• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

[RESOLVIDO] Disquetes estão com os dias contados

• Iniciador de Tópicos marceeloc
  • Data de Início
M

marceeloc

Guest
O que antes era indispensável, está com os dias contados. Os drives de disquete 3 1/2'' são utilizados por 10% dos usuários de computador, segundo estudo da empresa de pesquisa de mercado Disk/Trend. A tendência é que o uso caia 5% a cada ano.

O pouco uso dos disquetes está movimentando a indústria. A Apple, há quatro anos, lançou o primeiro iMac sem disquetes e causou polêmica entre os usuários e empresas do setor. No campo dos PCs, IBM e Dell já colocaram no mercado computadores sem o drive, mas acabaram retornando com o periférico.

A Gateway é a última a tentar abolir o uso dos disquetes com uma proposta mais conservadora: está oferecendo um desconto de US$ 10 para os consumidores que adquirirem um PC sem o drive. Os disquetes, com 1,44 MB de capacidade de armazenamento, não comportam arquivos multimídia e documentos complexos, ficando restritos a pequenos textos e backups.

Até a Microsoft, uma das responsáveis pela longa vida dos disquetes, com sua política de discos de boot para instalar e recuperar seus sistemas operacionais, já avisou que a opção será retirada nos futuros programas. No seu lugar, estará o boot pelo CD, já usado amplamente no Windows XP.

Outros culpados são a internet, que com o e-mail, tornou o transporte de arquivos pequenos mais fácil, e rapido. Outras mídias como o CD-R, Zip e cartões de memória matam o disquete a cada ano. Em 2002 serão vendidos 1 bilhão de disquetes. Pode parecer muito, mas é a quinta parte do que era comecializado em um ano da década de 1990.

Fla3DMadness

Active Member
Marceloc, tu podia colocar a fonte dessas notícias que tu coloca aqui no fórum, não acha? ;)
E outra, essa estatística deve ser dos EUA pois aqui no Brasil ainda tem muuuuuita gente que usa disquete... e eu ODEIO disquete!! :D :D :D
[]´s

Flávio

Spoock

Joinha!
Nao sei pra que mas é util sim! HAHAHAHAHA :D

Eu uso ainda pra instalar o WinME aqui.. To passando pro XP, com essa upgrade.. vou passar pra XP.. Talvez hj mesmo instale.

Mas outra utilidade eh pro meu irmao levar e trazer documentos da faculdade.

E outra, essa estatística deve ser dos EUA pois aqui no Brasil ainda tem muuuuuita gente que usa disquete
... devido ao fato de nao ter como (verba) comprar um CD-RW, cartao memoria, ZIP.. ou ate mesmo enviar um email.

M

marceeloc

Guest
Bicho é o seguinte quando lembro coloco a fonte quando não, é isso que acontece:D

Fla3DMadness

Active Member
blz, só lembra de colocar a fonte porque às vezes eu fico curioso. ;)
[]´s

Flávio

PRESUNTO!

WOAH!
Ae galera.... aproveitando esse tópico voh coloca otra notícia....
A creative comprou a 3d Labs... isso vai aumentar ainda mais a participação da Creative no mercado e provavelmente torná-la uma potência ainda maior jah q em junção com a 3dLabs produzirá mais soluções de vídeo (nossa q chique).
Otra notíciazinha básica sem entrar em detalhes: Os chipsets nForce 615/610 foram cancelados dando prioridade aos nForce 2 q estão sendo produzidos.....
falo ae galera......:D

M

marceeloc

Guest
PRESUNTO ESSA NOTICIA TA FEDENDO PQ JÁ NÃO É NOTCIA, MAIS DE MES QUE TODOS JÁ SABEM DISSO

DekerBSB

Registered User
:p
hoje eu tava lembrando daquela época em que o Corel vinha numa caixinha de disquete com um balão colorido desenhado.....do Win 3.11 que cabia em disquetes......essas coisas bem depressão e nostalgicas...
:rolleyes: :rolleyes:
.....
.....
se o ZIP tivesse pegado o driver de disquete ja tinha morrido a muito tempo.........pena que quase ninguem comprou por causa do preço um pouco elevado.....
:(

Spoock

Joinha!
Na epoca que os ZIP's apareceram no mercado eu acreditei muito na ideia. Mas logo os drives de CD-R foram ficando mais acessiveis e melhores. Entao o ZIP se apagou.
Hoje é dificil ver alguem usando tais drives.

Fla3DMadness

Active Member
Eeeee... nem vem!! Eu tenho meu drive de Zip IDE aqui funfando que é uma belesa!! Muito mais rápido que o paralelo, chato é que pouca gente tem... :p
E comprei também quando gravador custava caro, depois que comprei o gravador praticamente não uso mais o Zip.... :(
[]´s

Flávio

M

marceeloc

Guest
ZIP, DITTO DRIVE, TANTA COISA, acho que a unica coisa que ficou mesmo foi DLT e DAT.

Spoock

Joinha!
Eeeee... nem vem!! Eu tenho meu drive de Zip IDE aqui funfando que é uma belesa!! Muito mais rápido que o paralelo, chato é que pouca gente tem... :p
E comprei também quando gravador custava caro, depois que comprei o gravador praticamente não uso mais o Zip.... :(
[]´s

Flávio

Eeeee.. nem vem voce! :p
Quando falei meio mal dos ZIP's foi exatamente pensando naquilo que voce lamentou (chato é que pouca gente tem...) ;). E o que fala dos gravadores, bate exatamente com o que eu ali falei!
:)
[]'s

Xan

Operation: Metro!
desculpe a ignorancia,mas o q sao esses ZIP's q vcs falam?

Ferro

Banido
Banido
É um tipo de disquete com maior capacidade de armazenamento
se eu nao me emgano a capacidade varia entre 100 e 250 megas

Spoock

Joinha!

Sao disquetes que sao mais confiaveis que os velhos 1.44. A capacidade nem precisa falar de novo.. e creio que sejam mais rapidos para gravar, etc.

Xan

e esses disquetes sao muito maiores q os 1.44?
capacidade deles ROX.....
agora q eu sei o q eh,tbm nao sei pq nao pegou........
cdr eh bom,mas vc tem q ter cuidado.....dependendo do cdr nao pode usar midia vagaba,nao pode queimar em alta velocidade......
esse zip parece ser bem mais pratico.....
apesar da capacidade menor......

Spoock

Joinha!
Sim, sao muito praticos e a capacidade é bem animadora.
Porem é muito raro voce ver alguem que tenha este tipo de drive no computador.
Normalmente quem usa esse tipo de coisa é porque necessita carregar arquivos grandes e nao tem mto tempo para esperar a gravaçao de um CD. Eu diria que um zip drive atende mais as necessidades profissionais enquanto que um CDR atende as atividades simples.

Xan

se inventassem (o q eu nao sei se eh possivel a precos acessiveis)um zip com a capacidade de 800 mega,adivinhe se eu ia pensar em comprar um cdr?
esqueceu de responder uma pergunta minha?o tamanho dele eh muito superior a de um disquete?eh um "bolachao"?

Xan

entrei la........diz q suspenderam a fabricacao dos drives........sacanagem.......a galera paga pra ter um cdr e nao ve na frente a oportunidade de ter um HDzinho removivel......
Esses zips OWNZ cdr.........
capacidade desses zips podem aumentar (eu axo),e o cdr parece q vai ficar pra sempre nos seus 800 mega.........se aumentar,deve rolar um leitor novo.........o q nos traz um drive novo.......aff.......nao entendo muito........devo ter falado muita merda.....:D

HangLooser

TECHNO
ZIP e JAZZ nunca vao dominar cd-r's ou dvd's-r ... midia magnetica SUX A LOT!!!! Voce fala que se tivesse ZIP de 800 tu iria pegar um ao inves de cdr? isto iria ser a maior burrice do mundo! voce acha que a velocidade de transferencia eh a mesma? vc iria "keimar" algum jogo que fike puxando informacoes do seu ZIP?! ahahah! piada ia ser MUITO LENTO! cada um tem sua utilidade Zip e Jazz foram feitos com um intuito de BACKUP e nao interatividade... portanto totalmente diferentes porisso nunca poderiam tomar este mercado de Cds...
E tem mais.. uma empresa Koreana (se nao me engano) fez um Cd que armazena 1 Trilobite e pode ser lido em um DVD-ROM comum com apenas uun update de firmware... (vou procurar a informacao em detalhes e passo pra voces...)

Xan

eh.....verdade isso....mas se o custo/beneficio fosse bom,eu ficaria com ele.......
quanto a rodar jogos e aplicativos direto do cd,ja ouviste falar em CRACK?A maioria (ta,ta.......todos)dos meus jogos sao crackeados e nao precisam de cd..........

OldMan

Congelado
me desculpe mas vc falou besteira.. mídei magnética é muito mais rápida que Ótica... ou vc acha que seu HD não é magnético?.... E Trilobite é baboseira.... toda capacidade de armazenamento na terra é da faixa dos milhares de PetaBytes (pelo menos essa era a estimativa em 2001)

Fla3DMadness

Active Member
Tá, vamos ver se eu consigo esclarescer algumas dúvidas já que eu tenho um Zip drive e já trabalhei com o Jaz também. :D
O zip é um pouco mais largo que um disquete e um pouco mais "gordo" também. Existem os clássicos de 100mb e depois vieram os de 250mb que pelo que eu vi parece que nunca pegaram pois custavam mais caros. O problema que eu vejo dele não ter se popularizado era o preço e o monopólio inicial da iomega. No tempo que um gravador de CD era muito caro, era comum o pessoal ter zip drive externo pra fazer backup e levar coisas de um computador pro outro. Só que esse externo quando paralelo é bem lento, depois vieram os USB que já são bem mais rápidos e tem os internos IDE como o que eu tenho que é muito rápido. Eu uso o meu ainda basicamente pra levar e trazer arquivos da universidade pra casa que é bem mais rápido que gravar CD e difcilmente vou precisar de mais de 200mb (tenho 2 disquetes de 100mb).
Meu sonho era que os zip de 100mb IDE substituissem o disquete comum pois são muito mais rápidos e cabem bem mais dados, mas o preço acho que é o principal problema, no paragua um drive de 3 1/2 custa US$8 e um zip IDE 100mb da NEC uns US$45,00 (só que eu tava olhando na tabela do paragua e só tem o de 250mb da Iomega por US$77,00).
O Jaz ja é outra coisa, parece um cartucho e dentro tem um disco que parece de HD. O bixo é caro pra caramba e os cartuchos eram mais caros ainda! Na universidade tinhamos um Jaz de 1gb e alguns cartuchos, o bixo só funciona em SCSI mas é bem rápido. Mas também o preço enterrou o bixo... acho que a vantagem das midias opticas são o preço, um CD-RW custa uns R$5 enquanto um disquete de zip de 100mb uns R$30. :rolleyes:
Espero ter tirado as dúvidas que o pessoal tinha quanto aos zip drives. ;)
[]´s

Flávio

Fabiano

aka MACker
pois eh, exatamente por isso o CD-r ou CD-RW se sobressaiu sobre os discos ZIP... vai comparar o preço pra ver, um disco zip custa uns 30 rela e um CD qnto custa? na loja um cd na caxinha e talz eh no maximo 6 reais um RW num passa de 12 (isso sao estimativas, faz tempo q eu num compro essas coisas...) e mesmo q lançassem um Zip disk de 800 MB, o preço ia ser um escândalo...

Usuários que está vendo este tópico