Vendo agora as críticas negativas florescerem, acabo por me identificar mais com elas. Não estava entendendo muito os elogios no início.
Com quase 20 horas de jogo, na dificuldade intermediária, falta fechar o bioma de floresta (Yaesha) e, possivelmente, ir para o último bioma para fechar o jogo.
Acho que os biomas são muito interessantes, bem envolventes e feitos com carinho, com detalhes. A trilha sonora minimalista que aparece nos momentos de calmaria são muito bem feitas. Assim como o som ambiente, principalmente em Yaesha que parece ser o mais rico dentre todos. N'erud já tem um apelo maior pra mim por gostar da temática espacial apesar de ser um shit show em dar direções, e poderia ter mais história do que estava acontecendo, de preferência com desfecho.
Mas Losomm pareceu ser o bioma mais complexo, em relação as demais, com mais conteúdo, de história até, com livros para ler, e mais personagens, num universo meio surreal, e com locais interessantes para explorar como o esgoto.
No geral, a gente sai com mais perguntas do que entrou em cada universo.
Na real, de qualquer forma, do ponto de vista artístico o jogo está bem feito. Mas acho que peca no gameplay, pois me pareceu que a estrutura dos biomas são meio limitados, com segmentos curtos, lineares, cristais pertos.
O ponto forte do jogo são os chefes. Gostei absolutamente de todos que enfrentei até agora. São bem diversificados, boas mecânicas e imagino que na dificuldade alta e na maior deve ser um cão passar por eles.
Já os mobs são tristes. Yaesha tem mobs mais interessantes. Os elites tbm achei que tem mecânicas bobas. São legais no design (novamente), mas na hora de enfrentar, nada demais. Todos são nada demais. Insossos.
Também achei que peca na diversidade de armas e, principalmente, armadura. Não troquei até agora e parece que vai ficar assim mesmo.
As armas tem algumas legais, principalmente as de criação depois de dropar item específico dos chefes. Mas nenhuma delas parecem ser preponderante para avançar. Basta dar upgrade com aquela que começou e já ta bom. Mudei a minha pistola, mas na real nem uso (estou de gunslinger). Então acho que faltou esse elemento ARPG um pouco melhor (não precisaria ficar complexo).
A diversidade de traits tbm me pareceu irrelevante. Pessoal ta reclamando do cap de 60, mas não senti muita falta.
Talvez jogar na dificuldade seguinte possa exigir mais de ajustes finos de traits, armas e armaduras, mas certamente não devo voltar ao jogo, depois de zerar, para testar isso.
Edit: esqueci de mencionar que o jogo parece, em relação aos itens, girar em torno dos aneis, amuletos e o item de ganhar vida (e similares, com os 3 slots de buff). Os itens são bem feitos e com aplicação boa. ponto positivo.
Ainda sim é um jogo gostoso de jogar, mas não consideraria um AAA. Eles tem que aumentar em muito a escala do jogo e criar mecânicas novas, talvez. Não sei.
Vou zerar o jogo e ver pra onde vou.