1 por si só já ia ajudar MUITA gente, independentemente de como isso fique nos pormenores escritos.
Qual o empresário tem interesse de reduzir a carga horária de trabalho e manter o salário e todos os benefícios pro funcionário?

Acho muito legal reduzir pois como funcionário vou me beneficiar, mas não vejo nenhuma vantagem pro empresário. Além disso sabemos que caso isso ocorra, o custo disso tudo vai pro povão, e provavelmente vamos ver um belo aumento no valor de todos os produtos e serviços.
Não creio que o valor irá crescer tanto assim, lugares que funcionam os 7 dias da semana já devem ter algum sistema de turnos, então estariam cobertos.
Lugares que funcionam exclusivamente 6 dias na semana com os mesmos funcionários que precisarão rever isso, mas é uma consequência que não tem pra onde fugir e necessária pra saúde da população.
Nesse ponto realmente pode melhorar, mas como fica o resto.

industria, agro, comercio em geral, serviços.

A mesma coisa server no comercio em geral. Além disso vai aumentar praticamente o custo de tudo que é produzido, pois mais funcionários gera um custo maior e quem vai pagar são os clientes.

É um assunto muito complexo e sério, só que caiu na internet e fica o povo nesse oba oba, achando que vai ganhar o mesmo e trabalhar menos, sem nenhum prejuízo.
Em muitos lugares já há um limite parecido e as coisas claramente funcionam. Não vai ser algo de imediato e haverá um período de transição, as coisas vão se organizando até lá.
Seu exemplo de farmácia não acho muito válido, já que estas funcionam os 7 dias da semana, então vc já tinha funcionários que cobriam turnos diferentes.

A sociedade inteira pagaria essa conta. Eu não ficaria satisfeito em ter que comprar um produto mais caro pra marmanjo ficar em casa de cara pro alto.
Pela sua fala, então vc mesmo faz sua parte e trabalha 7 dias da semana sem descanso pelo prol da nossa sociedade?
Podem flexibilizar uma coisa ali, outra aqui, mas da forma que a PEC está sugerindo, nunca vai acontecer. Isso só acontece na cabecinha da tropinha do "todes"
Sim, a PEC definitivamente não vai pra frente do jeito que está, mas creio que tenha sido aquela de mandar ela bem "exagerada" pra durante as tramitações chegar a algo mais sensato.
Como eu disse antes, se aumentarem os dias de descanso na semana para 2 sem especificar quais (ao invés de 1 de preferência no domingo), ou reduzir a carga para 40 horas semanais já seria um excelente aumento na qualidade de vida da população sem impactos muito grandes no mercado.

"tímido" é relativo, em termos de alterações realmente seria "pouca" coisa, mas em termos de impacto o fim da escala 6x1 por si só já ia ajudar MUITA gente, independentemente de como isso fique nos pormenores escritos.
Em comparação com a proposta atual seria tímido sim. Ainda mais se considerar o período de transição, que provavelmente seria de uns 5 a 8 anos para implementação total. Por se tratar de algo que mudará muitos setores, terá bastante negociação.

Na realidade, a queda da escala 6x1 e das 44 horas semanais já representa um bom avanço.

Não estou considerando viabilidade econômica agora, pois sei que a proposta da forma como está não vai a diante.

O projeto vai ter 40 sessões na Câmara e 40 sessões no Senado (caso o texto passe na Câmara aprovado por 3/5 em 2 turnos) vai ter bastante tempo para avaliar os prós e contras da proposta, fazendo os ajustes necessários.

Colega aqui do trampo deu o golpe de mestre no patrão, liso demais.

Aqui na firma são 2 empresas no mesmo prédio, e ele trampava comigo. Na minha empresa estavam cortando custos, já tinham mandado 1 embora esses tempos.

Na outra empresa, estavam buscando alguém pra contratar. Unindo o inútil ao desagradável, fizeram um acordo com o cara, de demitir ele com todos os direitos, pagando multa e tals, para então contratar ele na outra empresa e aproveitar a "viagem".

Feito, menino demitido, dinheiro no bolso, estavam fazendo os trâmites de demitir/assinar na nova empresa, ainda não estava formalizada a nova contratação, até que 1 semana trabalhando ele anuncia: arranjou outro emprego (bem melhor, por sinal).

Vazou com a grana da rescisão e deixou todo mundo da outra empresa PUTO kkkkkkkkkkkkkk

Na rádio peão todo mundo ficou sabendo da demissão dele, mas os gerentes não avisaram NADA oficialmente rsrsrsr

Mania de politico Brasileiro de ver as coisas na Europa, Japão e EUA e querer trazer pro Brasil, sendo que nossa realidade é totalmente diferente.
Mas eles nem querem, é só pra atiçar mesmo e desviar o foco da situação grotesca em que nos encontramos.

Se realmente quisessem copiar, teríamos hoje uma reforma tributária de verdade, escala 5x2, 40h e até parlamentarismo. A questão é que implementar isso tudo diminuiria o poder que eles tem de controlar a população.

Colega aqui do trampo deu o golpe de mestre no patrão, liso demais.

Aqui na firma são 2 empresas no mesmo prédio, e ele trampava comigo. Na minha empresa estavam cortando custos, já tinham mandado 1 embora esses tempos.

Na outra empresa, estavam buscando alguém pra contratar. Unindo o inútil ao desagradável, fizeram um acordo com o cara, de demitir ele com todos os direitos, pagando multa e tals, para então contratar ele na outra empresa e aproveitar a "viagem".

Feito, menino demitido, dinheiro no bolso, estavam fazendo os trâmites de demitir/assinar na nova empresa, ainda não estava formalizada a nova contratação, até que 1 semana trabalhando ele anuncia: arranjou outro emprego (bem melhor, por sinal).

Vazou com a grana da rescisão e deixou todo mundo da outra empresa PUTO kkkkkkkkkkkkkk

Na rádio peão todo mundo ficou sabendo da demissão dele, mas os gerentes não avisaram NADA oficialmente rsrsrsr
Jogada de mestre em kkkkk

Na verdade isso é pra tirar o foco do resto. Mesmo atingindo o quorum não acredito que vá pra frente por toda uma série de itens que tornam a proposta inviável economicamente.

Estamos presos numa bolha de impostos que nos impede de evoluir e nos aproximar dos países desenvolvidos.
e soca amor, aumento de salario pra servidor, triplicar orçamento na rouanet etc

Sinceramente eu me colocando no lugar, se fosse no tempo que eu já trabalhei em hipermercado com escala 6x1, com certeza eu estaria eufórico torcendo pela aprovação do fim da escala 6x1 e mal me atentaria para analisar todas as possibilidades se seria possível ou não, eu entendo a causa mas sinceramente, muito fora da realidade, praticamente pra mim é utopia essa proposta de 4x3, esse meu tempo que eu trabalhava muito foi mais de 20 anos atrás e sonhava em ter os fds livres, preferi seguir conselhos de correr atrás para me especializar em alguma área de curso tradicional e hoje me contento muito pelo fato de trabalhar de segunda a sexta e folgas nos fds fora ganhar muito mais ainda. Creio que essa proposta é praticamente inviável, a gente está em um país de terceiro mundo então não adianta usar argumentos de que na europa estão aderindo a redução de jornada já que a nossa moeda aqui é ridiculamente desvalorizada, a maioria dos empregadores são compostos por micro empresas no qual acredito que não tenha condições de dobrar o número de colaboradores e arrisquem a partir para informalidade, as empresas de grande porte que tenham bala na agulha talvez prefiram investir pesado em automação já que hoje em dia essa área já está muito avançada ainda mais com a implementação de I.A, creio que não vai demorar muito para os empresários em geral começarem a frequentar feiras de automação para tentarem substituir a mão de obra humana... creio que essa pec seria mais plausível se a escala fosse 5x2 40 horas semanais que seria possível pra todos.

Sinceramente eu me colocando no lugar, se fosse no tempo que eu já trabalhei em hipermercado com escala 6x1, com certeza eu estaria eufórico torcendo pela aprovação do fim da escala 6x1 e mal me atentaria para analisar todas as possibilidades se seria possível ou não, eu entendo a causa mas sinceramente, muito fora da realidade, praticamente pra mim é utopia essa proposta de 4x3, esse meu tempo que eu trabalhava muito foi mais de 20 anos atrás e sonhava em ter os fds livres, preferi seguir conselhos de correr atrás para me especializar em alguma área de curso tradicional e hoje me contento muito pelo fato de trabalhar de segunda a sexta e folgas nos fds fora ganhar muito mais ainda. Creio que essa proposta é praticamente inviável, a gente está em um país de terceiro mundo então não adianta usar argumentos de que na europa estão aderindo a redução de jornada já que a nossa moeda aqui é ridiculamente desvalorizada, a maioria dos empregadores são compostos por micro empresas no qual acredito que não tenha condições de dobrar o número de colaboradores e arrisquem a partir para informalidade, as empresas de grande porte que tenham bala na agulha talvez prefiram investir pesado em automação já que hoje em dia essa área já está muito avançada ainda mais com a implementação de I.A, creio que não vai demorar muito para os empresários em geral começarem a frequentar feiras de automação para tentarem substituir a mão de obra humana... creio que essa pec seria mais plausível se a escala fosse 5x2 40 horas semanais que seria possível pra todos.
Imagino que a ideia de entrar com 4x3 seja apenas para levantar debate ao extremo, mas o objetivo seria chegar em um meio termo, ou pelo menos conseguir mudar algo.
Se não me engano eu vi em uma entrevista a própria autora da PEC dizendo isso, que ela sabe que não vai ser aprovada do jeito que está, mas fez assim justamente pra chamar atenção e conseguir criar um debate sobre o tema.
É como a galera acima falou, 4x3 é utopia, mas quem sabe diminuir a carga horaria semanal para 40 horas? Já seria algo.

Acho engraçado que desde 1987 isso vem à tona de forma cíclica, sempre em períodos específicos (quando é necessário lançar uma cortina de fumaça). Acham mesmo que uma proposta dessas vai passar sem uma reforma tributária compatível? A que temos agora é um lixo total.

Enquanto isso:

- As queimadas só aumentam e ninguém fala mais nada (cadê as artistas rebolando?)
- O Governo não mostra os dados de morte dos índios Yanomamis (cadê os defensores da Amazônia?)
- Batemos recorde de arrecadação de impostos e mesmo assim iremos fechar o ano em déficit
- Nosso querido presidente chamando a Suprema corte de "minha"

E por aí vai
Enquanto isso os "gloriosos vereadores" de SP aprovaram em 27 segundos um aumento salarial de 38%

:mil:

Enquanto isso os "gloriosos vereadores" de SP aprovaram em 27 segundos um aumento salarial de 38%

:mil:
Pelo menos não fizeram uma sessão de madrugada pra aprovar o aumento dos porprios salarios que só foi descoberto por causa de faxinerios viram a sujeira que deixaram que nem aqui.
:feelbad: :blaur:

6 x 1

Guanabara_P.jpg

Um parênteses na pauta 6x1:

Bom, o negócio do financeiro agora ta em vias judiciais. Fecharam o balanço aqui.

Eis como o crime acontecia:
A criatura primeiro agendava em um dos bancos usados pela empresa o valor da folha de pagamento.

Depois, ela pegava o arquivo de conferência da folha de pagamento com a administração (um excel) e alterava algumas linhas, aumentando o salário de uns ou outros pra bater com o valor (mais alto) que ela colocou na programação de transferência do banco.

Ai, a criatura levava pra direção assinar e autenticar a transação com o token.

Feito isso, o dinheiro ia pra uma outra conta da empresa, onde já existe um processo de distribuição automática para contas do pessoal faltando apenas colocar lá os valores (que iam no arquivo de csv gerado pelo ERP da administração).

O arquivo de texto, claro, estava normal, sem a distribuição de valores a mais que ele fez no excel. Então ela pegava o csv e editava a linha dela pra somar com o valor a mais e recebia um belo e gordo salário todo mês.

Sim, o animal transferia direto pra conta dele.

As vezes, a benção se colocava como fornecedor de freelancer naquele site Workana, mas a conta que recebia era pra um dos dois CNPJ que ela tinha no nome dela.

No total, foi quase 270k de desvio.

---
Aqui entra a fofoca sem fonte nenhuma, apenas especulação das fofoqueiras científicas da empresa:

A pessoa entrou na empresa sem veículo, morando num apê pequeno, noiva de um moço que leciona em uma escola ou faculdade, judiada pela vida.

No tempo em que esteve aqui, ela "conquistou":
Uma moto e um carro
Harmonização facial
Vários procedimentos rejuvenescedores
Aquele bagulho que coloca nos dentes que fica parecendo uma fileira de chiclete
Personal trainer
Mudança para uma casa com área gourmet
Uma festa de casamento em um restaurante fechado para o evento (onde a direção e vários gestores foram convidados)
O iPhone do ano
Uma viagem de lua de mel para um resort no nordeste

E é isso por ora :v

Bom, o negócio do financeiro agora ta em vias judiciais. Fecharam o balanço aqui.

A criatura primeiro agendava em um dos bancos usados pela empresa o valor da folha de pagamento.

Depois, ela pegava o arquivo de conferência da folha de pagamento com a administração (um excel) e alterava algumas linhas, aumentando o salário de uns ou outros pra bater com o valor (mais alto) que ela colocou na programação de transferência do banco.

Feito isso, o dinheiro ia pra uma outra conta da empresa, onde já existe um processo de distribuição automática para contas do pessoal faltando apenas colocar lá os valores (que iam no arquivo de csv gerado pelo ERP da administração).

O arquivo de texto, claro, estava normal, sem a distribuição de valores a mais que ele fez no excel. Então ela pegava o csv e editava a linha dela pra somar com o valor a mais e recebia um belo e gordo salário todo mês.

As vezes, a benção se colocava como fornecedor de freelancer naquele site Workana, mas a conta que recebia era pra um dos dois CNPJ que ela tinha no nome dela.

---
Aqui entra a fofoca sem fonte nenhuma, apenas especulação das fofoqueiras científicas da empresa:

A pessoa entrou na empresa sem veículo, morando num apê pequeno, noiva de um moço que leciona em uma escola ou faculdade, judiada pela vida.

Uma moto e um carro
Harmonização facial
Personal trainer
Uma festa de casamento em um restaurante fechado para o evento (onde a direção e vários gestores foram convidados)
O iPhone do ano

Em quanto tempo?

Vai poder usufruir daquilo tudo quando sair do xadrez.
se pegar um juiz decente

Se pegar um juis medio brasileiro, ainda tem chance de processar a empresa e ganhar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

---

Uma moto e um carro
Harmonização facial
Personal trainer
O iPhone do ano

Um ano e dois meses.
270k em 14 meses eh foda, quase 20k por mes fazendo isso....
Tem cada doido por ai

Pra vc ter noção, não esperou nem terminar a experiência pra começar :olha:
pior q nem esperou ter tempo de empresa, pra conhecer o sistema e achar falhas pra ficar seguro

mas n, ja começou no mes 1? Impossivel q ele/ela n fez isso ja em outra empresa, ng entra assim sem tiver experiencia pra cometer um crime assim.

Pra vc ter noção, não esperou nem terminar a experiência pra começar :olha:
Ficou com receio de não passar na experiência e resolveu aproveitar logo. hahaha
Enfim, empresa vai seguir em frente e abrir processo judicial/criminal ou vai só meter a justa causa?

Ficou com receio de não passar na experiência e resolveu aproveitar logo. hahaha
Enfim, empresa vai seguir em frente e abrir processo judicial/criminal ou vai só meter a justa causa?
270k eh mt grana pra n abrir processo, ainda mais pequena
se fosse pouco, ainda dava pra deixar passar

Users who are viewing this thread

Voltar