Minha experiência com o RMA Corsair:
5 produtos em uma só leva.
- 2x8GB DDR4 Dominator Platinum 3200 (um dos pentes com problemas) Comprado nos EUA
- 2x8GB DDR3 Vengeance 1600 (um dos pentes com problemas) Comprado no BR
- 2x4GB DDR3 Vengeance 1600 (um dos pentes com problemas) Comprado no BR
- WC H110i GT (dead pump) Comprado nos EUA
- Strafe RGB US MX Red Silent (vários leds de espectros diferentes queimados) Comprado nos EUA
Abri os tickets individualmente. Para os produtos comprados nos EUA, tentei abrir pela Corsair USA, negaram meus tickets e disseram que eu poderia solicitar o RMA através do Suporte BR. Pensei "pô, ótimo!". Mas mesmo com as notas fiscais da Amazon e da FRY's em meu nome (e com os 4 últimos números do meu CC na nota), os caras pediram para eu assinar um "documento de responsabilidade" constando o modelo e S/N dos produtos importados e REGISTRAR o documento em CARTÓRIO (risos). Para os produtos BR, comprados sei lá.. em 2009, 2010, sem S/N e com CUPOM FISCAL (adquiridos no PROMOINFO no Centro do RJ) os caras cagam. Após abertura de firma, cópia autenticada da identidade, cópia autenticada do documento enviado pela corsair e um gasto de quase 50 reais nessa palhaçada, enviei todos os produtos em uma só embalagem, que me custou quase 150 reais (com seguro).
O RMA:
De cara, aprovaram o envio das DDR3 2x4GB, que recebi exatamente o mesmo modelo. Em seguida, aprovaram o do Watercooler, me enviaram um H110i (versão atualizada do H110iGT, da CoolIT com firmware 2.0.0 em vez da 1.1.8). Daí os caras ficaram mais de 40 dias para responder que não possuíam o Strafe RGB, que não faziam mais RMA de DDR3 2x8GB e que as Dominator Platinum seriam praticamente impossíveis conseguir através do RMA. A proposta da Corsair foi:
- Troca das DDR3 por DDR4 LPX 2400mhz
Não curti, afinal ainda tenho um PC usando DDR3 e não pretendo fazer upgrade tão cedo (4790k + Z97), mas ofereceram o primeiro produto "acima" na lista de troca, então sem problemas.
- Strafe por K68 MX Red
O K68 é inferior ao Strafe, não é modelo MX Red Silent, o modelo em posse deles não era layout US e o produto não possui USB passthrough. O Correto seria oferecer um K70 Lux ou um Strafe MK2, de acordo com as características do Strafe (pelo próprio site da Corsair.
- Dominator Platinum 3200 por Vengeance LED 3000 + algum produto (me ofereceram um H80i)
As Vengeance LED nada mais são que memórias da linha mainstream, e não da linha "premium" da Corsair, sem falar da frequência, de 3000. E eu não precisava de nenhum outro produto deles para entrar na "soma". Correto seria oferecer a linha Vengeance PRO, que fosse no mínimo 3200mhz. Me deram a opção da devolução do valor pago nas memórias. Entrou aí um impasse, pois exigi o valor do que me foi oferecido: Vengeance LED 3000 + H80i. Argumentaram que o valor a ser devolvido teria que ser os 150 dólares da nota fiscal da Amazon (aquela, que eles ignoraram e me fizeram pagar pela autenticação de um documento comprovando eu ser o responsável) convertidos para o valor do dólar na data da compra e "corrigido" para o valor do dólar na data do RMA. Podem trocar por um produto de R$ 1000,00 + R$ 300,00, mas não podem me devolver R$ 1.300,00 (que sempre foi o valor médio das Dominator no Brasil). Vai entender. Resumindo: Ou eu ficava sem o produto mas com METADE do valor dele no Brasil, e continuava sem conseguir comprar o produto em território nacional ou eu ficava sem o produto mas com um produto INFERIOR e um outro que eu NÃO PRECISO, totalizando um valor coerente com o que a Dominator vale por aqui.
O que ficou acertado:
- A troca das DDR3, que seria por DDR4 LPX, deram upgrade pra Vengeance LED.
- Aceitei o K68 pq acharam um com layout US.
- Troquei as Dominator por DDR4 Vengeance LED.
- Fora as DDR3 2x4GB e H110i que já estavam comigo.
Pra poder receber esses produtos ainda tive que assinar um documento dizendo que eu aceitava o que estava me sendo entregue, "por serem produtos diferentes dos que eu havia enviado", mas o sentimento era que isso estava sendo feito após eu citar alguns parágrafos do CDC sobre o episódio do kit Dominator (até pq não tive que assinar nada quando recebi um WC diferente do que enviei).
Considerações:
- todos os produtos vieram com nota fiscal do próprio RMA Corsair, provavelmente renovando a garantia dos produtos (não confirmei essa informação).
- nada foi falado sobre o reembolso do valor pago do frete de envio. Provavelmente vou cobrar junto do valor pago ao cartório dos documentos pedidos por eles (acho que é a parada mais imbecil que eu vi em um pós-venda).
- achei o suporte bem fraco. Demora na respostas (tem coisa que nem me foi respondida), tickets enrolados com burocracia e informações completamente inúteis de alguns produtos. Falta um contato direto, nem que fosse um LIVE CHAT. A parada é tão ruim, que o suporte no final tava sendo feito por whatsapp.
- os caras da Corsair BR parece que não possuem nenhum tipo de contato com a Corsair US. Tanto que os produtos vem direto do DISTRIBUIDOR sem intervenção alguma da Corsair US.
- os caras se enrolam oferecendo os produtos alternativos, principalmente quando entram no assunto "devolução de valores". Pressionei ao ponto do dept jurídico deles autorizar a compra de um kit Dominator na WAZ de R$ 2.000,00 para realizar meu RMA (que infelizmente estava em falta no momento da compra e não tinha mais em canto algum no Brasil).
- informação errada sobre as memórias - segundo eles, quem possui as Vengeance PRO no Brasil só tem de origem de importação - o que verifiquei ser improcedente, a própria Pichau me confirmou que as Vengeance PRO deles são provenientes do distribuidor Handytech (um dos autorizados pela Corsair).
- RMA aparente funcional para produtos simples da corsair - mainstream e mid, mas nada funcional para mercado entusiasta. Ou seja, produtos "premium", tipo fontes da série HX ou AX, Memórias Dominator, teclados mais caros tipo K95, etc, se tiverem problemas, esperem receber oferta de produtos mainstream, os caras parecem não ter NADA no "estoque".
Sinceramente me senti no prejuízo. Tirando o kit DDR3 2x4GB e o Watercooler, eu PRECISAVA das DDR3, eu PRECISAVA das dominator (já possuo um kit de 16gb na máquina) e fiquei com um teclado que é INFERIOR às alternativas com todas as características do Strafe. Só aceitei pq decidi não usar nada, vender todos os produtos e partir para outras marcas.