Cara ele exagerou um pouco mas realmente, segundo o CDC pelo pouco que lembro do meu curso de ADM, elá não está errada, nenhuma fabricante tem a obrigação de te dar garantia direta, se der foi por que quis entende? Por isso não acho que sua revolta seja concreta.
Pois normalmente acho que em todo lugar, agente vai atrás da garantia na loja onde comprou. Ou nunca ví alguem comprando por exemplo uma Geladeira Brastemp nas Casas Bahias e ir reclamar na porta do fabricante, no caso a Brastemp. Procure se informar sobre, isso talvez você veja que não foi lesado pela Asus e sim teve falta de sorte de ter adquirido em outro país.
Porque também normalmente quando tenho problema com peças depois de um certo tempo + de 3 meses na maioria das vezes, eu levo na loja a qual eu comprei, o técnico deles examinam (normalmente 5 dias em laboratório pra testes), constatado o defeito enviam pro Distribuidor e lá é feita a troca, nem assim é direto com o fabricante, ai sim o Distribuidor é quem entra em contato com a Asus, por isso as vezes, as pessoas que conseguem RMA direto com o fabricante demora meses, pois além de ser por boa vontade existe toda uma logística. Então me vi na obrigação de esclarecer a vc e a muitos que so vem aqui e dizem: "Que sacanagem!", "Asus é lixo!", e não é realmente assim que a banda toca e que as coisas funcionam.
Em relação a Asus, embora nunca tenha tido problemas com a sua garantia, não recomendo tambem, normalmente meus clientes compram pc razoavel e baixo custo, dificilmente uso Asus. Inventei de comprar uma pra mim e digo, em relação a overclock nos Phenom e minha falecida A6VMX (que está na garantia) é superior a essa Asus que custa o dobro do preço. Prefiro mais agora umas Gigabyte, Foxconn, ECS e Asrock do que Asus, MSI e outras que as vezes oferecem muito nome e pouca coisa a mais pelo preço que custam.
Mas boa sorte ai cara. Abraços.
E te deixo uma dica: Leia aonde você viu essa garantia de 3 anos com bastante atenção e veja as condições para usá-la, se citarem algo parecido com sua situação envie um email, ou senão entre contato com portais do consumidor eles irão te ajudar. Pois se a empresa fizer uma propaganda mesmo que por engano, funciona como se fosse contrato, está valendo a partir do momento que ela divulga por exemplo, então se ela disse que faria isso, mesmo sem ter a obrigação perante a lei(pos na lei não existe algo que a force a isso), ela fica automaticamente obrigada a cumprir o que foi divulgado (neste caso a leia a obriga, pois faz parte do contrato, pois propagando funciona como contrato), ai sim independente do país, Estado ou Região.