[REVIEW] Samsung Ativ Book 6 (670Z5E-XD1BR)

Olá galera, o meu tem ficado na faixa de 85 graus tanto cpu quanto gpu jogando bf4 em fhd via HDMI no low/ médio. To achando muito quente. Alguem tem uma dica pra fazer manutenção quanto a isso?
 
Olá galera, o meu tem ficado na faixa de 85 graus tanto cpu quanto gpu jogando bf4 em fhd via HDMI no low/ médio. To achando muito quente. Alguem tem uma dica pra fazer manutenção quanto a isso?

Você está utilizando algum dock? Aqui utilizo um da CoolerMaster com fan. A CPU realmente chega próximo aos 80 aqui, mas a GPU é difícil passar de 72, acho ela bem fria para um notebook.
 
Recomendo a Azurewave AW-CE123H (BCM94352HMB). Tem um sinal muito bom e ainda é compatível com OSX (você utilizando ou não, acaba sendo mais fácil de revender no futuro se quiser).

Comprei uma pra mim no Aliexpress (~32 dólares) e havia utilizado no Ativ Book 6, ela é 100% compatível.
vlw já comprei no aliexpress tb hehehehh! agora esperar chegar vlw ai ^^
 
Recomendo a Azurewave AW-CE123H (BCM94352HMB). Tem um sinal muito bom e ainda é compatível com OSX (você utilizando ou não, acaba sendo mais fácil de revender no futuro se quiser).

Comprei uma pra mim no Aliexpress (~32 dólares) e havia utilizado no Ativ Book 6, ela é 100% compatível.
vlw já comprei no aliexpress tb hehehehh! agora esperar chegar vlw ai ^^
 
Ativ Book 6 - El Capitan (10.11.6)
Guia de instalação e configuração
Fica o meu agradecimento e boa parte dos créditos aos usuários Vairn e TeflonDon do tonymacx86.com que tomaram a iniciativa para instalar em um Ativ Book 8, foram apenas necessárias algumas adaptações. E um agradecimento especial ao RehabMan (moderador do tonymacx86), que é um dos principais desenvolvedores de kext e soluções para laptops com OSX atualmente. Ele me ajudou a resolver a grande maioria dos problemas.






Guia para criar o instalador:
http://www.tonymacx86.com/threads/guide-booting-the-os-x-installer-on-laptops-with-clover.148093/


Guia para efetuar as patches no DSDT e SSDT:
http://www.tonymacx86.com/threads/guide-patching-laptop-dsdt-ssdts.152573/


DSDT:
Código:
"Rename _DSM methods to XDSM"
"Rename GFX0 to IGPU"
"Fix *pnp/pnp lower case Error"
"Fix _PLD Buffer/Package Error"
"Fix _WAK Arg0 v2"
"HPET Fix"
"SMBUS Fix"
"IRQ Fix"
"RTC Fix"
"OS Check Fix (Windows 8)"
"Fix Mutex with non-zero SyncLevel"
"Add IMEI"
"7-series/8-series USB"
"Audio Layout 3"
"Samsung Ativ Book 7" //battery
"Brightness fix (ACPI 100)"
"HD4000 Low Resolution"
Método EC do _OFF contido no SSDT-8 para o _REG (ver abaixo SSDT-8)


SSDT:
https://github.com/Piker-Alpha/ssdtPRGen.sh


SSDT-0:
Código:
"Rename GFX0 to IGPU"


SSDT-1:
Código:
"Rename GFX0 to IGPU"
"Remove _PSS placeholders"


SSDT-2:
Código:
"Rename GFX0 to IGPU"


SSDT-7:
Código:
"Rename GFX0 to IGPU"
"Disable from _INI (SSDT)" //remover o comentário para referenciar o método externo _OFF


SSDT-8*:
Código:
"Rename GFX0 to IGPU"
"Cleanup/Fix errors (SSDT)"
Remover método EC dentro do _OFF //deve ser movido para o _REG no DSDT

*Código a ser movido do SSDT-8:
Código:
If (LEqual (\ECON, One))
   {
   Store (Zero, \_SB.PCI0.LPCB.H_EC.OPST)
   }

O código deve ser movido para dentro do _REG no DSDT onde o EC está pronto para recebê-lo, ou seja, sempre dentro da região onde Arg0==3 e Arg1==1.


kext obrigatório:

kexts necessários para habilitar os dispositivos:
  • RealtekRTL8111
  • BrcmPatchRAM2 //bluetooth da Azurewave
  • BrcmFirmwareStore //bluetooth da Azurewave
config.plist:
Código:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE plist PUBLIC "-//Apple//DTD PLIST 1.0//EN" "http://www.apple.com/DTDs/PropertyList-1.0.dtd">
<plist version="1.0">
<dict>
<key>ACPI</key>
<dict>
   <key>DSDT</key>
   <dict>
     <key>Debug</key>
     <false/>
     <key>DropOEM_DSM</key>
     <false/>
     <key>Fixes</key>
     <dict>
       <key>FixUSB_1000</key>
       <false/>
       <key>NewWay_80000000</key>
       <true/>
     </dict>
     <key>ReuseFFFF</key>
     <false/>
   </dict>
   <key>DropTables</key>
   <array>
     <dict>
       <key>Signature</key>
       <string>DMAR</string>
     </dict>
     <dict>
       <key>Signature</key>
       <string>SSDT</string>
       <key>TableId</key>
       <string>CpuPm</string>
     </dict>
   </array>
   <key>PatchAPIC</key>
   <false/>
   <key>SSDT</key>
   <dict>
     <key>DropOem</key>
     <true/>
     <key>Generate</key>
     <false/>
   </dict>
   <key>SortedOrder</key>
   <array>
     <string>SSDT.aml</string>
     <string>SSDT-0.aml</string>
     <string>SSDT-1.aml</string>
     <string>SSDT-2.aml</string>
     <string>SSDT-7.aml</string>
     <string>SSDT-8.aml</string>
   </array>
</dict>
<key>Boot</key>
<dict>
   <key>Arguments</key>
   <string>dart=0 kext-dev-mode=1</string>
   <key>Debug</key>
   <false/>
   <key>DefaultVolume</key>
   <string>El Capitan</string>
   <key>Legacy</key>
   <string>PBR</string>
   <key>Secure</key>
   <false/>
   <key>Timeout</key>
   <integer>5</integer>
   <key>XMPDetection</key>
   <string>Yes</string>
</dict>
<key>Devices</key>
<dict>
   <key>USB</key>
   <dict>
     <key>AddClockID</key>
     <true/>
     <key>FixOwnership</key>
     <true/>
     <key>Inject</key>
     <true/>
   </dict>
</dict>
<key>DisableDrivers</key>
<array>
   <string>Nothing</string>
</array>
<key>GUI</key>
<dict>
   <key>Hide</key>
   <array>
     <string>BOOTX64.EFI</string>
     <string>Windows</string>
   </array>
   <key>Language</key>
   <string>en:0</string>
   <key>Mouse</key>
   <dict>
     <key>DoubleClick</key>
     <integer>500</integer>
     <key>Enabled</key>
     <true/>
     <key>Mirror</key>
     <false/>
     <key>Speed</key>
     <integer>8</integer>
   </dict>
   <key>Scan</key>
   <dict>
     <key>Entries</key>
     <true/>
     <key>Legacy</key>
     <true/>
     <key>Tool</key>
     <true/>
   </dict>
   <key>ScreenResolution</key>
   <string>1366x768</string>
   <key>Theme</key>
   <string>bluemac</string>
</dict>
<key>Graphics</key>
<dict>
   <key>Inject</key>
   <dict>
     <key>ATI</key>
     <false/>
     <key>Intel</key>
     <true/>
     <key>NVidia</key>
     <false/>
   </dict>
   <key>NvidiaSingle</key>
   <false/>
   <key>ig-platform-id</key>
   <string>0x01660003</string>
</dict>
<key>KernelAndKextPatches</key>
<dict>
   <key>AppleRTC</key>
   <false/>
   <key>AsusAICPUPM</key>
   <true/>
   <key>Debug</key>
   <false/>
   <key>KernelCpu</key>
   <false/>
   <key>KernelHaswellE</key>
   <false/>
   <key>KernelLapic</key>
   <false/>
   <key>KernelPm</key>
   <false/>
   <key>KextsToPatch</key>
   <array>
     <dict>
       <key>Comment</key>
       <string>HDMI-audio HD4000 0x01660003, port 0205</string>
       <key>Disabled</key>
       <false/>
       <key>Find</key>
       <data>
       AgUAAAAEAAAHBAAA
       </data>
       <key>Name</key>
       <string>AppleIntelFramebufferCapri</string>
       <key>Replace</key>
       <data>
       AgUAAAAIAAAGAAAA
       </data>
     </dict>
     <dict>
       <key>Comment</key>
       <string>Bootloader Graphics - Second Stage Patch</string>
       <key>Disabled</key>
       <false/>
       <key>Find</key>
       <data>
       AQAAdRc=
       </data>
       <key>Name</key>
       <string>IOGraphicsFamily</string>
       <key>Replace</key>
       <data>
       AQAA6xc=
       </data>
     </dict>
   </array>
</dict>
<key>RtVariables</key>
<dict>
   <key>BooterConfig</key>
   <string>0x28</string>
   <key>CsrActiveConfig</key>
   <string>0x67</string>
</dict>
<key>SMBIOS</key>
<dict>
   <key>ProductName</key>
   <string>MacBookAir5,2</string>
   <key>Trust</key>
   <true/>
</dict>
<key>SystemParameters</key>
<dict>
   <key>InjectKexts</key>
   <string>Detect</string>
   <key>InjectSystemID</key>
   <true/>
</dict>
</dict>
</plist>


Funcionando:
  • Gerenciamento de energia da CPU;

  • IntelHD4000 com QE/CI habilitados;

  • Placa AMD desativada; //atualmente não é suportado dual gpu de laptop, então melhor mesmo é desativar via DSDT/SSDT. Menor consumo do sistema, bateria dura mais.

  • Todas portas USB funcionam corretamente (como 3.0 e 2.0);

  • Controle de brilho da tela, inclusive pelo teclado;

  • Status e uso da bateria;

  • Áudio e microfone internos;

  • Porta HDMI com áudio;

  • Placa de rede;

  • Bluetooth e Wifi; //obrigatório trocar a placa Intel padrão, recomendo a Azurewave AW-CE123H (BCM94352HMB)

  • Touchpad e teclado;

  • Webcam.

Não está funcionando:
  • Sleep/wake; //desative nas opções de energia. O sistema até entra em sleep corretamente, mas o wake não funciona. Necessário forçar o desligamento segurando o botão de power, se colocar em sleep.

  • Controle da iluminação do teclado. //se ativar a iluminação na tela do Clover (bootloader), ela permanece funcionando no sistema. Apenas não se tem mais nenhum controle sobre a iluminação assim que o sistema iniciar.

  • Card reader.
 
Eu levantei esse detalhe já nesse tópico. O dissipador de cobre é bastante fino e devemos tomar bastante cuidado ao remover ele para trocar a pasta térmica. Aqui já aumentaram as temps após uma troca de pasta térmica, mas abri novamente e eram apenas os parafusos que não havia apertado o suficiente. Então, no seu caso pode ser:
- Falta de aperto nos parafusos do dissipador;
- Excesso ou pouca pasta térmica;
- O dissipador entortou um pouco e agora o contato está mais distante com a GPU e CPU.

Se for esse último caso, você pode comprar uma chapa fina de cobre, recortar e colocar sobre a GPU e CPU para aumentar a área de contato. Não é a solução ideal, mas funciona. E tente comprar uma pasta térmica melhor, ao menos uma Arctic Silver 5.

Uma chapa como esta:

chapa-cobre-01.jpg

Night obrigado pelas dicas, o que eu fiz, comprei uma pasta da Deep Cool Z5, isso melhorou significativamente, pois a temperatura chegava a 90º mas não passava mais disso, e demorava para chegar nessa temp, ai comprei um base com cooler para note da feasso a FN-726, e voá-la, acredita caiu de 90º para no máximo 75º que ta alcançando, melhorou e muito a temperatura agora, acho que a refrigeração deste note não é nem um pouco boa, porque nossa é muita diferença!

E com relação aos parafusos, eu verifiquei certinho que tem uma numeração neles para apertar certo e dar o contato, de primeira vez não tinha percebido isso eu desmontei e fiz o correto mas mesmo assim antes de trocar a pasta termica por uma melhor não tinha dado diferença, o que deu foi a pasta de melhor qualidade e depois a base com cooler que ai senti diferença.
 
Galera alguem sabe se tem como ativar a virtualização no processador? Na Bios deste notebook não aparece a opção, eu precisava muito disso.

A versão que está na minha bios e a "Versão da BIOS P05ADG.010.140421.SH" teve alguma atualização??

Obrigado.
 
Galera alguem sabe se tem como ativar a virtualização no processador? Na Bios deste notebook não aparece a opção, eu precisava muito disso.

A versão que está na minha bios e a "Versão da BIOS P05ADG.010.140421.SH" teve alguma atualização??

Obrigado.
Vou olhar depois quando chegar em casa. Já posso adiantar que a versão com i7 tem vt-x e vt-d ativos por padrão. E o modelo com i5 não tem suporte a vt-d, somente vt-x.
 
Vou olhar depois quando chegar em casa. Já posso adiantar que a versão com i7 tem vt-x e vt-d ativos por padrão. E o modelo com i5 não tem suporte a vt-d, somente vt-x.

Então o meu é o modelo I7 só que ao tentar instalar o NOX ele da a mensagem dizendo que não está ativo, por isso queria ver se tinha a opção na BIOS, agradeço.
 
Então o meu é o modelo I7 só que ao tentar instalar o NOX ele da a mensagem dizendo que não está ativo, por isso queria ver se tinha a opção na BIOS, agradeço.

Não vi que o seu era com i7, eu estava no fórum pelo celular e não mostra a assinatura.

Estou usando o Nox aqui tranquilamente, inclusive com a GPU da AMD habilitada nele. Não tem nenhuma opção de virtualização aqui na BIOS, porém estou com essa bios que você citou, a P05.
 
Não vi que o seu era com i7, eu estava no fórum pelo celular e não mostra a assinatura.

Estou usando o Nox aqui tranquilamente, inclusive com a GPU da AMD habilitada nele. Não tem nenhuma opção de virtualização aqui na BIOS, porém estou com essa bios que você citou, a P05.

Engraçado que fui testar agora e saiu o sinal de exclamação vermelho que ficava no programa falando sobre o VT-x ativo, bem estranho mesmo. Mas obrigado pela ajuda :D
 
Fala galera, então, venho tentando acessar o Samsung update e não tenho conseguido, estou com o brilho da tela travado em 100% qnd na tomada e no mínimo qnd na bateria, daí preciso do fix, porém diz que não está conseguindo acessar o servidor.

Alguém já passou por esse problema?
Desde já agradeço.
 
Fala galera, então, venho tentando acessar o Samsung update e não tenho conseguido, estou com o brilho da tela travado em 100% qnd na tomada e no mínimo qnd na bateria, daí preciso do fix, porém diz que não está conseguindo acessar o servidor.

Alguém já passou por esse problema?
Desde já agradeço.

Aqui atualizou hoje mesmo pelo Samsung update o Brightness fix, upei aqui o instalador:
http://s000.tinyupload.com/index.php?file_id=18618914779354934291
 
Boa noite,

Toda vez que inicio meu note ele aparece um mensagem dizendo que as alterações no hardware foram alteradas e que eu deveria reiniciar, já reinstalei todos os drives de vídeo, alguém dá uma luz!
 
Boa noite galera,

Toda vez que inicio meu note ele aparece uma msg informando que as alterações de hardware foram feitas e que eu deveria reiniciar o note, já reinstalei tudo e nada, alguém me ajuda!
 
Boa noite,

Toda vez que inicio meu note ele aparece um mensagem dizendo que as alterações no hardware foram alteradas e que eu deveria reiniciar, já reinstalei todos os drives de vídeo, alguém dá uma luz!
 
Boa noite galera,

Toda vez que inicio meu note ele aparece uma msg informando que as alterações de hardware foram feitas e que eu deveria reiniciar o note, já reinstalei tudo e nada, alguém me ajuda!

Win10? Tenta desligar segurando o Shift, para evitar que ele use o fastboot.
 
Boa noite,

Toda vez que inicio meu note ele aparece um mensagem dizendo que as alterações no hardware foram alteradas e que eu deveria reiniciar, já reinstalei todos os drives de vídeo, alguém dá uma luz!
 
Boa noite galera,

Toda vez que inicio meu note ele aparece uma msg informando que as alterações de hardware foram feitas e que eu deveria reiniciar o note, já reinstalei tudo e nada, alguém me ajuda!

Brother, o meu acontece as vezes no driver de video, na verdade estava acontecendo, depois que desinstalei o driver da amd e reinstalei o novo parou. Tenta ai
 
Alguem com problema no No Man Sky?? Super travado o jogo no note =/ não consigo mais de 30 FPS sera que o Crinsom ainda não está bom pra ele? Versão 16.8.2
 
acredito que não, reinstalei e nada ainda.
velho, isso é driver de video... deu a mesma coisa pra mim... reinstalei umas duas vezes e agora parou com esse problema... meu windows é o 10...
 
alguem ai ja trocou memoria dele ? se sim, qual memo vocês compraram e qual voces indicam ?
 
alguem ai ja trocou memoria dele ? se sim, qual memo vocês compraram e qual voces indicam ?
DDR3L 1600Mhz
Marca fica a seu critério. Eu usei uma da Corsair por um tempo, agora está em outro Notebook. Meu colega tem um AB6 também e colocou memória da Samsung.
 
velho, isso é driver de video... deu a mesma coisa pra mim... reinstalei umas duas vezes e agora parou com esse problema... meu windows é o 10...
Qual versão vc instalou ? Aqui esse problema ta chato d+ tive que desabilitar o drive =/ pq tava travando o notebook na hora de reiniciar
 
Qual versão vc instalou ? Aqui esse problema ta chato d+ tive que desabilitar o drive =/ pq tava travando o notebook na hora de reiniciar
cara, já atualizei diversas vezes... mas as duas últimas versões instalou de boa e só na primeira vez apareceu a mensagem... hoje atualizei pra Crimson 16.8.2
 
a propósito...

alguém sabe me dizer onde fica localizado o diodo PCH??? em qual parte essa medição de temperatura é feita???
grato...
 
Última edição:
Galera, alguém conseguiu instalar os driver novos da AMD, o crimson e conseguiu comutar?

Instalei a ultima versão, porem não aparece a opção comutar. Tive que atualizar pra tentar jogar battlefield 1.

Obrigado
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo