[Review] Asus X550LN-BRA - geforce 840m - Vale a pena comprar?

Apesar de não estar sentindo as quedas de FPS, resolvi baixar o GPU-Z e fazer um log.

Para minha surpresa, meu notebook também está apresentando as quedas de clock, cujo PerfCap Reason varia entre 16 e 1 e a voltagem cai de 1.1 para cerca de 0,8.

O game testado foi o CS:GO, unico que eu jogo. Como eu deixo as configurações no mínimo e o fps_max em 60, as variações de clock não geram quedas consideráveis no meu FPS. Se eu colocar as configurações no máximo, aí as quedas são mais perceptiveis.

Estou usando o notebook com bateria 100% carregado e ligado na tomada. O driver é o 345.20.

A moderação poderia simplesmente banir os que estão xingando ao invés de discutir os pros e contras do produto....

EDIT:

Encontrei que o PerfCap reason 1 corresponde a "total power limit" e o 16 a "GPU utilization"

Fala brow...vo baixa aqui tb esse gpu-z...Embora estou jogando apenas skyrim...mas vo baixa pra ver..

quais campos no software tenho que verificar? poderia passar mais informações ?
 
Os parâmetros mais importante são Core Clock, Voltage e PerfCap.

Desinstalei o Power4Gear e o problema persiste, embora não sinto quedas bruscas de FPS. Talvez isso se deva ao fato do CS:GO ser mais CPU based. Assim a queda no clock da GPU não faz tanta diferença quanto em um GTA V, por ex
 
Baixei o GPU-Z pra tentar ajudar o pessoal....

veja minha nvidia como fica...rodando o Skyrim legendary edition...com DLC e update 1.9...


Como está os resultados? é bom? é ruim? são essas as informações a serem verificadas?

Não manjo muito desse GPU-Z...se alguem puder me passar mais informações...

66u.png
 
Baixei o GPU-Z pra tentar ajudar o pessoal....

veja minha nvidia como fica...rodando o Skyrim legendary edition...com DLC e update 1.9...


Como está os resultados? é bom? é ruim? são essas as informações a serem verificadas?

Não manjo muito desse GPU-Z...se alguem puder me passar mais informações...

http://gpuz.techpowerup.com/15/05/06/66u.png

Se você ver a primeira barra (GPU Core Clock), da pra perceber que o clock caiu duas vezes, sendo a primeira por um tempo bastante longo e a segunda por um breve período (alguns segundos).

Na coluna de PerfCap, da pra ver que a GPU foi "capada" (ou seja, não operou ao máximo) nestes mesmos dois momentos, que também coincidem com a queda de voltagem na aba de VDDC.

Pelo o que o pessoal andou comentando lá atras, parece que o problema eh o gerenciamento de energia, que o notebook se confunde e troca os perfis de desempenho/economia, o que diminui as voltagens para a placa, diminuindo o clock e, por consequencia, diminuindo os FPS.

Vc tbm pode gravar um LOG (clicando na caixa LOG TO FILE) e ele salva um TXT com essas infos.
 
Se você ver a primeira barra (GPU Core Clock), da pra perceber que o clock caiu duas vezes, sendo a primeira por um tempo bastante longo e a segunda por um breve período (alguns segundos).

Na coluna de PerfCap, da pra ver que a GPU foi "capada" (ou seja, não operou ao máximo) nestes mesmos dois momentos, que também coincidem com a queda de voltagem na aba de VDDC.

Pelo o que o pessoal andou comentando lá atras, parece que o problema eh o gerenciamento de energia, que o notebook se confunde e troca os perfis de desempenho/economia, o que diminui as voltagens para a placa, diminuindo o clock e, por consequencia, diminuindo os FPS.

Vc tbm pode gravar um LOG (clicando na caixa LOG TO FILE) e ele salva um TXT com essas infos.

Beleza...vo da uma jogada aqui...e vo grava os logs...dai eu posto aqui
 
Baixei o GPU-Z pra tentar ajudar o pessoal....

veja minha nvidia como fica...rodando o Skyrim legendary edition...com DLC e update 1.9...


Como está os resultados? é bom? é ruim? são essas as informações a serem verificadas?

Não manjo muito desse GPU-Z...se alguem puder me passar mais informações...

http://gpuz.techpowerup.com/15/05/06/66u.png

E no seu caso a GPU ainda está engasgando também, note que quando o PerfCap entra (o Util acredito eu pelo acinzentado ai) a placa perde uns 20% aparentemente ai do clock e o load da GPU e memória zeram por segundos, é nessa hora, até o clock estabilizar lá em cima de novo, que vc deveria sentir uma certa diferença nos FPS ou desempenho geral no jogo. Tudo ai cai, até a voltagem.

E acho muito estranho esse uso da memória Dedicada que mostra no GPU-Z, jogando Sleeping Dogs aqui ela também não passa de 512Mb, e no pc usa mais de 1.5Gb de VRAM da placa, não sei se tem a mesma relação pelo fato da 840M usar uma parte da memória ram, mas quem entender melhor explique ai também.
 
Baixei o GPU-Z pra tentar ajudar o pessoal....

veja minha nvidia como fica...rodando o Skyrim legendary edition...com DLC e update 1.9...


Como está os resultados? é bom? é ruim? são essas as informações a serem verificadas?

Não manjo muito desse GPU-Z...se alguem puder me passar mais informações...

http://gpuz.techpowerup.com/15/05/06/66u.png
Se você ver a primeira barra (GPU Core Clock), da pra perceber que o clock caiu duas vezes, sendo a primeira por um tempo bastante longo e a segunda por um breve período (alguns segundos).

Na coluna de PerfCap, da pra ver que a GPU foi "capada" (ou seja, não operou ao máximo) nestes mesmos dois momentos, que também coincidem com a queda de voltagem na aba de VDDC.

Pelo o que o pessoal andou comentando lá atras, parece que o problema eh o gerenciamento de energia, que o notebook se confunde e troca os perfis de desempenho/economia, o que diminui as voltagens para a placa, diminuindo o clock e, por consequencia, diminuindo os FPS.

Vc tbm pode gravar um LOG (clicando na caixa LOG TO FILE) e ele salva um TXT com essas infos.
Adicionando ao que já foi dito, o "GPU Load" ali está muito baixo em somente ~ 60%, isso está estranho deveria estar bem mais próximo de 100%. Só se estiver rodando com configurações gráficas bem baixas de forma que o CPU fique rodando 100% e esteja limitando a performance. Que configs/resolução você está usando no Skyrim thiagocwbpr?
 
Adicionando ao que já foi dito, o "GPU Load" ali está muito baixo em somente ~ 60%, isso está estranho deveria estar bem mais próximo de 100%. Só se estiver rodando com configurações gráficas bem baixas de forma que o CPU fique rodando 100% e esteja limitando a performance. Que configs/resolução você está usando no Skyrim thiagocwbpr?

Raphaell6666

O skyrim ta no High...

Texture Quality - High
Radial Blur Quality - Medium
Shadow Detail - High
Decal Quantity - High

Aspect Ratio - 16:9 WideScreenn
Resolution - 1920 x 1080
Antialiasing - off
Anisotropic Filtering - Off

Segue log que gravei agora rodando o Jogo...em tela cheia...

Na outra imagem que coloquei aqui...eu tava executando o jogo em modo janela...

Veja se consegue visualizar o arquivo...

https://drive.google.com/open?id=0BwDTeVrbuEO0N1dmRWh3SHozOVE&authuser=0
 
Raphaell6666

O skyrim ta no High...

Texture Quality - High
Radial Blur Quality - Medium
Shadow Detail - High
Decal Quantity - High

Aspect Ratio - 16:9 WideScreenn
Resolution - 1920 x 1080
Antialiasing - off
Anisotropic Filtering - Off

Segue log que gravei agora rodando o Jogo...em tela cheia...

Na outra imagem que coloquei aqui...eu tava executando o jogo em modo janela...

Veja se consegue visualizar o arquivo...

https://drive.google.com/open?id=0BwDTeVrbuEO0N1dmRWh3SHozOVE&authuser=0
Acho que você monitorou a GPU errada, tem que mudar para a 840M, pelo jeito você monitorou a Intel HD Graphics. E faça o upload da imagem que nem você fez antes, é bem mais fácil de ler, o log no caso não vejo necessidade ainda de compartilhar. Só na imagem já dá para ver certinho.

EDIT: Só mudar no GPU-Z mesmo para monitorar a 840M.

EDIT2: Observando melhor, acho que o log gravou quando você não estava jogando, tente repetir e poste somente a imagem que nem você fez antes que fica certinho. Após jogar em tela cheia e tal. Falando nisso eu to pensando em padronizar um teste para todo mundo fazer e juntar informações para tentar chegar a conclusões mais concretas e ver se tem correlação entre os fatores mais "óbvios".
 
Última edição:
Acho que você monitorou a GPU errada, tem que mudar para a 840M, pelo jeito você monitorou a Intel HD Graphics. E faça o upload da imagem que nem você fez antes, é bem mais fácil de ler, o log no caso não vejo necessidade ainda de compartilhar. Só na imagem já dá para ver certinho.

Raphael...vi aqui mas ta na 840m mesmo....as informações do log é da 840m

Vou rodar o jogo novamente...e tirar o print
------------
Segue dados...a queda no final..é que ja tinha saido do jogo

73a.png
 
Acho que você monitorou a GPU errada, tem que mudar para a 840M, pelo jeito você monitorou a Intel HD Graphics. E faça o upload da imagem que nem você fez antes, é bem mais fácil de ler, o log no caso não vejo necessidade ainda de compartilhar. Só na imagem já dá para ver certinho.

EDIT: Só mudar no GPU-Z mesmo para monitorar a 840M.

EDIT2: Observando melhor, acho que o log gravou quando você não estava jogando, tente repetir e poste somente a imagem que nem você fez antes que fica certinho. Após jogar em tela cheia e tal. Falando nisso eu to pensando em padronizar um teste para todo mundo fazer e juntar informações para tentar chegar a conclusões mais concretas e ver se tem correlação entre os fatores mais "óbvios".

Boa Raphael, padronizar o teste é uma ótima ideia. Dá pra ver direitinho o que acontece em cada fase. Poderia fazer assim:

Abrir o GPU-Z e algum medidor de frames, criando log dos dois; abrir o jogo e jogar por 15 minutos. Depois tirar um print do GPU-Z com esses gráficos e tentar resumir o log, pra ver o exatamente o que tá acontecendo em cada momento. Importante fazer esse ciclo tanto na bateria quanto na tomada, além de citar o uso ou não do Power4Gear, de alguma USB, de base cooler, temperatura ambiente.

Juntando tudo isso, tanto de pessoas que tem quedas quanto de quem não tem, reuniria muita informação pra uma possível resolução por parte da Asus/NVidia.
 
Boa Raphael, padronizar o teste é uma ótima ideia. Dá pra ver direitinho o que acontece em cada fase. Poderia fazer assim:

Abrir o GPU-Z e algum medidor de frames, criando log dos dois; abrir o jogo e jogar por 15 minutos. Depois tirar um print do GPU-Z com esses gráficos e tentar resumir o log, pra ver o exatamente o que tá acontecendo em cada momento. Importante fazer esse ciclo tanto na bateria quanto na tomada, além de citar o uso ou não do Power4Gear, de alguma USB, de base cooler, temperatura ambiente.

Juntando tudo isso, tanto de pessoas que tem quedas quanto de quem não tem, reuniria muita informação pra uma possível resolução por parte da Asus/NVidia.
Já estou em contato com algumas pessoas, acho que vamos iniciar um tópico de testes padrão logo logo para organizar.
 
Já estou em contato com algumas pessoas, acho que vamos iniciar um tópico de testes padrão logo logo para organizar.

Verdade, se todo mundo postar aqui vai ficar meio embaralhado.

Talvez seja interessante também falar sobre o jogo, resolução, nível de detalhamento usado, essas coisas..
 
No GPU-Z, segunda aba "Sensors", marca log to file e faz o teste, depois volta no arquivo. Se ficar monitorando os gráfico Core Clock durante o jogo, você já percebe se tem quedas também.

MSI Afterburner também, pelo menos aqui, eu configuro o Core clock in OSD e percebo nas travas que é o clock caindo, mas ele tem uma atualização meio lenta, é mais impreciso.


Obs.: joguei o War Thunder aqui só na bateria, que delícia ficar com FPS travado na tela, sem cair muito. :muchwin:

Vai em settings > Monitoring e o valor la em cima que está 1000 bota 100, vai atualizar mais rápido o OSD
 
acho legal começarem outro, só n acho q devam desativar esse tópico aqui, pois ele serve para outras dúvidas e tl
Com certeza, eu não vejo nenhuma razão para fechar esse tópico. Acredito que só vai ser fechado se o autor pedir ou se a discussão ficar muito fora, mas tudo sendo discutido aqui até agora está diretamente relacionado ao assunto do tópico, ao meu ver.
 
Apoiado a criação de um novo tópico de teste. Eu mesmo vou fazer os testes nesse padrão e postar aqui para analisarmos.

Valeu
 
Com certeza, eu não vejo nenhuma razão para fechar esse tópico. Acredito que só vai ser fechado se o autor pedir ou se a discussão ficar muito fora, mas tudo sendo discutido aqui até agora está diretamente relacionado ao assunto do tópico, ao meu ver.

Te enviei os relatórios....só que foi 5 minutos de teste...e não teve erro nenhum segundo o relatório.

Agora comecei um novo de 30 minutos pra ver o que rola

Mas o bixinho tá quente...um palmo de mão pro lado da saída de ar...Se já sente o calor saindo...rs
 
[img=http://s28.postimg.org/s8775cvsp/image.gif]

[img=http://s28.postimg.org/r76yg8et5/image.gif]

[img=http://s28.postimg.org/713ghcj5l/image.gif]

Fiz uns testes usando CS:GO

Jogo em FHD, tudo no mínimo, Vsync ON e FullScreen Windowed. Driver 345.20

Na imagem 1 da pra ver 2 quedas, sendo que a segunda foi por ter dado ALT+TAB.
A segunda imagem tem outra queda, também de ALT+TAB
Na terceira, temos em 100% tudo.

Ocasionalmente eu tenho engasgadas, mas sempre achei que seriam todas de internet. Sei que algumas são, pois o ping sobe bastante, mas vendo o clock caindo, começo a desconfiar que pode ser por causa da VGA.

Ressalto que não tenha QUEDAS de FPS, mas as vezes o jogo "congela" por 0.5~1s, bastante semelhante a um lag de internet.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo